As Tontas Vão ao Céu

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Regras para Uso dos Arquivos Compartilhados no Blog 2020


Pessoal,
Tenho recebido alguns e-mails de seguidoras do blog questionando sobre o uso dos arquivos, então vou compartilhar novamente as regras de uso com algumas atualizações.

Modificações e/ou Adaptações
Um dos problemas que sempre tenho trabalho desde que o blog começou, mas que infelizmente continua acontecendo são as pessoas que pegam as imagens dos arquivos que crio e fazem pequenas modificações e/ou adaptações e compartilham em grupos dizendo serem de autoria delas ou dizendo "fiz uma pequena adaptação para minha ala". Quero deixar bem claro que é proibido fazer qualquer tipo de adaptação e/ou modificação nos arquivos compartilhados no blog. Não é egoismo, mas respeito pelo meu trabalho.
Caso queiram que eu edite algum arquivo para o melhor uso em suas alas e estacas, faço as adaptações por apenas R$ 5,00. Basta entrar em contato comigo por e-mail (souumadastontas@gmail.com), não esqueçam de enviar junto o link da publicação que querem que eu edite.
Também posso fazer arquivos personalizados, basta entrar em contato por e-mail e fazer um orçamento (posteriormente eles serão compartilhados no blog).

Compartilhamento
Um outro problema que aumentou na mesma proporção dos grupos (Whatsapp, Facebook e Telegram), drivers e e-mails coletivos foram os compartilhamentos inadequados dos arquivos. É proibido compartilhar os arquivos do blog em outros blogs, páginas, grupos, drivers ou e-mails coletivos.
Já ouvi de algumas irmãs que é muito mais fácil acessar um driver coletivo do que entrar no blog para baixar um arquivo, porém manter os arquivos em seu local de origem trás mais acessos ao blog e automaticamente a autoria, já que alguns arquivos não são de minha autoria, mas são compartilhados exclusivamente no blog.
Tem seguidoras do blog que são maravilhosas e compartilham comigo os arquivos que elas fazem para que possam ser compartilhados no blog. A maioria desses arquivos não tem o nome das irmãs, por conta disso, algumas pessoas estão baixando esses arquivos e compartilhando em grupos como autoria delas ou dizendo que foi alguma amiga que enviou.
Irmãs (pois até o momento todos os problemas que tive foram com as irmãs), alguns desses materiais são compartilhados exclusivamente no blog, as criadoras deles são bem claras comigo quando compartilham para que não sejam distribuídos em outros blogs e grupos e como isso tem acontecido. Mas infelizmente os materiais estão indo parar em drivers coletivos e elas estão pendido para que eu exclua as publicações e acabam não enviando novas artes.
Tomem muito cuidado com isso, pois estamos perdendo arquivos maravilhosos por motivos que poderiam ser evitados. Já perdemos muita coisa boa de irmãs que inclusive eram formadas em designer gráfico.
Quanto aos meus arquivos, se eu ver em algum grupo, e-mail ou drive irei entrar em contato pedindo a retirada dos mesmos. Vou parecer a chata, mas acredito firmemente que quando criamos um grupo temos que procurar pensar nesses detalhes.
Quando alguém pedir algum material, enviem o link do blog ou citem a referência caso seja algo enviado em nível de ala ou estaca.
Atualmente, compartilho os links das publicações do blog em um grupo do Facebook (Ideias e Recursos Organizações SUD) e no grupo do blog no Whatsapp. Nenhum outro grupo de Whatsapp, e-mail coletivo ou drive coletivo tem autorização para compartilhar os arquivos do blog, apenas os links das publicações.

Comercialização
Esse é um assunto que nos últimos tempos muitas irmãs tem me perguntado sobre a possibilidade de usarem algumas imagens do blog para comercializarem. O motivo na maior das vezes é o desejo de gerar uma renda extra familiar.
Gente, nós só podemos vender algo que pagamos pelo direito de imagem, de domínio público ou que seja de nossa própria criação. Então é proibido usar as imagens no blog como forma de comercialização.
Sei que irmãs ainda ficarão na dúvida quanto ao assunto, então deixe-me ser um pouco mais clara... é proibido usar qualquer imagem do blog para estampar camisetas, montar agendas, cadernos, canecas e afins como forma de renda, mesmo que no intuito de acarear fundos para acampamento.
Caso queiram que eu monte uma arte para o fim comercial, entrem em contato comigo por e-mail que fazemos um orçamento ou procurem qualquer outro profissional da área.

Arquivos Compartilhados de Outras Pessoas
A participação de vocês é fundamental no blog! Principalmente durante esse período que estou sem computador. Além de fornecer para as seguidoras uma diversidade de opções.
Da mesma forma como tenho tido problemas com os meus arquivos rolando sem origem, infelizmente alguns arquivos foram publicados no blog com uma autoria que depois de certas confusões foi verificado serem de outras pessoas. As que foram possíveis, corrigi na publicação o nome do criador, outras tive que excluir.
Então tomei a decisão que compartilharei apenas materiais que me forem enviados por e-mail com uma pequena discriminação de que realmente foi a pessoa que elaborou o material.
De todas as situações que aconteceram acho que a que me deixou mais chateada e arrasada foi ter feito uma publicação que dias depois eu soube que era um material vendido por outra irmã. Tem noção do quanto foi horrível saber que prejudiquei uma irmã?
Como levei alguns dias para ver o erro porque estava sem internet, foi tempo o suficiente para a criadora do arquivo entrar em contato com várias pessoas e logo a história generalizou em grupos de Whatsapp sem que antes eu pudesse excluir a publicação e de alguma forma tentar ressarcir a irmã prejudicada. Pois sei que é incalculável quantas pessoas acabaram usando o arquivo de forma gratuita.
Sem contar que a pessoa que compartilhou o arquivo deu a certeza que era de criação dela, mas como sempre apago as mensagem depois de fazer as publicações.... E quando ela foi questionada, disse que nunca passou o material para mim.
Então tenho mais um pedido especial, caso aconteça de cometer esse erro, comentem na publicação, me mandem um e-mail ou mensagem (Messenger, Instagram ou Whatsapp) sobre quem é o criador do material que faço a correção assim que ver a mensagem que sim, pode levar alguns dias.
As publicações do blog irão diminuir com isso, mas prefiro ser o mais honesta possível do que prejudicar novamente qualquer irmã ou ver o blog ou meu nome sendo difamado em redes sociais por um erro.
Qualquer arquivo que fizerem, serão bem vindo para compartilhar no blog, enviem por e-mail (souumadastontas@gmail.com) com o nome da ala, estaca, cidade e estado. Quando enviarem os arquivos, por favor, enviem sem os nomes das alas e estaca para que mais pessoas possam utilizar os arquivos.
Também são bem vindas fotos de atividades feitas em suas alas e estaca.

Baixar os Arquivos do Blog
Alguns anos atrás tive minha conta do 4Shared que foi bloqueada, então passei a usar do Dropbox que é mais chato para baixar os arquivos porque é necessário ter o aplicativo no celular ou baixar pelo computador.
Pode-se baixar tudo gratuitamente e quantas vezes desejar.

O Uso dos Arquivos
Pode-se usar os arquivos para uso pessoal e na igreja, inclusive em treinamentos desde que não sejam modificados parcial ou completamente.

Muito grata pelo apoio e compreensão de todos,

Michele Romero


7 comentários:

  1. Olá boa noite!! meu nome é Claudia sou da ala Jaraguá - Estaca Jaraguá SP.
    Amei a imagem do Salvador impressa no tamanho grande, gostaria de saber como faço para imprimir se vcs tem salvo de como faze-lo .
    meu email é claudiaheg@yahoo.com.br
    Obrigada e boa noite!!! E se cuidemmmm

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Sou Cibele da Estaca s. José dos pinhais PR. Poderia me mandar esse arquivo de JC grande? Obrigada!
    cibelerebelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, onde consigo baixar o arquivo? Poderiam me encaminhar? brunabarros2017@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os links para baixar os arquivos estão nas publicações.

      Excluir
  4. Olá. Tudo bem? Como posso ter acesso ao arquivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os links para baixar os arquivos estão nas publicações.

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.