As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 11 de junho de 2019

Lições 61 à 70 - Doutrina e Convênios (seminário diário)

Pessoal,
Segue os arquivos que a Dayse Teles faz para ser usado em sala com os alunos:


Seguem os recursos e sugestões que outros professores do seminário usaram em suas aulas:

Lição 61 - O Lugar Central de Sião
Lição 62 - Doutrina e Convênios 57

Recursos usados pela Feu:


A imagem acima e um texto em inglês explicando o que aconteceu com o terreno pode ser lido em inglês nesse link aqui.

Recursos usados pela Daniele:


Recursos usados pela Débora Elias:

SEGUE OS SLIDES DA AULA QUE COMPARTILHEI HOJE, SOBRE: O LUGAR CENTRAL DE SIÃO E DEC 57 (arquivo aqui).
PASSEI DOIS VIDEOS NO INICIO, PARA RECAPITULAR O CONTEXTO
ESSES FORAM OS VIDEOS:


E LOGO APÓS FIZ UM QUIZ DE PERGUNTAS... DIVIDI A CLASSE EM DOIS GRUPOS (MENINAS X MENINOS)
E TERMINAMOS COM ALGUMAS CITAÇÕES

Lição 63 - Doutrina e Convênios 58:1-33

Recursos usados pela Feu:

Bom dia, para quem ainda não deu aula, ao falar sobre 'ocupar-se zelosamente", eu utilizei esse vídeo sobre a história de um irmão espanhol em 1880.Olivas Vila Aoy. D&C 58:27.  Ao trabalhar este bloco falamos sobre designações que eles já tem atualmente como parte das moças e rapazes, membros da ala e por isso não devem esperar serem mandados em todas as coisas. Falamos sobre o tempo gasto no celulares e eletrônicos, trancados em séries etc. Foi bem legal ideias w sugeriram.
Bom dia, para quem ainda não deu aula, ao falar sobre 'ocupar-se zelosamente", eu utilizei esse vídeo sobre a história de um irmão espanhol em 1880.Olivas Vila Aoy. D&C 58:27.  Ao trabalhar este bloco falamos sobre designações que eles já tem atualmente como parte das moças e rapazes, membros da ala e por isso não devem esperar serem mandados em todas as coisas. Falamos sobre o tempo gasto no celulares e eletrônicos, trancados em séries etc. Foi bem legal ideias w sugeriram.


Lição 64 - Doutrina e Convênios 58:34-65

Recursos usados pela Débora Elias:

Como o foco principal dessa aula é sobre o arrependimento, ela explicou o porque o Senhor chamou a atenção dos élderes. Eles tinham que se arrepender de algumas coisas para que conseguissem edificar Sião. Depois ela fez um paralelo com o fato de as vezes não conseguirmos edificar Sião.
Quando chegar na parte da escritura de Domínio Doutrinário D&C 58:42-43 ela focou um pouco mais sobre o arrependimento.
Nesse momento ela fez a dinâmica que viu no sobre sobre arrependimento:









Depois da dinâmica do vestido, ela fez uma outra dinâmica sobre os passos do arrependimento. Que também foi usada uma outra atividade compartilhada no blog no ano passado em uma aula do Livro de Mórmon que foi feita pela Mara Maria Moreira (link aqui):



Recursos usados pela Margarida Saraiva:

Ela usou a ideia do blog das manchas no vestido compartilhado acima:


Depois ela fez a dinâmica do espelho:



Ela colocou em uma caixinha um espelho com a pergunta "A quem devemos perdoar?". Daí ela enfatizou que muitas vezes o Senhor já nos perdoou e nós mesmos não nos perdoados, que essa é a tática de Satanás.

Recursos sugerido por alguém do Seminário de São Bernardo-SP:

Passar essa propaganda para os jovens:


Depois fazer a pergunta: O que poderia ser um "Gigante Branco" para a remoção da manchas de hoje em dia? Usei isso em uma aula certa vez.

Recursos usados pela Luciana Nogueira:

Se tiver um manequim você pode vestir com uma roupa bem suja, e pedir aos jovens que coloque roupas tipo camisa de domingo relacionando-nos ensinamentos.

Domínio Doutrinário - A Restauração (Parte 3)

Recursos usados pela Adriana Rico:

Coloquei as escrituras da lista e virado a palavra chave de cada uma, o jovem sorteava um número e não  mostrava a nenhum dos alunos, só  ao bispo. Ai sorteava um pino, amarelo mímica,  azul desenho na lousa e vermelho duas palavras. Os alunos que acertasse a frase chave e a escritura ganhava ponto. Ai eu virava a frase chave.
A ultima escritura valia 5 pontos pra quem falasse palavra por palavra.


Lição 65 - Doutrina e Convênios 59

Recursos usados pela Aninha:

encontrei um vídeo bem legal sobre o assunto.
"ISSO É DOMINGO" - clip da ORM Ala Palmas.




Recursos usados pela Karla Lima:

Estou refletindo muito sobre a aula de Doutrina e Convênios 59 há alguns dias e orando por inspiração.
Este é um mandamento muito negligenciado e tem sido enfatizado por nossos profetas vivos.
Segue uma idéia que tive que talvez também sirva pra alguém ...
Vou compartilhar alguns trechos de discursos e citações sobre coisas que não são adequadas para o Dia do Senhor com eles. Vamos ler algumas .
Vou escrever " Não" na lousa e vamos anotar as coisas que aprendemos.
Vou perguntar se parece difícil deixar tudo isso...

Vou perguntar pra eles se eles gostam quando são convidados para um churrasco no sabadão.
Vou perguntar quais acompanhamentos eles gostam no churrasco.
Vou levar algumas coisas pra aula simbolizando acompanhamentos de churrasco: farofa pronta , tomate, alface, arroz e feijão ( cru pra ser mais fácil de levar) ...
Vou pegar um pote de sorvete e perguntar se esses acompanhamentos ficariam bons em um Sundae ( taça de sorvete)
Vou colocar bolas de sorvete em uma taça, pra eles me dizerem se gostam de tomate, cebola, feijão no sorvete deles.

Vou comparar o Sundae da taça, com o Domingo ( Sunday em inglês).
E dizer que não precisamos focar no que não combina com o Domingo se ficarmos no que vai deixa-lo mais gostoso.
Vou levar alguns acompanhamentos para sorvete , toppings: paçoca, granulado, leite condensado, cobertura de chocolate ...
Vou colocar na mesa.

Pedi pra membros da Estaca gravarem vídeos pelo WhatsApp respondendo a pergunta:

" Algo que torna meu Domingo deleitoso é..."

Eles vão me mandar e vou mostrar os vídeos curtos pra eles.

Vou dizer que essas coisas são o que vão deixar o Domingo deles muito gostoso!

Vamos discutir idéias juntos enquanto monto um sorvete com os acompanhamentos adequados.

Vou prestar meu testemunho de que assim que eles se esforçarem pra fazer o que é agradável ao Senhor no domingo, com o coração sincero, depois de um tempo vão sentir que é muito estranho fazer o que é errado, assim como é estranho comer sorvete com cebola ou feijão.

No final, vou servir o sorvete pra eles com as coberturas e pedir pra eles escolherem 1 " cobertura " , uma atividade pra fazer no próximo domingo pra torna-lo mais agradável e feliz
Vou pedir pra eles tirarem uma foto fazendo a atividade e colocar a rashtag: #DiaDeleitoso
E mandar no grupo do Seminário

Recursos usados pela Margarida Saraiva:

Ela usou a ideia da Karla Lima que foi compartilhada acima:


Recursos usados pela Debora Elias:

Ela usou a ideia da Karla Lima que foi compartilhada acima:



Recursos usados pela Alejandra:

Ela usou a ideia da Karla Lima que foi compartilhada acima:
Adaptei algumas ingredientes. Teve aluno que uso molho de salada. Então  cada comentou o certo e agradável no Dia do  Senhor. E quem coloco molho de salada  falo que algumas vezes já fez alguma coisa ao não guardar os mandamentos. Todos testemunharam de como  santificar o dia Senhor e como devemos amar-lo com coração,poder,mente e forca .



Outra sugestão da Karla Lima:




Várias citações compartilhadas pela Karla sobre o Dia do Senhor:

Quando criança, George Albert Smith aprendeu a importância de honrar o Dia do Senhor. Frequentemente, aos domingos, um grupo de meninos da vizinhança ia até sua casa, depois da Escola Dominical, para convidá-lo para jogar bola. “Eu era como os meninos”, disse ele. “Achava que seria muito divertido jogar bola e disputar outros jogos. Mas eu tinha uma mãe maravilhosa. Ela não dizia: ‘Você não pode fazer isso’, mas dizia: ‘Filho, você vai ser mais feliz se não fizer isso (…)’. Quero dizer-lhes que sou grato por esse tipo de educação em casa.” A influência dos ensinamentos de sua mãe pode ser visto no frequente lembrete que o Presidente Smith fazia aos santos de que a santificação do Dia do Senhor proporcionava grandes bênçãos.

Capítulo 16: “Oferecerás Teus Sacramentos no Meu Dia Santificado” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja - George Albert Smith)

Caçar e pescar no Dia do Senhor não é santificá-lo. Plantar, cultivar a terra ou colher no Dia do Senhor não é santificá-lo. Fazer piqueniques ao ar livre, assistir a jogos, rodeios, corridas, espetáculos ou outras formas de diversão nesse dia não é santificá-lo


Não estou criticando as atividades recreativas legítimas — esportes, piqueniques, jogos e filmes. Tudo isso tem o potencial de revitalizar a existência, e a Igreja como organização promove ativamente essas atividades. Contudo, há um momento e um lugar certos para todas essas coisas saudáveis: hora de trabalhar, hora de jogar, hora de louvar ao Senhor. (…)


Nosso amor pelo Dia do Senhor não termina quando saímos da capela, mas abre as portas a um belo dia de descanso, estudo e oração, no qual ajudamos os familiares e outras pessoas que precisam da nossa atenção. Em vez de respirarmos aliviados quando as reuniões da Igreja acabam e sairmos correndo freneticamente para encontrar uma TV antes que o jogo de futebol comece, nossa mente permanece voltada ao Salvador e ao Seu dia santificado.


Um ex-missionário estava estressado por causa de sua rotina sobrecarregada. Ele estava tentando encontrar tempo para o trabalho, para os estudos, para a família e para seu chamado na Igreja. Rogou ao Senhor em busca de conselho: “Como posso sentir paz a respeito de tudo que preciso fazer?” A resposta não foi o que ele esperava, ele teve a inspiração de que deveria guardar o Dia do Senhor com mais exatidão. Ele decidiu dedicar o domingo para o serviço ao Senhor, deixando de lado seus estudos escolares nesse dia e, em contrapartida, estudando o evangelho. Esse pequeno ajuste trouxe a paz e o equilíbrio que ele buscava.

Que Me Falta Ainda? (Conferência Geral - Outubro 2015)

A maneira como nos vestimos é um importante indicador de nossa atitude e preparação para qualquer atividade de que participamos. Quando vamos nadar, fazer caminhadas ou brincar na praia, nossas roupas, inclusive os calçados, denotam isso. O mesmo deveria aplicar-se à maneira como nos vestimos para participar da ordenança do sacramento. É como ir ao templo: nossa maneira de vestir indica até que ponto compreendemos e honramos a ordenança da qual participaremos.

A Reunião Sacramental e o Sacramento (Conferência Geral - Outubro 2008)

Algumas citações que indicam coisas que não devemos fazer aos domingos:

Vou usar essas para as partes dos "nãos".

Vou contar a história do Pres. Eyring também. Ele contou em um devocional do SEI que nunca estudou aos domingos. Quando ele estava fazendo um mestrado ( eu acho que era esse o curso) ele era presidente de Estaca. Ele  tinha lições pra entregar na segunda na faculdade, mas ele trabalhava aos sábados. Ele estudava na segunda cedo.
Então ele contou que dormia cedo no domingo a noite e colocava o relógio pra despertar as 3 da manhã da segunda feira pra fazer as lições e trabalhos da aula. Ele disse que nunca estudou aos domingos e foi muito abençoado.

Vou acrescentar meu testemunho e o do meu esposo. Faço faculdade, ele já fez , e nunca estudamos no dia do Senhor e sempre fomos abençoados por isso.

No final da aula vou usar esta citação:

Meus queridos irmãos e irmãs, todas as vezes que vocês sentirem que estão lhe pedindo que façam algo difícil — abandonar um hábito ruim ou um vício, deixar de lado aspirações mundanas, sacrificar uma de suas atividades favoritas por causa do Dia do Senhor, perdoar alguém que prejudicou vocês —, pensem no Senhor olhando para vocês, amando vocês e convidando-os a deixar essas coisas de lado e segui-Lo. E agradeçam a Ele por nos amar o suficiente para nos pedir que façamos mais.

“E Jesus, Olhando para Ele, O Amou”  (Conferência Geral - Abril 2017)

Vou colar a gravura do Salvador no meio da lista na lousa de coisas que não podemos fazer e podemos fazer...
E seguir a idéia do manual de fazer um " binóculo com a mão" e focar no Salvador.
Olhando pra ele fica mais fácil decidir o que fazer ou não fazer.

E imaginar ele nos olhando, como diz a citação.
Depois é tomar sorvete juntos

Lição 66 - Doutrina e Convênios 60-62

Recursos sugerido por alguém do Seminário de São Bernardo-SP:


Dentro dos envelopes tinham as plaquetas missionárias e um cartão de futuro missionário que é do blog (publicação aqui):


Recursos usados pela Margarida Saraiva:

A Margarida usou alguns arquivo do blog de uma publicação das Lições 73 a 75 - Alma 6-10 do seminário do ano passado, em que montei um mini CTM (publicação aqui):





Recursos usados pela Andrea França:

Desculpe pelas fotos não estarem muito boas, hoje vamos falar sobre testemunho,a importância de testificar aos outros ...






Nesse manual lição 23

Recursos usados pela Margarida Saraiva:

eus jovens amam quando levo alguma atividade diferente.
Entrego a folha no início da aula e quando ouvirem qualquer palavra mencionada marcam um X.




Eles prestam muita atenção
E é claro merecem aquele agradinho

Lição 67 - Doutrina e Convênios 63:1-21

Recursos usados pela Debora Elias:

Vou usar os seguintes recursos:

Faço-lhe uma advertência. Satanás é perito em bloquear a comunicação espiritual. Ele induz as pessoas, por meio da tentação, a violar as leis sobre as quais se fundamenta a comunicação espiritual. Ele é capaz de convencer alguns de que são incapazes de receber tais orientações do Senhor. Satanás tornou-se mestre no uso do poder viciante da pornografia a fim de limitar a capacidade de as pessoas serem guiadas pelo Espírito. O ataque da pornografia sob todas as suas formas doentias, malignas e corrosivas tem causado sofrimentos, dores e angústia e tem destruído casamentos. Ela é uma das mais danosas influências na Terra. Tanto em páginas impressas, no cinema, na televisão, nas músicas com letras obscenas e nos serviços telefônicos, quanto nas telas do computador, a pornografia é incrivelmente viciante e terrivelmente destrutiva. Essa possante ferramenta de Lúcifer degrada a mente, o coração e a alma de qualquer um que a use. Todos os que caem em sua rede tentadora e tormentosa e ali permanecem acabarão viciados nessa influência imoral e destruidora. Muitos não conseguem livrar-se desse vício sem ajuda. A trágica sequência é conhecida. Começa com a curiosidade, incentivada pelo estímulo que apresenta, e se justifica pela falsa premissa de que, em particular, não prejudica mais ninguém. Para os que são atraídos por essa mentira, a experimentação avança, com estímulos mais fortes, até que a armadilha se fecha e um hábito terrivelmente imoral e viciante assume o controle. (…) Se você caiu na armadilha da pornografia, assuma integralmente o compromisso de abandoná-la. Encontre um lugar calmo e ore urgentemente pedindo auxílio e apoio. Seja paciente e obediente. Não desista” (“Receber orientação espiritual”, A Liahona, novembro de 2009, p. 6).

Lição 67: Doutrina e Convênios 63:1–21

Nessa citação vou contar a metáfora do sapo na panela... Comparando com a armadilha que Satanás usa ... Vai nos cozinhando aos poucos e quando vemos estamos totalmente cozidos ....
Segue um vídeo para vcs entenderem:


Link do Youtube - Sapo na Panela

Vou levar esse sapinho, essa vasilha e uma colher, perguntar para eles se sabem como se cozinha um sapo? Depois explicar que colocamos ele na água fria e vamos aumentando a temperatura aos poucos e seu corpo vai se acostumando e qdo já está fervendo ele está totalmente cozinhado. E Satanás faz o mesmo conosco, conforme a citação acima
Vou dar a citação impressa com um sapinho, para lembrarem da simbologia




Também vou passar dois  vídeos nessa aula: O primeiro que é sugerido na lição e Olhe aonde Pisa 
(vídeo abaixo).


Link do Youtube - Crocodilos espirituais

Tbm designei uma aluna para contar o relato de Ezra Booth do manual.
segue os slides da lição de hoje Doutrina e Convênios 63: 1-21. Retirei o vídeo do mesmo (Crocodilos Espirituais):




Depois de cozinharmos sapos kkkk, vamos comer

Recursos usados pela Feu:

Ela adaptou a ideia da Débora Elias que foi compartilhada acima:

O painel foi um resumo  lição  de hoje, cada coração representava um aluno. Os do meio o estado natural do coração de uma pessoa.  versículo 1 falava sobre abrir o coração  e um dos objectivos era ajudá-los a abrir o coração para a influência do Espírito. No decorrer da aula no Momento propício contei a história do sapo e colamos em um coração  e depois falamos do Espírito.. lemos a citação da influência de satanás as duas élder Jeffrey R. Holland e élder Richard G. Scott. Quando chegamos ao final com a clara ideia de como dever ser nosso coração e por quem ele deve ser preenchido colamos o menor es rito Espírito Santo. Fotografamos nosso painel e enviamos no grupo da ala com a citação do Joseph e eles se encarregam de explicar quando algum membro pergunta.



Recursos usados pela Deise Cardoso:

Ela adaptou a ideia da Débora Elias compartilhada acima:

Adorei a idéia do sapo!
Mas como eu não tinha sapo... e dou aula em casa, às 5h30...
Adaptei: 
Logo que os jovens chegaram eu perguntei se algum deles queria ovo cozido? (eles riram e brincaram com a situação), na frente deles coloquei o ovo e água fria da torneira em um recipiente e coloquei no fogo, deixei cozinhando, durante a aula chamei a atenção "para o meu ovo" e fui desligar o fogo. Enquanto um aluno estava lendo os versículos do 13-17, peguei um ovo cru, assim que terminou a leitura quebrei o ovo cru em uma vasilha (alguns deram risada...), aí pedi p uma aluna ler a citação do Elder Holland. Gente foi incrível, peguei os dois ovos e fiz uma comparação entre a influência que a água aos poucos fez em um deles, que mesmo com a casca dura aos poucos a água tinha o transformado, tinha o endurecido, enquanto estávamos tendo a aula ninguém percebeu que o ovo estava mudando, assim é a influência de Satanás, leve e sorrateira. 
Foi incrível, o resultado foi melhor do que eu esperava, eles ficaram arrepiados e amaram a explicação. O Espírito Santo estava testificando.

Lição 68 - Doutrina e Convênios 63:22-66

Recursos usados pela Karla Lima:

Vou usar este vídeo na aula de D&C 63:22-66:


Link do Youtube - Os Poderes do Céu

Vou usar na parte sobre orgulho. Versículos 55-56. Vou cruzar com a seção 121: 34_46
Como não vamos dar essa seção ( ela seria no segundo semestre, tive o forte sentimento de incluir parte dela na aula de hoje
Ao assistirem o vídeo vou passar em cada situação demonstrada e perguntar como o orgulho está por trás de cada atitude errada mostrada no vídeo. E como a humildade é o antídoto nos exemplos bons que vem em seguida.



Vou usar na parte de não tomar o nome do Senhor em vão da seção 63: 61-64.

Lembrar que aquilo que vem do alto é sagrado.

Presidente Eyring afirma como é sagrado orar ao Pai Celestial. E como devemos escolher cuidadosamente nossas palavras ao falarmos com Ele.
Também cita a importância de se preparar pra falar em nome dele dando bençãos de saúde.
Diz que até as roupas são uma preparação pra isso.

Vou usar a partir de 37 minutos e 50 segundos. Por 9 minutos +-

No áudio original em inglês Presidente Eyring cita que sempre que vai dar uma benção de saúde ele usa uma gravata e camisa branca porque está representando o Senhor e isso é muito sagrado.
Infelizmente boa parte das palavras se perderam na tradução simultânea...
Seria muito legal se tivéssemos o vídeo legendado

Domínio Doutrinário - Profetas e Revelação (Parte 1)

Recursos usados pela Fernanda Quirino:

Hoje de manhã estava preparando a aula sobre Profetas e Revelação e vi no YouTube um vídeo que ajuda a decorar D&C 1:37-38 com a música "Faze o Bem, Escolhendo o que É Certo".



Recursos usados pela Karla Lima:

Pessoal, fiz uma atividade no Domínio Doutrinário de hoje que pode ser utilizada nas próximas aulas de domínio Doutrinário de Profetas e Revelação.

No final da aula mostrei uma caixa com objetos pra eles. Eles podiam escolher 1 objeto que representasse algo que eles tinham aprendido sobre profetas vivos.


Yasmim: caneta
Os profetas são guiados pelo Senhor. O Senhor " dita" e os profetas " escrevem e transmitem a nós

Moroni: calculadora

Os profetas nos ajudam com nossos " problemas", nos mostram os melhores resultados e soluções

Esther: vela

Os profetas são uma luz que nos guia

Giovanna: fones de ouvido
Devemos escutar os profetas!

Samuel: ovelha

Os profetas são os pastores que nos guiam e protegem

Eu: canudo

Mão de cima representa o Senhor, mão de baixo somos nós. Os profetas são o canal que nos conectam diretamente a Deus e sua vontade. O canal , o duto de revelação

Isa: fósforo

Os profetas ascendem a chama do nosso testemunho, iluminam nossa fé e aquecem nosso coração.

Gabriel: canetão
Professores usam esses canetões nas aulas. Profetas são nossos mestres, professores que nos ensinam o caminho do Senhor

Como hoje tive bem poucos alunos na sala, desafiei no grupo do Seminário os que faltaram a compartilhar um objeto também e fazer a analogia.

Atividade simples mas que ajudou a avaliar o quanto eles tinham aprendido os princípios

Recursos usados pela Alejandra:

Ela adaptou a ideia da Karla Lima:


Coloquei em uma caixa objetos diversos .Pedi para cada escolher. Depois de terem escolhido.
Cada aluno/a falo o que cada objeto lembrasse simulasse uma mensagem, passagem, conferência, revelação passada a nós por os  Profetas anteriores e o atual.
Lemos juntos a escrituras de domínio doutrinário um falava outro completava no  final estavam dizendo entendo a doutrina .
Um profeta é uma pessoa chamada por Deus para falar em nome Dele.

Recursos usados pela Margarida Saraiva:

Ela adaptou a ideia da Karla Lima:


Recursos usados pela Magna Negreiros:

As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

5 comentários:

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