As Tontas Vão ao Céu

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Atividade - Vaca Amarela (seminário)

Pessoal,
Alguns meses atrás tive um problema muito sério com meus alunos do seminário, vou compartilhar o que estava acontecendo porque sei que muitos professores passam por isso e passam a se sentir desanimados.
Minha turma tem mais rapazes do que moças, daí acabei por receber mais 2 rapazes, sendo um deles não membro e o outro recém-converso. Ambos falavam muitos palavrões e ofendiam muito as moças. Por vezes elas só olhavam pra eles e uma briga se iniciava.
Alguns dos rapazes que já eram meus alunos, acabaram se empolgando e entrando na onda. Vou dizer que eles passaram a agir muito pior do que os que entraram na classe. Ao ponto que não queriam mais fazer atividades com as moças. Quando eu montava duplas ou grupos em que alguma moça tinha que fazer a atividade com eles, na frente delas, eles reclamavam, ofendiam, usavam palavras de baixo calão.
Logo os rapazes começaram a falar que "moças" não valiam nada e outras coisas. Surgiram piadas machistas. E a irreverência era tanta, que eu mal conseguia dar metade das aulas.
Percebi que isso não só estava tirando a espiritualidade das aulas, mas que as moças já não sentiam mais bem na classe. Uma delas estava bem abatida e por vezes eu percebi que ela sentia-se incomodada com a atitude deles. As demais moças são aquelas que não deixam barato e defendiam-se, o que causava uma situação incontrolável.
Depois descobri que em um grupo do Whatsapp eles falavam coisas mais absurdas ainda.
Cheguei a conversar com os pais de dois rapazes sobre a situação, com o bispo e presidente dos rapazes. Não tive a presença do bispado e nem da presidência dos rapazes em sala para me ajudar.
Acabei percebendo que minha filha começou a agir de forma rude como os jovens e passei a ter problemas não só com a classe do seminário, mas com minha própria filha.
Um dia, eu sai tão do sério (quarta-feira) que falei tudo o que estava sentindo e avisei que se eles não mudassem seu comportamento até a sexta-feira eu não daria mais aula porque minha maior obrigação era com a educação da minha filha, não com eles.
Eles foram embora paralisados porque até então eu já havia chamado atenção deles diversas vezes, mas eles nunca tinham me visto tão brava e ainda por cima chorando.
Todas as vezes que eles iam embora eu estava tão cansada mentalmente que não tinha ânimo para fazer mais nada. Nesse dia em especial, fiquei por alguns minutos ponderando sobre o problema que eu tinha e como poderia resolve-lo. Foi aí que o Senhor me inspirou e acabei elaborando uma atividade chamada "Vaca Amarela".
A atividade é a seguinte... montei um painel para cada aluno com as foto deles. O painel com os círculos eu imprimi em papel vergê na cor salmão e cortei um pouco da parte superior e inferior. Já as fotos imprimi em papel fotográfico e plastifiquei e colei com fita crepe no espaço vazio do lado esquerdo:


Apresentei a atividade para os jovens na aula do dia seguinte e juntos elaboramos as regras. Foi bem bacana porque as moças falaram tudo que elas não gostavam e alguns dos rapazes que também não estavam gostando das atitudes dos outros meninos, por fim essas foram as regras:


Entreguei no dia seguinte as regras impressas para cada um dos jovens e também colei no painel que temos na sala.
Vou compartilhar com vocês outro cartaz das regras que editei para uma moça da ala usar em uma atividade da Noite dos Padrões quando ela falou sobre linguajar. Ela distribuiu o cartaz para as pessoas que paravam na mesa dela. Talvez as regras sejam mais adequadas para suas classes:


Ainda assim, editei o cartaz e deixei o espaço em branco caso queiram criar suas próprias regras:


Cada dia que eles cumprem as regras, no término da aula eu colo um adesivo. Imprimi literalmente me papel adesivo:


Quando eles completam a cartela, tiro a foto deles que foi colada com fita crepe e colo em uma nova cartela. Já a cartela completa:


Eu imprimi o parte do certificado em papel adesivo, corto com tesoura de picotar e colo no espaço onde ficava a foto. Daí entrego para o aluno com algum doce:



No primeiro mês como todos começaram juntos, fiz certificados com desenhos de medalhas. Só um aluno foi invicto, daí ele ganhou um pacote de marshmallow; quatro chegaram em segundo lugar e ganharam uma caixinha de mini bombons; três chegaram em quarto lugar, daí ganharam um pacote de balas pequeno.
O que causou essa diferença no final foi que alguns alunos faltaram aulas e outros algumas vezes infligiam as regras.
Montei também os adesivos de "avacalhou" que podem ser usados quando os alunos descumprirem as regras. Eu usei apenas um dia porque mesmo alguns descumprindo as regras algumas vezes, a mudança de comportamento de minha classe foi "da água para o vinho".


Juntei todos os arquivos que fiz em um único que vocês podem baixar aqui.
As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Tem dois meses que essa atividade está sendo aplicada com minha turma e posso dizer para vocês que foi uma das maiores inspirações que já tive. A mudança foi enorme e em pouco tempo. A maior surpresa foi em relação aos dois rapazes novos, o recém-converso hoje consegue conversar com as moças sem ridiculariza-las e aprendeu a respeitá-las. Ele não fala mais palavrões não só no seminário, mas no dia a dia dele. O outro que não é membro, também melhorou muito e hoje é o preferidinho das moças, porque conversa e brinca com elas sem ofender.
O Senhor realmente fez uma transformação em minha sala, sei que se vocês estiverem tendo o mesmo problema que eu, por meio de oração e ponderação o Senhor mostrará o caminho que devem seguir para verem essa transformação também.
Ah, andando pela 25 de Março (São Paulo-SP) atrás de uma vaca amarela, acabei achando uma encardidinha que virou nossa mascote:


Caso alguém queiram ir até a loja segue o link do site aqui. Eu peguei de tamanho médio é paguei R$ 15,50. É um chaveiro. Ah, caso vá na loja física, fiquem atentos porque a loja tem 3 andares.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Um comentário:

  1. Uau! Que inspiração incrível!!! O Senhor sempre nos ajudará. Você é muito criativa e dedicada 😍

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.