Pessoal,
Seguem os recursos que preparei para as minhas aulas do seminário diário:
Depois de impressa, cortei a escritura em pedaços, estilo e coloquei em um saquinho de geladinho.
Entreguei para cada dupla um saquinho e pedi que colocassem a escritura em ordem. Na primeira vez, poderiam usar as escrituras. Depois de montada, pedi que lessem a escritura por 3 vezes, misturassem os pedaços e colocassem a escritura na ordem novamente. Após montarem, abriam as escrituras e conferiam se estava certo. Fiz isso mais duas vezes.
Combinei com eles que em todas as aulas, eles irão montar esse quebra-cabeças até o próximo Domínio Doutrinário.
Eu queria passar um vídeo para eles, mas não consegui porque minha televisão não estava funcionando, mas segue a dica para vocês:
Depois que eles foram embora, compartilhei o cartaz do estudo da próxima aula:
Para essa aula fiz uma dinâmica um pouco diferente para trabalhar a questão de meus alunos terem mais facilidade de identificarem os princípios e ordenanças do evangelho. Então na lousa anotei a divisão de versículos como está no manual. Dividi os alunos em duplas e cada dupla teve que escolher dois blog de escrituras.
Depois entreguei para cada dupla uma folha que faz parte do manual "Recurso de Treinamento para Novos Professores - Auxílio de Aperfeiçoamento para o Professor do Manual Ensinar e Aprender o Evangelho" chamada Entender, Sentir e Aplicar a Doutrina e os Princípios.
Cada dupla teve que ler os blocos escolhidos e preencher a ficha. Depois falamos sobre os princípios que eles identificaram e como aplicá-los em nossa vida.
Após a aula, compartilhei com eles um cartaz avisando qual seria a próxima aula:
Como essa aula é bem curta, aproveitei a oportunidade pare ensinar os meus alunos sobre os momentos que nas escrituras tem o "se... então..." que é até uma sugestão da própria lição. Então montei uma tabela que foi entregue para cada aluno:
Vou compartilhar com vocês a lista de versículos que usamos:
Antes de entrarmos na lição sobre Ohio, recapitulei com eles o que aconteceu até aquele momento durante a restauração.
Como dou aula na minha casa e adaptei minha sala de estar para a classe do seminário, coloquei na parte superior da lousa as gravuras plastificadas, assim eles sempre podem ver e lembrar sobre o que já estudamos. Coloquei as seguintes gravuras em ordem:
As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Seguem os recursos que preparei para as minhas aulas do seminário diário:
Domínio Doutrinário - A Expiação (Parte 1)
Nessa aula usei uma dinâmica sugerida no manual. Dividi os alunos em duplas e pedi que estudarem os parágrafos 1 à 5 do tópico 3. A Expiação do Documento Principal do Domínio Doutrinário e anotassem as partes que consideraram importantes para explicar para pessoas não membros o que é a expiação. Depois de alguns minutos, cada grupo falou sobre suas observações.
Para trabalhar a escritura Doutrina e Convênios 18:10-11, imprimi em papel vergê a escritura (duas por folha):
Entreguei para cada dupla um saquinho e pedi que colocassem a escritura em ordem. Na primeira vez, poderiam usar as escrituras. Depois de montada, pedi que lessem a escritura por 3 vezes, misturassem os pedaços e colocassem a escritura na ordem novamente. Após montarem, abriam as escrituras e conferiam se estava certo. Fiz isso mais duas vezes.
Combinei com eles que em todas as aulas, eles irão montar esse quebra-cabeças até o próximo Domínio Doutrinário.
Eu queria passar um vídeo para eles, mas não consegui porque minha televisão não estava funcionando, mas segue a dica para vocês:
Link do Youtube - Nossa Verdadeira Identidade
Link do Site da Igreja - Nossa Verdadeira Identidade
Depois que eles foram embora, compartilhei o cartaz do estudo da próxima aula:
Lição 42 - Doutrina e Convênios 38:1-17
Lição 43 - Doutrina e Convênios 38:17-42
Lição 43 - Doutrina e Convênios 38:17-42
Para essa aula fiz uma dinâmica um pouco diferente para trabalhar a questão de meus alunos terem mais facilidade de identificarem os princípios e ordenanças do evangelho. Então na lousa anotei a divisão de versículos como está no manual. Dividi os alunos em duplas e cada dupla teve que escolher dois blog de escrituras.
Depois entreguei para cada dupla uma folha que faz parte do manual "Recurso de Treinamento para Novos Professores - Auxílio de Aperfeiçoamento para o Professor do Manual Ensinar e Aprender o Evangelho" chamada Entender, Sentir e Aplicar a Doutrina e os Princípios.
Cada dupla teve que ler os blocos escolhidos e preencher a ficha. Depois falamos sobre os princípios que eles identificaram e como aplicá-los em nossa vida.
Após a aula, compartilhei com eles um cartaz avisando qual seria a próxima aula:
Lição 44 - Doutrina e Convênios 39-40
Vou compartilhar com vocês a lista de versículos que usamos:
- D&C 39:4,22
- D&C 39:5
- D&C 39:6,10
- D&C 39:8
- D&C 39:11-13
- D&C 39:18
As duas primeiras escrituras li com eles e juntos identificamos o "se... então...". Os demais, eu citava os versículos que deveriam ler e um tempo depois perguntava qual era o "se... então...". Eles conseguiram compreender muito bem.
No final conversamos sobre essas revelações serem totalmente aplicáveis para nossas vidas hoje. E contei o que aconteceu com James Covill (Biography - Covel, James).
Após a aula enviei no grupo do Messenger o cartaz sobre o estudo da próxima aula:
Lição 45 - Em Ohio
Lição 46 - Doutrina e Convênios 41
Lição 46 - Doutrina e Convênios 41
Como dou aula na minha casa e adaptei minha sala de estar para a classe do seminário, coloquei na parte superior da lousa as gravuras plastificadas, assim eles sempre podem ver e lembrar sobre o que já estudamos. Coloquei as seguintes gravuras em ordem:
Falta uma gravura que arranquei de uma Liahona, mas não tem no site da igreja e não achei na internet. É uma gravura em que Oliver Cowdery impõe as mãos sobre a cabeça de Joseph Smith.
Passei por cada gravura e eles falaram sobre cada um dos eventos. Depois apontei para a lousa e mostrei outras gravuras que estavam na seguinte ordem:
Fiz uma breve introdução do que estudaríamos a partir desse momento. E falei que como introdução faríamos um resumo sobre o que aconteceria em Ohio, daí dividi os alunos em duplas e cada dupla recebeu uma das miniaulas que foi sugerida no manual (arquivo aqui).
Dei 15 minutos para estudarem e depois em ordem cada grupo compartilhou sobre seu estudo com os demais alunos. Quando necessário, fiz algumas observações.
Em seguida, falei sobre alguns dos desafios que Joseph Smith e outros santos passaram em Ohio.
Lemos a introdução da Seção 41 para saber qual as condições que Joseph Smith viu ao chegar em Ohio. Como complemento, lí um trecho do manual Santos (último parágrafo da página 112).
Assim que todos entenderem os desafios que encontravam-se entre os membros, lemos D&C 41:5 de debatemos brevemente sobre o versículo.
Depois que eles foram embora, enviei no grupo do Messenger o cartaz da próxima aula:
As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.