As Tontas Vão ao Céu

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Caixa da Reverência para Reunião Sacramental

Galerinha,
Hoje vou compartilhar com vocês o que fiz e estou fazendo com a Rafaela alguns meses durante a Reunião Sacramental.
Bom, primeiro tenho que contar que não tenho problemas de reverência com a Rafaela porque desde bebê eduquei ela de forma rigida em relação a como se comportar durante a Reunião Sacramental. Não dou lanche ou doces, ela sabe que deve comer antes de sair de casa e depois das reuniões quando esperamos meu marido, eu levo algo para ela comer, mas nunca durante aulas e a sacramental. Nunca deixei ela ficar passeando durante a reunião e só saiu da sacramental para ir no banheiro, se ela pedir para ir. Como vamos para a capela em família, ela se senta comigo. Frequento a mesma ala que minha sogra, cunhada e cunhado com esposa e filhos. O que pra Rafaela em uma certa idade foi um grande atrativo para se sentar com eles. Mas nunca deixei porque queria ensinar para ela que durante a Reunião Sacramental não é horário pra ela ficar conversando. Também nunca levei brinquedos, o que fiz inicialmente foi comprar um hinário, encapar e esse era o divertimento dela durante a reunião. Até que chegou o momento que ela se tornou observadora e começou a me questionar porque as outras crianças podiam tantas coisas e ela não, o que começou a gerar um incomodo nela durante as reuniões e algumas vezes queria fingir que estava com fome e chorando para ir ficar com as tias ou até ficar pulando de banco em banco como as outras crianças.
Orei muito ao Senhor para fazer algo que fizesse ela sentir que a reunião sacramental é importante e deveria ficar reverente. Até que um dia estava na Rua Direita com minha mãe e encontrei a loja de produtos japoneses mais facinante do Brasil!!! Acredito que alguns de vocês já conheçam as lojas Daiso Japan, tudo nessa loja custa R$ 6,90. Eu até então nunca tinha visto e ouvido falar dessas lojas. Em São Paulo tem duas unidades que vocês podem ver o endereço, telefone e horário de funcionamento no link que postei acima.
Quando entrei na loja, queria trazer metade dela para casa, mas meu dinheiro estava reservado na época para comprar as coisas que a Celia Machado (Quebec-CA) havia me pedido. Então só peguei duas coisas, uma caixa de plastico e um conjunto de giz de cera:

 Até então eu não tinha visto esse tipo de giz de cera retrátil. Mas depois encontrei eles na Kalunga, lá tem de personagens como Princesas Disney e Ben 10


 Quando cheguei em casa montei um kit de reverência para a Rafaela:



Dentro da caixinha coloquei o seguinte:

 Essas revisitnhas eu comprei na Deseret Brasil, mas podem ser encontradas em qualquer loja de artigos evangélicos e até por metade do preço que está na loja do Deseret Brasil

 Esse quebra-cabeça a Rafaela ganhou da Sister André, que passou em minha ala no ano passado

 As canetinhas eu ganhei da Emilia Passos (Taboão da Serra-SP)

Os cards das Regras de Fé (arquivo em PDF) eu imprimi e plastifiquei. Os cards dos Presidentes da Igreja eu comprei um cartaz tamanho A4 na lojinha do templo, recortei e plastifiquei. Se fizerem duas cópias, podem usar como jogo da memória

Caso vocês queiram fazer o mesmo para suas filhas, segue o arquivo que usei para montar a capa da pasta:










Mas agora a Rafaela cresceu... Então tive que mudar um pouquinho... A filha de uma irmã está se sentando com nós duas durante a Reunião Sacramental, então pensei em ajudá-las a prestar atenção nos discursantes. Para isso, montei caderninhos onde vou pedir para elas desenharem cada um dos discursantes e escrever o nome deles. Olhem como ficaram:


Para quem quiser os modelos de capinhas, segue o arquivo. Ah, o arquivo em PDF não tem todas as capas em formato A4 por causa do designer que usei:










Eu não montei só a capa para os caderninhos, montei eles todinhos... Olhem o passo-a-passo:

Para montar a capa eu usei aquelas divisórias de fichário de papel. Minha mãe me deu um pacote que jogaram fora no trabalho dela. E para a parte interna, vocês podem usar folha de sulfite, mas achei uma ideia muito mais barata!
Sabem aqueles papéis chatos que não servem pra nada quando vamos comprar um pastel? Pois é, numa loja de embalagens perto da minha casa, um pacote com umas 600 folhas, custa R$ 2,30. Então comprei um pacote:


Imprimi os modelos de capas que a Rafaela escolheu:


Como tenho a perfuradora de encadernação em casa, furei as folhas e as capas e coloquei o spiral:


Eles ficaram assim:


A dica que dou para quem for fazer em casa como eu fiz, é furar mais em baixo, pois as folhas são finas e podem rasgar. Eu só me dei conta disso, depois que já tinha montado tudo:


Daí peguei a caixinha de plástico e coloquei o quebra-cabeça (como último caso), os caderninhos, giz de cera e canetinhas:


Agora a dica principal para quem for fazer isso para as filhas, é fazer a caixa escondido e só entregar para elas, após o sacramento. Quando terminar a reunião, vocês pegam a caixa de volta e escondem até a próxima vez. Acaba que a caixa é sempre uma novidade para a criança. Se vocês conseguirem revezar as surpresas, é melhor ainda!!!
No caso da Rafaela eu não precisei revezar porque ela é do tipo de criança que faz a coisa até enjoar.rsrsrsrs

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Valdenice,
      Eu só compartilhei mesmo o que fiz para a minha filha, mas posso fazer um modelo para menino, porém no final de junho...

      Excluir
    2. Também quero capa pra menino...

      Excluir
    3. As de meninos estão nesse link aqui: http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/2014/05/capa-para-caixinha-da-reverencia-meninos.html

      Excluir
  2. Incrível Michele, quanta criatividade em sua só pessoa.
    Sobre a caixinha de reverência? Você fez algum modelo para menino?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika,
      Eu só compartilhei mesmo o que fiz para a minha filha, mas posso fazer um modelo para menino, porém no final de junho...

      Excluir
  3. Uaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuu!!!!!!
    G E N I A L !!!!
    Obrigada por compartilhar!!!!!!
    Beijinhos,
    Ana Maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Que bom que vc gostou!!! Eu compartilhei porque sei que muitas mamães procuram dicas de como deixar as crianças mais reverentes durante a sacramental.

      Excluir
  4. Que ideia maravilhosa!! Obrigada pelas dicas. Minha filhota hoje está com 14 anos, mas nunca me deu trabalho na Igreja, ainda assim fazia algumas atividades para ela. Com essas dicas dá até saudade de ter um baby. bjos

    Ana Paula Paim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ana Paula,
      O problema que as vezes tenho com minha filha é quando ela olha as outras crianças e fica se espelhando nelas. Nessas últimas semanas foi bem tranquilo!! Tanto é, que estou levando apenas o caderninho para ela desenhar as pessoas que discursam!

      Excluir
  5. Nossa vocês são demais.....e que cabeças para criar tudo isso.....quando eu crescer quero ser igual a vocês......muito agradecida....por tudo.....beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila, obrigada pelo carinho!
      Fiz essa caixa em 2014, mas foi muito bom pra minha filha, hoje a didática já é outra.rsrsrsrs

      Excluir
  6. Ameiiii...resposta as minhas oraçoes!!! bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara, fico feliz em saber e espero que dê certo assim como deu aqui!

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.