As Tontas Vão ao Céu

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Feira da História da Família 2014 - Estaca Parque Pinheiros (Taboão da Serra-SP)

Galerinha,
No ano passado na correria, acabei esquecendo de compartilhar sobre a Feira de História de minha estaca (Parque Pinheiros). Atrasou ainda mais porque pedi para as pessoas responsáveis os arquivos usados na feira e acabei não tendo um retorno... Então vou compartilhar com vocês sobre algumas coisas da programação que pude acompanhar!
Primeira coisa, os treinamentos e reuniões foram feitos dois meses antes da atividade. Logo na primeira reunião, foram convidados todos os consultores das alas. Nessa reunião já foi passada a data e horário da atividade. E perguntado para os consultores, quais poderiam estar no dia da atividade e quais só poderiam ajudar com a preparação.
Nas reuniões seguinte foram divididas equipes: recepção/divulgação, indexação, livreto Minha Família, Family Search, espaço infantil, ensino, cozinha e segurança do prédio. E cada equipe no dia da atividade, receberam camisetas como essa:


parte de trás da camiseta

Cada grupo era representado por uma cor diferente. Minha sugestão é vocês pedirem para estampar o nome das pessoas na camiseta, fica muito legal e permite a identificação rápida.
Não vou ficar detalhando como foi cada reunião, mas resumindo, cada grupo era responsável pelo seguinte:

Segurança do Prédio 

Eles foram na capela na sexta-feira a noite, limparam, organizaram as salas e salão cultural. Também colaram todas as placas indicativas:












Na minha estaca a irmã responsável pelo CHF da estaca, achou melhor o modelo em verde, então usamos esse:






Também foram colocadas as placas de sinalização:
















Minha dica é que vocês plastifiquem essas placas pois elas podem ser usadas em muitas atividades em nível de estaca.
No dia da atividade, alguns deles estiveram presentes para ajudar em alguma necessidade quanto ao remanejamento de alguma oficina, problemas com extensão elétrica, sinal da internet e até limpeza. No final da atividade, eles que foram responsáveis por fazer a limpeza e arrumar a estaca.
Nesse grupo fizeram parte aqueles que não podiam estar no dia da atividades) e aqueles que tinham alguma restrição quanto a permanecer o dia inteiro na atividade. Então aqueles que não podiam estar no sábado, foram arrumar tudo na sexta-feira. E aqueles que tinham restrições quanto aos horários do sábado, se revezaram em horário antes do almoço e após o almoço.
Esse grupo foi identificado pela camiseta preta.

Essas são as fotos dos arquivos impressos e usados em minha estaca:









Atrás da porta de cada oficina e cada membro dessa equipe, tinha uma cópia da programação da feira:




Divulgação / Recepção

Eu fiz parte dessa equipe, que acabou sendo dividida em duas etapas. As que ajudaram com divulgação e as que no dia da atividade ficaram na recepção.
Na parte de divulgação, uma das moças da equipe tinha ficado responsável por montar o arquivo da faixa que foi colocada na frente da estaca, os convites (entregues para todos os membros da estaca e para os missionários de tempo integral) e o evento no Facebook. E um outro rapaz que era da equipe de segurança pesquisar e providenciar a faixa e os convites. Porém, a moça acabou fazendo apenas o evento no Facebook uma semana antes da atividade. E os arquivos da faixa e convite só foram feitos no decorrer da semana da atividade.
Essa parte de divulgação é extremamente importante e deve ser feita com antecedência, porém em nossa estaca aconteceram muitos contratempos e acabou que a atividade foi super mal divulgada...
Uma outra moça do grupo, a Carla Silva, acabou se prontificando a fazer o arquivo da faixa e convites.
Infelizmente eu não tenho o arquivo em PDF ou outro formato porque ela usa um programa que salva apenas em imagens. Mas a faixa que ela fez, foi essa:


O convite, ela fez esse arquivo:


A faixa só ficou pronta no meio da semana da atividade. Os convites ainda puderam ser distribuídos para os membros, mas agora não me recordo se foi em uma atividade da estaca no domingo a noite.. Só me lembro que sobraram muitos convites que inclusive foram parar no lixo...
No dia da atividade, nós chegamos 1 hora antes do início da atividade para arrumarmos a recepção:



A recepção ficou logo na entrada da capela. Onde foi colocado um banner com a programação da feira. O arquivo foi feito pela Carla:


Para a mesa da recepção, montei bandeirinhas:









Para montar as bandeiras, é só imprimir e recortar:




Eu imprimi e recortei tudo em casa, daí no dia da atividade, montamos as bandeirinhas com barbante e fita crepe.
Na mesa, prendemos as bandeirinhas de boas vindas:


E no alto da porta, colamos as bandeirinhas de feira:


Na mesa tinha sacolas com kits que eram entregues para todos que chegavam na feira. Dentro das sacolas tinha um gráfico familiar, uma Liahona, um livreto "Minha Família" e um folheto "A Família: Proclamação ao Mundo".
As demais coisas que colocamos na mesa:




Nós colocamos as canetas nesse pote que comprei por R$ 1,75 em uma loja de utilidades:



Para as canetas, a Carla montou a seguinte etiqueta:



As canetas foram usadas para os visitantes preencherem uma ficha com informações neles. As quais foram posteriormente entregues para os missionários das respectivas áreas:



Montei o arquivo e imprimi em folha de sulfite normal:



Essas fichas, eu guardei numa caixinha personalizada que fiz numa Mega Artesanal que participei do estand da Toke e Crie:




Para colocar nessa caixinha, eu fiz o seguinte arquivo que também pode ser usado como capa de pastas:



Para que as pessoas responsáveis pelas oficinas identificassem os visitantes e pudessem dar uma atenção especial, nós colávamos neles esses modelos de adesivos:








O irmão responsável pela compra dos materiais, comprou um papel adesivo opaco, então as impressões ficaram assim:



Quando cortei os adesivos, deixei um espacinho para facilitar na hora de destacar o adesivo:


A dica que dou é vocês imprimirem em papel fotográfico adesivo com brilho, assim fica bem profissional!
No dia, nós guardamos os adesivos em uma caixinha que ganhei da minha mãe:





O arquivo que montei para essa caixinha foi esse:



Todos que chegavam, além de ganhar a sacola com o kit, também ganhava um marcador de página que foi feito pela Carla com a programação da feira:


Os nossos foram impressos em papel bloco de desenho de gramatura 120gr:


Nós também deixamos na mesa um copo com lápis de escrever, caso as canetas acabassem.
Para decorar, também colocamos um vasinho de fuxico e uma plaquinha de jardim:


Olha nossa foto: 

Rafaela Ribeiro, eu e Carla Silva

Após o almoço de 3, nos tornamos 6. O que acabou sendo bem massante porque infelizmente foram muitas poucas pessoas na atividade, então passamos a maior parte do tempo conversando!
Detalhe, a pouca frequência da atividade, foi literalmente por conta da falta de divulgação. No dia até aconteceu que algumas alas haviam marcado atividades para o mesmo horário.
Notem que a cor de nossa camiseta foi verde escuro.
Assim que as pessoas chegavam, nós olhávamos o horário e indicávamos para a pessoa o local que ela poderia ir. Na maioria das vezes, eles chegavam nos horários das palestras que aconteceram no salão cultural, onde eles entravam pela sacramental.
Nessa sala das palestras, era falado sobre a importância de pesquisar a História da Família e como fazer essas pesquisas no site do Family Search, tinham arquivos bem legais, mas infelizmente não consegui eles.
Assim que a palestra terminava, a pessoa saia por uma porta que levava ela para uma pequena exposição.

Essa árvore foi pintada pela Rose Moulin que no dia ficou na equipe da cozinha. Foi muito triste quando no final da atividade ninguém quis levar a árvore e ela foi jogada no lixo... Eu queria muito trazer para minha casa, mas aqui a umidade é muito grande e em poucos dias teria mofado.





Esse quadro, eu não sei quem era o dono, mas achei mega bacana!



Em um quadro branco, uma moça desenhou molduras nas fotos coladas de alguns dos consultores da feira: 


Na semana anterior a feira, aconteceu em uma das ala um baile dos anos 60, daí a Rose Moulin pegou a decoração de disco e colou um papel no centro para lembrar um túnel do tempo. Eles foram pendurados por todo o corredor que levava as salas:




No corredor, foi montada uma mesa com fotos antigas e colado o gráfico familiar da Regina Emerick:



As demais equipes eu não me lembro das cores, exceto a equipe de ensino que se vestiu com a camiseta da cor verde claro. Foi nessa cor que a Joelma Mochizuki vestiu:


A equipe de ensino foi responsável por auxiliar nas oficinas e substitui-los durante o horário que os professores saiam para almoçar.


Oficinas

Em todas as oficinas tinham as mesas e cadeiras bem arrumadas. No dia, os consultores levaram notebooks que foram divididos nas salas de indexação e árvore familiar. Em ambas salas, tinham lápis de escrever, pois se o participante não tivesse cadastro no Family Search, eles faziam na hora e anotavam.

Espaço Infantil

Nessa sala, ficaram alguns moças que são consultoras. Elas adoram crianças e são muito boas em cuidar deles. Daí no dia elas montaram uma sala com mesas pequenas, colocaram um rádio tocando os hinos da Primária, levaram gibis. A irmã do CHF, comprou caixinhas de giz de cera para as crianças pintarem e levou desenhos diversos das escrituras.
Foi mais uma sala para as crianças ficaram enquanto os pais ficavam nas demais salas aprendendo.

Equipe da Cozinha

Para essa equipe, teve algumas pessoas que ficaram apenas um turno. Pois eles prepararam o desjejum. No dia foi opcional, quem quisessem podia chegar a partir das 8:00hs que já estava sendo servido o desjejum.
A equipe também foi responsável por fazer o almoço, que foi maravilhoso!!!
No final do dia, ainda tinha sobrado algumas coisas do desjejum, então fizemos um lanche extra.

No final da atividade, eu achei bacana entregar algo para os consultores que trabalharam no dia, mas como não conversei com a irmã pra ver a possibilidade da estaca comprar algo, usei umas balas que tinha em casa. Daí entreguei algo bem simples:




Como no dia eu distribui na finalização das oficinas, eu coloquei as lembrancinhas em um pote de sorvete, assim os alunos das oficinas não ficavam me pedindo:


Para montar eu fiz o seguinte arquivo:



Para montar, eu imprimir, recortei e grampeei em saquinho de geladinho (aqueles maiores):



Nossa feira aconteceu em setembro. Depois da feira, fiz vários recursos que podem complementar a feira em suas estacas (arquivos aqui).
Espero que tenham gostado!!! Nesse sábado acontecerá nossa segunda feira, assim que tudo passar, compartilho com vocês os arquivos!

7 comentários:

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.