segunda-feira, 8 de abril de 2019

Plano de Aula

Pessoal,
Montei um plano de aula para usar no preparo das aulas do seminário, na dúvida sobre quais tópicos colocar no planejamento, acabei encontrando no site Prime Cursos um plano para professores muito bom (publicação aqui), daí inspirada no material deles, fiz um arquivo para usar no preparo de minhas aulas do seminário, mas vocês podem usar no preparo de qualquer aula:



Segue o que deve ser escrito em cada tópico do plano de aula:
  • OBJETIVOS - Qual é o objetivo da próxima aula? O que você deseja passar aos seus alunos com o próximo conteúdo? O que espera que os alunos aprendam? Anote os objetivos de cada aula, e ao final de cada dia, analise se conseguiu alcançá-los.
  • DURAÇÃO - Quanto tempo você irá demorar para explicar cada assunto? Qual o tempo necessário para realizar cada aula? Analise, e se necessário, utilize um cronômetro enquanto prepara suas aulas. Avalie se não está adicionando muitas atividades em pouco tempo, ou explicando um único assunto em muitos minutos.
  • TEMA - É importante que cada aula tenha um tema principal. Escolha um nome interessante, que ative o interesse dos alunos. O nome deve estar relacionado com o conteúdo, mas deve ser criativo. Ter um tema pode facilitar a condução da aula.
  • TÓPICOS ABORDADOS - De todo o conteúdo da aula, quais tópicos deseja abordar na aula?
  • ESTRATÉGIAS - As estratégias são procedimentos adotados para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Algumas estratégias podem fazer com que o interesse dos alunos aumente, ou seja, vai além de apenas explicar o conteúdo da forma tradicional. Veja abaixo algumas ideias: debates, dinâmicas, gravuras e vídeos.
  • RECURSOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS - Quais materiais serão necessários para a aula? Textos impressos, vídeos, datashow, cartazes, retroprojetor, Internet, áudios, fotografias ou outras imagens, jogos, etc. 
  • AVALIAÇÃO - Após a aula, avalie se atingiu o objetivo da aula.
No final da tabela, deixei uma linha para anotar o "princípio/doutrina" a ser ensinado na aula.

As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente. 
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.