As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Empresas que Tive Problemas, Mas que se Prontificaram à Resolver o Problema

Galera,
Já faz um bom tempo que me sinto encomodada com algo que acontece com grande frequência na net: a difamação das empresas por conta de produtos estragados ou de qualidade inferior. Então decidi hoje compartilhar com vocês algumas das minhas experiências e dizer algo que deve ser de nossa conduta.
Mesmo as grandes empresas que faz seus produtos de forma eletrônica, pode acontecer pequenos erros ou acidentes, e antes de postarmos em nossas redes sociais, sites ou blogs que a empresa "não presta", devemos contactar a empresa por meio do SAC, eu gosto de fazer isso por meio de e-mail, mas vocês podem fazer isso por meio de 0800 ou ir diretamente na loja.
Se depois de alguns contatos, a impresa não se procunciar ou não fazer a troca do produto, daí sim, cabe a nós recorrer a outros métodos. A segunda opção é o Procon, que costuma resolver todos os casos de forma rápida e sem nenhum custo para o cliente. A terceira opção é procurar as redes sociais, sites e blogs.
Tenho pensado o quanto somos pessoas preguiçosas e gostamos da ofensa. E nós membros da igreja devemos tomar muito cuidado com isso. Achamos mais fácil tirar uma foto do produto e compartilhar nas redes sociais do que entrar em contato com a impresa. Eu não vejo ninguém postando o quanto a empresa se prontificou a resolver o problema, mas apenas críticas e 99% delas, sem o cliente sequer avisar a empresa sobre o produto. Nós não gostamos de ser lesados, mas gostamos de lesar as empresas?
Depois de muita ponderação sobre o assunto, decidi conversar com meu marido sobre o assunto. Ele me falou algo simples e direto "fale bem sobre as empresas que resolveram os seus problemas". Então vou compartilhar por meio desse post, as minhas experiências e a forma como as empresas me trataram.


A primeira vez que me lembro de ter problemas com uma empresa foi quando estava namorando com meu marido e fomos ao Burger King da Avenida Santo Amaro, era o primeiro em São Paulo e acho que até do Brasil. Lá tem a máquina de refrigerante do lado de fora e vocês pode repetir quantas vezes quiser.
Quando meu marido foi repetir, vi que um funcionário do caixa, fez um comentário muito maldoso, bem do tipo "esse cara aí deve ser gordo de tanto refrigerante que ele toma", vi que o gerente estava do lado e não falou nada, só deu risada. Na hora eu não falei nada porque não queria estragar o passeio e foi a primeira vez que vi esse tipo de coisa... Mas no dia seguinte eu contei para o meu marido e falei o nome do funcionário, pois na hora de irmos embora eu olhei a plaquinha dele e também falou sobre o gerente.
Meu marido que até então era namorado, procurou na net o telefone de SAC do Burger King e ligou para fazer a reclamação, a empresa ficou de verificar a ocorrência e retornar pasando uma possição. Em pouco tempo meu marido recebeu uma ligação do gerente da parte da manhã (o ocorrido foi no período da noite) pedindo desculpas pelo ocorrido com o outro turno e nos convidando para irmos a loja no período da manhã. Ele ficou de nos atender pessoalmente e nos dar um brinde.
Achei muito louvável a atitude desse gerente, pois a situação não havia ocorrido durante o turno dele, mas ele fez questão de pedir desculpas, ele realmente vestiu a camisa da empresa. E qual a grande loja que tem um gerente que te liga e diz que vai te atender pessoal? Eu não conheci mais nenhuma... Isso aconteceu em 2004 e nunca me esqueci da atenção do gerente.
Nós nunca voltamos naquela unidade, apesar de eu gostar muito do lanche!!!


O segundo problema, foi na verdade a primeira vez que tive um problema de produto estragado foi com a marca Leco, compramos 3 caixinhas de Choco Leco e duas delas estavam azedas. No mesmo dia meu marido mandou um e-mail para o SAC (que estava disponível na caixa), eles pediram que ele fornecesse o endereço, quantidade do produto estragado e o tipo de produto. Eles pediram que congelassemos as caixas que estavam estragadas para que fossem efetuados testes com o produto.
Eles deram um prazo de 15 dias para troca do produto, mas na mesma semana um motorista passou em casa para recolher as duas caixas que estavam azedas e me entregou 9 caixas novas.
A empresa foi super prestativa, resolveu nosso "problema" de forma rápida e atenciosa. Até o motorista era super educado!!!!
Então incentivo vocês a fazerem uso dos produtos da Leco, pode sim, acontecer pequenos erros, mas a empresa rapidamente se prontifica a resolver o problema dando toda a atenção necessária ao cliente.


O terceiro problema que tivemos foi com uma máquina de lavar roupas da Samsung. Em dezembro meu marido comprou uma máquina nas Casas Bahia, porém no primeiro dia de uso ela parou, sabemos que todo eletrodoméstico tem uma garantia de 30 dias da loja, independente do que aconteça, a loja deve fazer troca imediata a partir do contato do cliente. Então pegamos a nota fiscal do produto para entrar em contato com a loja, e partir desse momento se arrastou um atendimentos de péssima qualidade por 30 dias.
A loja informou que não iria trocar o produto, eles mandariam um técnico na loja para verificar que era possível fazer um reparo, se ele constatasse que era necessário uma troca, aí sim, era efetuada.
O técnico apareceu dias depois, olhou a máquina e disse que havia queimado uma peça, ele faria o pedido para a fábrica e não tinha certeza de quando tempo levaria para a peça chegar... Mas nos deu um prazo (que agora não me recordo), na data, ele mesmo me ligou para dizer que a fábrica havia mandado a peça errada e teria que esperar novamente para a chegada da outra peça.
Quando vimos que estava perto de fazer 30 dias, meu marido voltou a ligar para a loja, o vendedor disse que não podia trocar o produto e tinha que esperar a peça. Ele então decidiu ir diretamente na loja, eles disseram que não tinha nenhum "boletim" sobre o nosso problema. Ele disse que queria o dinheiro de volta e não concordaram.
Ele conseguiu o telefone da própria Samsung e entrou em contato com eles. A resposta foi de que era problema das Casas Bahia, eles tinham que contactar a empresa para pedir uma nova peça e o técnico, mas eles não haviam feito.
A Dani Souza me auxilio a procurar um juizado, já que não estava conseguindo resolver meu problema. No dia que fez 30 dias de compra. Meu marido voltou na loja, brigou, gritou, falou alto e ameaçou ligar para a polícia. O gerente disse que a empresa não faria a troca, quando ele pegou o telefone e ligou para a policia, o gerente viu a confusão que havia gerado e decidiu fazer a troca, meu marido insistiu que o gerente lhe entregasse uma carta com o endereço e log das Casas Bahia se comprometendo a fazer a troca da máquina. Tivemos que esperar mais 15 dias para ser efetuada a troca.
Com essa experiência aprendemos que não vamos mais comprar nada nas Casas Bahia, não posso dizer sobre outras experiências com a loja porque até então eu só havia comprado nosso guarda-roupas pouco antes de casarmos, que com a mudança, nunca mais foi o mesmo.
E quanto meu marido tentou entrar em contato com a Samsung, eles lavaram as mãos, são produtos de qualidade, mas se tenho um problema a empresa não pode resolver? Então tá né.... Eu não compro mais produtos deles por não me sentir segura....
Só posso dizer que o melhor atendimento que tive foi dos entregadores, que até tiraram a embalagem da máquina e colocaram ela no local que eu queria e tudo com sorriso e simpatia!!!!
Ah, o detalhe é que nós haviamos trocado o telefone de casa para o da Net e não sabiamos que eles estavam cobrando R$ 2,00 por minuto. Tivemos que pagar uma conta com despesas de R$ 50,00 por conta das ligações que fizemos para as Casas Bahia. O legal do telefone da Net é que a conta é detalhada, por isso sabemos que gastamos esse valor apenas com essas ligações para a Casas Bahia.


Quarto problema, se é que pode ser chamado assim... aconteceu alguns meses atrás quando comprei uma caixinha com dois Kinder da Dora. Os dois ovinhos vieram com o mesmo brinde. Procurei na caixa o e-mail do sac e entrei em contato com eles pedindo a troca de um dos brindes.
O SAC respondeu meu e-mail prontamente ao momento do envio, foi a empresa mais rápida que já vi para responder e-mail dos clientes.rsrsrsrsrs
A funcionária do SAC me respondeu dizendo que era possível fazer a troca e pediu para fornecer algumas informações, quando retornei o e-mail  com as informações, não sei o que aconteceu... mas ela já não sabia sobre o que se tratava. Mas não precisou de muito para ela lembrar o que estava fazendo.rsrsrsrsrsrs
Em menos de 15 dias um motorista bem educado veio até minha casa, quando corri para pegar o brinde para fazer a troca, ele disse que não precisava e me entregou uma caixa. Nela tinha 2 caixas, cada uma com dois Kinder da Dora e uma carta da empresa se desculpando pelo ocorrido, se prontificado a ficar mais atentos para que isso não acontecesse novamente e pedindo que eu pudesse continuar fazendo uso de seus produtos porque era uma empresa séria.
E vou dizer que realmente é, a qualidade do produtos deles é excelente, os brindes são super bacanas e os preços também super em conta!!!!
Realmente me senti muito mais confiante em fazer uso dos produtos deles e divulgar para as pessoas. Realmente senti que é uma empresa séria e a questão da carta, mesmo que tenha sido digitada, fez toda a diferença!!!


Quinto problema... Meu marido comprou uma caixa de leite integral da Marajoara e o leite estava com um gosto de azedo. Congelei a caixa (lembrando da experiência com a Choco Leco), alguns dias depois procurei o e-mail do SAC na caixa e entrei em contato com a empresa.
No mesmo dia a funcionária Ana Lúcia respondeu meu e-mail pedindo as informações para a troca e me deu um prazo de 15 dias. O relatório é bem chatinho porque você tem que informar até o local da comprar, e como aqui em casa cada hora compramos as coisa em um mercado diferente, tive que fazer um esforço e perguntar para o meu marido onde ele havia comprado o leite para não passar a informação errada.
Hoje o motorista da empresa veio fazer a troca, mas na ficha dele, estava escrito que era uma caixa de achocolatado, eu fiquei preocupada em fazer a troca, não por mim, mas por ele depois ter que justificar na empresa. Porém ele fez a troca da caixa por outras duas e decidiu ligar para a empresa avisando sobre o erro. Eu até falei pra ele que havia preenchido todos os dados que pediram e nele estava escrito que era uma caixa de leite integral que estava aberta, mas ainda assim, fizeram errado. Ele deu risada e disse que iria resolver.
Mesmo assim, eu achei melhor mandar um e-mail agradecendo pela troca efetuada e avisando sobre a confusão. Essa também é uma empresa que vale a pena ter os produtos comprados!!!


Meu sexto problema parece até piada.... Mas na mesma semana que tivemos o leite azedo da Marajoara, tivemos o leite Polly da empresa Confepar qualado. Na caixa só tinha telefone do SAC e como detesto ficar falando em telefone com pessoas que não conheço e principalmente com empresas, procurei na net o site da empresa e achei o e-mail do SAC, escrevi e a resposta que tive que é que tenho que ligar no SAC ou poderia fornecer meu número de telefone para eles entrarem em contato comigo... fiquei bem irritada e pensando "como uma empresa hoje não tem um SAC por e-mail?". Mas forneci o meu telefone. Resposta do e-mail foi perguntando sobre o DDD, depois outro e-mail dizendo que não conseguem me contactar e que deveria ligar para eles no horário comercial porque o telefonema era gratuito.
Bom, ainda não resolvi... Mas estou bem chateada com a empresa por não ter esse atendimento por e-mail.

Já tive outros problemas que não foram resolvidos, um deles foi com um plano de saúde da Dix Amico, que hoje é Dix Amil. Meu marido se confundiu e pagou a mesma fatura duas vezes, eles cancelaram o meu plano e não quiseram devolver o dinheiro e nem compensar o pagamento na fatura seguinte... Mesmo diante a esses problemas, tive empresas que resolveram os meus problemas de forma rápida ou com muito sacrificio, de qualquer forma, todas elas devem ser compartilhadas.
Desafio a cada um de vocês compartilharem sobre suas boas experiências com as empresas com a mesma rapidez e da mesma forma que compartilham quando alguém se sente lesado por uma empresa. Faz parte do processo, relatar, ser recompensado e ELOGIAR.

8 comentários:

  1. Concordo com você Michele, sempre que tenho problemas assim com as empresas eu entro em contato e até hoje sempre obtive sucesso, muitas pessoas deixam pra lá mas eu sempre reclamo pois é um direito do consumidor e tenho obtido sucesso.

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    1. Oi Flávia,
      Eu achei legal compartilhar minhas experiência, porque vale a pena também compartilharmos sobre as empresas que valorizam o consumidor.
      Concordo plenamente que devemos procurar nossos direitos!!!

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  2. Eu tb tenho experiencias boas para contar a maioria das vezes o problema foi resolvido , o ultimo foi a poucos dias comprei um novo video game nas Lojas Americanas e o cd que acompanha não funcionou fui na loja 1 semana depois da compra e trocaram de boa. Já troquei vários produtos falando diretamente no sac fraldas, copo infantil, brinquedo..... Temos que procurar nossos direitos antes de sair reclamando nas redes sociais!!!

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    1. Que legal que a Lojas Americanas resolveu!!! É mais uma empresa que merece créditos!!!
      Nós temos que dar a oportunidade para as empresas se pronunciarem, uma coisa que não faço é compartilhar em minha rede social ou blog quando vejo postagens dizendo que acharam coisas dentro das embalagens, se não for a própria pessoa que está compartilhando, a vitima. Eu ignoro, pois muitas pessoas também gostam de lesar as empresas e sabe que a turma gosta de compartilhar esse tipo de coisa.

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  3. Muito legal que vc corre atrás. Já tive problema com uma caixa de chocolates da nestlé e recebi uma nova pelo correio... Mas vc não dá muita sorte com leite hein, rsrsrsrs.

    Bjs.

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    1. Oi Flávia,
      Realmente o maior problema aqui é o leite, acho que é porque consumo bastante.rsrsrsrsrss

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  4. To com duas caixa de choco leco estragada aqui acabei de comprar ai to pesquisando se o gosto dele é azedo e se ele parece yorgut mesmo eu tomei meio potinho pra ver porq ele tinha esse gosto se eu morrer a culpa e desse chocoleco nunca mais compro essa merda e eu vido lado a caixinha de nescau e tava 2 real e eu tinha 3 e o chocoleco era 1.30 dava para eu levar 2 mas veio podri nunca mais compro essa coisa barata veia ruin e na caixinha fala q nao ta vencido fala q falta 8 mes ainda pra vence isso e ta azedo mais q td sera se posso morre :X bebi isso

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    1. Matheus,
      Isso acontece independende da marca, lembre-se da polêmica de alguns meses atrás de leites como a Parmalat que estavam sendo aduterados. Do suco Ades que continha produtos de limpeza...
      Mas baseada em minha própria experiência, entre em contato com a Leco pelo sac, pode ser telefone ou e-mail e rapidamente eles irão buscar as caixas azedas em sua casa e lhe entregar novas. Apesar do produto azedo, valorizei muito a empresa pela rapidez em resolver o meu problema, como o comprometimento da empresa com os clientes!!!

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