As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 26 de março de 2013

Dicas para Professores do Seminário

Galera,
Eu recebi algumas dicas da Ana do blog Margem SUD, que são super bacanas para professores do Seminário, são algumas dinâmicas, recursos... Desculpem pela demora, mas precisava desafogar algumas outras coisas antes. Então segue tudo detalhado!!!!
Bom, vamos começar dizendo o que cada aluno do seminário deve receber no inicio do curso:
  • Manual do Aluno
  • Cronograma
  • Régua com as Escrituras de Memorização
  • Cartões de memorização (conhecidos como bolachinha)
  • Lápis de pintar escrituras (aquele vermelho)
  • Caderno
Atualmente esse materiais podem ser baixados do site do seminário. Porém, são materiais de fácil acesso e podem ser pedidos pelo bispado.
Quanto aos professores, devem estar "armados" com todos os materiais que os alunos tem, e os materiais destinados apenas aos professores, que são:
  • Manual do Professor
  • DVD de vídeos do ano letivo
  • Guia de Vídeo do DVD
  • manual "Ensino, Não Há Maior Chamado"
  • manual "Ensinar e Aprender o Evangelho" (esse manual é novo)
  • Livro de gravuras (para baixar do Novo Testamento clique aqui)
  • Vídeos atuais para serem usados no seminário (para visualizar clique aqui)
Recebi diversos e-mails e mensagens de irmãs dizendo que em Curitiba não se usa mais o manual do professor. Que a informações que foram passadas para elas é de que devem estudar as escrituras e o manual "Ensinar e Aprender o Evangelho". Como aqui em São Paulo o manual do professor está ativo. Procurei informações de fontes confiáveis.
Em um treinamento que teve para algumas estacas de São Paulo (inclusive a minha esteve presente), pude tirar a dúvida. Acontece o seguinte, esse manual "Ensinar e Aprender o Evangelho", foi feito para subistituir aquele "Ensinar o Evangelho". O manual do professor continua em uso, sim!
O que a igreja já informou para os "responsáveis" do SEI é que em 2014 não terá mais manual do aluno para o seminário. Só terá o do professor. Então, quem gosta de fazer coleções de manuais (que é o meu caso), corram pra comprar o de vocês.
A igreja não está mais fazendo os manuais impressos, então os que estão a venda, são os últimos. Como algumas regiões ficam longe dos centro de distribuição, ficaram sem os manuais dos alunos esse ano. 
Mas repetindo, o do professor, deve ser usado. O que pode ter acontecido, foi alguma confusão de informações na região ou uma "regra" regional. Pois só ouvi essa "história" de professoras de Curitiba, no restante do Brasil todos estão usando os manuais normalmente.


Como tudo na igreja está se tornando digital, o seminário também está de cara nova!!!! Esse site foi feito especialmente para que os jovens possam ter mais contato com vídeos atuais de outros jovens falando sobre o seminário. Tem as músicas relacionadas ao livro de estudo e citações. Tem até os cartões de domínio das escrituras em aúdio. 
Vale a pena os professores divulgarem para os jovens e verem os recursos que o site oferece, que são os mais variados. Lá tem disponível todos os recursos para uma boa aula. Não vou postar tudo aqui, porque vocês devem entrar no site, para acessar é só clicar aqui, ele já vai abrir em português.


Se vocês estão procurando dinâmicas para fazer com os jovens, esse é o lugar. É um blog novinho feito pela Narayana. Onde ela compartilhar diversas atividades que podem ser feitas em sala de aula ou em alguma atividade relacionada ao seminário. O blog se chama Domínio das Escrituras Seminário e é mais do que recomendado!!!
Alguns dias atrás eu postei os cards que fiz do Novo Testamento, que também podem ser usados para alguma dinânica, para visualizar o post é só clicar aqui.
Espero que essas dicas e recursos te ajudem!!!!

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Narayana,
      O seu blog é um máximo e acredito que ajudará muitos professores e professoras!!
      Não tinha como não divulgar!!! Obrigada por esse seu trabalho maravilhoso!!!

      Excluir
  2. Muito interessante saber disso. Sou professora do seminário no sul do RS e aqui as notícias demooooram pra chegar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melanie,
      Mesmo aqui, com as informações tão rápidas, leva tempo para esclarecer o que são informações reais.
      Mas fico feliz que tenha lhe ajudado de alguma forma!!!

      Excluir
    2. olá hj fui confirmada como professora de seminario moças e rapazes estou muit anciosa pra começar e suas dicas pra min e de grande ajuda.obgada.

      Excluir
    3. Nossa Maria,
      Que excelente novidade!!! Quando quiser compartilhar seus arquivos e ideias, pode me enviar que compartilho aqui no blog para ajudar outras irmãs!!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Sou professora do seminário do ramo Jacuí gostaria de receber algumas dicas pra melhorar o aprendizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te indicar alguns grupos de professores do seminário no Whatsapp e se desejar também podemos conversar, me adiciona no whats e me lembra sobre o que se trata (11) 94159-4656

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.