As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Como Fazer um Acampamento das Moças Bem Sucedido?


Bom... A minha ideia é ajudar aquelas que estão se preparando para um acampamento só das moças e ainda estão um pouco na dúvida do que fazer e como fazer. Espero que consiga ajuda-las a colocar as ideias em ordem... Vou numerar para ficar mais fácil para vocês:

  1. Decidir se será um acampamento com alojamentos ou barracas e se a alimentação será feita pelo sítio ou por membros;
  2. Decidir data e quantos dias serão;
  3. Visitar sitíos para o acampamento;
  4. Após a locação, se a alimentação for por parte da estaca, convidar as pessoas que ficarão responsáveis por isso, pelo preparo do cardápio, orçamento, compra dos alimentos e preparo;
  5. Calcular qual o valor que cada moça pagará para o acampamento e o prazo máximo de pagamento;
  6. Definir a data de saída e chegada, assim como os horários, local de saída e quem irá custiar os ônibus;
  7. Com base no espaço para o acampamento, decidir as regras, tipo:
  • As moças que não participarem das atividades ficarão com uma líder da ala dentro do alojamento
  • Moças e líderes não podem andar no meio da floresta, a menos que seja uma atividade
  • A partir de determinado horário não pode sair de dentro do alojamento
  • Moças que desrespeitarem líderes voltaram para casa
  • Quantidades de líderes por ala (tipo 1 líder a cada 4 moças ou se poderão ir todas as líderes)
  • Se será permitido líderes com crianças no acampamento
  • E assim por diante...
8. Se for um acampamento de barracas, vocês poderão usar o Manual de Acampamento das Moças e Guia para Líderes das Moças e Sacerdócio. Ele tem diversas atividades de escotismo e primeiros socorros. Dá pra fazer todo o acampamento com ele. Inclusive dando para as moças no final o certificado que é comprado pelo bispado. A única coisa a fazer é definir atividades com sabe nos horários de chegada ao sítio, horários de alimentação, horários de acordar e saída do sítio. E quem ficará responsável por cada uma das atividades. No final, se reunam com as líderes das alas para passar as regras, calendário de atividades e valor do acampamento.

  Se o acampamento for de alojamento, defina em quais alojamentos cada ala ficará ou se será feito um sorteio, fazendo assim as moças ficarem de forma sortida nos alojamentos. Também podem ter regras de alojamento, tipo:
  • Ao acordar, cada moça arruma sua própria cama
  • Tempo de banho
  • Revezamento para a limpeza do banheiro
  • Se quiserem podem até definir em que cama cada moça ficará
As informações seguintes, são apenas para acampamento com alojamentos e que não serão usados o Manual de Acampamento das Moças.
  1. Escolher o tema do acampamento, objetivo e propósito;
  2. Definir atividades com sabe nos horários de chegada ao sítio, horários de alimentação, horários de acordar e saída do sítio. Essas atividades devem acompanhar o tema do acampamento e todas elas deve ter objetivo e propósito. Algumas sugestões de atividades, independente do tema do acampamento: amiga secreta, serão (domingo), caça ao tesouro, campeonato esportivo (vôlei, futebol e queimada), corrida de saco, jogral, homenagem a uma ala escolhida por meio de sorteio, correio, cumprimento de metas do Progresso Pessoal, artesanato, caminhada da Primeira Visão...
  3. Definir quais atividades serão feitas pelas alas ou as alas que receberão designações e quais tipos de designações.
  4. Definir quem ficará responsável por cada atividade e o orçamento do material, o que as próprias moças irão levar, as lembrancinhas e onde será feita cada atividade. Essa parte dá bem mais trabalho porque vocês terão que trabalhar uma por uma das atividadades, mas não se desesperem porque é praticamente a última etapa do acampamento.
  5. O próximo passo é se reunir com as líderes das alas para rever as regras do acampamento, apresentar as atividades e receber sugestões de atividades. Se quiserem, também podem passar o valor estimado do acampamento, assim as moças já podem começar a correr atrás dos projetos de serviço;
  6. Depois dessa reunião, finalizem o cronograma do acampamento, baseado em tudo o que foi tratado na reunião com as alas.
  7. Com base no valor do sítio, transporte (se for pago pela estaca), alimentação (se também for feita pela estaca) e demais gastos, calculem o valor a ser pago por cada moça.
  8. O penúltimo passo é se reunir novamente com as líderes das alas para a passar as informações do valor do acampamento, designações e se quiserem até a entrega do cronograma.
  9. Finalmente o último passo... preparar tudo o que for possível antes do acampamento, tipo a compra dos materiais, preparo das lembrancinhas, atas das atividades, entrega das designações.
Obs.: Tenham sempre um plano B para caso chova ou faça muito frio.

Espero ter conseguido ajudar todas que estavam se sentindo perdidas quanto a isso e que me mandem muitas fotos dos acampamentos!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.