terça-feira, 19 de março de 2019

Lições 2 a 18 - Doutrina e Convênios (seminário diário)

Pessoal,
Seguem os recursos para as aulas do seminário que outros professores usaram:
Lição 2 - Introdução a Doutrina e Convênios
Lição 3 - A Grande Apostasia

Ideia da Claudia Gonçalves:


Meu pote da gratidão 🙏 vou pedir pra eles escreverem : “pelo que sou grato” em relação a restauração

Lição 5 - O Estudo das Escrituras

Ideia da Eli Trindade:

Gente achei esse site que explica de forma clara sobre a diferença de princípio, doutrina etc.


Não é oficial mas achei bem mais claro do que no manual do Seminário

Adquirir Conhecimento Espiritual - Parte 2

Ideia da Joana Rios:

Acabei de montar um panfleto (arquivo aqui) com as citações da aula, Tá meio fora de ordem mas já vai me ajudar!

Lição 11 - Doutrina e Convênios 3
Lição 12 - Doutrina e Convênios 10

Ideia da Karla Lima:

Aula de D&C 3 e 10 pede pra mostrar uma armadilha para os alunos pra fazer uma analogia com as armadilhas de Satanás...
Vou fazer uma brincadeirinha com eles:


Armadilha pra matar formiga!
Material da armadilha: potinho com sal, potinho com álcool, palito e pilha:


Vou dizer pra eles que tenho uma armadilha perfeita pra matar formiga! Vou montar a armadilha explicando os itens como acima.
Vou fazer um mistério falando que eu tenho uma armadilha muito eficaz para matar formiga, daí vou montar a armadilha conforme a foto acima e perguntar para eles se sabem como vou pegar uma formiga com essa armadilha.
Daí vou explicar que a formiga vai ver o pote de sal, vai comer o sal pensando que é açúcar e vai ficar com sede... vai correr pra beber o pote com álcool, pensando que é água... ela vai beber o álcool e vai ficar bêbada, daí ela vai descer do pote de álcool e vai tropeçar no palito e vai bater a cabeça na pilha e assim a formiga morre.
Depois vou fazer uma comparação com o que Satanás faz conosco. Faz o salgado parecer doce... o álcool parecer água... nos faz tropeçar e depois morrermos espiritualmente

Lição 13 - Doutrina e Convênios 4

Ideia da Magna Negreiros:

Leve para sala de aula uma mala cheia de camisas brancas, gravatas, escrituras e outros artigos necessários a um missionário.
Mostre a mala aos alunos e peça-lhes que imaginem que seja a mala de um missionário que está prestes a servir numa missão.
Pergunte: O que acham que deveria estar na mala? Abra a mala e mostre o seu conteúdo à classe.
Explique aos alunos que existem outras coisas necessárias ao missionário que não são colocadas obrigatoriamente dentro de sua mala. Peça-lhes que procurem esses artigos em Doutrina e
Convênios 4. (Você pode escrever as qualidades mencionadas na seção 4 em tiras de papel e depois tirá-las da mala à medida que os alunos as encontrarem nas escrituras.) Discuta cada uma das
qualidades. Se quiser, procure outras escrituras que se relacionem com cada qualidade. Ou peça aos alunos que digam como viram essas qualidades serem demonstradas na vida dos líderes da Igreja.

Devemos servir de todo o nosso coração, poder, mente e força. Poderiam ser escritas as seguintes palavras no quadro­-negro e o possível significado de cada uma, no que concernem a servir:
Coração - sentimentos profundos da alma.
Poder - representa nosso total esforço físico.
Mente - a fonte de nossos pensamentos.
Força - todo o vigor físico e espiritual aplicado ao serviço.


Arquivos:
Ideia da Karla Lima:



Link do Youtube - Tema Mutual 2015 - Embarcar

Doutrina e Convênios 4 fala sobre " embarcar" no serviço de Deus de todo o coração, poder, mente e força.
Vou levar um barquinho que tenho aqui pra conversarmos que pra embarcar tem que ser com os dois pés... Não dá pra embarcar mais ou menos.
Precisamos realmente estar a bordo do barco Sião como ensinou Elder Ballard.
Vou passar o vídeo tema da mutual acima que mostra jovens embarcando!!
Vou dar um desafio durante a semana eles fotografarem atos de serviço com a rashtag #Embarque e publicarem no nosso grupo do seminário.

"Oro para que qualquer um que esteja pensando em sair do “Velho Barco Chamado Sião”, em cujo leme estão Deus e Cristo, pare e pense bem antes de o fazer.    Saibam que, embora grandes tempestades de vento e ondas altas possam atingir o velho barco, o Salvador está a bordo e pode acalmar a tempestade com Seu comando: “Cala-te, aquieta-te”. Até lá, não devemos temer, mas ter uma fé inabalável e saber que “até o vento e o mar lhe obedecem”.    Irmãos e irmãs, prometo-lhes em nome do Senhor que Ele jamais abandonará Sua Igreja e que nunca abandonará nenhum de nós."
"Para Quem Iremos Nós?" - Conferência Geral, outubro de 2016 
Vou compartilhar este testemunho do Elder Ballard e acrescentar o meu: fiquem no barco! Com todo o coração, poder, mente e força!

Lição 14 - Doutrina e Convênios 5

Ideia da Magna Negreiros:

Mostre aos alunos uma lâmpada (ou desenhe uma no quadro). Pergunte o que devemos fazer para que a lâmpada funcione. Depois coloque a lâmpada em um abajur. Conecte o abajur no interruptor e ligue-o. Explique aos alunos que assim como há vários passos para ligar uma lâmpada, Martin Harris ficou sabendo que haveria vários passos para receber o testemunho que ele desejava do Senhor a respeito das placas.
 Explique aos alunos que da mesma forma como existem passos para fazer com que a lâmpada acenda, há também requisitos para receber revelação.
O Senhor revelará Sua palavra nos últimos dias e testemunhas testificarão
Imaginem que um cientista descubra que a água do lugar onde vocês moram está contaminada. Usando um microscópio, o cientista descobre que essa água contém micróbios muito perigosos e que bebê-la pode provocar a morte. O cientista adverte toda a comunidade dizendo que ninguém deve beber daquela água. Pergunte: • Vocês beberiam a água? • Vocês exigiriam que lhes fosse permitido olhar no microscópio?
Vocês ignorariam o aviso por não terem visto pessoalmente os micróbios letais? • Quais seriam as consequências de beber a água? Explique aos alunos que o cientista é um exemplo de testemunha de coisas que os outros não viram. Leia Doutrina e Convênios 5:1–2, 6–20 e descubra o que o Senhor disse sobre aqueles que creem em Suas testemunhas e sobre aqueles que não creem. Pergunte se é mais importante ser uma testemunha ou acreditar numa testemunha. Saliente que, no exemplo, se o cientista beber a água, ele ficará doente como qualquer outra pessoa.

Ideia da Fernanda Quirino:

Estive pensando numa ideia para o debate de D&C 5.
Pensei em fazer uma comparação sobre o verdadeiro conhecimento espiritual.
Vou mandar um áudio para explicar melhor:

"Estudando um pouquinho da história que tem na próxima aula e no manual Santos, eu pensei em fazer uma comparação a respeito de conhecimento espiritual. Essa comparação é a seguinte: como nossos sentidos podem nos trair, se a gente quiser sempre provas concretas das coisas provavelmente a gente será levado por inverdades.
Pensei em pegar várias imagens de ilusão ótica e mostrar para eles, para que eles tentassem descobrir o que é ilusão naquele imagem e tentarem explicar como isso se comparada a adquirir conhecimento espiritual "






Lição 13 - Doutrina e Convênios 4
Lição 14 - Doutrina e Convênios 5

Ideia da Karla Lima:

Vou levar uma réplica de barco que tenho aqui, e colocar em cima de TNT azul ( representando as águas) e falar sobre embarcar no serviço de Deus com os dois pés dentro do barco pra não cair na água rsrs
Vou deixar escondido embaixo do TNT flocos de algodão branco pra mostrar quando falarmos sobre o campo já estar branco pronto pra ceifa.
Vou explicar o simbolismo da colheita e campo branco.
Nos flocos de algodão vai ter os nomes de alunos que não estão vindo e de alguns amigos não membros deles da escola. ( Pedi os nomes dos amigos deles para os pais pelo WhatsApp)
Vou desafiar cada um a pegar um nome e trabalhar com ele com todo coração , poder mente e força, pra ajuda los a vir para o Seminário.
Depois vou acompanhar os frutos do trabalho
Tinha pensado em fazer ovelhas brancas mas vou deixar o simbolismo das ovelhas pra outra aula... Vou usar o dos grãos brancos mesmo.
Campo pronto para a ceifa:


 Barco Sião do discurso do Elder Ballard:


Campo vai estar escondido por baixo:


Dá pra fazer com barquinhos de papel também! Se colocar balinhas pode dar de lembrancinha
Comprei essas barquinhas vou rechear e colocar um palito com bandeirinha pra eles comerem no final:


Dá pra fazer em casa mas estava na correria...
Mas barquinhos com bala também ficaria fofo

Imagem de campo de algodão pra ilustrar a dinâmica:


Para os alunos decorarem o versículo 6, aprendi uma atividade de associação com o irmão João Roberto Martins Silva anos atrás.
"*Lembrai-vos:
Da Fé: ( apontar para a cabeça e falar que todo careca tem fé que cada fio de cabelo será restituído na ressurreição)
Virtude: apontar para os olhos ( pra onde vc olha? Que imagens vc vê? Virtude começa no olhar)
Conhecimento( apontar para o nariz porque na feira vc conhece a barraca do peixe só pelo nariz rs)
Temperança apontar para a boca. ( Associar ao paladar , tempero das coisas, nem salgado nem sem sal)
Paciência fazer gesto de dar nó de gravata no pescoço, porque requer bastante paciência
Bondade Fraternal: apontar para os braços ( fazer gesto de abraçar um amigo)
Piedade colocar a mão na lateral das costas, onde fica o rim. ( Tem que ter piedade de quem tem cálculo renal rsrs)
Caridade: coloca a mão na altura do bolso da calça. Doar, servir, compartilhar, ser caridoso!
Humildade: apontar para os joelhos . O humilde se ajoelha pra orar.
Diligência: apontar para os pés. Pés que caminham com diligência no evangelho do Senhor
Assim foi decorado o versículo 6!
Para o 7 fica bem fácil: gesto de pedir e receber algo e depois gesto de bater na porta e depois abrir
Se repetir umas 3 vezes eles decoram!

Para D&C 5, vamos falar sobre a importância do testemunho do Espírito Santo, que é mais poderoso do que ver ou tocar algo....
Mandei essa imagem pelo WhatsApp para os meus alunos:


Explicação aqui:


Vamos debater o testemunho do Espírito em nosso coração.
Desafio pra eles buscarem uma confirmação da veracidade do Livro de Mórmon através do Espírito

Lição 15 - Joseph Smith - História 1:66-67; Doutrina e Convênios 6-7

Imagens:





Ideia da Karla Lima:

Lembrancinha de última hora:


Vou abordar rapidamente a seção 7, porque semana passada não foi possível.
É um " túmulo" de bolinho pronto ( tipo Ana Maria) coberto com leite condensado e granulado, com bolacha pra fazer a lápide rsrsrs
Representa a morte que João "venceu" temporariamente pra poder ser um ministrador e salvar almas.
Vou desafia-los a acabar com a preguiça , enterrar a falta de desejo de ajudar as pessoas e fazer obra missionária.
Vamos falar muito de ressurreição em Doutrina e Convênios... Fica uma sugestão.
Como também vou usar esta citação do profeta, vou amarrar os assuntos...
Aprender a receber revelação pra não morrer espiritualmente.

Lição 16 - Doutrina e Convênios 8
Lição 17 - Doutrina e Convênios 9

Ideia da Joana Rios:

Fiz  essa panfleto com a reportagem do Devocional em Roma do Presidente Nelson, vou usar hoje a noite com meus alunos:






Lição 18 - Doutrina e Convênios 11-12

Ideia da Grazi:

Preparei esse arquivo aqui para o momento da aula que traz a pergunta se estamos lendo ou estudando as escrituras
Então a aula terá esse momento de discussão
Entregarei para que cada aluno leia em silêncio e pondere sobre qual dos lenhadores eles tem sido

A Trindade - Parte 1

Ideia da Cristina Skraba Kruger:

Fiz essa folha de acompanhamento para aula: arquivo aqui

Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

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