As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Minha Viagem para Curitiba - Outubro 2015

Pessoal,
No finalzinho de setembro, fui para Curitiba para um trabalhinho e voltei no final de outubro. Sim, fiquei por lá um mês!
Tive a oportunidade de conhecer e rever algumas seguidoras do blog e em minha última semana, passear muito!
Então vou compartilhar com vocês um pouco da minha aventura e dos meus passeios, pois tenho certeza que quem tem o desejo de conhecer Curitiba, vai adorar o roteiro que pude fazer!


Logo que cheguei, pude participar da sessão geral das Mulheres (Conferência Geral) na Estaca Novo Mundo e pude rever a Fabiane Bezerra e a Juliane Pimenta! Ambas do grupo Mulheres SUD Online!


Na Ala Fazendinha aconteceu o impossível! Conheci um Elder Romero! Pois é, sou missionária do Suporte do Family Search e meu nome é Sister Romero. E na Ala Fazendinha pude conhecer o Elder Romero que é de El Salvador! E seu companheiro é o Elder S. Santos que também é meu parente.srsrsrsrs


Ainda a Ala Fazendinha, pude rever a Diana Trevizani que é seguidora do blog.


A Juliane Pimenta foi quem me hospedou e me recebeu super bem! No dia 27 de setembro (domingo), ela preparou um almoço especial para reunir algumas amigas. E fez um doce maravilhoso e super simples!
Ela colocou em uma forma um pacote de gotas de chocolate e em cima marshmallow (aquele que parece uma gotinha) e deixou no forno até o chocolate derreter. Fica muito bom!


Nesse almoço tive o privilégio de conhecer algumas irmãs muito especiais: Roberta, Stefani, Fernanda Franco, Carol, Elaine...


Pude rever a Flávia Sphair e ter ela como nossa guia por dois dias. Foi ela quem nos levou nos museus e parques. Amei cada um dos passeios!! Foram dias muito bem aproveitados!
Obrigada Flávia por despender seu tempo e paciência!


Como se não fosse suficiente, a Flávia M. Augusto Sphair​ comentou com sua sogra, a Vera Lucia. E no dia do nosso passeio, ela preparou chimarrão especialmente pra mim!
Tem como não se sentir duplamente amada?
Obrigada Flávia e Ver Lucia!!!!


A Carol Pimenta é a mais nova seguidora do blog. Brigou muito comigo até eu aprender a falar vina (salsicha).rsrsrsrs Inclusive fez um enroladinho maravilhoso!


Tive o privilégio de participar de uma atividade do Dia das Crianças organizado pela Cristiane Skraba Krüger que foi maravilhosa! Inclusive, ela é um amor!

No dia 24 de outubro marquei um encontro do blog no Templo de Curitiba, foi um dia chuvoso, aconteceram alguns desencontros, mas pude rever algumas seguidoras e conhecer outras:

 Cristiane Santos, Fabiane Bezerra, eu, Keyty Araujo e Norma Helena

A Norma ainda meu deu dois presentes lindos com um cartão super motivador:




Antes de compartilhar meus roteiros de passeios, vou dar algumas dicas de besteirinhas para se comer em Curitiba!


Quem estiver por lá, tem que experimentar essa pipoca doce colorida. Ela é bem gostosa! Minha intenção era trazer um fardo dela pra casa, mas é uma pipoca difícil de achar... Então acabei vindo apenas com uma pacote pequeno pra casa...
Essa doce, consegui comprar na loja Mix Preço que fica no Shopping MegaVe.
A outra dica é irem em qualquer doceria e comprarem um salgadinho chamado Pipoteca, que é super conhecido por lá e todos comem!


Tem vários sabores e tamanhos! Eu comi o de Calabresa e Manteiga (o mais popular). A pipoca doce tem o mesmo gosto de qualquer lugar e ganhei um pacote de arroz doce da Keyty Araujo que ainda não abri.rsrsrsrs


O formato do salgadinho de calabresa é um X, o que é muito legal!


É o de manteiga, parece uma pipoca de milho! Além de ser gostoso! Não é aqueles salgadinhos muito salgados.


Em minha última semana a Juliane me levou na fábrica da Pipoteca. Amei ter ido lá! Só foi uma pena porque fomos logo após o Dia das Crianças, então eles estavam sem alguns produtos na prateleira. Mas pelo menos pude comprar um fardo de sabor Manteiga!
Ah, a Pipoteca tem um site, onde vocês podem ver os tamanhos e produtos que eles tem. Eu trouxe um fardo para dar para as moças e levei até para os meus alunos do Princípios do Evangelho. Todos gostaram!

Outra coisa que quem está em Curitiba não pode perder é experimentar as diversas opções dos sorvetes da fabrica Eskimó!
Eles tem um site onde vocês podem conhecer os sabores e até locais de venda. Eles tem diversos pontos de vendas no município e fazem venda de varejo e atacado. O bacana em ir é comprar atacado, pois a cada RS 30,00 em compra, já é considerado atacado e a diferença de preço pode ser de até R$ 1,00 por sorvete.
Ah, eles também fabricam paletas mexicanas e com ótimos preços!
Eu comprei uma variedade grande porque as crianças que estavam comigo pediram. Não experimentei todos:



Eu adorei o de maça verde (tem pedaços de fruta) e o de paçoca realmente tem gosto de paçoca.
Todos os sorvetes são bem cremosos!


Esse é bem cremoso e chama a atenção das crianças por causa das cores e formato.


Para as crianças tem os que pintam a linguá!


Esse é o efeito do sorvete.rsrsrsrss A Rafaela já tinha lavado as mãos.rsrsrs

Ah, quem for comprar. Só tenha paciência se olharem no site. Pois algumas vezes na loja não tem algumas opções. Mas vale super a pena ir!

Entrem em qualquer mercado e comprem uma garrafa de cada refrigerante do Cine que virem!

Framboesa (rosa), Laranjinha (amarelo) e Laranja (laranja)


Eu peguei essa foto do fanpage deles (Cini - fanpage) pra vocês verem os sabores. Só faltou na foto o de laranja e cola.


Eu comprei um de abacaxi com guaraná para experimentar, achei interessante. Mas os que realmente gosto, são o de framboesa, laranjinha e gengibre. No dia que fui no mercado, não achei o de gengibre...
Ah, outra coisa que adoro tomar em Santa Catarina e acabei achando em Curitiba, é um achocolatado chamado Choco Leite (foto acima). Pra quem gosta de achocolatado gelado, vale a pena conhecer!


Não sei se sou desatenta... mas uma coisa que achei bem interessante no mercado é a variedade de pão de forma. E a nível de curiosidade, experimentei todos! Realmente tem texturas e gostos diferentes!


Fui para Curitiba com a maior vontade de experimentar o chimarrão e voltar com ele pra casa. Quando vi no mercado a grande variedade, fiquei tentando imaginar quais delas são boas.rsrsrsrs


Uma dica de loja de doces e afins, é a Só Gulla (Rua Francisco Derosso, 4268). Tem ótimos preços!


Nessa loja encontrei uma variedade imensa de sabores da marca Xereta. Acabei trazendo uma garrafa de maça para casa.rsrsrsrs


Tirei essa foto só pra vocês terem ideia dos valores da loja!


A Juliane Pimenta comprou pra mim esse achocolatado que não tem em São Paulo e é bem gostoso gelado!

 
Quem puder conhecer a loja, vale a pena comprar essa bolachinha! É uma delicia!

Em Curitiba não tem tantas padarias como em São Paulo, mas tem em alguns bairros, mini panificadoras. Se virem uma, entrem!
Nelas tem delicias! Como a Cuca (um pão tipicamente sulista), a Cueca Virada (pão doce) e Sonho com recheios de nata, goiabada e doce de leite.


A Cuca é um pão que tem frutas. Eu conheço esse pão de Santa Catarina, mas achei em uma mini panificadora de Curitiba com banana. Eu senti uma leve diferença de sabor para a de Santa Catarina, pois a de lá tem a farofa mais suave. Mas vale a pena experimentar!


Eu ainda não conhecia o sonho com recheio de nata, então não pude perder a oportunidade! E amei!!! Comi muito!


Em São Paulo é bem típico o sonho com recheio de doce de leite, creme (que só vende em mercados em Curitiba) e chocolate. Porém em Curitiba, me falaram que também tinha com goiabada.
Perguntei na mini panificadora se elas faziam, como raramente conseguiam vender, a funcionária disse que eles não estavam mais fazendo. Mas acho que ela ficou com dó da minha cara de tristeza que acabou fazendo alguns pra mim ir buscar na semana seguinte.
Eu gostei, mas prefiro o de nata! Pois essa goiabada é a mesma usada em pizzas doces.


Um pão super típico de Curitiba que eu tinha visto na mini panificadora e no mercado, é o "Cueca Virada". É um pão feito com a mesma massa do sonho e depois de assado, é coberto com açúcar. Eu comi ele, no final da viagem e amei!


Em São Paulo, churros é uma coisa bem comum e pode ser comprado com recheio de doce de leite ou chocolate. Mas em Curitiba, só vi um carro vendendo. Só comprei porque tinha com recheio de morango.
Pra mim, viagem se resume em uma frase do Homer (desenho Os Simpsons): assistir programação local na tv, comer e passear.rsrsrsrs
Então comprei o churros pra ver se era bom, mas não gostei... o recheio que ele usou é de um sachê que inclusive vende em docerias em São Paulo, mas não tenho a menor ideia para o que é usado. É um troço rosa claro bem artificial.


Quem for para Curitiba, não pode perder a oportunidade de comer o cachorro quente de lá!
Em São Paulo se achar um bom cachorro quente será: pão, maionese, salsicha, purê de batata, batata palha, vinagrete ou milho e ervilha.
Mas em Curitiba, tive o privilégio de comer no ano passado um prensado e esse ano um normal e continuo apaixonada! É o melhor cachorro quente do mundo!
Lá os cachorros quentes são como pizzas, tem os sabores. Custam em média R$ 4,50, mas vale mega a pena!
Não tenho sugestão de lugar para comer um porque o que comi foi graças ao Fabiano e a Juliane Pimenta que compraram para comermos em casa!



Pra quem curti pizza, minha mega sugestão é a Pizzaria Arquitetas do Queijo (site com vendas online e fanpage) que fica na Rua Curupaitis, 2451- Portão.


Eu fiz um pedido por telefone que foi bem demorado, mas o motoqueiro foi bem educado e as caixas vieram com um lacre de segurança. O que achei incrível!



Outra coisa que achei um máximo, foi que pedi as duas pizzas "meio a meio", então para que o recheio de uma não misture com da outra. eles colocam um pedacinho de massa para dividir!
Eu experimentei 5 sabores diferentes:

 A "Mexicana" e a "#Gui" são parecidas, a diferença é que a "#Gui" é apimentada. Mas ambas são uma delícia!

 Essa é uma pizza pra quem realmente gosta muito de strogonoff. Não vi muita novidade apesar de ser bem gostosa

A pizza "Hot Dog Especial" é um espetáculo! Mega recomendo!

A de costela, acabei não tirando foto e nem achando uma foto no site. Pra quem curte carne é uma boa opção. Eu gostei, mas preferia ter pedido algo mais diferente.rsrsrsrs


Quem tiver oportunidade, dá uma passadinha no Sacolão da Família! Eu sai apaixonada!
Além de São Paulo estar muito caro comprar frutas e verduras. Criaram uma lei ridícula de que as feiras de rua devem terminar às 13:00hs. O que fez pelo menos em minha cidade, com que muitos feirantes desistissem. Então hoje temos poucas feiras de rua, poucas opções e de péssima qualidade.
Os mercados aproveitaram essa "onda" para aumentarem seus preços!
Nesse tipo de sacolão de curitiba, qualquer fruta, legume e verdura, custa R$ 1,79 o quilo. São tudo de excelente qualidade!
Sugiro irem pela manhã, pois é o horário com mais opções, já que tudo é trazido no dia!
Pra vocês terem ideia, peguei dois abacaxis ótimos por R$ 4, 30. E paguei menos que isso, em uma mini melancia.
Em Curitiba também tem o "Armazém da Família" que é onde famílias que recebem até 3 salários mínimos e meio podem fazer compras com preços abaixo do mercado. Eu gostaria de ter conhecido um, mas fica pra próxima viagem!


Pra quem estiver ali no bairro Fazendinha, recomendo darem uma passada no Shopping MegaVe (Rua José Alfredo Pinto, 1850) que apesar de ter o nome de shopping, é uma galeria de lojas.
Nela vale a pena passar na doceria Imperial Doces e Embalagens (fanpage), a loja é uma parceria de mãe e filha e são super simpáticas.


Outra dica é passar na loja Mix Preço na seção de bijuteria. Todas da marca Kit Kok custa apenas R$ 2,50. Eu amei porque tem coisas que são bem baratinhas. Pra mim, eu comprei dois arquivos, um conjunto de brincos, um colar e presilhas. Para a Rafaela, comprei um conjuntinho de duas pulseiras e um brinco (não apareceu na foto).


Uma super dica que dou para quem quer comer em um excelente restaurante a noite é ir no Suprema Grill. Eu fui nele em minha viagem no ano passado e amei. Pelo valor, qualidade e atendimento. Então marquei em minha lista de desejos para essa viagem.
Voltei lá e me maravilhei ainda mais! O valor por pessoa durante a semana não passa de R$ 45,00 e de uma qualidade muito superior aos restaurantes de São Paulo que são bem mais caros que esse valor.
Nele tem um atendimento impecável! Os funcionários me fazem pensar que eles são bem pagos, pois estão sempre sorrindo durante o atendimento. Um ajuda o outro com alegria e o próprio gerente passa nas mesas perguntando se os clientes estão sendo bem atendidos.
Eu não gosto de rodízio de carne, mas nesse restaurante acabo comendo, pois eles trabalham com uma variedade grande de carnes e para todos os gostos (mal passada, no ponto e bem passada). Além de um buffet maravilhoso que agora tem frutos do mar e outro de sushi doce e salgado.
O que mais gosto nesse restaurante além dos sushis é o rodízio de massas doces. Isso mesmo! Rodízio de massas doces!
Tem nhoque com chocolate ou doce de leite, risoto de abóbora com coco e conchiglione de banana com chocolate, coco com doce de leite e abóbora com nozes. Um tremendo paraíso!


Pra quem pode gastar mais, sugiro comer no Madero, é um lugar super bacana e o atendimento é imediato. Só os pedidos que demoram muito pra chegar à mesa. Eles tem um cardápio de sucos naturais muito bom!
Fui nele no dia que fiz um tour no centro com a Flávia Sphair no centro da cidade.
Nós pegamos uma ótima promoção. Um cardápio com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 39,90 por pessoa.


De entrada pedimos as mini coxinhas (5 unidades) que à parte custam R$ 11,00.
Pra mim, tem o mesmo gosto de qualquer coxinha...


O prato principal foi o Cheeseburguer Madero (que a parte custa R$ 30,00). Foi o melhor hambúrguer que já comi! Talvez pelo fato de nunca ter comigo um hambúrguer com gosto de caseiro.



De sobremesa, meu marido escolheu brigadeiro de colher que é servindo em uma panelinha (que a parte custa R$ 14,00) e eu escolhi o petit gâteau de doce de leite com calda de frutas vermelhas (que a parte custa R$ 21,00). Gostei muito do petit gâteau!

Agora vamos aos passeios que pude fazer!
Meu primeiro passeio foi a o centro de Curitiba! E pude andar de ônibus.


Em Curitiba tem ônibus com cores bem vivas, infelizmente só consegui tirar foto do amarelo. Mas também tem um laranja, verde e cinza. Peguei ônibus no terminal, por isso não tenho foto do tubo (ponto de ônibus), mas fica pra próxima!
Os taxis também são laranjas. O que é muito legal e acabei não tirando foto!


Parece mentira, mas no centro encontrei uma loja com o meu nome.rsrsrsrs


Quem estiver pelo centro, vai se deparar com um vagão antigo de tem que fica parado Rua XV de Novembro, s/nº, (esquina com Rua Ébano Pereira) onde antigamente existia um trilho. Esse vagão se chama "Bondinho da Leitura", onde funciona uma biblioteca.
Como fui no sábado, ela aparentemente estava fechada. Mas vale a pena tirar uma foto na frente e se for um dia da semana, dar uma entrada para conhecer!


A nível de curiosidade, pode acontecer que vocês estarem andando e verem esse prédio do HSBC e imaginarem que já viram ele em algum lugar... Pois bem, no mês de dezembro, nesse prédio, acontece um espetáculo de Natal muito lindo, onde em casa janela ficam crianças cantando cantigas de Natal durante a noite.

Pra quem gosta de cultura, super recomendo uma passada na Biblioteca Pública do Paraná (site e fanpage). Ela é bem grande, super organizada e abre aos sábados. O que pra mim foi uma grande surpresa!
As sessões são divididas por salas, tem espaço para exposições itinerárias, espaço para eventos e na sessão infantil, tem até desenhos para as crianças colorirem. Eu gostaria de ter andando mais e conhecido melhor os espaços. Mas não foi possível. Já está marcado para a próxima viagem, ir com mais tempo!
Além de abrirem aos sábados, eles tem uma ótima programação para as crianças. Que foi o que me levou até a biblioteca.


Logo na entrada eles tem um guarda-volumes que é um crachá. Ótimo pra quem depois não se lembra onde colocou a papeleta.rsrsrsrs
No dia que fui, teve dois teatros de fantoches para as crianças.



Além de uma galinha fantoche que cantou algumas músicas com as crianças:


No final, teve o sorteio de alguns livros para as crianças presentes.


Acreditem, das crianças que estavam comigo. Três delas foram sorteadas, incluindo a Rafaela (minha filha).

Enquanto, esperávamos a próxima atração. Dei uma olhada na exposição de Monteiro Lobato que tinha na biblioteca.
A atração seguinte, foram duas moças que mostraram para as crianças minhocas. Isso mesmo, minhocas!
Até deixaram as crianças pegarem nas mãos, e foi uma tremenda sensação!


Em seguida, elas cantaram algumas músicas com as crianças.
A programação era bem extensa, mas não pudemos ficar em tudo porque estávamos com o horário bem apertado.



Então seguimos para uma doceria chamada Casa da Bruxa (fanpage) que fica localizada na 
Rua Emiliano Perneta, nº 22.
Vou falar um pouquinho sobre essa doceria!
Vale super a pena ir com as crianças! É uma doceria para crianças e adultos, pois tem muitas opções de
balas de gelatina. Das mais variadas formas e gostos. Eu não consegui tirar muitas fotos dentro da loja
 porque aos finais de semana ela fica lotada!
Sem contar que estava próximo ao Dia das Crianças, então tinham três personagens que as crianças e
adultos podiam tirar fotos com eles.


Os personagens ficaram inicialmente na frente da loja e foram muito simpáticos com as crianças. Tirando
quantas fotos queriam, abraçando, beijando e ainda dando balas e pirulitos.


Depois subiram para o segundo andar da loja, onde tem um espaço chamado "Sala da Bruxa".
Onde eventualmente acontece contação de histórias com uma bruxinha e é super legal pra tirar fotos!
O que achei muito bacana na loja é a questão do marketing, pois mensalmente tem algum personagem que fica na loja para que possam tirar fotos com as crianças. Os personagens variam conforme a data comemorativa.
Essa é uma forma de incentivar os adultos a levarem as crianças na loja e acabarem comprando alguns docinhos.rsrsrsrs
Quem for na loja tem que ir com o bolso bem preparado, pois não é barato!


As balas de goma custam R$ 7,90 a cada 100grs. Não se enganem achando que bala de goma não pesa, porque pesa!
E quando se está na loja, acaba querendo levar um pouco de cada, pois tem as balas de gelatina e goma normais e aquelas com ácido.
Também tem uma variedade de chicletes, que variam as formas e recheios.



Um dos doces mais conhecidos da loja é uma bala chamada "Bala Sem Fim". É uma bala do tamanho de uma bola de tênis que tem as camadas coloridas e no meio uma camada de chiclete.



Na loja também tem chocolates chamados drágeas, que são bem variados os sabores e que custa R$ 12,90 a cada 100grs.


Também tem barrinhas de chocolate de fabricação própria que custam R$ 6,90 a unidade.



Por toda a loja é possível ver pirulitos dos mais variados tamanhos e formatos!


Eu nunca vi uma variedade tão grande do chocolate Milka!

Como eu estava responsável por algumas crianças, fiz um combinado com eles, que cada um podia escolher R$ 5,00 em doces. O que acabou sendo bem difícil para eles por conta dos preços da loja.



Dentro do valor, escolhi duas trufas (RS 2,00 cada) e uma bala de goma no formato de hambúrguer do Bob Esponja (R$ 0,90 a unidade). As trufas são gostosas e de ótimo chocolate!


Tive um pequeno problema com uma delas e mandei uma mensagem inbox para a loja informando. No mesmo dia responderam pedindo que eu fosse na loja fazer a troca.
Expliquei que era de São Paulo e dependia de alguém me acompanhar até a loja pelo fato de não saber andar na cidade.
Só pude ir até a loja quase que 15 dias depois, fui super bem atendida, pediram desculpas pelo ocorrido e fizeram a troca me dando mais duas trufas.
Porém, me senti um pouco decepcionada e na desvantagem com a situação... Pois a passagem de ônibus em Curitiba custa R$ 3,15, ida e volta equivale à R$ 6,30. Ou seja, o valor de R$ 4,00 ganho em trufas, não pagou nem o valor da passagem. Antes eu não tivesse ido trocar...
Apesar da decepção por essa questão, não fiquei brava porque acabei combinando de me encontrar com a Flávia Sphair para um passeio pelo centro.

Mas, voltando a falar um pouco mais sobre a loja... Além dos doces de fabricação própria. Eles trabalham com muitos doces importados e lembrancinhas da Disney, Turma da Mônica, Bob Esponja, Minions e super heróis.



Achei uma graça essas canecas! Cada uma custa R$ 29,90.
Eles também tem uma variedade bem grande de copos, cofrinhos, almofadas, canecas térmicas e garrafas térmicas personalizadas.






Esses copos são super fofos e também custam R$ 29,90 cada.


Tinha uma linda do Bob Esponja que está na minha lista de desejos!


Quem estiver passeando pelo centro e quer comer um salgado ou doce de boa qualidade, recomendo a Dois Corações. São seis lojas, mas eu fui na unidade da Rua Sen. Alencar Guimarães, 186. Tem cadeiras e são bem concorridas. Eles também trabalham com massas.
Recebi indicações de dois salgados: coxinha com catupiry e risole de camarão.

  
Comi o risole de camarão e amei! O salgado é bem grande e se não me falha a memória custa R$ 5,50.

Pra quem gosta de shopping, minha sugestão é ir ao Shopping Água Verde para experimentar duas relíquias!
Aqui em São Paulo as pipocas doces são vermelhas! Porém em Curitiba, elas são caramelo. Como era uma novidade pra mim, a Carol Pimenta me levou até o shopping para experimentar. E eu gostei muito!



Outra coisa muito boa que fica no mesmo shopping... Na Cacau Show tem um fundue maravilhoso que não vi em nenhuma loja de São Paulo e fui avisada pela Juliane Pimenta que em Curitiba também não tem em todas as lojas.


É um fundue de morango com chocolate branco, preto ou misto (como na foto) que é uma delícia!


Ainda falando sobre esse shopping, tem uma loja bem bacana chamada Casa China, que inclusive em diversas regiões de Curitiba, mas eu entrei na do shopping.
É uma loja de variedades, tem desde cozinha, banho, cama, material escolar, ferramentas até decoração de datas comemorativas. E tudo com ótimos preços!
O site deles não tem tantos produtos como nas lojas físicas. Eu namorei muito um saleiro de flor que tinha nas cores dos valores das moças. Lindo para decoração! Me arrependi de não ter tirado foto!


O que comprei para a Rafaela foi essa caixinha plástica da Cinderela com adesivos 100 mini adesivos brilhantes das Princesas Disney por R$ 2,90. Super barato e fofo!

No dia 20 de outubro, a Flavia Sphair foi nossa guia e fez um super roteiro de passeios:

Praça Garibaldi




Nosso ponto de encontro foi na Praça Garibaldi, onde tem um chafariz de cabeça de cavalo e a Igreja do Rosário dos Pretos. Que era onde os negros frequentavam.

Memorial de Curitiba

É um dos prédios mais moderno do centro histórico.

 Palco com telas que retratam o descobrimento do Brasil


 Uma pequena fonte que fica dentro do Centro Cultural

No dia de nossa visita, estava acontecendo uma exposição temporária chamada "Moda + Cutural = Identidade". Tirei algumas fotos:






Museu de Arte Sacra - MASAC

Pra quem curte história, vale a pena visitar o museu! Tirei foto de uma pequena parte do acervo:





















Bebedouro do Largo da Ordem

Local onde eram levados os cavalos para beberem água e acontecia um mercado ao ar livre:


Galeria Julio Moreira

De frente ao bebedouro e abaixo do tubo Praça Tiradentes, fica a galeria:



Nessa galeria tem um Clube de Xadrez, sala de exposições, teatro e outras coisas voltadas a cultura. Nós passamos durante a tarde e só o Clube de Xadrez estava em atividade, acredito que o teatro e demais só funcionem a noite.

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz

Quem gosta de arquitetura, é um ótimo lugar para se entrar:


Praça Tiradentes / Marco Zero

A Praça Tiradentes é um excelente lugar para se conhecer:


No centro da praça tem um espaço reservado com piso de vidro onde é possível ver alguns artefatos encontrados durante a reforma da praça. No dia que fomos os vidros estavam bem sujos, então não foi possível termos uma boa visão.


Outra coisa legal nessa praça é o marco zero. Ele mostra qual cidade tem em cada uma das direções. É super bacana!

Paço da Liberdade

É um prédio antigo que foi usado como sede da prefeitura, Museu Paranaense e hoje é usado para exposições e eventos:


Entrei no prédio por nível de curiosidade. É o lugar com as paredes mais lindas que já vi!

Museu Paranaense

É um prédio bem grande com exposição permanente de artefatos que fizeram parte na história do Paraná e uma exposição de moedas, tanto do Brasil como de outros países:


Algumas das fotos que tirei das exposições permanentes:





































Essa é parte da exposição de moedas:






No museu é permitido tirar fotografias sem flash, por isso que a maioria das minhas fotos não ficaram boas.rsrsrsrs
A exposição temporária que se encontra no museu no momento é a "Tempo de Brincar", onde tem brinquedos antigos e um espaço para as crianças desenharem e colarem. Essa exposição ficará no museu até março de 2016:













No museu também estava acontecendo uma exposição que acabei não tirando foto do nome e não achei na net. Mas é uma exposição com caixas de som e cada uma é uma pessoa d uma tribo indígena falando. Eu tirei foto apenas de uma das placas:


Belvedere / Ruínas de São Francisco

Em uma praça afastada e pacata, foi a primeira vez que vi mendigos e usuários de drogas em Curitiba. Porém, é uma pequena praça que contém muita história:


Quem estiver saindo do Museu Paranaense, vale a pena atravessar a rua e ver o Belvedere, que foi onde funcionou a primeira rádio de Curitiba. Hoje infelizmente se encontra abandonado e pichado. Por um instante me senti em São Paulo...



Na mesma praça tem as ruínas de São Francisco. Uma igreja que começou a ser construída, mas não foi terminada. Anos depois a prefeitura montou uma praça, mas preservou as ruínas como um ponto turístico.

Torre Panorâmica da Oi / Museu do Telefone



Esse é um ponto turístico que recomendo à todos irem! Custa R$ 3,00 para entrar e quem desejar, pode pegar gratuitamente na recepção um mapa da cidade que é maravilhoso!
Esse mapa tem todos os parques, pontos históricos, shoppings, rota de ônibus e outras informações importantes. A torre equivale a um prédio de 40 andares, mas a subida é tão rápida que nem parece!
É um local com pouca ventilação, então recomendo irem em dias mais frios ou frescos. No dia que fomos estava muito calor. Só não foi tão ruim ficar lá em cima porque estava vazio.
Mas o passeio valeu muito a pena!


No vidro tem esse adesivo marcando qual a direção.


Nessa direção, tem uma placa com uma foto atualizada.


Na mesma placa, indica os bairros e pontos interessantes da cidade. Eu achei um máximo!


No chão, tem um mapa de ferro com os pontos turísticos da cidade.

No andar de baixo, fica o Museu do Telefone que é pequeno, mas interessante:




















Bosque Alemão


Nesse parque, tem uma trilha onde as crianças podem ler a história de João e Maria:





Até que as crianças chegam na casa da bruxa (biblioteca), onde nos finais de semana tem contação de histórias:




Depois eles podem prosseguir a trilha, lendo o restante da história:




O final da trilha, dá uma linda paisagem:


Memorial Ucraniano


É um local lindo para tirar fotos e conhecer um pouco da cultura. Tem uma lojinha com doces, decoração e coisinhas típicas.

Parque Zanielli (Unilivre)


É um excelente parque pra quem quer relaxar. É bem tranquilo, lindo e tem um palco de pedra onde pode-se fazer atividades e piqueniques.

Parque Barigui

É um excelente parque pra quem quer fazer exercício, andar de bicicleta ou simplesmente deitar na grama e relaxar:




Infelizmente não posso compartilhar minhas próprias fotos desse parque porque as pilhas da minha máquina fotográfica acabaram e as fotos que tirei no tablet foram perdida porque ele quebrou essa semana...
Mas posso dizer que a Rafaela amou poder chegar bem pertinho das capivaras!

Bosque João Paulo II

É um pequeno parque construído em homenagem ao Papa quando esteve em Curitiba. É um parque lindo para tirar fotos, mas tem regras bem absurdas quanto a isso... Só pode tirar fotos da parte externa das casinhas. E caso queira fazer um ensaio fotográfico, é necessário permissão por escrito e agendamento com a diretoria do parque.







Museu Oscar Niemeyer

É um museu imenso que vale muito a pena conhecer! Tem muitas exposições permanentes e várias salas de exposições itinerárias. Por conta do tempo curto, não consegui conhecer todas as salas, mas ainda sim, valeu muito a pena conhecer o museu:


Uma das exposições permanentes é do próprio Oscar Niemeyer com plantas, maquetes e fotos das construções que ele elaborou:



Outra exposição permanente é a sala que contem os quadros apreendidos durante a Operação Lava Jato da policia federal:




Museu Ferroviário


Pra quem gosta de shopping, vale a pena ir no Shopping Estação. É um shopping bem grande onde tem teatro, cinema, sala de eventos e teatro de fantoches.


Para beber, sugiro tomarem um suco do Tropical Banana. Todos os sucos são naturais e tem combinações bem legais com nomes de animais! Eu tomei o "Bicho Preguiça" (uma delícia) e o "Arara Vermelha".
E para comer, recomendo os tacos do Zapata. É uma rede de fast food mexicana que lembra muito o Subway. Pois tem um balcão onde o cliente escolhe os ingredientes na hora.
O que não gostei em ambos lugares, foi o fato de ter pedido um folheto com as opções de cardápio que eu pudesse levar. Os funcionários me olharam como se eu estivesse pedindo o número do RG deles.rsrsrsrss
E a simpatia no Zapata deixa a desejar... Como era a primeira vez que fui comer, perguntei para o funcionário se ele tinha alguma sugestão. Ele simplesmente pegou o cardápio do balcão, abriu, me deu e não falou nada...
Como a Keyty Araujo sempre diz que os curitibanos são frios, acho que agora entendi.rsrsrsrs
Mas falando sério... acho que os donos de ambas empresas podem me contratar para ensinar os funcionários a serem mais educados e simpáticos com os clientes. Inclusive dar sugestões para os clientes, aproveitar esse momento para "empurrar" de forma delicada aos clientes, mais de um produto.

Dentro do shopping tem o Museu Ferroviário que é pequeno, mas muito interessante!
Ele fica no fundo do shopping e ainda tem uma das locomotiva que circularam por essa estação.
O shopping se chama Estação, exatamente porque ali era uma estação de trens. As lanchonetes ficam onde era a parada do trem. É bem legal ir e conhecer!
Eu tirei algumas fotos:





Bom, essa foi a minha viagem e minhas dicas de lugares pra visitar, comprar e conhecer.
Espero que tenham gostado!!!

6 comentários:

  1. Que show!!! Agora deu mais vontade de conhecer Curitiba!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia,
      Super recomendo vc conhecer Curitiba! Tem outros dois posts no blog que falo sobre as outras vezes que fui.
      Essa tive mais tempo então pude conhecer melhor a cidade e foi maravilhoso!
      Já estou fazendo a lista da próxima viagem.rsrsrsrs

      Excluir
  2. Eu amo Curitiba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que bom que vc curtiu bastante a viagem Preciosa Mi!!!!!!!!!!!!
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha,
      Já estou fazendo lista para uma próxima viagem! E nela está passar um dia com vc!

      Excluir
  3. Mi adorei sua resenha sobre a viagem, e você apreciou tanta coisa só em Curitiba... imagina se pudesse conhecer outros lugares do sul! Eu sou paranaense de nascimento (mais precisamente "pé vermelho") mas vivi a maior parte da minha vida em Santa Catarina então me considero "barriga verde" hahahaha mas amo e venero minha origem natal, e meu sul amado... é impossível ir para a região sul e não se apaixonar!
    Amo a cultura, as tradições, a culinária, a mistura de tudo kkkkk sem dúvidas eles tem o melhor cachorro quente, cuca, chima, sobremesas e pratos típicos hahahaha tem coisas que eu deixo de comer aqui em sampa porque não se compara ao de lá, e quando tenho a oportunidade de visitar os parentes volto 10 kg mais forte kkkkkkk
    Mas tenho que concordar que curitibano é um povo bem esnobe e mal educado haahahhaah salvo algumas excessões, mas geralmente é um povo bruto quando você nescessita =/ eu sempre gostei mais do povo "colono" hahahaha é uma gente mais hospitaleira, engraçada e que se diveeeeerte pra caramba... volto falando tudo errado mas é uma graça passar um tempo rodeada de gente assim.
    Meu desejo é voltar pro sul, pra viver meeesmo, quem sabe nos próximos anos... parabéns pela sua viagem, seu trabalho e dedicação. A próxima vez me chama que eu vou junto kkkkkkk sagitarianos amam aventuras assim :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Eu na verdade fui para um trabalho e na última semana que pude realmente passear. Só fui para Curitiba porque a pessoa pra quem trabalhei, pagou minha passagens. Mas foi muito bom!
      Já estou fazendo a lista dos lugares que não pude conhecer e do que quero comer na próxima viagem. Mas essa realmente será a passeio e por enquanto sem data.rsrsrss Já viu, planejo tudo antes de ter a data.rsrsrsrs
      Eu também voltei literalmente com 10 quilos a mais, mas foram ganhos com muita alegria.rsrsrsrs
      Amo Santa Catarina também! Faz dois anos que não conseguimos ir para lá. Estou sentindo uma tremenda falta das praias, ambiente e tudo mais!

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.