As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Painel de Incentivo do 1º Semestre - Domínio Doutrinário (O Livro de Mórmon)

Pessoal,
Vou compartilhar com vocês algo que apliquei em minha classe do seminário com incentivo para os jovens memorizarem as escrituras de domínio doutrinário do Livro de Mórmon.
Aqui em casa tinha esse painel que usava no quarto na minha filha para colocar os livros que ela deve ler, então tirei a decoração que tinha dele e adaptei para o Domínio Doutrinário, colando em cada saquinho uma tira de sulfite com a escritura de domínio. Inicialmente pensei em usar papel fotográfico adesivo, mas depois seria muito difícil de tirar para reutilizar no segundo semestre, então imprimi em folha de sulfite e colei que fita adesiva, aquela mais larga de cor transparente.
As tiras das escrituras, usei de um arquivo já compartilhado no blog (publicação aqui):


Quanto a parte de cima do painel, imprimi em folha de sulfite "Domínio Doutrinário" e alguns desenhos:






E "O Livro de Mórmon" eu queria montar com EVA com glitter dourado, mas ele ficaria bem apagado no fundo laranja, então fiz de prateado:


Caso queiram o molde que usei das letras:



Eu imprimi o molde das letras em papel vergê e depois cortei em cima do EVA com glitter.
Quanto aos doces colocados em cada saquinho, fui em uma doceria atacadista próxima a minha casa e gastei cerca de R$ 100,00 em doces:



Eu tenho 6 alunos, deu pra perceber pelas fotos que é muito doce. A minha ideia foi comprar em nível de atacado por conta do preço, pois se fosse comprar as unidades no final das contas sairia quase o mesmo valor que gastei. Então optei pelo atacadista porque também em outros momentos e aulas, posso dar para eles os doces restantes.
Em cada "saquinho" foi colocado um doce que remete ao princípio da escritura. Eu havia feito uma lista prévia com os doces que pensei em cada componente e com a ajuda da Mara Maria Moreira e da Rosana Rodrigues, consegui complementar a lista no que resultado nos seguinte:












Bom, quero fazer algumas observações... Montei esse painel com apenas as escrituras que são apresentadas no primeiro semestre das aulas do seminário. Por conta de espaço, não coube a última escritura no painel, porém no arquivo, vocês verão que tem a informação do que comprei.
Caso queiram aplicar essa atividade com seus jovens, precisam baixar o arquivo que montei (arquivo aqui) para que entendam o propósito de cada doce.
Uma informação útil para vocês saberem é que dou aulas na minha casa, então não tive problemas de montar o painel, no caso dos professores que dão aula na capela, minha sugestão é vocês comprarem aqueles painéis de colocar sapatos que tenham no máximo 8 espaços, assim vocês podem usar em classe e guardar com facilidade.
Esse painel que tenho feito feito sob medida alguns atrás atrás. O fundo é de tecido em algodão e a parte dos saquinhos é aquele plástico grosso usado para colocar em mesas.
Muitas pessoas me perguntaram como consegui o dinheiro para montar o painel. O seminário em si não tem orçamento, porém meu bispo permiti que eu use até R$ 150,00 por trimestre para usar com materiais e afins. A cada ideia como essa, eu passo para ele aprovar e depois coloco em prática.
Outra pergunta que muitas pessoas me fizeram é como tenho trabalhado o Domínio Doutrinário usando o painel... Bom, a cada escritura introduzida na aula, eu monto um cartaz com a escritura, contexto histórico, palavra chave e tópico doutrinário (1 à 4, 5 à 8 e 9 à 12).
Imprimo o cartaz e coloco em um grande painel em minha sala:


Durante a aula também entrego uma folha para eles com a escritura, já que a maioria dos meus alunos não tem a versão atual do Livro de Mórmon (pois com a nova tradução do inglês para o português, alguns palavras foram atualizadas), então eles podem memorizar pela folha ou até pelo aplicativo da igreja.
Após a aula, envio no grupo do seminário no Whatsapp o cartaz para que eles se lembrem da escritura.
Quando um jovem vem me apresentar a escritura memorizada, faço perguntas para ele do tipo: Quem falou? Por que falou? Para quem falou? Qual o princípio ensinado? Qual o contexto histórico? Qual o tópico doutrinário? Como podemos aplicar o que a escritura ensina em nossas vidas?
Pois de nada adianta eles saberem a escritura memorizada, se não entendem o que ela ensina. As perguntas são feitas de acordo com o que sinto por meio do Espírito.
A parte interessante é que eles sabem que faço as perguntas, então eles estudam todos os pontos que posso questionar.
Eu não me importo se eles não acertam uma ou outra palavras, desde que tenham entendido o princípio da escritura.
Eles passam essas escrituras comigo, antes do início da aula, no término e já tiveram jovens que passaram escritura no domingo após as reuniões.
Quando eles passam a escritura, eu anoto a data em uma folha de acompanhamento que tenho (publicação aqui), furo o cartão deles (publicação aqui) e se for o caso, entrego a folha com as escrituras seguintes (Cartazes da 1 à 4Cartazes da 5 à 8 e Cartazes da 9 à 12) onde eles mesmos marcam a data que passaram a escritura para mim.
Desde que apliquei essa dinâmica com eles, tem dado muito certo. Apenas uma aluna não memorizou nenhuma escritura, já os demais alunos, mesmo dizendo que não eram capazes, conseguiram. Hoje cada um deles está em um nível diferente. Tenho um rapaz que hoje irá me passar a última escritura do primeiro semestre, então combinamos que vou trabalhar com ele até o início das aulas do segundo semestre as escrituras do ano passado, pois ele era seminarista e disse que não teve nenhum incentivo para aprender as escrituras (o que depois de verificar, constatei ser verdade).
A melhor parte de tudo é que desde a semana passada, os que estão mais avançados, começaram a ajudar os mais atrasados. Inclusive uma moça que está bem adiantada, começou a pedir ajuda de outras duas moças para passar a escritura e acabou incentivando uma delas.
Essa atividade foi algo que senti por meio do Espírito que deveria fazer com eles e tenho visto os frutos. Tem sido algo maravilhoso!
Para finalizar, em que momento trabalho em aula essas escrituras?
Durante o tempo do Domínio Doutrinário na abertura da aula, estou sempre atenta quando posso usar alguma escritura do domínio do Livro de Mórmon. Quando isso acontece, logo no início peço para eles falarem a escritura de cor. Eles se enrolam, mas no final conseguem falar em coro. Dou um pirulito para todos e pergunto o que a escritura em cima. Baseada na resposta deles, trabalhamos a mensagem.
A última observação a se fazer é que ainda não tenho o cartaz da 13ª escritura que é tratada no primeiro semestre e muito menos o material para o segundo semestre. Então será necessário vocês acompanharem as publicações do blog para não perderem esses materiais quando forem compartilhados.
Lembrando que não envio materiais por e-mail ou privado por qualquer tipo de rede social por uma questão de tempo.
Quem não puder salvar os arquivos porque usa o celular, pode pedir para o secretário da ala baixar os arquivos no computador da capela ou em último caso irem em uma lan house.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.