As Tontas Vão ao Céu

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Lições - Domínio Doutrinário (A Expiação) à D&C 46 (seminário diário)

Pessoal,
Seguem os recursos que preparei para as minhas aulas do seminário diário:

Domínio Doutrinário - A Expiação (Parte 2)

Quando os alunos chegaram para a aula, na lousa tinha algumas gravuras sobre a Expiação:


  


Trabalhei com eles sobre a questão do arrependimento, então lemos no Documento Principal do Domínio Doutrinário a parte que fala sobre o arrependimento. Depois lemos Doutrina e Convênio 58:42-43.
Entreguei esses versículos cortados em tiras dentro de um saquinho de geladinho para cada trio de jovens:



 Dei alguns minutos para eles montarem as escrituras... abriram as escrituras pra conferir, embaralhavam novamente e depois conferiam. Depois de umas 3 vezes, 5 jovens já tinham memorizado a escritura.
No final entreguei um cartão que montei com um lápis com borracha na ponta grudado no cartão:



Essa lembrancinha montei baseada numa publicação que vi no blog da Kátia Cavalcanti (publicação aqui).
Depois da aula, enviei o grupo do Messenger um cartaz com o estudo da próxima aula:


Tem duas dinâmicas que vi no Youtube que achei bacanas, mas não usei:



No blog também tem algumas lembrancinhas que eu fazia quando fui professora da classe do Princípios do Evangelho: Cartão - Passos do Arrependimento e Capítulo 19 - Arrependimento (Princípios do Evangelho).

Lição 47 - Doutrina e Convênios 42:1-29
Lição 48 - Doutrina e Convênios 42:30-42

Para essa aula dividi os jovens em duplas e entreguei para cada dupla um bloco de escrituras (da forma como está dividido nas aulas) e pedi que dupla identificasse o que está sendo ensinado. Depois pedi que cada dupla resumisse o que aprendeu e fiz algumas perguntas do próprio manual para as duplas.

Lição 49 - Doutrina e Convênios 42:43-93
Lição 50 - Doutrina e Convênios 43-44

Fiz o jogo do Scripture Man com eles:

No dia seguinte compartilhei o ranking:


E como prêmio para os três primeiros dei um saquinho com balas de coco.
A aula seguinte deveria ser do Domínio Doutrinário, porém troquei pela aula de Doutrina e Convênios, então enviei o cartaz para estudarem a aula:



Lição 51 - Doutrina e Convênios 45:1-15
Lição 52 - Doutrina e Convênios 45:16-59
Lição 53 - Doutrina e Convênios 45:60-75


Essa aula deveria ser dividida em dois dias, porém juntei tudo em uma única aula para tirar o atraso que faltava em minha classe. E para isso, fiz o jogo do Scripture Man novamente, porém dessa vez mudei um item da tabela do aluno:


No dia seguinte compartilhei o resultado na tabela:


E como prêmio entreguei dois pirulitos Dipnlink (eles adoram) para os três primeiros colocados.
Depois que eles foram embora, compartilhei no grupo do Messenger o cartaz da próxima aula:


Domínio Doutrinário - A Expiação (Parte 3)

Optei por fazer uma revisão do tópico, então montei perguntas em sua maioria com respostas no próprio livreto de Domínio Doutrinário e algumas baseado no que estudaram no Novo Testamento (arquivo aqui).
E fiz outro arquivo com as perguntas que foram colocadas dentro de bexigas (arquivo tamanho A4 e arquivo tamanho 10x15cm).
Eu imprimi o modelo menor em folha de sulfite e dobrei cada cartão bem pequeno para passar pela "boca" das bexigas. Ao todo usei 36 bexigas do tamanho 7, porém minha sugestão é vocês comprarem bexigas de tamanho 6 porque serão mais rápidas para estourar. Ah, também comprem na cor vermelha para combinar com o tema "expiação". Quando comprei não pensei nisso e acabei comprando coloridas.
Depois de todas as perguntas dentro das bexigas, coloquei elas dentro de uma lata grande de ervilha. Na aula dividi os jovens em 3 grupos de 3, onde eles tiveram que escolher um membro para encher a bexiga. Todos começaram ao mesmo tempo, assim que a bexiga estourava, eles pegavam a pergunta, corriam até o grupo e procuravam a resposta. Quando encontravam, vinham até mim para passar a resposta. Se estivesse correta, pegavam outra bexiga e enchiam até estourar.
No começo as moças reclamaram do barulho das bexigas, mas logo entraram na brincadeira. Eles adoraram essa atividade, tanto que pretendo fazer outras vezes.
Quando todas as perguntaram terminaram, perguntei o que eles aprenderam sobre a Expiação. Foi bacana porque eles falaram sobre as perguntas que pegaram e como fixou em suas mentes algumas informações.
Por fim, finalizei a aula perguntando o que eles sentiam em relação a Expiação.
Depois que eles foram embora, compartilhei o cartaz do estuda da próxima aula:


A lição de Doutrina e Convênios 46 não teve nada de diferente porque usei o próprio manual de aulas.


As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.