As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Lições 67 a 71 - Doutrina e Convênios (seminário diário)

Pessoal,
Seguem os recursos que preparei para as últimas aulas do seminário:

Lição 67 - Doutrina e Convênios 63:1-21
Lição 68 - Doutrina e Convênios 63:22-66

Apesar de no calendário pedir para darmos essas duas aulas separadamente, eu ainda tinha um atraso em minhas aulas, então juntei as duas aulas em uma para ficar com o calendário certinho.
No dia da aula, enviei para os grupos do Whatsapp e Messenger o cartaz que montei no site Canva:


Assim que fizemos a abertura, dividi os alunos em duplas e entregue uma das folhas dos blocos de estudo (arquivo aqui) e dei alguns minutos para eles lerem os versículos, debaterem e responderem a folha.
Depois debatemos sobre o que eles aprenderam e suas respostas.
Assim que eles foram embora, enviei para os grupos do Whatsapp e Messenger o cartaz que montei no site Canva avisando sobre a aula do dia seguinte:


Domínio Doutrinário - Profetas e Revelação (Parte 1)

Usei durante minha aula o Segmento 1 conforme o manual do professor. Daí entreguei para meu alunos a seguinte tabela que eles preencheram o lado sobre "O Que os Profetas Fazem" ao lermos o parágrafo 5.1 e também marcaram o nome do profeta atual:



Durante o Segmento 2, pedi que eles escrevessem a escritura na parte de baixo da tabela.
Fiz o cartaz da citação do profeta Russell M. Nelson:



No segmento 3 ao lerem o parágrafo 5.2 os jovens preencheram a tabela no quadro "Maneiras como o Pai Celestial revela Sua vontade a Seus profetas".
Como decoração usei o cartaz que montei no ano passado (arquivo aqui).

Lição 69 - Doutrina e Convênios 64:1-19
Lição 70 - Doutrina e Convênios 64:20-43

Como foi almoço das sisteres em minha casa, não tive tempo de elaborar nenhum material, então imprimi apenas uma das folhas feitas pela Dayse Teles da primeira parte da aula (arquivo aqui). Meus alunos fizeram a folha de forma individual e depois debatemos sobre os versículos e as respostas.

Lição 71 - Doutrina e Convênios 65-67

Para essa aula fiz um jogo de perguntas e respostas que valiam 10, 20, 30, 40 e 50 pontos (arquivo aqui).
Montei os cartões com as perguntas para os jovens:





































Eu imprimi em folha de sulfite de rascunho:


Dobrei as perguntas no meio e coloquei dentro de latas de milho e ervilha correspondentes aos pontos:


Arrumei as latas, uma do lado da outra. Dividi os jovens em três grupos: laranja, verde e amarelo. Cada grupo recebeu uma bolinha corresponde a cor do grupo e deveriam acertar a bolinha dentro das latinhas. Quando acertavam dentro da latinha, pegavam uma das perguntas e iam até o grupo procurar a resposta:


Essas bolinhas vieram em um brinquedo que comprei.
Cada grupo escolheu um capitão que era a única pessoa que podia me responder. Qualquer jovem podia jogar a bolinha, todo o grupo tinha que procurar a resposta e só o capitão podia me falar a resposta. Quando eu confirmasse que a resposta era correta, uma pessoa do grupo tentava jogar a bolinha dentro das latinhas.
Foi bem legal porque o que fez algumas vezes eles ganharem mais pontos, foi o fato de acertarem mais rápido a bolinha na latinha, os jovens que são mais competitivos ficaram frustados com essa brincadeira.
Acho que depois dessa eles vão treinar muito em casa.rsrsrsrsrs
Quanto todas as perguntas tinham sido respondidas, debatemos sobre o que eles aprenderam e como trazer essas revelações para nossos dias. Foquei na questão dos élderes que duvidaram sobre a linguagem das revelações e fizemos um comparativo ao que fazemos hoje.
Depois que eles foram embora somei os pontos e coloquei em um cartaz que montei no site Canva::


Editei o arquivo para que vocês também possam usar:


Como premiação para o primeiro grupo, dei doces.
Assim que eles foram embora, enviei para os grupos do Whatsapp e Messenger o cartaz que montei no site Canva avisando sobre a aula do dia seguinte:


As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.