As Tontas Vão ao Céu

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Como Cumprir um Projeto do Progresso Pessoal


Meninas,
Em uma conversa com a Celia Machado, ela de meu a ideia de postar um texto sobre como cumprir um bom projeto do Progresso Pessoal, tanto por parte das moças, líderes, mães e outras irmãs.
Primeiro tenho que deixar claro que as irmãs que querem cumprir com o Progresso Pessoal, devem procurar a presidente das moças da ala. A irmã só poderá cumprir com o programa se a presidente das moças escolher uma moça da qual essa irmã ficará responsável por ajudá-la a cumprir com o programa.
Irmãs, não é só querer cumprir com o programa. Pois as irmãs hoje podem cumprir com o programa porque elas podem ajudar as moças que não tem família na Igreja ou até mesmo aquelas que a mãe é membro, mas não quer cumprir com o programa.
Irmãs, missão não é lugar de cumprir Progresso Pessoal. Não é momento de ser uma moça, de se arrepender por não ter sido uma moça que recebeu o medalhão ou ganhar um medalhão porque não fez parte da organização durante a mocidade. Missão é quando deixamos a nossa vida para trás e servimos de discípulas de Cristo a todo momento. Missão é local de trazer alma a Cristo e de cumprir metas da missão, não programa das Moças.
Pois somente o seu bispo pode te entrevistar para receber o reconhecimento. E o foco do Progresso Pessoal são as moças. Moças escolhidas pela presidente das moças da ala.
Líderes, se alguma sister procurar vocês pedindo para cumprir o Progresso Pessoal ou para serem entrevistadas para receberem fitas ou o medalhão. Não o façam. Vocês não são responsáveis por elas! Elas são responsabilidade dos presidentes de missão.
Agora vamos para os projetos.... No final de cada valor, tem algumas opções de projetos que podem ser feitos. Fica a critério de cada uma, se gostou daqueles projetos ou se prefere outro.
Caso queiram escolher outro tipo de projeto, usem do bom senso, o projeto deve realmente se referir ao valor e exigir um sacríficio.
Será que pode usar um mesmo projeto para dois valores? Não. Pois cada valor precisa de um projeto específico e que ele leve pelo menos 10 horas.

O que pode acontecer é por exemplo: como projeto de "Natureza Divina" eu vou aprender a fazer bolos para festa. Usei mais de 10 horas nesse projeto, pois procurei alguém para me ensinar, escolhi as receitas, comprei os ingredientes, fui até o local para aprender, fiz pelo menos dois modelos diferentes. Aqui já deu 10 horas de projeto. Finalizando relatando no meu diário o meu projeto e meus sentimentos.
Só que eu decidi que como projeto de "Boas Obras", vou usar esse mesmo projeto. Só que vai ser da seguinte forma, perguntei para uma irmã que tem um filho que irá fazer aniversário em breve, se eu poderia fazer o bolo de aniversário dele sem cobrar a mão de obra. Então escolho a receita, passo para a irmã a lista de materiais que preciso, pego o dinheiro com ela, compro, faço e deixo tudo arrumado para o momento do aniversário. Daí já deu outras 10 horas e outro projeto.

Vou dar agora outro exemplo que pudesse cumprir dois valores com um projeto parecido... Com o valor "Conhecimento", eu escolhi aprender um curso básico de corte e costura. Nem preciso dizer que aqui vai levar mais de 10 horas. Quando terminar, relato no meu diário e escrevo meus sentimentos.
Daí quando vou fazer o projeto de "Integridade", posso cumprir com o projeto que o próprio Progresso Pessoal sujere, de confeccionar e usar uma roupa que esteja de acordo com os padrões de vestimenta explicados no Para o Vigor da Juventude. Ou seja, mais um projeto concluido.

Agora vou falar uma outra coisa super importante, principalmente para as líderes, mães e irmãs... Tenham respeito pelas metas e projetos. Como o próprio livreto diz a respeito dos projetos: "Ele deve exigir um esforço razoável e levar pelo menos dez horas para ser concluído."
Já vi muitas líderes e irmãs assinarem os projetos e algumas metas umas das outras com a desculpa que as irmãs já fazem aquilo durante o dia-a-dia. Realmente, as irmãs já lavam roupa, cuidam da casa e dos filhos. Mas vocês acham honesto assinar um projeto que não foi exigido sacrificio nenhum? Outra coisa é quando líder assina projeto por coisas que ela fez para as moças.
Turminha, se vocês já são líderes das moças, faz parte do chamado de vocês fazerem coisas por elas e para elas. Isso não é projeto...
Projeto é algo que exija de vocês uma nova habilidade ou algo que fuja da rotina. Por exemplo, se você já faz o trabalho da História da Familía, não marque que acabou de fazer o seu projeto de "Fé". Faça algo novo, por exemplo, ajudar uma outra irmã da ala ou um recém-converso a fazer a História da Família dele. Pode parecer que isso não tenha nada a ver com sua fé, mas quando ver a alegria, felicidade e desafios superados da outra pessoa, sua fé será fortalecida!!!!
Se tem uma meta que diz que você tem que aprender a cuidar da casa, ao invés de só assinar a meta porque você já faz isso todos os dias. Decida ajudar uma irmã doente ou idosa a limpar a casa dela.

A cada projeto concluído, relatem e escrevam em seus diários como foi essa experiência. O que gostaram, as dificuldades, as alegrias. E como aquele projeto acrescentou em suas vidas. Qual a relação dele com o valor.

14 comentários:

  1. O blog é muito lindo! Adorei aqui...
    Queria saber se você tem o hino Este é O Tempo de Aprender, letra e/ou partitura!
    Agradeceria muito se você conseguisse.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Juliane,
    Eu não tenho esse hinos, mas acredito que vc achará em um desses sites:

    http://www.mormonmusic.org/

    http://www.alaum.net/

    ResponderExcluir
  3. Michele,houve recentemente em um grupo do facebook o qual eu faço parte , uma discussão sobre esse assunto.E uma das irmãs não aceitava a ideia de que o medalhão poderia ser dado a qualquer irmã da soc soc que se esforce trabalhando no PP.Então uma irmã disse que podia sim porq a Sister Mazzagard falou.Então uma outra mulher foi diretamente a sister e perguntou e olhe a resposta dela : Meninas, como a Patrícia Anderson Correa comentou que isso foi falado no treinamento da Beth Mazzagard, perguntei direto pra ela e ela confirmou que qualquer irmã pode fazer o PP desde que ela converse com o Bispo e cumpra todas as metas inclusive pagar o dizimo e receber o medalhão, se veio da presidência da área então nem tem o que discutir né rsss, falou ta falado! O grupo é mães sud.E agora Michele pode ou não?Eu também estou em divida e gostaria de sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisangela,
      Vou te falar que quando vejo essas coisas sinto uma palpitação no coração que acho que vou morrer.rsrsrsrs
      Acho que TODOS os líderes e interessados devem ler os manuais da Igreja e o Manual de Administração para não falarem besteira e não criarem conflitos onde não se tem motivos.
      Vou te falar que as irmãs se apegaram demais ao que "acham" e ao que "outras líderes" falaram. Mas a resposta está no próprio Progresso Pessoal na página 93, lá encima tem o tópico "Requesitos do Progresso Pessoal para Outras Pessoas Que Queiram Participar do Programa". Bom, não vou escrever tudo o que está escrito porque vc pode ler.
      Mas resumindo... qualquer irmã pode sim cumprir com o Progresso Pessoal, desde que ela ajude uma moça a cumprir com o programa. Mas essa moça deve ser escolhida pela presidente das moças da ala.
      O que não pode acontecer é as irmãs colocarem o Progresso Pessoal como meta da vida delas. Pois as irmãs podem trabalhar com as metas do programa "Busca da Excelência" e tem muitas estacas que as líderes incentivam as irmãs a cumprirem com o programa da Sociedade de Socorro. Mas muitas irmãs não o fazem porque simplesmente estão cumprindo o Progresso Pessoal porque querem o medalhão.
      Minha opinião, é que a presidente que for conversar com uma irmã que vai cumprir com o Progresso Pessoal, certifique-se que a irmã compreende que o maior objetivo dela, não deve ser o medalhão, mas sim, ajudar a moça a conquistar o seu medalhão.

      Excluir
  4. É verdade!! Mas sabe o que está causando confusão,é que as líderes de estaca e nesse caso da presidência de área estão ensinando assim.Eu mesma recebi treinamento dizendo que podia sim,quem quiser fazer o PP e ganhar o medalhão.Então acho que tem que se ver e conversar direitinho esse assunto porque quando queremos fazer o certo, somos nós que saímos de erradas não é?Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisangela,
      Eu vou te contar o que uma vez aconteceu comigo, as líderes da estaca estavam "ensinando" as líderes da ala a fazerem algo errado durante um treinamento. Eu ouvi, fiquei quietinha e depois em off com elas, abri o manual e disse: "eu não estou entendendo porque vcs estão ensinando isso, se aqui está escrito dessa forma".
      Elas ficaram bravas, mas acabaram indo ler no manual e fizeram as correções necessárias.
      Como as próprias escrituras diz que aquele que aprender deverá advertir o seu próximo!
      Prefiro sair de errada, mas seguir o que é correto. Por isso, que na minha ala tem irmãs que acham que sou ruim e não querem nunca trabalhar em um chamado comigo.

      Excluir
  5. Eu costumo dizer que na minha Estaca existe uma obsessão em relação a Organização das Moças que eu não entendo porque existe muita gente querendo dar opinião, muita gente querendo ser lider e moça. kkkkkkkkkk
    A OM desperta essa paixão e essas confusões... A verdade que é programa maravilhoso que se destina especificamente para as Moças, isso que devemos compreender. Como uma mulher da Soc.Socorro preciso aplicar os programas da minha organização, isso me fará crescer. Como lider das moças, preciso cumprir minhas designações porque fazem parte do meu chamado. O dia em que for desobrigada, continuarei nutrindo um grande amor pela organização, pelas jovens, e estarei disposta a ajudar jovens e lideres no que for possivel, mas esse universo de mutuais, atividades, progresso pessoal e outros, não fará mais parte de minha vida.
    Por mais que tenhamos amor e interesse pela OM, precisamos seguir os manuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa,
      Eu sou da seguinte opinião: Sister que quer fazer PP na missão é porque não foi uma boa moça em sua ala. Daí chegou na missão e achou que dá pra se arrepender.
      Concordo com vc de que existem programas para cada etapa. Achei muito legal quando ele foi aberto para todas as mulheres porque as mães podem incentivar muito mais suas filhas. Mas isso não tem acontecido, o que tem acontecido é que todas as irmãs querem o medalhão sem entender o próposito. O que é muito chato.
      Por que não usar toda essa animação para o Busca da Excelência? Por que nenhuma mãe se mata pra cumprir o Fé em Deus? Só porque não tem um medalhão e nenhum reconhecimento diante dos homens?
      Enquanto líder das moças fiz muito o PP, pois queria saber como era para uma moça cumprir com esse programa e qual a dificuldade que elas sentiam. Foi maravilhoso e tenho um tremendo xodó por meus medalhões. Mas nada se compara ao sentimento de evolução, que também tive ao cumprir com o programa Busca da Excelência.

      Excluir
  6. Olá Michele, tudo bem? Meu nome é Verônica e já faz bastante tempo que acompanho o blog e gosto muito do material que sempre é postado. É de grande utilidade para as líderes, principalmente nas instruções sobre o progresso pessoal. Amo o progresso pessoal e como líder sempre incentivo minhas moças a fazerem e receberem um testemunho do programa. Também li os comentários que foram postados aqui e realmente acontece muito esta questão de as irmãs quererem o medalhão mas não entenderem o propósito do programa, mas em meu ramo isso não é tão forte, ainda bem,rsrsr. Já estou quase terminando meu progresso pessoal e pretendo fazê-lo novamente.Mas gostaria de tirar uma dúvida, se vc puder me esclarecer: Quando uma irmã da soc.soc. está acompanhando uma jovem no progresso pessoal e ela completa um valor, como e onde ela recebe os materiais de reconhecimento? (fita e emblema que é colado na página de certificado de realização) e se a jovem que ela acompanha não quiser mais fazer o progresso pessoal com essa irmã? Como ela poder dar continuidade? Se puder me esclarecer, fico grata. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verônica,
      Vou responder seu recado em duas partes por conta das quantidades de caracteres permitidos por comentários...
      Obrigada por seu carinho!!! Me sinto em falta de postar mais recursos para a Organização das Moças, mas o tempo não me permite...
      Eu decidi fazer essa postagem porque estava recebendo muitos e-mails de irmãs com dúvidas e contanto sobre situações que estavam acontecendo em suas estacas. Sem contar que as missionárias que estavam aqui em São Paulo, estavam com uma febre de fazer Progresso Pessoal, tinha irmãs assinando o Progresso Pessoal de sisteres...
      Quando a suas perguntas....
      Quando a irmã cumpre o valor, ela recebe o reconhecimento da presidênte das moças da ala. Essa irmã é como se fosse uma moça da ala, ela tem que apresentar as metas e projetos para a presidente e ela vai avaliar pra ver se realmente foram cumpridas da forma correta. Só quando chega a época da irmã receber o medalhão e certificado, que a história é um pouco confusa. Pois no Progresso Pessoal, na página 92, diz que as líderes das moças e o bispado devem ser responsáveis por isso. Até então, eu entendia que era a Presidência das Moças que deveria usar o orçamento da ala para comprar esse medalhão, porém aconteceram diversos treinamentos com a Sister Costa em várias regiões do Brasil, em que ela passou para presidências de estacas que na verdade a irmã paga o medalhão dela, ela entrega o valor do medalhão na papeleta do dízimo em outros.Quando recebi a informação a primeira vez, fiquei na dúvida se as irmãs haviam entendido corretamente, então perguntei para outras irmãs que estiveram nesses treinamento e todas elas me falaram a mesma coisa. Eu ainda acho um tanto estranho... a irmã já está ajudando a moça a cumprir o Progresso Pessoal, está fazendo as metas e ainda tem que pagar o medalhão?
      Sei que muitas líderes também acharam estranho, mas até agora eu sei que só em Guarulhos que as irmãs pagam seu próprio medalhão. Somente uma ala de Guarulhos que tem tido muita confusão, pois o bispo não acha correto entregar o medalhão para as irmãs, ele quer entregar apenas o certificado.

      Excluir
    2. Agora vamos a segunda pergunta... Se a moça não quiser fazer mais o Progresso Pessoal com essa irmã, deve ser verificado o por que. Talvez a irmã realmente esteja "pegando no pé" da moça para cumprir com as metas e a moça, não gosta. Raramente a moça não vai querer cumprir com essa irmã porque ela não faz nada.
      Deve ser conversado com cada uma delas em uma entrevista para saber como anda o Progresso Pessoal e a ajuda. O Espírito ajudará muito a presidência a entender o que realmente está acontecendo. Pois pode acontecer de cada uma apresentar uma história diferente. Depois de conversar com cada uma, a presidência deve conversar em uma reunião sobre a situação e juntar tomarem a decisão que sentirem por meio de oração que devem fazer. Podem até mesmo marcar uma nova entrevista com ambas (irmã e moça) e conversar com elas sobre o que está acontecendo.
      Essa irmã, deve ajudar a moça a cumprir suas metas. Ela é a pessoa "chata" que ajuda a moça quando está "fubecando", ou sua frequência as reuniões da igreja tenha caido. Esse é o propósito real de uma irmã ajudar uma moça. É como se essa irmã fosse a mãe da moça nesse período, ela tem que fazer tudo o que uma mãe faria. Conversar, ajudar a escolher metas, se quiserem fazer algumas metas juntas, certificar-se que a moça está presente em seus compromissos (mutuais, atividades, reuniões), conversar sobre seus estudo das escrituras e oração, ajudar a moça a cumprir com os padrões contindo no livreto Para o Vigor da Juventude...
      Agora se chegar um momento que a presidência se sentir inspirada, elas podem "colocar" essa irmã para ajudar outra moça.
      Muitas irmãs acabam desistindo de cumprir com o programa quando veem que não é só cumprir as metas e as vezes conversar com a moça. Muitas irmãs querem coisas fáceis. As irmãs precisam entender que elas só estarão cumprindo com o programa porque terão que ajudar as moças. Não que elas estão fazendo um favor para as moças. Deve ficar bem claro que é um programa para as moças.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, pode mandar um e-mail para mim: souumadastontas@gmail.com

      Excluir
  7. Oi Michele, Muitíssimo obrigado por suas respostas, realmente me esclareceram bastante! Sobre o medalhão, eu já sabia sobre essa questão das irmãs "pagarem" por seu próprio medalhão. Também confesso que achei um tanto estranho da parte da presidência de Área, e o treinamento com Sister Costa fala dessa questão. Em minha última reunião de presidência, minha primeira conselheira perguntou sobre essa questão. Eu conheço pessoas de São Paulo, Florianópolis, Fortaleza, enfim que quando todos fazem, ninguém paga pelo próprio medalhão. Eu creio que essa atitude foi tomada visando os fundos de orçamento das unidades, visto que as moças recebem sem custo porém o bispado, não se sente na obrigação de "dar" o medalhão para líderes, mães e outras mulheres exemplares. Então eu acho que a medida adotada foi também para tentar dizer às pessoas que o medalhão é um lembrete, o foco na verdade é o Templo. O progresso pessoal das moças é um curso de preparação para o templo e as irmãs da soc.soc. tem o "Busca da Excelência" que embora não tenha medalhão, é um programa de metas muito bom. Gostei muito de seu comentário, sobre a questão das irmãs focarem demais no P.P e não ajudar com o fé em Deus da primária, o Dever para com Deus dos rapazes...porque são programas inspirados para todos e que se cumpridos irão fortalecer os membros com um todo. Meu esposo é pres. do Ramo e ele definiu que seria assim, as moças ganham, as líderes, mães e outras mulheres "pagam" pelo campo "outros" da folha de dízimo. Achei justo e não reclamo. Enfim, usar o bom senso é importante, e o objetivo maior é ajudarem as moças a ganhar seu testemunho pessoal do programa. Muito obrigada por sua ajuda! Estarei por aqui acompanhado as postagens. bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verônica,
      Foi um prazer tirar as dúvidas. Sempre que precisar, pode mandar que respondo.
      Então, em São Paulo, as irmãs só mudaram por conta desse treinamento, porque até então a compra do medalhão era feita pela presidência das moças. Realmente o foco é o templo.
      Eu amo cada um dos programas da igreja, em minha estaca não trabalham o Busca da Excelência, mas estou fazendo as metas. É um programa muito especial!!!

      Excluir
  8. Oi Michele, tudo bem? Olha eu aqui de novo...

    Estou precisando de sua ajuda novamente.Então é o seguinte: Analisando as metas do progresso pessoal com minhas moças eu verifiquei que muitas delas tem dificuldade em cumprir algumas porque existem situações exigidas nas metas que impossibilitam o cumprimento total da mesma. Então eu ponderei e pedi que elas verificassem a página 7 que diz que elas podem adaptar as experiências e projetos de acordo com suas condições, interesses e etc.
    o problema é que muitas delas não sabem como "modificar ou adaptar a experiência ou projeto". Eu tenho ajudado como posso mas confesso que há metas como a de nº 1 e nº 2 obrigatórias do valor Boas obras que tem sido difíceis de mexer. Você poderia me dar um exemplo ou me indicar algum blog onde eu consiga ter alguma ideia de como ajudá-las? Obrigada!!!!!! :)

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.