As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 2 de maio de 2017

Mutual - Caminhada da Virtude (Ala Santa Tereza e Ala Embu das Artes)

Meninas,
No último sábado aconteceu uma mutual em conjunto da minha ala (Ala Santa Tereza | Estaca Parque Pinheiros) com a Ala Embu das Artes (Estaca Embu das Artes).
Essa atividade foi adiada diversas vezes por questão do tempo e atividades que surgiram, mas ela foi uma continuação de uma mutual em minha ala que falei sobre o Progresso Pessoal e depois as moças pintaram um estandarte (publicação aqui) que foi combinado que seria erguido no ponto mais alto desse parque da cidade para fazermos como no discurso "Retorno a Virtude" em que na época foi pedido que as moças de todo o mundo fincassem o estandarte da virtude nos pontos mais altos de suas cidades.
Para lembra-las da atividade, compartilhei nas redes sociais o cartaz que preparei no site Canva:


Fiz um modelo que vocês podem usar em suas alas:


Para salvar o arquivo é só clicar em cima da foto e salvar a imagem no computador.
Caso queiram, também montei um outro cartaz que vocês podem usar como pré-atividade para animá-las ou até montar um quadro pra usar no dia. Pensando bem, pode ser dado de lembrancinha:



No dia anterior, perguntei para as moças, quais jovens elas iriam buscar.
A atividade teve início com a minha ala saindo de um ponto de ônibus que ficava no caminho para todas e para o parque:


O percurso durou 2:30hs porque por diversas vezes paramos para tirar fotos e andamos devagar.
Ao chegarmos no Parque, a Sabrina (conselheira da Ala Embu das Artes) deu a abertura e fez uma dinâmica onde ela passou um carretel de barbante para as moças para que elas se conhecessem. Foi assim, ela escolheu uma moça, deu um laço com a ponta do barbante no dedo dessa moça e pediu que ela falasse seu nome, idade e se tinha alguma chamado na igreja, depois ela escolheu uma moça, jogou o carretel pra ela, que por sua vez deu duas voltas do barbante no dedo, apresentou-se e passou para outra moça. Até que todas as moças e líderes fizeram isso.
Em seguida dei a mensagem sobre o valor virtude, baseada em alguns discursos, mas o principal foi o  "As Virtudes das Íntegras Filhas de Deus".
Para a mensagem, estudei os seguintes recursos:
Como lembrancinha, entreguei para cada moça um estandarte com as virtudes citadas no discurso principal que usei:



Para montar o estandarte, primeiro peguei palitos de churrasco, cortei as pontas e depois ao meio para ficar na medida que planejei:


 Em seguida pintei com spray dourado e deixei de canto até secar:


Enquanto os palitos secavam, fiz o seguinte arquivo para estampar no estandarte:


Em seguida, imprimi em papel para estampar (link para compra) e transferi para um tecido que eu tinha em casa. O tecido não era algodão, não cortei em uma boa medida para dar a volta do palito do estandarte e pra completar minha impressora está com um cartucho queimado (o que só descobri hoje), então não ficou tão bom:



Em seguida cortei os estandartes e colei nos palitos. Agora acredito que a pergunta de vocês é como eu colei o palito na pedra. Bom, as pedras que usei são aquelas brancas que são mais grandinhas para jardinagem e aquário. Comprei um pacote por R$ 2,00 e deu pra montar 24 e ainda sobrou um pouco.
Colei os palitos nas pedras com cola instantânea artesanal, tem várias marcas diferentes, mas vou compartilhar com vocês duas marcas que já usei e são muito boas:



O chatinho é que tem que ficar segurando o palitinho até a cola secar bem e depois tem que tomar cuidado com o transporte porque ele pode desgrudar. Mas de qualquer forma, o resultado é bem diferente:


Outra sugestão é vocês colarem o palito em tampas de garrafas, no meu caso a lembrancinha foi feita em cima da hora, então nem tinha como colar em tampas de garrafas, mas amei o resultado!
Também entreguei dentro do saquinho, uma estampa pequena de um desenho de virtude para as meninas estamparem o que desejarem:


Depois da mensagem, fizemos o piquenique coletivo.
A outra parte da atividade foi subirmos para a parte mais alta do Parque. Essa parte tenho muita história pra contar, já que eu nunca havia feito esse percurso e as líderes da outra ala disseram que tinha um caminho fácil e um caminho difícil, como esse percurso era pra simbolizar o fato delas alcançarem a virtude, escolhi o caminho mais longo. Só não fui avisada (tenho que dar risada da tragédia) que o caminho mais difícil, na verdade é subir por uma valeta de água enorme!
O caminho fácil é andar metade do caminho em uma calçadinha asfaltada e outra subir por uma trilha.
Moral? Fomos pelo caminho mais difícil, as moças subiram os degraus altos da valeta pendurando-se nos muros laterias e nos mais altos, umas puxando as outras pra cima e em outros o bispo Cândido (da Ala Embu das Artes) fazia um apoio com as mãos, as moças apoiavam os pés e ele impulsionava elas para cima. Logo elas chegaram ao topo e tiraram uma foto juntas com o estandarte:


Quanto a mim... O conselheiro de minha ala (Marcelo), minha conselheira (Alessandra) e eu decidimos subir atrás das moças, caso alguma coisa acontece alguma coisa com uma delas. Porém elas subiram rapidamente e não olharam pra trás pra ver se estávamos subindo também.
Acho que nunca me senti tão sozinha em uma atividade, me senti abandonada e frustrada por não ter a mesma agilidade que elas e fiquei imensamente chateada quando posteriormente vi que elas tiraram a foto com o estandarte sem as líderes da ala delas, pareceu-me que a atividade em minha ala não atingiu o propósito.
Acabei não desistindo de subir, porque vi o esforço do conselheiro em subir cada um dos degraus e me puxar pelo braço na maioria deles. Sem contar a minha conselheira me motivando a subir, ter paciência e dar sugestões de como eu podia subir. Com essa experiência, pude sentir com mais firmeza o trabalho feito pelo bispado para ajudar as auxiliares. Eles nos ajudam em nossos desafios como líderes.
Teve um momento que nos deparamos com um degrau que era muito alto, depois de várias tentativas, minha conselheira conseguiu pendurar-se e subir. O conselheiro também teve bastante dificuldade, mas conseguiu se impulsionar. E eu tentei todas as sugestões possíveis, foi nesse momento que tive vontade de pedir que eles continuassem sem mim e descer. Eu não falei pra eles sobre como estava me sentindo frustrada e decepcionada, mas vi eles ali tentando me ajudar. Até que o conselheiro viu uma pedra grande e jogou ela para o degrau que eu estava para que conseguisse ficar um pouco mais alta para ele me puxar ou me pendurar e subir.
Quando estávamos chegando no topo, uma moça de minha ala (Bianca) estava descendo pra ver se estava tudo bem conosco. Acho que nem tão cedo vou esquecer a fisionomia do rosto dela quando me viu suja de barro, soada e cansada. Ela rapidamente desceu para o degrau que eu estava e começou a espanar o barro da minha calça e dizer que queria me ajudar.
Confesso que foi outra experiência interessante, porque a moça que achei que seria capaz de fazer isso, estava lá no alto tirando fotos sem lembrar dos líderes e a moça que menos imaginei, foi a que desceu.
Depois o conselheiro do bispado pediu que ela subisse até um ponto e ficasse me motivando de lá para que eu pudesse continuar.
Sou imensamente grata ao Senhor por ter tido essa experiência apesar da solidão, tristeza e decepção que estava sentindo.
Ao chegar no topo, algumas moças de minha ala não queriam mais tirar foto porque já tinha tirado várias, mas a minha conselheira com amor falou para elas sobre tirarem uma foto com as líderes da ala:


A foto seguinte é a foto de apoio mutuo, amor e puro amor de Cristo. Sem eles eu não teria chegado no topo:


No momento da descida, as moças de minha ala correram para descer pela valeta de água e nós três fomos pelo caminho mais fácil.
Ao nos encontrarmos novamente no local onde ficaram nossas mochilas, a Sabrina (conselheira da Ala Embu das Artes) lançou o desafio para as moças de entregarem o Livro de Mórmon para as pessoas no parque. Algumas moças escreveram seus testemunhos na página de rosto. Montamos duplas, uma de cada ala e desafiamos elas a irem para algum lugar do parque, orarem e entregarem dois livros. Nesse momento algumas moças de ambas as alas foram embora por conta de outros compromissos. Essas foram as duplas:






As moças da Ala Embu das Artes prepararam um marcador de básicas muito bonito que foi entregue para cada moça e líder com Bis:


E minha conselheira e eu ganhamos um presente especial que amei de paixão e já pensei nas muitas atividades que estará presente:


Depois a Ala Embu das Artes foi para a capela limpar. Algumas moças de minha ala tinham que ir embora, então o conselheiro e minha conselheira foram levá-las e eu fiquei com as demais no parque enquanto elas brincavam no parquinho e tiravam fotos.
Em seguida, fui com elas para o Centro Cultural Mestre de Assis ver uma exposição indígena afim delas cumprirem com uma meta do Progresso Pessoal:


Essas são algumas das fotos da exposição:











Quando voltamos pra casa, estávamos com o corpo dolorido, mas felizes pelo dia!
Se a atividade de vocês for na capela, podem usar o vídeo "Retorno à Virtude" que pode ser baixado no site da igreja (aqui) ou do Youtube (aqui):


Ou o vídeo "Guardiãs da Virtude" que também pode ser baixado no site da igreja (aqui).
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.