Pessoal,
No dia 17 de fevereiro fiz um serão com os jovens seminaristas e seus pais na capela. Inicialmente eu não faria isso, até que participei de um treinamento em que o coordenador explicou que a partir desse ano a forma de darmos aula mudou, como professores, não temos mais que trabalhar em classe contexto histórico, pois assim como o Vem e Segue-Me direciona a responsabilidade do ensino para a família, o seminário também passará a fazer isso.
Infelizmente os manuais ainda não foram mudados (o que acontecerá a partir de 2020).
Depois de receber essa notícia, achei fundamental fazer esse serão em minha ala, já que tenho metade dos jovens que são filhos de membros (que inclusive foram seminaristas e missionários de tempo integral) e acham que o seminário segue o padrão de quando eles foram seminaristas. O que acabou me acarretando um pouco de dor de cabeça em 2018.
Após acertar a data e horário com o bispo, montei um convite que foi enviado pelo WhatsApp e Messenger:
Segue o arquivo sem as informações da minha ala caso alguém ainda iniciará o ano:
O passo seguinte foi montar a programação e correr pra mandar mensagem para os jovens perguntando se eles aceitavam as designações. Vou compartilhar com vocês a programação para terem uma base do que podem fazer (programação aqui).
Ah, também enviei uma mensagem para o coordenador do seminário pedindo que ele enviasse os certificados de participação de 2018 por meio do meu marido (ele trabalha próximo ao escritório do coordenador).
Bom, preciso fazer algumas observações em relação a programação:
Nessa mesa coloquei os seguintes itens:
Por fim, a última mesa foi com o tema que estamos estudando esse ano, Doutrina e Convênios:
Itens da mesa:
Entrega dos certificados: Por conta de algumas confusões, os jovens da minha ala ficaram sem receber os certificados de 2017, então o bispo iniciou entregando esses certificados e depois os de 2018.
Sugiro que vocês usem esses artigos do site da igreja como base, que infelizmente só encontrei depois da atividade:
O que usei foram esses: Exigências para a Formatura (link do site)
Enfim, essa foi a atividade. Todos os jovens cumpriram maravilhosamente bem com suas designações e saíram super animados com as novas atividades.
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente. Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
No dia 17 de fevereiro fiz um serão com os jovens seminaristas e seus pais na capela. Inicialmente eu não faria isso, até que participei de um treinamento em que o coordenador explicou que a partir desse ano a forma de darmos aula mudou, como professores, não temos mais que trabalhar em classe contexto histórico, pois assim como o Vem e Segue-Me direciona a responsabilidade do ensino para a família, o seminário também passará a fazer isso.
Infelizmente os manuais ainda não foram mudados (o que acontecerá a partir de 2020).
Depois de receber essa notícia, achei fundamental fazer esse serão em minha ala, já que tenho metade dos jovens que são filhos de membros (que inclusive foram seminaristas e missionários de tempo integral) e acham que o seminário segue o padrão de quando eles foram seminaristas. O que acabou me acarretando um pouco de dor de cabeça em 2018.
Após acertar a data e horário com o bispo, montei um convite que foi enviado pelo WhatsApp e Messenger:
Segue o arquivo sem as informações da minha ala caso alguém ainda iniciará o ano:
O passo seguinte foi montar a programação e correr pra mandar mensagem para os jovens perguntando se eles aceitavam as designações. Vou compartilhar com vocês a programação para terem uma base do que podem fazer (programação aqui).
Ah, também enviei uma mensagem para o coordenador do seminário pedindo que ele enviasse os certificados de participação de 2018 por meio do meu marido (ele trabalha próximo ao escritório do coordenador).
Bom, preciso fazer algumas observações em relação a programação:
- Toda a programação foi montada para fazer reconhecimentos de eventos de 2018 e passar informações de 2019;
- Todas as partes em azul, foram as que falei e expliquei;
- Algumas atividades eu dei uma breve explicação e em seguida outro jovem fez a entrega da "premiação";
- Tem dois alunos que vocês perceberão que tem os nomes na lista de novos alunos e o mesmo tempo receberam algumas premiações de 2018, no ano passado peguei a turma no meio do caminho e estava uma confusão, esses jovens ainda não tinham idade e já frequentavam o seminário.
Agora vamos lá.... No dia, cheguei na capela às 17hs para arrumar três mesas. Pedi ajuda de 3 moças (Geanny, Hedrey e Dani) e uma visitante ainda se ofereceu para ajudar (Sara). Sem elas, eu não teria conseguido dar conta de tudo no dia.
Vou compartilhar a foto da primeira mesa, que foi montada com o tema de O Livro de Mórmon, porque quis mostrar para os pais o que fizemos e trabalhamos em 2018:
Coisas que foram colocadas na mesa do Livro de Mórmon:
- Manual do Professor;
- Manual do Seminário do Lar;
- Marcador de Páginas - Tópicos do Domínio Doutrinário;
- Apostila do Domínio Doutrinário - O Livro de Mórmon;
- Ata - O Livro de Mórmon (arquivo aqui);
- Apostilas que montei com as Avaliações do 1º e 2º Semestre ;
- Livro de gravuras;
- Liahona da Conferência Geral (abril e outubro 2018);
- O Livro de Mórmon;
- Para o Vigor da Juventude;
- Barco de Madeira;
- Apostila de Guia de Estudo - Avaliação de Aprendizado;
- Cards - Resumos dos Livros de Mórmon;
- Plaquinha de MDF - Seminário;
- Arco e Flecha;
- Espadas;
- Futebol de Botão - Lamanitas x Nefitas;
- Hinário;
- Dinâmica - Cartões dos Livros de Mórmon;
- Boletim de Frequência Diário;
- DVDs das História do Livro de Mórmon (produto do Deseret Brasil);
- Apostila com Acompanhamento de Leitura das Designações Diárias (Capa para Acompanhamento de Leitura das Designações Diárias e Acompanhamento de Leitura das Designações Diárias);
- Globo;
- Marcador de Página - Aulas de Recuperações do Seminário;
- Apostila com recursos do professor: calendário de aulas, Tabela de Designações, ficha de inscrição, perfil dos alunos, Listas de Frequência, calendário da estaca, material de treinamento, Lista de Domínio Doutrinário - O Livro de Mórmon e afins (Capa para Pasta de Material de Auxílio - O Livro de Mórmon);
- Cartão - Eu Posso Aprender as Escrituras de Domínio Doutrinário (O Livro de Mórmon);
- Algumas lembrancinhas de aulas.
Nessa mesa coloquei os seguintes itens:
- Ovelha de pelúcia;
- Quadro do templo em ponto cruz;
- Certificado de bênção;
- Certificado de batismo;
- Recomendação do templo;
- Cartão com horários do templo de São Paulo (o mais próximo para nós);
- Recomendação para dedicação de Templo;
- Cartaz com foto da Primeira Presidência, 12 apóstolos e líderes gerais do sacerdócio (encarte da Liahona de conferência);
- Coração de vidro;
- Bingo do Domínio Doutrinário;
- Biscuit de Batismo;
- Plaquinha de MDF com nome da ala;
- Apostila do Domínio Doutrinário;
- Livreto do Domínio Doutrinário;
- Painel Estilo Mário Bros - Domínio Doutrinário (O Livro de Mórmon);
- Dinâmica Sobra a Restauração;
- Quebra-Cabeças do Plano de Salvação (infelizmente o arquivo não está tão completo como o que usei porque logo que montei o arquivo meu pc quebrou e perdi tudo);
- Plaquinhas dos Ofícios do Sacerdócio;
- Papeletas de ordenanças do templo;
- Cartão de investidura própria e selamento;
- Quebra-Cabeças da Primeira Presidência e Doze Apóstolos;
- Cartaz - Profetas da Restauração.
Por fim, a última mesa foi com o tema que estamos estudando esse ano, Doutrina e Convênios:
Itens da mesa:
- Pinhas;
- Hinário;
- Manual do professor;
- Manual do seminário do lar;
- Livro - Santos;
- Livro - Revelação em Contexto;
- Agenda do Seminário - Doutrina e Convênios;
- DVD de recursos - Doutrina e Convênios;
- Livro de Gravuras;
- Manual de Domínio Doutrinário - Doutrina e Convênios;
- Tríplice;
- Letras de MDF - D&C.
Conforme cada família chegava, a moça que ficou na recepção entregava uma pasta.
Montei dois kits diferentes, na pastinha em formato de L montei o kit para os novos alunos:
Seguem os itens que coloquei dentro da pasta:
- Ficha de inscrição (foi pedido que os pais preenchessem na hora e devolvessem para a recepcionista);
- Calendário de aulas de 2019 (incentivei que o estudo fosse feito em família);
- Guia de Estudo da Avaliação do Aprendizado — Doutrina e Convênios 1–75 e Joseph Smith—História;
- Documento Principal do Domínio Doutrinário;
- Livreto do Domínio Doutrinário;
- Marcador de Páginas - Tópicos do Domínio Doutrinário (entregue apenas para os que realmente entraram em sala esse ano);
- Cartaz dos requisitos para certificação;
- Cartaz da primeira escritura de Domínio Doutrinário.
No kit para os "macacos velhos" (assim que chamo os alunos que já faziam seminário), coloquei os seguintes itens:
- Ficha de inscrição (foi pedido que os pais preenchessem na hora e devolvessem para a recepcionista);
- Calendário de aulas de 2019 (incentivei que o estudo fosse feito em família);
- Guia de Estudo da Avaliação do Aprendizado — Doutrina e Convênios 1–75 e Joseph Smith—História;
- Documento Principal do Domínio Doutrinário;
- Livreto do Domínio Doutrinário;
- 8 passos para frequentar o seminário;
- Cartaz dos requisitos para certificação;
- Cartaz da primeira escritura de Domínio Doutrinário.
Para esse serão, uma irmã (Neide Gomes Gonçalves) de minha ala costurou um vestido de pioneira para mim: e outra me emprestou as botas (Telma Costa):
Para minha mensagem, estudei alguns links do site da igreja e alguns materiais que encontrei:
1)
Criação do Seminário - "Um Século de Seminário" (link do site e arquivo em PDF) e Crescimento Anual;
2) "O Objetivo" - Ensinar e Aprender o Evangelho: Manual para Professores e Líderes dos Seminários e Institutos de Religião (link do site);
3) O Objetivo do Seminário (link do site e arquivo em PDF);
2) "O Objetivo" - Ensinar e Aprender o Evangelho: Manual para Professores e Líderes dos Seminários e Institutos de Religião (link do site);
3) O Objetivo do Seminário (link do site e arquivo em PDF);
4)
6 Conexões que
Fazemos no Seminário (link do site);
5) O Propósito do Seminário (link do site);
6) O Papel dos Pais (link do site);
7) Avaliação ("O uso positivo das avaliações" e "Você tem atingido o objetivo ao aplicar a avaliação do aprendizado?");
9) Exigências para a Formatura (link do site).
5) O Propósito do Seminário (link do site);
6) O Papel dos Pais (link do site);
7) Avaliação ("O uso positivo das avaliações" e "Você tem atingido o objetivo ao aplicar a avaliação do aprendizado?");
9) Exigências para a Formatura (link do site).
Agora com compartilhar alguns links sobre os tópicos da agenda para vocês entenderem quais atividades foram apresentadas:
Boas-Vindas para Novos Alunos:
Foi entregue para cada novo aluno essa mamadeira de doce com uma tag com a data do curso (publicação com arquivo aqui)
Além da mamadeira, eles ganharam o texto 8 passos para frequentar o seminário
Expliquei que os alunos iriam receber o cofrinho na primeira aula
Explicação: Requisitos para
Certificado de Conclusão
Requisitos para Diploma de Formatura
Sugiro que vocês usem esses artigos do site da igreja como base, que infelizmente só encontrei depois da atividade:
Alunas que se despedem do
seminário: Tive duas alunas que deveriam ter se formado em 2018, mas não alcançaram os créditos necessários por não frequentar o seminário nos anos anteriores, então elas foram convidadas à compartilhar um testemunho.
Explicação: O que é o Domínio
Doutrinário
Usei dois artigos do site da igreja:
Explicação: Atividade –
Memorização das Escrituras 2019
Essa atividade ainda vou compartilhar no blog, estou finalizando algumas coisas.O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente. Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.