As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 14 de maio de 2013

Projeto - História da Família para Crianças

Galerinha,
Algumas semanas atrás recebi um e-mail do irmão Mauricio Pereira, pedindo ideias de como introduzir as crianças no trabalho de História da Família, ao ponto de incentivarem seus pais.
Foi um tema bem difícil para mim, é bem complicado na Igreja as pessoas se sentirem tão motivadas o tempo todo, e fazer algo que chame a atenção das crianças ao ponto de incentivarem seus pais...
Então recorri a dois recursos, a presidente da Primária de minha estaca, Regina Emerick (que trabalhou com História da Família muitos anos) e a internet. E para completar, meu marido também me deu uma ideia bem bacana.
Então resumindo tudo, quem estiver interessando em fazer algo assim a nível de ala, é perfeito por conta dos custos, mas vocês podem fazer adaptações a nível de estaca.
A mensagem fica a critério de vocês, e para garantir que as famílias participarão de forma completa, os Consultores da História da Família devem se programar com o máximo de antecedência possível e com todas as organizações.
Façam convites que sejam bem alegres e possam ser entregamos em todas as organização, inclusive na Primária. Foquem em todos os convites (caso o das crianças sejam um modelo diferente do adultos) de que a presença das crianças é extremamente importante.
Dê uma mensagem curta e explique sobre os recursos preparados, se for necessário, faça isso de forma separada, leve as crianças para outra sala pois o método de ensino para as crianças é totalmente diferente de adultos, e podem ser entregues os recursos para as próprias crianças.
Vou compartilhar com vocês apenas a parte de ideias... Vocês podem dar um kit para as crianças (um por família) com os seguintes materiais:


Uma sacolinha de TNT, na frente estaria escrito "História da Família", se preferirem, podem até colocar o nome da Família pra ficar bem personalizado e as crianças iriam adorar!!!! Seria onde a criança guardaria todas as informações que a família conseguisse reunir. 


Elas poderiam receber um vasinho onde colocariam as fotos das pessoas que acrescentassem em sua genealogia. Tem duas opções de incentivo... O vasinho já ser entregue com a foto de casa membro da família e as crianças serem incentivadas e colocar dos avós e demais familiares. Ou estar escrito nos convites que é para levar fotos 3x4 de cada membro da família e depois da mensagem ajudar as crianças a montarem as flores com as fotos.
Particularmente, acredito que essa segunda opção seria menos trabalhosa e chamaria mais a atenção das crianças.
Depois de entregue os vasinhos ou feita as dinâmicas, digam para as crianças que elas devem ajudar os pais a fazerem a História da Família e cada vez que descobrirem sobre um antepassado ou adicionarem alguém que ainda está vivo, para colocarem uma flozinha com a foto da pessoa. Se não tiver foto, para desenharem. Daí vocês podem entregar umas 10 florzinhas a mais para as crianças.
Para fazer as flores, vocês podem usar os furadores tamanho gigante de scrapbooking ou procurar algum molde na net. O furador pode ser comprado numa média de valor R$ 50 a R$ 70. Já o método do molde, leva bastante tempo por ser bem trabalhoso.
Dentro do vasinho, vocês podem colocar isopor e um pouco de palha em cima pra ficar bem parecido com o da foto.


Se quiserem, podem dar essa caixa para completar o kit, ou só darem essa caixa. É uma caixa de madeira onde na frente poderia ser colada a foto da família e escrito o nome. Dentro, as crianças teriam que colocar as fotos e cópias de documentos que encontrassem durante suas pesquisas.
Essas ideias que apresentei foram tiradas e adaptadas dos blogs: Blog da Tia Sandra e Ocupar-se Zelosamente.
A última ideia, é uma árvore grande para ser colada na parede e conforme for encontrando as pessoas a criança cola uma foto, um desenho ou escreve o nome da pessoa.
Sei que os custos para fazer essas ideias que dei são um pouco altos. Então uma opção mais em conta que pode inclusive ser feita a nível de estaca, é entregar aquela sacolinha de TNT com gráficos. Durante a atividade, vocês podem entregar para as crianças os gráficos que elas possam escrever os nomes e entregar alguns a mais para que eles preencham conforme as pesquisas que forem feitas.
Para os pais, podem ser entregue os gráficos que a própria Igreja fornece como recursos, pois neles terão as informações necessárias para as ordenanças.
Encontrei esse gráficos que podem ser dado para as crianças em diversos lugares, alguns só podem ser impressos pequenos por causa da resolução da imagem. Mas para as crianças é super bacana:

















Pra quem sabe ler inglês e quer dinâmicas para fazer com crianças e jovens, podem ver nesse link aqui. É no próprio site da Igreja, mas não tem em português e na tradução do google não consegui entender muita coisa. Nesse mesmo link, tem outros diversos links para vocês trabalharem com faixa etária.
Espero que tenha conseguido ajudar de alguma forma com essas ideias e dicas.

Um comentário:

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.