As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Atividade para Moças - 52 Fatos Sobre Mim e Minha Família (História da Família)

Meninas,
Alguns meses atrás vi uma atividade muito bacana no blog do Family Search que ensina como fazer história familiar com 52 perguntas em 52 semanas (post aqui). Achei tão bacana que no último domingo fiz essa atividade com as moças de minha ala.
Algumas das perguntas do blog são bem direcionadas a pessoas adultas que já são casadas, então tive que montar um arquivo substituindo essas perguntas. O arquivo ficou dessa forma:



Algumas das perguntas que acrescentei no arquivo, foram ideias próprias, porém a maioria foram achada na internet em outros blogs e sites.
Inicialmente, a atividade teve o mesmo nome do post do blog, mas uma das moças durante a atividade, sugeriu que ela se chamasse "52 Fatos Sobre Mim e Minha Família". Eu achei a ideia um máximo! Então em suas alas vocês podem dar esse nome para a atividade.
Eu comecei a atividade falando um pouco sobre a importância da História da Família, expliquei que a história familiar é muito mais do que nomes e datas, que são relatos de atividades, viagens e acontecimentos na vida dos membros da família. Encerrei dizendo que elas passam por muitas coisas que ao longo dos anos irão se esquecer ou que são importantes para elas, mas que a partir do momento que morrerem, essas recordações irão morrer com elas.
Mas temos que registrar essas coisas especiais para que um dia nossos filhos e netos possam ler e saber como éramos.
Me lembrei de uma brincadeira que acontecia na época que eu estudava e hoje os jovens quase não fazem mais.
Falei pra elas que quando eu era moça, tinha uma brincadeiras que todas as meninas faziam. Elas pegam um caderno pequeno e em cada folha, escreviam um pergunta. Daí passava o caderno para as colegas de classe na escola para que todas pudessem responder. A maioria delas já tinha ouvido falar dessa brincadeira. 
Então lhes entreguei cadernos de brochura com 98 folhas e cada uma pode montar uma capa para ele.
Como estamos sem orçamento, lhes entreguei aqueles cadernos antigos que eram do seminário e instituto. Elas arrancaram as capas e montaram.
Olhem como ficaram lindos:

 Caderno Thalia - Frente

Caderno Thalia - Verso

Caderno Viviane - Frente

Caderno Janaina - Frente

Caderno Janaina - Verso

Meu caderno - Frente

Meu Caderno - Verso

Só foi possível fazer esses cadernos lindos, graças aos adesivos e papéis que ganhei da Fatima Ananias (Taboão da Serra-SP), da Leticia Cavalheiro (São Paulo-SP) e da Celia Machado (Quebec - Montreal - Canadá). Meninas, muito obrigada por sem saber, ter feito essa atividade um sucesso!
Para a atividade ser ainda mais legal, eu fiz surpresa quanto as perguntas. Não deixei que lessem minha folha.
Calculei quanto dá 52 semanas e fica em torno de 1 ano. Como é muito tempo. Algumas perguntas que são fáceis de responder, vou dar duas por semana. 
Que inclusive, foi o que aconteceu nesse sábado. Eu já lancei para elas as duas primeiras perguntas.
Combinados que em todas as mutuais as moças levarem o caderno para receberem a nova pergunta.
Quando acontecer de não ter mutual, mandarei pelas redes sociais a pergunta da semana.
As moças saíram bem animadas da atividade.
Espero que essa atividade seja um sucesso ainda maior em suas alas!

2 comentários:

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.