As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Feira de História da Família 2015: Dia de Descoberta Familiar - Estaca Parque Pinheiros

Galerinha,
No dia 16/05 (sábado) aconteceu a Feira de História da Família de minha estaca. A programação foi organizada um pouco diferente da feira do ano passado (post aqui). A programação funcionária em dois turnos: 10:00hs às 12:00hs e dàs 14:00hs às 16:00hs.
Todas as oficinas foram montadas como em 2014 (livreto Minha Família, indexação, Árvore Familiar - Family Search e espaço infantil). A novidade foi a sala onde os membros puderam fazer um cartão com seu login do site do Family Search. Quanto as palestras, seria apenas uma palestra sobre a importância da História da Família.
Porém do dia algumas coisas saíram totalmente diferente do que fomos informados... Mas vamos lá... 
Tivemos uma reunião antes da atividade, onde quem estava presente escolheu ficar na mesma equipe do ano passado ou mudar. Tínhamos metade das pessoas que tivemos no ano passado, não sei se foi pelo fato da reunião ter sido avisada em cima da hora... As tarefas foram divididas entre os que estavam presentes.
Eu fiquei com a parte da recepção com a Carla Silva novamente.
Mais uma vez a divulgação foi falha... A mesma pessoa que havia ficado responsável pela impressão do ano passado, foi designada novamente pela líder do CHF, mesmo após outras pessoas terem se oferecido para fazer o serviço.
No sábado à noite tentei entrar em contato com vários líderes para saber se os convites haviam sido impressos. Como os poucos que me responderam, disseram não saber. Acabei colocando mãos á obra. Como já era muito tarde, não dava tempo de criar um arquivo, então usei um cartão do próprio site da Igreja (post aqui), só dei uma adaptada:


Eu montei o cartaz, divulguei no meu perfil e criei um evento no Facebook.
Como no domingo eu estaria em dois prédios de nossa estaca (o que equivale a 4 alas), aproveitei para levar para cada ala um cartaz e os convites impressos em folha de sulfite mesmo.
O arquivo é esse:



Na semana da atividade, fui ajudar a irmã a limpar a sala do CHF que parecia um estoque de tanta bagunça que estava na sala.rsrsrsrs E na sexta-feira, a irmã foi com o marido limpar a capela e colar as placas de sinalização e das salas (mesmo arquivo do ano passado).
No dia da atividade, foi pedido que chegássemos cedo para organizar nossas salas e para um desjejum, já que os responsáveis pela feira estariam na estaca às 8:00hs . Porém, eles chegaram às 8:30hs e o desjejum acabou atrasando.
Eu e outra consultora estávamos com os filhos porque não tínhamos com quem deixar, então já viram como as crianças ficaram com o atraso... E o desjejum na verdade era um complemento, pois era bolacha de água e sal com manteiga e leite com achocolatado.
A recepção ficou dessa forma;







O arquivo das bandeirinhas "Dia de Descoberta Familiar" é esse:

























A bandeirinha de "Bem Vindos" que foi grudada na mesa é essa:





Uma dica super útil, é vocês já levarem no dia da feira as bandeirinhas cortadas e colocadas em ordem. Assim na hora de montar, é só colar no barbante rapidinho:




Os kits entregues foram os que sobraram do ano passado. Também usamos os cartões para os visitantes preencherem para serem entregues aos missionários (não tivemos nenhum visitante).
A faixa com a programação é do ano passado e não seria usada esse ano, porém quando chegou na hora da atividade, a programação aconteceu com todas as palestras...
Quem chegava, recebia o kit, tinha o adesivo da feira colado na camiseta e encaminhado para a palestra. Porém antes do salão cultural, eles obrigatoriamente tinham que passar por uma exposição. Foi foi outra confusão à parte, pois a líder pediu o material de duas amigas para exposição, só que elas não apareceram, então tivemos que nos virar com um monte de coisas que eu havia levado minhas:

 Colocamos em exposição a máquina de microfilme e outra de slides

 A Joelma Mochizuki contribuiu imensamente me deixando depenar a pasta dela.rssrsrrs


 Impressões das pesquisas da Joelma Mochizuki




 Essa faixa dos brasões foi usada no ano passado

 Na lousa colamos a árvore familiar de um irmão de minha ala e na árvore de bexigas (feita pela Fatima Ananias) foram coladas as fotos da Alice

 Aqui tinha algumas recordações voltadas ao evangelho e afins. Uma coisa muito especial que estava nessa mesa, mas infelizmente não dá pra ver na foto, são as medalhinhas antigas das classes das moças que foi emprestada pela Priscila Leão



Essas relíquias ganhei alguns meses atrás do irmão Cosme Damião, ele usou muito na missão. Eu guardei com o maior carinho e usei no dia da feira

Pra quem quiser saber um pouco mais sobre as coisas que estavam expostas nas mesas, foram colocadas todos os tipos de recordações e documentos que contem informações valiosas para as ordenanças: certidões de nascimento, casamento e óbito; carteirinhas escolares, documentos de identidade; cartões de planos médicos e saúde; recomendações do templo; cartas; fotos; cartões de ordenanças do templo; crachá profissional.
Ah, acabei esquecendo de tirar foto das bandeirinhas que ficaram logo na entrada com a pergunta "O Que Você Sabe Sobre Sua Família?". Porém, levei tudo cortadinho e na hora quem colou foi a Joelma Mochizuki que foi meu braço direito, esquerdo e tudo mais.rsrsrsrs


Segue o arquivo que fiz:




























Infelizmente não tenho o arquivo em PDF porque ele está salvando desconfigurado

O combinado era a estaca fechar dàs 12:00hs às 14:00hs para almoçarmos. No dia da reunião perguntei se a turma seria dividida em dois turnos porque achei muito tempo para o almoço. A irmã me respondeu que não seriamos divididos e que durante o horário do almoço iriamos assistir algum filme da igreja no datashow do salão (onde aconteciam as palestras). Porém, a estaca acabou não fechando e tivemos que ir nos revezando para almoçar.
Caso queiram saber sobre o almoço, foi excelente! Tivemos arroz, feijão, batata frita, purê de batata com molho de carne moída, salada de alface e tomate. E para beber refrigerante e suco de caixa.
A partir desse momento a atividade ficou um tanto confusa para mim, pois além dos que trabalharam na feira, os que estavam na feira também almoçaram e começou um tal de liga para o marido, a esposa, o gato, o cachorro e daqui a pouco eu vi brotando gente para almoçar e gente que não tinha nada a ver com a feira, andando com camisetas da feira.
Sim, nós usamos a mesma camiseta do ano passado, porém como alguns consultores eram novos, o conselheiro da estaca acabou fazendo mais algumas. Mas a irmã distribuiu pra várias pessoas que não estavam ajudando.
Eu sou bem chata e fiquei muito brava (mas mantive a linha) quando ela foi me pedir para sair da recepção e ficar na sala das crianças. Falei que não iria porque tinha algumas irmãs (na verdade muitas) que estavam com as camisetas da feira e não estavam fazendo nada. E na verdade, toda criança que a irmã via, colocava na sala. Moral.. a sala ficou muito pequena, as crianças eram todas filhos de pessoas que estavam "enrolando" na feira. Tirando um casal que realmente estava fazendo sua árvore.
Na sala das crianças, ficaram os desenhos de colorir e as caixas de giz de cera que sobraram do ano passado. A novidade foram esses livrinhos de colorir que é um novo material da igreja, porém ainda não está disponível para venda, apenas para baixar em PDF (link para baixar), eu imprimi em cada e encadernei:


A sala de indexação infelizmente não funcionou porque o programa estava em manutenção durante o período da atividade.
Mas a sala que fez um super sucesso foi a que os membros puderam receber esse cartão:



A impressão não ficou muito boa, porque minha impressora decidiu fazer greve durante a atividade.rsrsrsrsrs
O arquivo foi feito pelo Alexandre Leão, na parte de trás na hora eles colocavam o nome completo, número de membro, nome de usuário e senha. Imprimiam e plastificavam. Foi uma forma de incentivar os membros a não perderem seu login e sempre terem ele à mão. O arquivo pode ser baixado aqui
No final da feira, cada pessoa que ajudou, ganhou esse doce maravilhoso que foi feita pela líder do CHF:


O cartão ela pediu pra mim fazer pequeno e com um agradecimento simples, então usei a mesma base do ano passado:



O arquivo é esse:



Infelizmente a participação do membros foi muito baixa, porém bem melhor que no ano passado! O que sentimos falta também, foi do apoio de líderes das organizações das estacas. Mas tudo bem, demos o nosso máximo e foi muito bom!

8 comentários:

  1. Mi amei esse cartão.
    você tem o arquivo dele?
    beijos Ju Pimenta

    ResponderExcluir
  2. Amei tudo o que você postou no blog perfeito.bjus

    ResponderExcluir
  3. Adorei as idéias, vou preparar uma feira de genealogia para outubro na Ala que eu frequentava. Mas como a maioria dos membros não tem instrução para me auxiliar vou fazer apenas a parte de "árvore genealógica". Ainda bem que temos os livretos para ajudar!!!
    Usarei alguns cartazes que você fez, quando ficar pronto te mando fotos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucianna,
      Vou ficar muito feliz em receber as fotos de sua atividade e os arquivos que preparar!

      Excluir
  4. Acontece todo ano conosco, é muito triste que as pessoas não dão o devido valor História da Família... Ainda não estão convertidos... Não interiorizaram a escritura que diz: D&C 128: 15 E agora, meus amados irmãos e irmãs, eu vos asseguro que estes princípios referentes aos mortos e aos vivos não podem ser negligenciados no que tange a nossa salvação. Porque a sua salvação é necessária e essencial a nossa salvação, como diz Paulo com respeito aos pais — que eles, sem nós, não podem ser aperfeiçoados — nem podemos nós, sem nossos mortos, ser aperfeiçoados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem complicado né? Esse ano na minha estaca ele optaram por fazer algo mais simples, então teve um serão e lá foi entregue as mesmas sacolinhas. É uma luta árdua, mas que temos que fazer e ajudar as pessoas a amarem.

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.