Pessoal,
A Márcia Muniz fez cartazes lindos que servem como contagem regressiva para o início das aulas do seminário do Livro de Mórmon. A contagem inicia-se com 8 dias de antecedência:
As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado.
Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas.
Para mais informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Pessoal,
Seguindo a atividade que fiz quando fui professora do seminário durante o curso de Doutrina e Convênios, a Ana Darc Rosa de Oliveira adaptou a Atividade do Armazém para ser usada durante o estudo do livro do Novo Testamento.
A ideia é que a cada atividade que o jovem cumpra em relação ao seminário ele ganhe dinheirinhos que pode ser trocado em uma atividade chamada Armazém que pode ser feita mensalmente, trimestralmente ou semestralmente. Eles usam esse dinheirinho para comprar coisas no armazém que pode ser guloseimas, papelaria, materiais da igreja... fica a critério de vocês.
No caso da Ana ela fez semanal, todos os domingos os jovens iam até a sala do bispado e trocavam deus dinheiros:
A Ana inicialmente iria chamar o dinheiro de Talentos, porém acabou ficando com o nome de Dragmas.
Para montar as moedas ela usou as etiquetas para latinhas da mutual 2019 que montei:
Para saber em que momento o jovem ganha cada moeda é só baixar esse arquivo aqui.
As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador.
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
É proibido qualquer modificação e/ou adaptações dos arquivos e baixar para compartilhar em drivers, grupos e e-mails coletivos.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado.
Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas.
Para mais informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
A Regina elaborou um bingo do Novo Testamento que pode ser usado nas classes do seminário, Escola Dominical, atividades e em família. Nessa quarentena inclusive, vocês podem fazer o bingo online com amigos e aqueles que lideram.
Tabelas (tem várias tabelas do arquivo porque cada pessoa recebe uma)
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado.
Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas.
Para mais informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Agora seguem os recursos que outros professores usaram em cada aula:
Lição 74 - Doutrina e Convênios 68
Ideias da Débora Elias:
Lição de hoje, Doutrina e Convênios 68. Dividi a classe em 3 grupos e cada um apresentou um dos blocos... Tivemos a participação do Bispo, esclarecendo alguns pontos sobre o chamado de Bispos. Foi bem legal.
Para a lição de hoje, Doutrina e Convênios 77. Juntei duas idéias. Peguei o arquivo da Dayse (da sessão 75 - arquivo aqui) com a sugestão das latinhas da Michele Romero (atividade aqui).
Passei o arquivo ontem para meus jovens no grupo do WhatsApp, pedindo que já estudassem.
Tbm, fiz cartazes dos princípios da aula e do contexto histórico.
Irei usar 3 latas de Nescau, com a pontuação de 20, 30, 40. Cada lata terá 5 questões a serem respondidas pelos grupos... Peguei as perguntas do arquivo da Dayse....
Lição 78 - Doutrina e Convênios 76:1-19
Lição 79 - Doutrina e Convênios 76:20-49
Lição 80 - Doutrina e Convênios 76:50-80
Lição 81 - Doutrina e Convênios 76:81-119
Ideias da Débora Elias:
Vídeo dos 3 Graus de Glória em animação que podem ser baixado no site da igreja nesse link aqui.
Este está em espanhol, não é mídia oficial da igreja, porém os ensinamentos condizem com a seção 76:
Para os primeiros versículos da seção 76, onde aprendemos como recebemos mais luz e mais conhecimento através da obediência, busca sincera e serviço, vou usar estes vídeos pra debate:
Para a parte que fala sobre Satanás na seção 76 vou usar trechos do discurso "A Guerra Continua":
O diabo tem como alvo todos os homens, mas especialmente aqueles que têm o maior potencial para a felicidade eterna. Ele tem muita inveja de qualquer pessoa que esteja no caminho rumo à exaltação. As escrituras ensinam que Satanás “faz guerra contra os santos de Deus e cerca-os” (D&C 76:29).
Pra quem vai dar a seção 76 e usou a sugestão didática do manual sobre os destinos que escolhemos:
Vou encerrar a aula dizendo que uma longa jornada começa com pequenos passos...
Precisamos ter fé a cada passo pra chegarmos ao Reino Celestial.
As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador.
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado.
Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas.
Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Pessoal,
Essa publicação era pra ter sido feito no segundo semestre do ano passado que foi quando estudamos o livro do Novo Testamento no seminário, porém foi um período muito corrido pra mim, então farei as publicações agora porque sei que servirão no futuro.
Todos esses recursos foram sugeridos ou feitos por outros professores.
Recursos feitos pela Dayse Teles para serem usados em classe:
Domínio Doutrinário - Adquirir Conhecimento Espiritual, Parte 1
Ideias da Karla Lima:
Pessoal, na primeira aula do semestre, teremos Adquirir Conhecimento Espiritual seguimento 1.
A aula sugere a leitura de uma história contada pelo Elder Uchtdorf.
Este vídeo é a história que ele conta.
Vou usar o vídeo só invés de lermos o texto:
Pensando em mostrar alguns dos elementos que os cegos do vídeo acharam que era um elefante e mostrar pra eles antes: uma corda, uma cobra de plástico, um leque...
Vou perguntar se eles achariam que esses objetos se parecem com um elefante.
Tenho um elefante de pelúcia, vou levar pra ilustrar
Vou explicar como saber somente parte da verdade pode nos levar a um julgamento errado do todo e vou colocar o vídeo.
Lição 1 - Introdução ao Novo Testamento
Lição 2 - O Plano de Salvação
Ideias da Deise Cardoso:
Na aula de hoje sobre a Introdução ao NT*, tem uma sugestão de levar uma mochila e colocar pedras ou coisas pesadas, eu adaptei e peguei uma sacola (de mercado), pedi p uma das moças mais delicadas vir a frente e segurar a sacola, conforme o jovem falava uma das dificuldades que o jovens enfrentam nos dias de hoje eles colocavam uma das escrituras na sacola que ela segurava. Depois pedi p ela dar uma volta carregando a sacola e então me dissesse como se sentiu carregando tudo sozinha, sugeri que então devolvesse a escritura a cada jovem e então dissesse novamente como estava se sentindo.
Durante toda a aula eu usei o exemplo da sacola p mostrar como o Salvador dividi o jugo conosco. Até a própria jovem uso o seu exemplo durante a aula. Foi muito legal, na verdade superou a minha expectativa em relação a atividade, quase que eu nem a fazia pq não tinha pedras.
Ideias da Jessika:
A Jessika usou a mesma dinâmica da Deise Cardoso (acima) porém com uma adaptação:
Pode ser usado os hinários tbm. Vou pedir p q o aluno fique com os braços esticados e aos poucos vou colocando os hinários até q fique pesado, mas ela ñ pode dobrar os braços. Tem q ficar com eles esticados rsrs
Ideias da Karla Lima:
A Karla usou a mesma dinâmica da Deise Cardoso (acima) porém com uma adaptação:
Coloquei um pedaço de fita crepe colada na capa de alguns hinários e na hora da atividade dei 1 pra cada aluno e pedi pra eles escreverem 1 fardo que os jovens enfrentam na fita colada.
Depois uma aluna esticou os braços e fomos colocando os hinários pra ela segurar.
Perguntei se uma mãozinha pra dividir o fardo ajudaria.
Ela disse que sim.
Coloquei minhas mãos pra ajudar a levantar o peso.
Depois perguntei se essa mãozinha não seria melhor ( mostrei um slide com a foto da mão do Salvador)
Depois mostrei a imagem do jugo e fizemos o debate sobre dividir nossa carga com ele diariamente.
Nossa aula hoje sobre o plano de salvação foi ótima com a presença dos pais.
Pena que não tirei foto das etapas que fiz em cada sala. Esse foi o último o reino celestial:
Usei 5 salas da capela. E cada uma coloquei uma "etapa" do plano de salvação (da pré-existência ao reino celestial).
Usei imagens e uma fala para cada etapa onde debatemos e tiramos dúvidas muitas perguntas e os pais e Líderes interagindo.
Uma prévia do templo.
Levei meu vestido... Aiii foi ótimo.
Os olhinhos deles brilhando e sempre atentos a tudo.
Ah em cada etapa dei uma figurinha no início dividir em dois grupos eles
E eles recebiam uma figurinha referente ao local que estávamos passando
No final fiz um jogo para eles montarem todo o esquema estudado hj que é esse feito aí no quadro, assim vejo que ficaram atentos a tudo.
Ideias da Débora Elias:
Abaixo segue os slides da lição 1 e 2 do Novo testamento:
Lição 5 - Conteúdo e Visão Geral do Novo Testamento
Ideias da Maria Terezinha de Souza Silva:
Ideias da Andrea França:
Encontrei uma aula num manual antigo de professor do seminário que pode ajudar com uma visão geral do Velho Testamento e Novo Testamento: baixar aqui.
Lição 6 - Mateus 1-2
Ideias da Débora Elias:
Para aula de hoje lição 6, irei iniciar com uma breve introdução do Evangelho Segundo São Mateus. Eu imprimi o material e dividi em 5 perguntas, as quais irei distribuir para os jovens fazerem um leitura dinâmica na aula e também já compartilhei o mesmo material no grupo do WhatsApp do seminário de minha turma...
Tbm imprimi esse outro material, que peguei do blog as tontas (link aqui):
Lição 7 - Mateus 3
Lição 8 - Mateus 4
Ideias da Karla Lima:
Algumas idéias que usei em Mateus 3-4:
João Batista preparou o caminho para Cristo pregando arrependimento. Fiz um paralelo com nosso profeta vivo pregando arrependimento nos dias de hoje nos preparando para a segunda vinda de Cristo.
Usei 2 minutos e meio desre discurso do Presidente Nelson da última Conferência.
Debatemos sobre arrependimento e a necessidade de nos arrependermos diariamente:
"Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu." - Mateus 3:15
Usei o vídeo do batismo de Jesus e depois debatemos como ele foi perfeitamente obediente em cumprir todos os mandamentos.
Não somos perfeitos como Ele mas podemos cumprir os mandamentos de modo cuidadoso.
Usei um trecho do discurso da Sister Craven pra aprendermos mais sobre isso
Fizemos uma lista na lousa dos pontos que ela cita que podemos ser mais cuidadosos:
Comecei o vídeo em 3 minutos e 45 segundos.
Usei até a parte que ela fala que o Vigor da Juventude não deixa de valer quando saímos da ORM, vale pra todos.
Lista na lousa:
Cada um escolheu 1 ponto pra trabalhar esta semana e ser mais cuidadoso ao cumprir
Para o capítulo 4 usei uma dinâmica simples que vi no Pinterest.
Pescar peixinhos de papel com canudos rsrs
Os alunos competiram entre si pra pescar.
Falamos sobre a necessidade de manter o foco, perseverança e determinação pra "pescar" com eficiência os peixinhos de papel... Essa atividade pode ser usada em Marcos também...
Vai repetir a história.
Comparamos como precisamos ter o mesmo foco, determinação pra pescar " homens" e seguir a Cristo.
Falamos sobre deixar as " redes" sociais de lado durante os momentos de adoração, aulas pra mantermos o foco no Salvador.
Usei a imagem:
Lição 9 - Mateus 5:1-16
Lição 10 - Mateus 5:17-48
Ideias da Débora Elias:
Boa tarde professores, estava dando uma olhada em alguns slides do livro de mórmon, qdo dei aula para o instituto e achei de 3 Néfi 12-14... qdo Cristo tbm profere o mesmo Sermão da Montanha na terra de Abundância, vou compartilhar aqui alguns dos recursos que usei, pois acredito que possamos estudar a lição 9, fazendo um paralelo da bíblia com o Livro de Mórmon.
Aqui nesse recurso, qdo compartilhei essa aula eu levei um mapa mundi:
Para Mateus 11, um amigo fez um jugo de madeira pra mim.
Vou usar a escritura de Mateus 11:28-30 como escritura símbolo do ano e deixar o jugo visível em todas as aulas.
Vou usar o vídeo abaixo também pra discutirmos como o Senhor pode nos ajudar mesmo em situações que não vemos saída.
" Escolha ficar ao lado do Salvador e dividir seu fardo com ele"
Domínio Doutrinário - O Sacerdócio e as Chaves do Sacerdócio, Parte 1 e 3
Ideias da Karla Lima:
Para o Domínio Doutrinário fiz uma atividade simples mas foi divertido.
Dividi a sala em 2 grupos. Cada grupo recebeu papéis com nomes de chamados que temos na Igreja. (Fiz dois conjuntos iguais de papéis, 1 para cada grupo)
Eles tiveram que no início da aula marcar com uma bala os chamados que eles achavam que possuem chaves do Sacerdócio.
Depois da atividade leram o tópico chaves do sacerdócio no documento principal de domínio doutrinário pra encontrar as repostas e corrigir o que erraram.
Eles ganhavam cada bala usaram pra marcar corretamente.
Papéis com nomes de chamados
Depois de estudarmos juntos as partes sugeridas no manual, fizemos uma segunda rodada. Desta vez eles tiveram que marcar com balas em quais chamados as pessoas possuíam autoridade do sacerdócio.
Marcaram novamente.
A resposta era todos. Porque as mulheres apesarem de não serem portadoras do sacerdócio, possuem seu poder e autoridade.
O presidente Oaks disse: “ Não estamos acostumados a dizer que as mulheres têm a autoridade do sacerdócio em seu chamado na Igreja, mas que outra autoridade poderia ser? Quando uma mulher — jovem ou idosa — é designada a pregar o evangelho como missionária de tempo integral, ela recebe a autoridade do sacerdócio para realizar uma função do sacerdócio. O mesmo se aplica quando uma mulher é designada para atuar como líder ou professora em uma organização da Igreja, sob a direção de alguém que possui as chaves do sacerdócio”.
Quando ensino esse conceito a meus alunos, costumo perguntar: “Se uma estaca realizar uma reunião conjunta da presidência dos Rapazes e das Moças, quem preside?” Como tanto a presidente das Moças da estaca quanto o presidente dos Rapazes da estaca foram chamados e designados por alguém que possui chaves do sacerdócio (o presidente da estaca), com o chamado de cada um, ambos têm a mesma autoridade do sacerdócio e, portanto, nenhum deles preside o outro. Conviria que eles se revezassem na direção da reunião.
Artigo da Liahona de Março deste ano (2019), palavras do Presidente Oaks.
Tive a inspiração de incluir o papel das mulheres com relação ao sacerdócio na aula.
Também usei os primeiros 3 minutos e 45 segundos do vídeo com o discurso do Elder Stevenson:
Como lembrancinha da aula uma caixa de remédio de perdão:
Ideias da Margarida:
Versão mais simples a mão mesmo da caixa da Débora Elias:
Ideias da Andréa Silva:
Fiz pra minhas alunas baseada na caixa da Débora Elias:
Lição 22 - Mateus 19-20
Ideias da Deise Cardoso:
Preparei um resumo da aula, no meio uns marcadores de escrituras com a citação do Elder Holland sobre Mateus 20:15-16 - arquivo aqui.
Ideias do Lourenço:
Ideias da Karla Lima:
"E se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, ser lançado no fogo do inferno." - Mateus 18:9
Comprei chicletes em formato de olho, e entreguei pra eles meditarem o que eles precisam " arrancar" da vida deles pra seguir o Salvador:
"Se teu olho te escandalizar arranca-o fora". Lembre -se de cortar fora da sua vida alguma coisa que possa te impedir de alcançar a Exaltação!
Abaixo os dois vídeos da dinâmica do bis.. que tem os passos nos slides, para fazer a comparação que indicamos várias coisas boas diariamente, e o Salvador e seu Evangelho que são maravilhosos, muito pouco na maioria das vezes:
Depois da dinâmica, fazer a analogia com a nossa indicação do Evangelho, do Salvador, do livro de mórmon.... Se sabemos que é bom, pq não recomendamos....
Está associado ao bloco de Mateus 21: 7-11. Especificamente os vers 10-11...
Ideias da Hozana Soares:
Nesse link aqui tem uma dinâmica para Mateus 22: 1-14, a parábola do casamento do filho do rei.
Lição 25 - Mateus 22:15-46
Lição 26 - Mateus 23
Ideias da Hozana Soares:
Slides da aula Mateus 22 e 23, usei os arquivos de outros professores:
Irei usar hj na aula. A primeira parte é do projeto do quebra-cabeça, a nível Brasil e na segunda tem os exercícios práticos da aula de hj da revisão das chaves e autoridade do sacerdócio. Espero que ajude:
Eu vou passar esse vídeo aqui. Não precisamos ficar assustados ou preocupados com as calamidades que virão nos últimos dias em preparação a segunda vinda.
E esse último do Elder Oaks sobre a preparação e como devemos encarar quando lemos em muitos versículos das escrituras sobre esse grande dia:
Referente a parábola das dez virgens, vou fazer a seguinte atividade com meus alunos:
PROCURANDO GOTAS DE ÓLEO;
ESCONDEREI NA SALA, ESSAS GOTAS QUE FIZ COM PAPEL DE RASCUNHO... COLOCAREI EMBAIXO DA MESA, CADEIRAS, CORTINA... ENFIM
AO ACHAREM VÃO ACRESCENTANDO NO VIDRO( QUE REPRESENTA A LÂMPADA) E AO COLOCAR CADA GOTA VAMOS DEBATENDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CADA PRINCIPIO, O QUAL NOS AJUDA A NOS PREPARAR-MOS PARA A SEGUNDA VINDA DO SALVADOR.
Ideias da Silvia Rachel:
Vou dar para meus alunos lâmpadas:
Então achei esses aqui e quis compartilhar com vocês:
Ideias da Alejandra:
Irmãos essa dinâmica foi feita comigo quando tinha 12 hoje tenho 45. No ensino Uruguay minha terra natal em outra denominação e achei poder usar para meus alunos.
Quando saímos estava um meninos no corredor da capela com.seus avós esperando para entrevistados seus avós. Então falei aos meninos levar seu talento a Ele falar sobre seminário. O convidamos ir na terça-feira e os outros dias ele aceito o convite. Terça-feira volto e les conto se esse menino foi o não.
Mais sou muito grata ao Pai Celestial por oportunidade desenvolvermos nossos talentos e vibrar por nosso próximo quando nós da oportunidade de de crescer com seu exemplo.
Sobre a parábola dos talentos eu levei trufas de chocolates recheados de mouse de maracujá,brigadeiro ,leite ninho e Nutella. Designei um aluno para dar aula e depois que ele finalizo .peguei o presente e passei falar sobre os talentos habilidades de determinado aluno quando ele se idendifico epego o presente eu passo a falar outro aluno merecia o presente até chegar ao terceiro aluno nossa aula temos 12 matriculados mais ontem foram 3 e foi maravilhoso parecia que estava lotada os que estavam participaram e entenram os princípios. Então voltando a dinâmica quando cheguei ao último falei que eu também merecia esse presente e peguei para mim foi quando falei sobre que significava o presente que seriam.nossos talentos que não devemos guarda-los para nós mesmo e sim desenvolvermos assim todos devemos fazer e uma das práticas que podemos e compartilhar do Evangelho restaurado .Então abrimos o presente e pegamos nossos talentos (trufas de choc dados para nós de acordo nossa capacidade
Ideias da Karla Lima:
Fazer cada aluno reconhecer os talentos um do outro. Eles podem dizer que algum dom espiritual e alguma habilidade ( esportes, música) que vêem no colega ao lado.
Eu como professora fiz isso entre eles e depois eu disse um dom de cada aluno.
Depois desafia-los a desenvolver um novo talento!
Pode ser algo simples como sorrir mais, dizer só coisas positivas...
Ou aprender um novo esporte, instrumento, receita culinária...
Talvez pedir pra eles compartilharem em uma outra aula o que aprenderam, como foi a experiência.
Lição 32 - Mateus 27:1-50
Lição 33 - Mateus 27:51-28:20
Ideias da Débora Elias:
Domínio Doutrinário - Ordenanças e Convênios, inteiro
Ideias da Neide Balbino:
Aqui vou fazer indexação com eles. Falar da importância do batismo para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o Evangelho neste plano. Dia 27 é nosso dia de designação para o Batistério. A meta é cada um levar seus próprios nomes para as Ordenanças.
Fiz um cara a cara com o bispo e esposa, foi muito bom ver o bispo envolvido com os jovens, ele tbm gostou e acredito q agora a visão em relação a quem é responsável pelos jovens vai mudar.
Ideias da Débora Elias:
Hoje vou fazer algo bem simples. Vamos ter aula em volta da mesa. Pedi pra cada aluno trazer suas anotações da Conferência e alguma guloseima pra compartilhar. Vou tentar direcionar parte do debate para o conteúdo da aula de hoje, usando o que aprendemos na Conferência neste final de semana, mas no geral , vamos trocar sentimentos, testemunhos enquanto comemos juntos.
Quero que eles realmente valorizem os profetas vivos e seus conselhos.
Revisar e compartilhar são ótimos instrumentos de aprendizagem.
Tenho dois irmãos que estão faltando muito no Seminário... Se eles não forem hoje, estou planejando levar os alunos comigo pra fazermos o debate na casa deles. Seria uma "aula resgate".
Domínio Doutrinário - Casamento e Família, Exercício Prático e Revisão
Ideias da Rosa Vasconcelos:
Fz um cara cara com casal jovem 7 meses de casado.. ele missionário retorna... e eles são converso só eles são membro... e fiz eles entenderem que embora eles são os únicos membro família eles podem quebrar este círculo podem casar no templo que não vai ser fácil mas vai valer a pena como este casal ... quebrou as tradição do mundo e esta criando suas próprias. Os jovens amaram.
Eu pedi para eles estudarem esse discurso e marcarem o que acharem interessante: Eis aqui o Cordeiro de Deus (Conferência Geral, abril de 2019).
Vamos debater a respeito do que eu posso fazer de melhor para que a reuniao sacramental seja uma experiência única?
E para incentivar a leitura disse que levaria um brinde para quem lesse ( vou comprar chocolates). Mas n disse o que seria.
Domínio Doutrinário - Os Mandamentos, inteiro
Ideias da Débora Elias:
Minha ideia que tive primeiramente era pegar a sala da Primária por ter carpete e levar algumas mantas de piquenique e colocar no chão, levar algumas pipocas, tererê, um suco e pedir que eles se sentassem ali.
Iriamos cantar um hino sobre os mandamentos, em seguida começaríamos a aula nesse ambiente diferente. Em roda como amigos em um bate papo sobre os mandamentos.
A ideia era eu dar para cada aluno um envelope e dentro ter uma pergunta "O que é um mandamento?". Eu ia pedir que eles escolhessem alguém do grupo para responder aquela pergunta que estar dentro do envelope sem eles saberem qual é a pergunta.
Quando o amigo pegasse o envelope, ele iria responder, mas não poderia dizer nem mostrar para o outro. Assim que todos eles respondessem, eu iria pedir para eles compartilharem com o grande grupo.
Iria começar com a citação do manual 9.1 que fala o que é o mandamento.
Eu também teria um envelope com citações para dar para eles. Citações que eu iria abordar durante a aula. Teria as escrituras de Domínio Doutrinário para eles cruzarem. Teria imagens do Salvador.
Mas como a minha capela está em reforma, vou fazer outra dinâmica.
Vou levar um jogo de Uno, o manual do meu carro, plaquinhas de leis de trânsito e uma plaquinha de regras de condomínio.
Vou usar alguns auxílios e fazer um gancho entre leis e normas que servem para termos um curso nessa Terra.
Alguns exemplos das leis de trânsito.....
Vou começar mostrando algumas cartas de Uno e perguntando para eles do que são as cartas e para o que elas servem. Depois vou dizer que o jogo do Uno tem algumas regras para que o jogo possa funcionar.
Em seguida vou entregar para os alunos algumas plaquinhas de leis de trânsito e perguntar o que acontece se descumprirem com essas leis, por que tem essas leis, para o que elas servem.
A mesma coisa com o manual do carro, vou mostrar o manual e dizer que ali tem várias regras e diretrizes que preciso seguir para ter um bom funcionamento do carro.
Depois vou aproveitar o gancho e entrar na aula dizendo que nós também temos algumas leis e diretrizes que o Pai Celestial nos deu para nos guiar aqui nessa Terra. Que essas leis são os mandamentos.
Vou entregar algumas citaç~eos para lermos durante a aula:
Citações:
9.1. Mandamentos são leis e exigências que Deus dá para nos ajudar a progredir e nos tornar semelhantes a Ele. Os mandamentos são uma manifestação do amor de Deus por nós. Manifestamos nosso amor a Ele ao guardar Seus mandamentos. Guardar os mandamentos sempre traz felicidade e as bênçãos do Senhor. O Senhor não nos dá um mandamento sem preparar o caminho para que o obedeçamos.
9.2. Os dois mandamentos mais básicos são: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (…) E (…) amarás o teu próximo como a ti mesmo” (ver Mateus 22:36–39). Quando escolhemos amar e servir ao próximo, amamos e servimos a Deus.
9.3. Um dos primeiros mandamentos dados ao homem foi o de santificar o Dia do Senhor. Deus ordena a nós, Seus filhos, que O honremos fazendo a vontade Dele em vez da nossa no Dia do Senhor, e promete grandes bênçãos aos que guardam Seu santo dia.
9.4. Além de serem uma parte vital do evangelho, os Dez Mandamentos são princípios eternos necessários para nossa exaltação. O Senhor os revelou a Moisés na antiguidade e os reafirmou em revelações modernas.
9.5. Os mandamentos de Deus incluem: orar diariamente, estudar a palavra de Deus, arrepender-nos, obedecer à lei da castidade, pagar um dízimo integral, jejuar, perdoar ao próximo, guardar a Palavra de Sabedoria e ensinar o evangelho a outras pessoas.
Vou usar hoje esses dois vídeos também. Um deles é do Elder L. Tom Perry que fala porque a obediência traz liberdade e o outro é uma animação que fala porque o Senhor nos dá mandamentos:
Aproveitando introdução de João 5.Marcador simples com escritura de D&C 18:10:
Lição 75 - João 15
Ideias da Gisele Barros:
Meus desenhos da aula:
Lição 76 - João 16
Ideias da Rita David:
Amei essa citação sobre o Espirito Santo para compartilhar na aula hoje:
O que o Espirito Santo pode fazer por você?
O dom do Espírito Santo adapta-se a todos estes órgãos ou atributos.
Ele ILUMINA todas as faculdades intelectuais , AUMENTA , AMPLIA, EXPANDE e PURIFICA todas as paixões e afetos naturais e ajusta-os , pelo dom da sabedoria ao seu devido uso. Ele INSPIRA , DESENVOLVE, CULTIVA e AMADURECE toda simpatia , alegria , gostos, sentimentos e afeição fraternal bem orientados.
Ele INSPIRA A VIRTUDE, AMABILIDADE , BONDADE, TERNURA, GENTILEZA e CARIDADE.
Desenvolve a beleza de uma pessoa , suas feições e características.
CONTRIBUI para a saúde, vigor , otimismo e sociabilidade do indivíduo.
FORTALECE todas as faculdades físicas e intelectuais do homem.
REVIGORA e TONIFICA o sistema nervoso.
Em resumo, é como se Ele fosse a MEDULA para os ossos, a ALEGRIA para o coração, a LUZ para os olhos , a MÚSICA para os ouvidos e a VIDA PARA TODO O SER. ( Elder Pratt)
Uma sugestão é enviar essa citação para o grupo da classe e na aula pedir para eles lerem e debater
Se houver tempo, dá até para animar com um bingo das palavras em maiúsculo.
Pessoal, fiz um Kahoot sobre os capítulos 17-21 de João. Quem quiser utilizar vou deixar o link aqui. A questao 26 ficou com um erro: A questao eh: "Cristo pediu que PEDRO apascentasse", ok?
Pra quem não conhece Kahoot e quiser saber como criar um jogo ou usar algum criado por outra pessoa pode baixar o manual aqui.
As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador.
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado.
Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas.
Para mais informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.