As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Aula 29 - A Lei de Saúde do Senhor (Princípios do Evangelho)

Galerinha,
Desculpe por não ter postado a aula antes, fiquei sem net por uma semana. 
Com essa aula completa um ano que estou dando aula na classe do Princípios do Evangelho, até mereço um presentinho.rsrsrsrsrs Acho que é a primeira vez que fico em um chamado tanto tempo.rsrsrsrs Ah, tirando o chamado de Bibliotecária da Ala.rsrsrsrsrs
Essa é uma aula muito bacana para se dar no Princípios do Evangelho, no ano passado eu dei ela duas vezes (primeiro post e segundo post).
Para a aula desse ano não dava pra ficar gastando dinheiro, então fiz algo simples:


Vou primeiro contar sobre a dinâmica que fiz em classe.
Como se trata da classe do Princípios do Evangelho onde sempre tem alguém que ainda não ouviu sobre Palavra de Sabedoria, eu levei uma gravura do Templo de São Paulo e perguntei quem conhecia aquele prédio e sabia onde ele ficava. Foi muito interessante porque pela primeira vez eu tinha 27 pessoas em minha sala e boa parte delas haviam sido levadas por outros membros, então não tinham tido nenhum contato com os missionários ainda. Mas todos eles sabiam onde ficava o templo. Daí expliquei brevemente sobre o templo e que para entrarmos nele é preciso estarmos dignos e um dos requisitos que o Pai Celestial espera de cada um de nós é que cuidemos de nosso corpo já que ele foi um presente de nosso Amoroso Pai. Daí introduzi o tema da aula e dividi eles em grupos.
Eu procurei nas coisas que tinha guardado de aulas anteriores pra ver o que poderia usar, então achei esse recurso muito fofo do blog Margem SUD (post aqui). Usei no ano passado uma parte do arquivo e a outra eu mesma elaborei e na parte de trás coloquei a escritura de referência:



Notem que todos estão numerados, exceto as drogas e remédios. Os númerados eu distribui para grupos de 3 ou 4 pessoas. Em cada grupo tinha um missionário (tempo integral ou da ala). Pois sei que os pesquisadores costumam ter muitas dúvidas em relação a Palavra de Sabedoria e nada como ter essas dúvidas solucionadas rapidamente dentro de um grupo. Enquanto eles estudavam e conversavam, eu colei a gravura do templo no auto da lousa e logo abaixo fiz duas divisões: Bom e Ruim.
Após alguns minutos cada grupo pode falar sobre a escritura que tiraram e eu colava o desenho no lado Bom ou Ruim da lousa. Foi muito bom porque eles contaram experiências. Algumas vezes eu perguntava porque algo fazia bem ou mal para o nosso corpo. No caso das coisas ruins eu perguntava que tipos de doenças podemos adquirir ao usar aquele tipo de substância.
Quando um grupo falou sobre o cigarro, eu citei sobre as propagandas de cigarro que incentivam e usam como se tudo fosse bonito. Vocês podem citar o caso do homem que fazia propagandas da marca Malboro que morreu de cancêr. Eu usei esse recurso que são duas propagandas antigas onde contei sobre o inicio do uso do cigarro "moderno" e citei as medidas que o Ministério da Saúde tem tomado no Brasil para que as pessoas saibam que ao contrário do que as propagandas mostravam, o cigarro é um vício e pode causar dependência e doenças:




Esse cartaz de baixo eu iria usar para fazer sobre as drogas, mas acabei me esquecendo...
Após todos os grupos falarem, eu falei sobre as drogas e remédios. Expliquei que remédio é algo que devemos tomar quando indicado por um médico e deve ser usado na dosagem e tempo indicado. Que não devemos tomar remédios por conta própria e tomar cuidado para não viciarmos nesse tipo de coisa e tais.
A participação na aula foi fantástica!!!! E todos contribuiram com um pouco!!!
No final entreguei para cada aluno a lembrancinha que postei no inicio do post, que consiste em um cartão com os tópicos estudados durante a aula e um saquinhos com balas de goma em formato de batatas fritas.


As balas eu comprei uma caixa fechada em uma doceria próxima a minha casa, como já faz um tempinho, não me recordo o valor e quantidade por caixa, mas não custou mais de R$ 7,00.

 Na parte da frente eu colei um topper de pirata escrito "Cuidado com a Alimentação" em cima da marca do doce

Na parte de trás eu coloquei uma frase simples

Para montar o arquivo eu usei as artes do blog Fazendo a Nossa Festa:




Quanto aos cartões, a Jaqueline Cunha me ajudou a monta-los com papel cartão. Minha ideia era carimbar na frente com laranja, como na imagem seguinte:


Só que quando peguei minha carimbeira, ela havia secado. A Jaqueline me deu a ideia de colocar alcool, mas acabou saindo desse jeito:


Então o jeito foi usar apenas a carambola como carimbo. Não ficaram bons, mas deu para o gasto.rsrsrsrs




Na parte de dentro dos cartões, a Jaqueline colou pra mim um recurso que peguei do blog Moças Estaca Itaquera:


Eu montei um arquivo em PDF com a parte das caixinhas da bala de goma e essa tabela do cartão, para baixar é só clicar aqui e para baixar o arquivo com a dinâmica dos desenhos e as fotos das propagandas é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.