As Tontas Vão ao Céu

domingo, 16 de junho de 2019

Aulas do Seminário Diário - Profetas e Revelação (Parte 2) à (Doutrina e Convênios)

Pessoal,
Seguem os recursos que preparei para as últimas aulas que dei para minha classe do seminário diário:

Domínio Doutrinário - Profetas e Revelação (Parte 2)

No dia da aula, enviei para o grupo do Whatsapp e Messenger o cartaz avisando sobre o estudo do dia:


Eu imprimi a foto do manual do professor e inicie a aula com a pergunta "O que está acontecendo nessa foto?"


Enquanto conversávamos sobre a foto, entreguei para alguns alunos algumas perguntas da aula para que eles pensassem nas respostas:


Depois que conversamos sobre a foto, o primeiro aluno leu sua pergunta e respondeu para todos os outros. Fizemos um pequeno debate.
Montei um cartão em formato de mão com a citação do presidente Russell M. Nelson que foi entregue para cada aluno:



Para montar a mãozinha, montei o arquivo (arquivo em PDF) e imprimi em papel color set. No meu caso, imprimi o modelo com apenas duas mãozinhas para ter esse efeito de fechadas, mas no arquivo tem a opção de imprimir apenas a mãozinha com a citação:


Para montar é bem fácil, primeiro dobra a folha de forma que a mãozinha impressa fica para o lado de fora e bem justa a dobra:



Depois é só recortar:


Depois de recortada, dobre a mãozinha de forma que a citação fique para o lado de dentro.
Essas foram as que montei:


Uma sugestão é vocês imprimirem em folha branca e pedir que depois os alunos personalizem as mãozinhas como se fossem as deles como um simbolismo de compreenderem de que forma devem apoiar o profeta.
De restante, segui o roteiro do manual, apenas retirando algumas partes que não convinham usar com meus alunos.
No final da aula, tem a sugestão de pedirmos para os alunos registrarem em seus cadernos de estudo as bênçãos que receberam por apoiar o profeta. Montei um arquivo para que eles pudessem fazer essa atividade:




Depois que os alunos foram embora, enviei no grupo do Whatsapp e Messenger o cartaz que montei no site Canva para que estudassem a próxima aula:


Lição 74 - Doutrina e Convênios 68

Para essa lição montei uma folha no estilo das que a Dayse Teles faz (arquivo aqui) que foi entregue logo no começo da aula para eles fazerem de forma individual. Depois conversamos sobre as respostas.
Meus alunos questionaram sobre qual é a função do bispado presidente, na hora não soube responder, mas pesquisei e montei o seguinte arquivo que entreguei no dia seguinte:


Vou compartilhar de onde tirei as informações com vocês:
Depois que os alunos foram embora, enviei no grupo do Whatsapp e Messenger o cartaz que montei no site Canva para que estudassem a próxima aula:


Lição 75 - Doutrina e Convênios 69-71
Lição 76 - Doutrina e Convênios 72-74

Para essa aula fiz uma brincadeira de tiro ao alvo.
Primeiro montei as perguntas valendo 10, 20, 30, 40 e 50 pontos em um arquivo com as respostas para que eu pudesse usar durante a atividade. Na folha também coloquei alguns pontos a discutir depois da atividade (arquivo aqui).
Na lousa com a ajuda de uma aluna, montamos o desenho do alvo com os pontos:


Um membro de cada grupo teve direito a atirar uma vez, assim que eles acertavam em alguma numeração, pegavam dentro de uma lata correspondente aos pontos uma pergunta. Se acertassem metade de dois espaços diferentes, pegavam duas perguntas correspondentes aos pontos que acertaram.
Assim que acertavam, pegavam a pergunta e levavam para o grupo. Caso tivesse pegado duas perguntas juntas, só podiam tentar acertar o alvo novamente depois de terem respondido as duas perguntas.
Usei latinhas de milho e ervilha para colocar as perguntas:


As latinhas foram posicionadas uma ao lado da outra, logo abaixo da lousa que estava o alvo.
Essas foram as perguntas que montei:







































Nesse jogo de perguntas, acabei não colocando nada da Seção 74 porque não deu tempo, mas caso vocês ainda tenham um pouco mais de tempo, podem aproveitar para explicar para seus alunos sobre a circuncisão que é mencionada em D&C 74:6.
Eu cheguei a pesquisar um pouco sobre o assunto, mas não usei em minha aula, segue os links caso desejem estudar:


Depois que os alunos foram embora, enviei no grupo do Whatsapp e Messenger o cartaz que montei no site Canva para que estudassem a próxima aula:


Lição 77 - Doutrina e Convênios 75

Comecei a aula entregando plaquetas demissionários em treinamento para os alunos com o nome deles e avisei que durante a aula eles seriam treinados para serem bons missionários:



Em seguida dividi eles em duplas e disse que assim como os missionários de tempo integral fazem seu estudo pela manhã, eles também fariam o mesmo durante a aula.
Depois entreguei para cada dupla uma folha que no manual do professor, sugere que peçamos para alguém que acabou de voltar do campo missionário para ensinar, porém, como não tem ninguém nesse caso em minha ala, optei por montar em uma folha e a dupla trabalha junta para responder (arquivo em PDF). Depois de alguns minutos, debatemos sobre suas respostas.
Em seguida, entreguei uma outra folha individual, onde cada um deles teve que estudar as notas de rodapé de um versículo da aula e depois explicar com suas palavras o que compreenderam:



Também lemos D&C 75:10-11,16.
Conversamos sobre as bênçãos prometidas aos missionários fiéis e de formas eles podem ser bons missionários.
Para completar esse tema, entreguei outra folha e fiz uma brincadeira. O jovem que anotasse primeiro o nome de todas as duplas citadas na seção, ganharia um doce:



Os jovens ficaram impressionados com a quantidade de duplas que foram montadas e de missionários que foram citados na seção. Para complementar, lemos o chamado de uma ex-aluna do seminário chamada Thalia que em julho estará indo para a missão Belo Horizonte.
Conversamos sobre cada parágrafo, as palavras e os ensinamentos, o padrão de comportamento, vestimento e linguajar que um missionário precisa ter.
Um dos alunos me questionou como são feitos os chamados e se pode acontecer de um não ser aceito como missionário. Então falamos sobre como são feitos os chamados de missão de tempo integral e as exceções.
Outro aluno perguntou sobre quais são os casos que missionários voltam pra casa sem terminar a missão e quando eles são enviados para casa, mas depois voltam para o campo missionário.
Fiquei impressionada com as perguntas e mais ainda por eu saber as respostas.rsrsrsrssrs Inclusive eles também perguntaram sobre a questão da "mesada" e com o que eles devem usar esse dinheiro.
Como eles tiveram muitas dúvidas, não deu para finalizar tudo que planejei, então entreguei para eles folhas para que escrevam cartas para um rapaz ou moça da ala que atualmente estão servindo uma missão de tempo integral.
Pedi que eles escrevessem o que sugere no manual de compartilharem palavras de consolo caso estejam passando por algum momento muito difícil na missão.


Vocês podem baixar essas folhinhas para usar na aula ou até mesmo para escrever para seus filhos e amigos no campo missionário. Seguem os links:


Bom, na próxima aula vou aplicar a avaliação com meus alunos. Mas pra quem vai dar aula, vou compartilhar o cartaz que montei no site Canva para que estudassem a próxima aula:



As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

4 comentários:

  1. I gotta bookmark this website it seems extremely helpful very useful. Thanks for sharing.

    ResponderExcluir

  2. This is incredible, I feel really happy to have seen your webpage.

    ResponderExcluir
  3. I gained much unknown information, the way you have clearly explained is really fantastic.

    ResponderExcluir
  4. Thanks for your outstanding article. You know how to get your readers' attention.

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.