As Tontas Vão ao Céu

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Treinamento de Professores da Primária: Ensinar à maneira do Salvador (Estaca Madureira)

Meninas,
No ano passado compartilhei no blog um treinamento para liderança da Primária que foi enviado pela Jaqueline Travassos que é Presidente da Primária da Estaca Madureira (Rio de Janeiro-RJ) que foi um tremendo sucesso (publicação aqui). Já hoje, vou compartilhar um treinamento que ela enviou que foi feito especialmente para as professoras da Primária e totalmente baseado no novo manual que subistituiu o antigo "Ensino Não Há Maior Chamado".
Como sempre a Jaqueline arrasou com os detalhes e no e-mail enviou um super relato, vou compartilhar tudo com vocês:

Tivemos nesse último domingo (23/07) um treinamento de professores da Primária para auxiliar os professores da classes.
 Vou explicar como aconteceu.
Primeiro começamos com uma mensagem sobre o que seria ensinar a maneira do Salvador. Montei uma mesa onde coloquei alguns objetos que lembravam a forma de ensinar do Salvador e cada um tinha um papel com  legenda. Os itens foram:
Uma lamparina- Parábola das Dez virgens
Duas taças com suco de uva e água- Jesus transformou água em vinho
Um lampião- Jesus é a luz do mundo
Um saco com moedas de chocolate- Parábola dos talentos
Um saco com sementes- Parábola do semeador
Uma broa de milho- Jesus é o pão da vida
uma coroa de espinhos (que fiz de palha e palitos de dente- Jesus deu a vida por nós
E algumas fotos (tirei do site da igreja fotos dos vídeos da bília) que imprimi e coloquei em porta retratos.










Comecei a mensagem com as seguintes perguntas que retirei do manual "Ensinar à maneira do Salvador":

*Quando você pensa sobre a maneira de ensinar do Salvador, o que lhe vem à mente? 
*Consegue imaginá-Lo ensinando as multidões junto ao mar ou conversando com a mulher junto ao poço ou abençoando uma criança? 
*Ao ler sobre Ele nas escrituras, o que você percebe na forma como Ele ajuda as pessoas a aprender e crescer? 
*O que significa para você “ensinar à maneira do Salvador”? 

Eram perguntas reflexivas e elas tinha que ponderar sobre isso à medida que passam na mesa e observavam os objetos. Depois elas sentaram e tinha umas palavras coladas no quadro "ENSINAR À MANEIRA DO SALVADOR" e eu havia escondido algumas palavras embaixo do banco delas. Pedi para que procurassem essas palavras que representavam atributos que Cristo tinha e que ajudavam no ensino. Elas falavam sobre o atributo e iam colando as palavras no quadro. 
Foi um debate bem legal sobre esses atributos.
Terminei dizendo que temos a errada ideia de que as crianças não são sensíveis as coisas do evangelho e achamos que para elas isso é chato e massante. Cristo quando visitou o povo já ressurreto ensinou as criancinhas e elas estavam reverentes o ouvindo falar. 
Depois passamos para o irmão convidado que falou mais especificamente dos tópicos desse manual e de recursos para serem utilizados em sala de aula. Ele utilizou uma dinâmica muito legal que se ela me enviar por email eu te envio também.
Ela distribuiu os papéis com trechos de músicas e a medida que ela fazia as perguntas, tínhamos que descobrir qual música se encaixava para ser a resposta aquelas perguntas.
Essa primeira parte durou 40 min.
Ao término dessa parte as irmãs foram dividas em duas salas: CTR e Valorosos e uma outra com Berçário e Raios de Sol.
Estou enviando as apresentações dos slides que foram dadas pelas pessoas que eu convidei. As irmãs falara super bem sobre os assuntos e levaram exemplos de algumas didáticas que podem ser utilizadas em sala de aula.
Depois voltamos para a sacramental e finalizamos com um último hino que foi um dueto que cantou o hino Vinde a Cristo do FSY.
O treinamento foi bem espiritual e as irmãs saíram bem motivadas a se aperfeiçoarem para ajudar as crianças 
Entregamos como lembrancinha marcadores de livro.

Agora vou compartilhar os arquivos que ela enviou em PDF:


As lembrancinhas estão no arquivo acima, mas segue as imagens delas:




O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente. Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Um comentário:

  1. Amei, já vou usar como base no meu treinamento de professoras da sociedade de socorro. Muito obrigada, parabéns pela dedicação de vocês. Rosângela-Navegantes-SC

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.