As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Desobrigação e Chamado Novo



Galerinha,
Nesse domingo fui desobrigada do chamado de Primeira Conselheira da Primária da Ala, juntamente com a segunda conselheira. E ambas fomos chamadas como Consultoras da História da Família.
Então a cituação é a seguinte.... Não vai mais ter tantos arquivos da Primária como antes, pois não vou fazer uso desse arquivos, mas quando vocês quiserem alguma coisa, podem me mandar por e-mail, mas por favor... me mandem pelo menos uma semana antes para que eu possa me organizar. Alguns dias estou mais livre, daí consigo fazer os arquivos no mesmo dia, mas tem outros que está muito corrido e acabo até atrasando alguns.
O que tenho a dizer? Bom, acredito que o principal motivo de eu ter recebido esse chamado, foi aprender o meu dever como mãe dentro e fora da Igreja. Eu sei por mim mesma que as vezes achamos que as crianças não são capazes de entender as coisas, principalmente quando se trata do evangelho, mas eles não são.
Minha filha fez 3 anos agora no dia 30 de novembro, mas ela já conhece a maioria dos personagens do Livro de Mórmon, sabe quando deve fazer oração, sabe que deve ler as escrituras, e sabe que todo os domingos tem que levar o caderninho da Primária e seu hinário e que ela tinha que ir para o Berçário. E a uns dois meses, aprendeu que no próximo domingo ela irá para a classe dos Raios de Sol.
Vocês acham que sou eu quem arrumo as coisas dela? Engano... No sábado quando ela vê que estou arrumando as coisas para o domingo, já vai atrás da sua bolsinha da Primária para colocar próximo as minhas coisas. É ela quem leva as próprias coisas e é responsável por elas.
Nunca levei brinquedo pra ela na Igreja e sabe que não deve fazer isso. Um dia eu até estava com um quebra-cabeça de Jesus Cristo que a Sister André havia acabado de me dar. Ela olhou e pediu pra mim guardar porque não podia levar brinquedo pra capela. Eu fiquei surpresa porque achei que ela não iria perceber, engano o meu. Quando termina as reuniões que ela vai atrás da prima dela, porque sabe que ela tem brinquedos e que terminaram as reuniões.
Em casa, ela sabe que domingo é um dia diferente, que é o Dia do Senhor, então de manhã ela já pedi que eu coloque os desenhos das escrituras.
Eu aprendi nesse chamado que quando minha filha tiver na classe do C.T.R. ela já deve entender quais os convênios que ela fará em seu batismo e a importância desse convênios em sua vida. Que ela será responsável por boa parte de suas escolhas, que como sua mãe, vou orientá-la, mas que deve ter suas escrituras e ser responsável por ela. Que deve se lembrar de suas designações e não ficar esperando que a líder da Primária faça tudo por ela. Que devo ensiná-la a preparar seu próprio discurso, mesmo que ela não saiba ler, que me fale e eu escreva. Que ela conheça muito mais os hinos da Primária do que ela já conhece hoje.
Pois quando for uma Valorosa, lembre-se diariamente de seus convênios, valorize seu tempo na Primária, respeite suas Líderes e seja prestativa.
Quando me lembro de cada uma das crianças.... Eu amava o conhecimento que o Néfi e a Tamires tinham das escrituras (são as únicas crianças da Primária que quando eu perguntava durante o Tempo de Compartilhar o que foi a Expiação não me respondiam que foi quando Cristo curou os leprosos, que era um nome diferente do Sacramento e outras reliquias). Eu amava o quanto o Helamã era prestativo e compreensivo, se ele via que as gravuras do Tempo de Compartilhar ainda estava na lousa, ele não espera eu pedir ajuda, ele mesmo já ia tirando. O Gean era o mais levado, mas eu amava como ele gostava de ajudar e fazer a oração.
O que eu aprendi com as crianças? Que devo reconhecer quando erro e aceitar a ser repreendida (o que tenho trabalhado comigo mesma já um bom tempo). O que aprendi com os pais? Que quando uma líder falar algo de minha filha, devo ouvir, investigar e depois se for preciso, chama-la de canto para exclarecer, mas jamais ofende-la ou supor que ela está fazendo acepção de crianças, principalmente ter esse tipo de atitude na frente de outras pessoas.
Vou sentir saudade das crianças, mas não vou sentir saudade de 99% dos pais, que são extremamente criticos, perdem mais tempo criticando a liderança do que ajudando a liderança e fortalecendo seus filhos no evangelho.
O outro 1% de pais, são aqueles que ensinam seus filhos sobre o evangelho, lhes ensinam a serem ativos na igreja por meio de seus exemplos (estando em todas as atividades da ala e estaca), ensinam seus filhos a respeitarem seus líderes (independente da organização), ensinam os princípios do evangelho, tem a diciplina de comprometimento.
Bom, o novo chamado vai ser um grande desafio. Mas sei que sou capaz de aprender e ensinar e quem sabe agora o povo me deixa em paz.
Ah, vou continuar fazendo as aulas da ORM, Escola Dominical e seminário!!!!

5 comentários:

  1. que pena que nao tem um botao de curtir,rsrsrs
    Mas achei lindo e divino a forma que vc orienta a sua filha e quero poder fazer isso com a minha um dia,acredito que ela tera o evangelho alicerçado em sua vida e tera um testemunho o que acredito que ja tem, trabalho na primaria e digo q o trabalho e duro, algumas crianças não tem o que vc citou as vezes educaçao, conhecimento do evangelho, e o mais importante um testemunho sei q e um grande desafio de pelo menos fazê-las sentir que tudo e verdadeiro, mais o trabalho maior que deve ser feito e entre as 4 paredes do lar, e vejo que temos poucos pais engajados nessa obra, e precisamos de mães como vc que faz a diferença dentro das 4 paredes do seu lar.
    Parabens
    Rita Estaca Cotia

    ResponderExcluir
  2. que pena que nao tem um botao de curtir,rsrsrs
    Mas achei lindo e divino a forma que vc orienta a sua filha e quero poder fazer isso com a minha um dia,acredito que ela tera o evangelho alicerçado em sua vida e tera um testemunho o que acredito que ja tem, trabalho na primaria e digo q o trabalho e duro, algumas crianças não tem o que vc citou as vezes educaçao, conhecimento do evangelho, e o mais importante um testemunho sei q e um grande desafio de pelo menos fazê-las sentir que tudo e verdadeiro, mais o trabalho maior que deve ser feito e entre as 4 paredes do lar, e vejo que temos poucos pais engajados nessa obra, e precisamos de mães como vc que faz a diferença dentro das 4 paredes do seu lar.
    Parabens
    Rita Estaca Cotia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita,
      Esse trabalho em casa é difícil e tem que ter paciência, mas é muito recopensador. Cada vez que vejo que minha filha aprende algo, eu fico muito feliz.
      Eu fico triste quando vejo que os pais não ajudam suas esposas nessa educação. Eles acham que só as mães devem educar, mas os pais devem ler as escrituras na frente dos filhos e sempre que possível conversar com eles para saber o que estão aprendendo.
      E sei que esse é um "tema" polêmico dentro da Igreja. Mas é importante que os pais exerção seu papel com o máximo de diligência possível.

      Excluir
  3. Que lindo Mi! Parabéns pelo teu exemplo! Vale muito a pena investir nos filhos, em relação ao evangelho... hj tenho meus 3 casados e com suas famílias e seguindo firmes dentro dele, e isto é a melhor paga que os pais podem ter! Fica firme Mi! Te admiro muito e adorei te conhecer! Conte comigo sempre! Não esqueci teus postais, onde fui comprar não tinha mas fica a divida e vou mandar! Bjsss querida e sucesso no proximo chamado!

    ResponderExcluir
  4. Oi Solange,
    Eu nem lembrava dos postais. Não precisa se preocupar!!!
    Sei por mim mesma que quando temos como prioridade educarmos nossos filhos, eles sentem nosso amor e o amor do Pai Celestial. Existem coisas que só nós podemos fazer por eles.
    Tenho aprendido muitas coisas com a Rafaela, principalmente que as coisas que as vezes tenho que sacrificar para poder ficar com ela, são insignificantes diante aos momentos especial que são únicos no desenvolvimento e crescimento dela.

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.