As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Atividade - Árvore da Vida ou Barra de Ferro



Galera,
A irmã Patricia Torres me perguntou sobre uma atividade chamada "Árvore da Vida" que para muitos é conhecida como "Barra de Ferro". Eu nunca fiz essa atividade e nem participei dela, mas encontrei em dois blogs, cada um dá uma forma diferente de fazer a atividade, então vou compartilhar as duas que foram feitas durante uma mutual. 
Ouvi dizer das moças de minha estaca que certa vez essa atividade foi feita em uma conferência de jovens, durante a noite e no meio do mato.
Os jovens não sabiam qual era o nome da atividade e nem o objetivo. Só foram avisados que deveriam ir para o baile com suas lanternas.
É evidente que muitos nem se lembraram ou não deram atenção, pois pensaram, pra que uma lanterna no baile?
Até que no meio do baile todos eles foram chamados para participar de uma atividade e deveriam usar suas lanternas para ver o caminho. Os que chegaram até a "Árvore da Vida" participaram do restante do baile e os que não chegaram, ficaram em uma quadra. Tiveram que ficar acho que 1 hora lá e em pé, não podiam se sentar.
Lembro-me que a moça que me contou disse que nós costumamos falar que o inferno é quente. Mas é mentira, que o inferno era frio e doia as pernas. Todas as vezes que lembro dela contanto isso, começo a rir sozinha... Ela disse que durante o caminho tinha coisas bem atrativas e que em alguns pontos tinham algumas pessoas que ficavam puchando eles pelos braços. Daí quem se soltasse da corda, raramente conseguia achá-la novamente por conta do escuro.
Daí parece que quem chegava até a Árvore da Vida, teve uma mensagem explicando o objetivo da atividade e falando sobre permanever firme e agarrar a barra de ferro e depois voltou para o baile onde tinha uma mesa com doces e coisas que eles gostavam.
Os que não chegaram, também ouviram a explicação sobre a atividade, mas ouviram uma mensagem um pouco diferente dos outros.
Se possível vocês podem montar salas com computadores para usarem a internet, sala com roupas, sala com comidas (bastante doces) e assim por diante.
Bom, mas vamos para os dois modelos de atividade:

Atividade "Árvore da Vida" 1

Para essa atividade você vai precisar de:
  •  Uma corda beeeeeeeeeeem comprida
  • Cadeiras que você pode pegar na capela mesmo
  • A rede de volei ou outra rede que estiver disponível
  • Cestas de lixo
  • Papéis (jornais velhos, por exemplo)
  • Uma árvore (pode ser desenhada tá!? kkkkkk)
  • Bombons "Ouro branco"
  • O bispado em peso!
  • Vendas
Como preparar a atividade

  • Faça um percurso na quadra ou salão cultural, mas que seja "difícil", deve ter curvas e obstáculos (aí que entram as cadeiras, papéis, redes, cestos de lixo, e o que mais você imaginar). A idéia é que a corda siga, mas que os obstáculos atrapalhem a passagem, porém que permitam que o jovem o ultrapasse com uma certa dificuldade. Em cada obstáculo deve ser colocada uma placa com algumas dificuldades que os jovens enfrentam no dia a dia, como "Pornografia", "fofocas e mentiras", "Drogas", e coisas do tipo.
  • A árvore deve estar posicionada no final da corda, com os bombons colando. Eles vão representar os frutos da Árvore da Vida.
Como vai funcionar a atividade
  • Os jovens devem estar em uma outra sala que não deixe que eles vejam o esquema da atividade. Irão chamar um jovem de cada vez. Esse jovem será vendado antes de entrar no caminho, e o líder que vendar seus olhos deve dizer somente "Segure na corda". Então o bispo ou outro mebro do bispado irá chamar o jovem, e esse irá segui-lo devendo ouvir somente a voz do bispo ou conselheiro. Os outros líderes tem que chamar e atrapalhar o outro jovem, para que ele solte da corda.
  • O jovem tem que entender que não deve soltar a corda (SOZINHO, não vale ajudar! Só quem estiver o guiando corretamente pode ajudá-lo). Quando ele chegar na árvore, tira a venda, ganha um bombom, e pode ver por tudo o que passou! Ele é então levado para uma sala com um pouco de lanche, ou um filme bem legal.
  • O jovem que soltou a corda deve ser imediatamente levado para uma sala isolado, sem tirar a venda, só podendo tirar quando entrar lá. Ele deve ter um "castigo", como por exemplo ficar contando quantos feijões tem num saco. Deve ficar um líder segurando a porta, sem deixar ninguém sair e nem dizer que eles estão de castigo, ele deve atrapalhar esses jovens também. Do lado de fora da porta tem que ter uma placa escrito "castigo".
Conclusão
  • Depois que todos os jovens tiverem ido para suas respectivas salas eles serão reunidos no local da atividade, para que vejam o que foi que enfrentaram. Depois os líderes e jovens podem se reunir e discutir o que a barra de ferro representa na vida deles. No caso, com a 13ª regra de fé, iremos identificar quais são os meios de superar os "obstáculos" que temos no nosso dia-a-dia.
Blog: Garota SUD


Atividade "Árvore da Vida" 2


Materiais necessários para a atividade em uma Mutual:
No dia da atividade, os líderes ou os pais deverão ter os seguintes itens, preparados:
  • 200-400 metros de corda
  • Vendas para os Olhos (um para cada jovem)
  • Maçãs (um para cada jovem)
  • Um conjunto de escrituras
  • Música e letra de um hino sobre a barra de ferro
Os adultos devem também preparar tiras de papel com as seguintes escrituras:
1.      1 Néfi 11: 21-22 – “Sabes o significado da árvore que teu pai viu E eu respondi-lhe, dizendo: Sim, é o amor de Deus, que se derrama no coração dos filhos dos homens; por isso que é a mais desejável de todas as coisas. “
2.      1 Néfi 11: 25 – “. E aconteceu que vi que a barra de ferro, que meu pai tinha visto, era a palavra de Deus, o que levou … a árvore da vida”
3.      1 Néfi 12: 16 – “Eis a fonte de água suja que pai viu … as profundezas do mesmo são as profundezas do inferno.”
4.      1 Néfi 12:17 – “E as névoas de escuridão são as tentações do diabo, que cega os olhos e endurece os corações dos filhos dos homens, e os conduz em estradas largas, que perecem e se perdem.
5.      1 Néfi 12: 18 – “E o grande e espaçoso edifício, que teu pai viu, é vã imaginação eo orgulho dos filhos dos homens”.
Preparação para a Mutual:
A atividade será uma re-criação da visão de Leí da árvore da vida para os jovens. Encontre uma área com muitas árvores e arbustos, mas nenhuma pista pavimentada, se possível. O melhor local é um parque público com uma área arborizada, mas um grande quintal ou o jardim da capela podem quebrar o galho.
Escolha uma árvore para representar a árvore da vida e amarrar a corda até ela ele, cerca de 1 metro e meio do chão. Em seguida, tecer a corda através da área em zig-zag, amarrando-o ao redor de árvores em quatro ou cinco pontos diferentes.
A corda não deve seguir em linha reta e não deve ser fácil de seguir, tentar criar um caminho que conduza os jovens através de arbustos, galhos baixos, e outros obstáculos é o ideal.
Participação dos Jovens na Atividade:
Mantenha o objetivo da atividade em segredo, e os jovens devem usar sapatos fechados.
Na visão de Leí, as pessoas tinham que seguir a barra de ferro, porque eles estavam cegos pela névoa da tentação. Peça a cada jovem que ponha uma venda nos olhos antes de sair para percorrer o percurso enquanto segura a “barra de ferro”. Os pais ou os líderes irão desempenhar o papel de influências boas e ruins de cada lado.
Papel dos líderes e pais na Atividade:
Antes do tempo, certifique-se de atribuir pelo menos um adulto para ser uma boa influência e um ou mais para ser más influências. As boas influências devem incentivar os jovens, falando coisas como:
  • “Basta manter a seguir a corda e ele o levará exatamente ao lugar certo.”
  • “Você está quase lá! Continue!”
  • “Estou tão orgulhoso de você, você está fazendo um ótimo trabalho.”
  • “Não deixe de ir a corda! Siga-o até o fim!”
  • “Eu sei que você pode fazê-lo. Continue aguentando”.
Simultaneamente, os adultos que fazem o papel de más influências vão chamar a juventude e desencorajar com observações do tipo:
  • “Pra que pagar tanto mico?”
  • “Você parece ridículo. Porque você não deixar ir já?”
  • “Essa corda é apenas ficar em seu caminho. Deixe isso e você encontrará o fim mais rápido do seu próprio jeito.”
  • “Solte a corda! Vem cá!”
  • “É muito difícil Apenas desista. – Você nunca vai chegar lá.”
  • “Não vai ter nada na ponta da corda, então pare de desperdiçar seu tempo.”
A juventude pode fica confusa no início sobre a qual voz ouvir, mas vai aprender rapidamente quem está levando-os até o fim do curso e que está tentando despistá-los do caminho.
Sugestão de Lição para a mutual:
Uma vez que todos os jovens tenham terminado o curso e receberam maçãs (que representa o fruto da árvore da vida) para comer, ler trechos da visão de Leí a partir de 1 Néfi 8, parando em pontos apropriados para os jovens, ler também as interpretações dos aspectos da visão.
Os pais ou líderes podem compartilhar histórias de um tempo eles superaram a pressão negativa ou prestar seus testemunhos sobre a apegar-se à barra de ferro. Cante o hino e  convide um jovem para a oração de encerramento.
Jovens podem se sentir um pouco confusos num primeiro momento, mas caminhar para o vazio, com apenas uma corda para guiá-los ao seu objetivo fará uma impressão duradoura sobre eles nos próximos anos, as lições que aprenderemos nesta Mutual podem fazer um grande impacto na vida deles.




4 comentários:

  1. Eu fiz essa atividade num acampamento das moças em minha Estaca no ano de 1996(O Farol do Senhor),nessa época existia um comitê regional que preparava o programa e tinhamos tudo prontinho passo a passo era só seguir.Essa atividade é muito especial e proporciona momentos de reflexão para os participantes. Tive uma experiência especial maravilhosa, pode parecer algum comum por se tratar de uma história muito conhecida do Livro de Mormon,mas posso garantir que convidará o Espirito e tocará o coração das moças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosinha,
      Obrigada por compartilhar o seu testemunho.
      Hoje a moça que me contou sobre essa atividade não está muito ativa na igreja, mas acredito que ela se lembra muito bem.

      Excluir
  2. Olá irmã,eu gostaria alem de elogiar as ideias que são excelentes,perguntar como posso deixar o meu blog com essas coisas fofas piscando de fundo.
    E agradecer o trabalho que fazem aqui.Vou pegar algumas ideias e postar no meu face pras lideres de minha ala,sou secretaria das moças,espero que não tenha nenhum problema

    meu e-mail é paulinhasudd@gmail.com. Qualquer coisa e só me mandar um e-mail Beijos e Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha,
      Obrigada pelos elogios. Espero te ver mais vezes por aqui.
      Te respondi por e-mail algumas informações.

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.