As Tontas Vão ao Céu

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

História Pessoal e Familiar - Ensinar a Importância de um Diário para Crianças

Galerinha,
Demorei para ter novas ideias em relação a História da Familia.rsrsrsrsrs Tem uma irmã no face (que não me lembro o nome dela agora), que todos os domingos que me vê online pergunta sobre novas ideias, eu já estava ficando com vergonha.rsrsrsrs
Na verdade eu já tinha pensado nisso, mas acho que vocês já notaram que não gosto de postar nada que eu não tenha um arquivo ou possa postar a ideia com toda a prática...
Minha filha está com 3 anos e 8 meses, é super esperta e tem entendido muitas coisas. Ela tem sido o meu teste em diversas coisas.rsrsrsrsrs
Bom, já postei sobre a caixa de lembranças que a Rafaela guarda todas as coisas que são importante e significativas para ela (quem quiser ver a postagem é só clicar aqui). E posso dizer que está dando super certo!!! Todos os lugares que vou com ela, pega um folheto pra colocar na caixa, na nossa viagem para Curitiba e Florianópolis, todo lugar ela mesma fez questão de pegar o papel para colocar na caixinha. Está muito legal e já tem história dela!!!
Então tinha pensado em fazer um diário em que ela pudesse ter uma participação significativa, queria um diário que quando ela visse, fizesse uma cara de impressionada. Já faz uns 3 meses que tentei encontrar o diário perfeito. Até que nessa semana, conversando com a Vanessa Castilho no telefone, me lembrei de um caderno que a Marcelly Alves usa como diário e me mostrou uma vez. A Vanessa me indicou a loja onde poderia comprar, então nessa quarta-feira, quando voltei do Instituto, fui até a loja e comprei, olhem que fofo:

 Paguei R$ 21,00, ele tem 190 folhas, ao contrário dos cadernos que estamos acostumados, ele não tem espiral, lembra muito um livro porque é bem colado. A capa é super grossa.

 Nos ainda vamos dar uma personalizada na capa com o nome dela, só não consegui pensar em como.rsrsrs


É um caderno de 10 matérias, onde cada matéria dá pra ver a divisão por pequenas listras de cores que ficam na parte superior e inferior do caderno. Sem contar que é super fácil a visualização porque tem uma inclinação nas folhas, nas fotos não dá pra perceber e nem sei muito bem como explicar, mas é bem bacana.

 Essa é a contra-capa e a folha de adesivos que tem no caderno.

Essa é a divisória de matérias, muito fofa!!!

Essas são as folhas, elas tem uma leve sobra de borboletas.

Quando contei para a Rafaela que ela faria o diário dela, ficou super feliz, quando viu, deu um sorriso que foi único e não consegui captar com a foto para vocês verem, mas segue uma fotinha dela com o diário:


Agora, vocês devem estar se perguntado como que estamos fazendo esse diário com a participação dela, já que não sabe ler... Bom, eu expliquei para ela que no diário se escreve coisas que são importantes para nós naquele dia e como ela não sabia escrever, teria que me dizer o que era importante para ela, eu escreveria e no final ela faria um desenho sobre aquilo.
Eu achei que ela não iria dizer muitas coisas, me questinei se ela havia entendido o quanto o diário era importante, mas me surpreendeu... me contou várias coisas da escola (o que já faz) e do nosso dia-a-dia.
Na escola dela, as professoras tem trabalhado com o Sitio do Pica-Pau Amarelo, então hoje esse foi o tema principal quando se tratou de falar da escola, daí ela fez um desenho, que coloquei a legenda:


Espero que essa minha experiência sirva de ideia para vocês, que passem a integrar seus filhos nessa questão de história pessoal. Pra quem quiser saber onde comprei, segue o endereço, pois até então eu não tinha visto esse caderno em nenhum outro lugar:

Foto Studio
Tel.: 4701-8362
Rua Getúlio Vargas, 10 - Jd. Santa Luzia 
Cep: 06754-090
Taboão da Serra-SP

Essa loja abre ás 8:00hs, fica de esquina, em frente a uma concessionária de carros no centro do Taboão. Ela fica no ponto final dos ônibus circular. É uma lojinha bem pequena que na frente tem uma placa grande de Xerox.

2 comentários:

  1. Mi adorei esse caderno..quero um!!!! A Brenda teve o primeiro diário dela com uns 5 aninhos ainda não sabia escrever nem ler...ai eu expliquei como era um diário e tudo que ela passasse o dia ela poderia desenhar...ela adorou, e depois que aprendeu a ler e escrever até o suspiro ela registrava...kkkk..agora com teu post vou tomar vergonha na cara e arrumar o dela..estou com um caderno comprado pra personalizar e não acho tempo...vou fazer logo isso. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosani,
      Eu faço o diário da Rafaela desde que ela nasceu. Eu separo por idade, o do 1º ano foi um fichário que montei uma capinha de EVA, nele eu colocava tudo, até as receitas médicas dela. O 2º ano eu usei um caderninho encapado de tecido que ganhei de uma irmã. Mas quando ela fez 3 anos, eu comecei a perder o controle, então fiz um blog no qual só eu tenho acesso, e lá faço o diário dela, posto as fotos e colocar os cartazes das coisas que participamos. Mas achei que ela já estava num momento de aprender o quanto isso era importante e fazer parte disso.
      Faz sim o diário da Brenda, aproveita que ela gosta, incentive mesmo!!! Já que vc está sem tempo, podia entregar para ela mesma personalizar.Talvez fosse até mais interessante pra ela, porque sentiria que ele é mais importante ainda e que tem a personalidade dela.
      Eu comecei com essa de diário antes de me tornar membro da igreja, tudo por causa daquele desenho Doug.rsrsrsrsrs
      Pode deixar que vou comprar um caderno desse pra vc, quando vier em São Paulo te entrego!!! Quando cheguei com ele em casa, quase que fiquei com ele pra mim.rsrsrsrs

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.