As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Coro Osesp em Embu das Artes


No dia 16 de novembro, o projeto  Osep Itinerante, realizado todo ano pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, chega aEmbu das Artes, para realização de um Concerto do Coro de Câmara, no Centro Cultural Parque Pirajuçara (Praça Manoel de Almeida Batista), às 19h, com entrada gratuita. O objetivo do projeto é levar música de qualidade para todo o Estado de São Paulo, com oficinas de instrumentos, aulas de história da música e concertos de câmara e coro. A apresentação em Embu das Artes será uma oportunidade para apreciar o trabalho do Coro da Osesp, que é uma referência em música vocal no Brasil.
Nas apresentações com a Osesp, em grandes obras do repertório coral-sinfônico, ou em concertos a cappella na Sala São Paulo, o grupo aborda diferentes períodos musicais, com ênfase nos séculos 20 e 21 e nas criações de compositores brasileiros, como Almeida Prado, Aylton Escobar, Gilberto Mendes, Francisco Mignone, Liduíno Pitombeira, João Guilherme Ripper e Villa-Lobos. À frente do grupo, Naomi Munakata tem regido também obras consagradas, que integram o cânone da música ocidental, como os Réquiem de Verdi e de Mozart; a Missa em Si Menor, o Oratório de Natal e asPaixões de Bach; o Réquiem Alemão e as canções para coro e orquestra de Brahms.
O grupo tem  no repertório peças raramente apresentadas no Brasil, como a Cantata Profana, de Bartók, Chichester Psalms, de Bernstein, Psalmus Hungaricus, de Kodály, Réquiem Polonês e Os Sete Portões de Jerusalém, de Penderecki, e O Festim de Baltazar, de Walton. Criado como Coro Sinfônico do Estado de São Paulo em 1994, passou a se chamar Coro da Osesp em 2001. Em 2009, o Coro da Osesp lançou seu primeiro disco, Canções do Brasil, que inclui obras de Osvaldo Lacerda, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Marlos Nobre, Villa-Lobos, entre outros compositores brasileiros.
Naomi Munakata
A regente começou a estudar piano aos 4 anos. Iniciou na regência em 1973, com maestros como Eleazar de Carvalho, Hugh Ross, Sérgio Magnani e John Neschling. Anos depois, ganhou o prêmio de Melhor Regente Coral, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte do Brasil. Estudou ainda regência, análise e contraponto com Hans Joachim Koellreutter. Como bolsista da Fundação Vitae, foi para a Suécia estudar com o maestro Eric Ericson. Em 1986, recebeu do governo japonês uma bolsa de estudos para aperfeiçoar-se em regência na Universidade de Tóquio. Foi regente assistente do Coral Paulistano e lecionou na Faculdade Santa Marcelina e na Faam. Atualmente, acumula as funções de diretora da Escola Municipal de Música de São Paulo, diretora artística e regente do Coral Jovem do Estado e coordenadora e regente dos coros Sinfônico e de Câmara da Osesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.