domingo, 7 de outubro de 2018

Lições 96 à 125 - Alma 39 à 3 Néfi 16 (seminário diário)

Pessoal,
Desculpem pela demora em compartilhar com vocês as sugestões de recursos para aulas, mas espero que ainda possam ajudá-los:
Lição 96 - Alma 39


Ideia da Karla Lima:




Youtube - And Waiting - EFY

Lição 97 - Alma 40

Ideia da Karla Lima:



Lição 100 - Alma 43-44

Ideia da Mara Maria Moreira:

Fazer camisetas com essa estampa e presentear os jovens

Ideia da Karla Lima:

Usar trechos do artigo Defender a Fé do Élder Jorg Klebingat (Liahona, setembro 2017)

Lição 101 - Alma 45-48

Ideia da Sandra Pereira:

Hoje encontrei um material que nem me lembrava mais ter guardado  , são sugestões de atividades para os jovens dando ênfase ao estudo de Alma 48 em diante.Como estou uma aula adiantada terminamos Alma Hoje, e fiz os 'copos de terra' , uma sobremesa que eles adoraram  (vou postar a receita).








Hoje servi so final da aula o 'Copos de Terra ', mas não bati o chantilly descongelado como na receita.Eh preparei o chantilly normal e misturei um pacote de biscoito triturado e cobri depois com mais farofa de biscoito. Ficou muito bom

Lição 103 - Alma 52-55

Ideia da Karla Lima:

Quando lermos Alma 53: 20-21 ( sobre as linhas demarcadas no território dos Nefitas)

Vou passar uma linha divisória no meio da sala. ( Com fita crepe)
Vou dividir os alunos em duplas e dar 1 padrão do vigor da juventude pra cada dupla. Eles vão ter que criar exemplos de atitudes que os colocam no lado do Senhor , em cima da linha divisória , ou no território do inimigo.

Por exemplo: Namoro
Lado do Senhor: sair em grupos, não trocar beijos apaixonados
Em cima da linha: sair sozinhos, namorar sério antes da missão
No lado do inimigo:  namorar antes dos 16...

Assim com os outros padrões também: vestuário e aparência
Mídia , etc

Quando um grupo citar as atitudes, os outros alunos se posicionam na linha onde acham que aquela atitude se enquadra.
Por exemplo, se disseram :" namorar antes dos 16". Os alunos dos outros grupos vão para o lado da linha que eles acharem  correspondente, ou em cima da linha

Também vou começar a aula com um copo de vidro com suco de uva.
Vou perguntar o que é...
Vou dizer que é o " sangue de Moroni" que Amaliquias não bebeu🤭😂 ( ele foi morto )

No final da aula, vou prestar meu testemunho, que também simbolicamente partilhamos do sangue de alguém toda semana.
No sacramento bebemos simbolicamente o sangue de Cristo. ( Vou mostrar copinhos do Sacramento com suco de uva)
Moroni mesmo em meio às batalhas sempre se manteve digno e fiel. Podemos ter o mesmo objetivo. Ao invés de desejar poder, vingança ( como Amaliquias, Morianton) podemos ter o coração puro como de Moroni.

27 Sim, ele ficou muito irado e amaldiçoou a Deus, bem como a Morôni, fazendo juramento de que lhe beberia o sangue; e isto porque Morôni cumprira os mandamentos de Deus nos preparativos para proteger seu povo.

Alma 49:27

Lição 104 - Alma 56-58

Ideia:

Pedi para que os alunos escrevessem uma carta pra um amigo que não membro da igreja, falando sobre a guerra que estamos lutando hj e o que precisamos fazer para vencermos...

Ideia da Karla Lima:



Hino: Ao mundo a verdade levar.
Vou pedir pra eles cantaram junto com o vídeo. ( Em português)



Este aqui pra falar sobre as personagens "invisíveis" da nossa história: as mães dos jovens guerreiros de Helamã!
Que tiveram um papel decisivo na história.
Não temos os nomes delas, mas o que elas fizeram vai repercutir na história!

Vou pedir pra eles escreverem um bilhete de agradecimento para as mães deles.

Lição 105 - Alma 59-63

Ideia da Mara Maria Moreira:

Desafie os alunos a reescreverem as cartas de Moroni e Paorã  utilizando apenas emojis:



Dica de leitura para ajudar os professores. Alma60 e Alma61 (use o tradutor, se precisar):

 correspondência entre Morôni e Paorã também fornece vislumbres importantes das personalidades desses homens. Embora fosse um homem de grande fé, está claro que Morôni também era suscetível a raiva, frustração, dúvida e indignação com aqueles que ele supunha tê-lo desprezado. Ao mesmo tempo, Paorã revela-se  em sua carta ser um homem de paciência em face de ser injustamente acusado. Sua “resposta é um exemplo notável de controle emocional. Ao optar por não se ofender, ele conseguiu se comunicar com clareza e trabalhar para resolver o problema. ”

Lição 106 - Helamã 1-2

Ideia da Karla Lima:


Youtube - Em união
Site da Igreja - Unânimes

Vou usar a história das borboletas monarcas (Reyna L. Aburto, Unânimes, Conferência Geral, abril de 2018)  pra introduzir Helamã 1-2
Ao abordar as combinações secretas de Gadianton , vou usar trechos deste artigo: "Não Usem Máscaras" do Élder Quentin L. Cook
Vou mostrar 1 máscara como ilustração...

Ideia da Mara Maria Moreira:


Sugiro o aplicativo Roleta das Decisões. Tu monta a roleta com os nomes dos personagens ... Usa um tablet ou iPad pra fazer o sorteio dos personagens.  Se tiver 2 aparelhos podes fazer uma roleta com o nome dos alunos e outra roleta com o nome dos personagens. Podes usar no celular também...só que numa tela maior é mais legal. Já usamos essa roleta aqui no grupo desde o ano passado... E  essa roleta serve pra várias atividades... e, melhor, é que os alunos adoram.

Lição 107 - Helamã 3-4

Ideia da Karla Lima:

Mas eis que há muitos livros e muitos registros de toda espécie que foram escritos principalmente pelos nefitas.
E eles foram transmitidos de uma geração a outra pelos nefitas, até que eles caíram em transgressão


Helamã 3:15–16


Youtube - O Monte do Senhor

O vídeo acima mostra o Presidente Woodruff contando que desde que se batizou na Igreja nunca deixou de escrever em seu diário um único dia.
O trecho do vídeo começa em 3 minutos e 55 segundos e vai até 5 minutos e 20 segundos +-
Vou usar em Helamã 3 no trecho que compartilhei acima que cita que eles mantinham registros. Mas quando caíram em incredulidade pararam de fazer diários.
Vou convidar alguém que seja fiel em fazer diário pra gravar um testemunho pra eles...
E mostrar meus diários também😊
Tenho uma caixa rs

Ideia da Michele Romero:

Para complementar a ideia acima, vocês podem usar uma aula do manual Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Wilford Woodruff intitulada "Diário: De Maior Valor do que o Ouro".

Lição 108 - Helamã 5

Ideia da Karla Lima:

Sugestão 1

Antes de Helamã 5:12, vou passar um trecho do vídeo dos 3 porquinhos abaixo:



Edificar sobre o Alicerce de Cristo
Helamã admoestou seus filhos, Néfi e Leí: “E agora, meus filhos, lembrai-vos, lembrai-vos de que é sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir os vossos alicerces; para que, quando o diabo lançar a fúria de seus ventos, sim, seus dardos no torvelinho, sim, quando todo o seu granizo e violenta tempestade vos açoitarem, isso não tenha poder para vos arrastar ao abismo da miséria e angústia sem fim, por causa da rocha sobre a qual estais edificados, que é um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, não cairão” (Helamã 5:12).
As ordenanças e os convênios são os tijolos que usamos para edificar nossa vida sobre o alicerce de Cristo e de Sua Expiação. Estamos firmemente ligados ao Salvador quando dignamente recebemos as ordenanças e fazemos convênios, quando nos lembramos fielmente desses compromissos sagrados e os honramos, e quando damos o melhor de nós para viver de acordo com as obrigações que aceitamos. Esse vínculo é a fonte de força e estabilidade espirituais em todas as etapas da vida.
Podemos ser abençoados para reprimirmos nossos temores estabelecendo firmemente nossos desejos e nossas ações sobre o firme alicerce do Salvador por meio das ordenanças e dos convênios que fazemos.

“Portanto Reprimiram os Seus Temores”



Depois vou usar o trecho acima que compartilhei do Elder Bednar, quando ele diz que as ordenanças e os convênios são os tijolos para edificarmos sobre a rocha que é Cristo
Vou fazer um debate sobre como é ter uma casa de palha, madeira ou tijolo com relação a vários pontos do evangelho.

Se eu quero o convênio do casamento eterno, quais tijolos preciso obter?

Namorar somente membros fiéis, na idade certa, nos padrões...

Como é edificar sobre a palha?
Namorar cedo, com não membros... Etc...

Pra quem for utilizar a história dos três porquinhos, achei esta versão da música" O sábio e o tolo" com imagens da história:


Youtube - O Sabio e Tolo

Sugestão 2:

Vou pausar e perguntar como podemos comparar a Casa de palha, de madeira e de tijolos com nossa preparação espiritual para não cairmos nas mãos do inimigo.

Hoje no domínio doutrinário adaptei a sugestão do manual dos alunos substituírem palavras da escritura chave de Helamã 5:12 por desenhos em um cartaz. Ao invés disso, eles substituíram as palavras por emojis no celular e mandaram no grupo da nossa sala.
Atividade simples mas que ajuda a decorar a escritura.

A Karin compartilhou como os jovens fizeram em sua classe:





Ideia da Inês:



Esse vídeo fala sobre o Presidente George Albert Smith e um sonho que teve com seu avô de mesmo nome.
Assim como Nefi e Lei que fala em Helamã 5 foram fiéis as lembranças e aos convênios tal como seus antepassados foram fiéis ao Senhor.

Ideia de Karla Lima:

Pesquisei os significados dos nomes dos meus alunos na internet (https://www.dicionariodenomesproprios.com.br).
Vou colocar os significados na lousa sem dizer do que se trata pra ver se eles adivinham.
Depois que eles relacionarem seus nomes aos significados , vamos debater como os nomes deles podem ser lembrados e associados a verdadeiros discípulos de Cristo, se eles levarem uma vida pura e fiel

Lição 109 - Helamã 6-7

Sugestão da Fernanda Dorothy:



Sugestão da Karla Lima:

Amanhã vou dar aula com minha roupa do avesso... Minhas filhas que também são alunas vão estar com a roupa do avesso também...

Vou esperar pra ver se eles reparam...

Se não repararem , vou perguntar se notaram alguma coisa diferente...

Então vamos ler Helamã 6: 1-7
Qual a analogia?
Está tudo do avesso!!
Agora os lamanitas são justos e estão ensinando os Nefitas😊🤭
Acho que vai ser engraçadinho rs
Uma boa analogia, é que quando o Espírito toca nosso coração, ele é transformado. Em consequência tudo muda! Atitudes, aparência!! Somos virados do " avesso" quando nos convertemos verdadeiramente😉❤



Vou usar a primeira história deste discurso, quando o pai do Elder Gibson lhe ensina que um espelho é uma vidraça recoberta com uma camada do mesmo metal que faz algumas moedas. Ele ensina que o dinheiro, o " metal" pode impedir de enxergar os outros... Pode fazer com que nos preocupemos com nós mesmos, como aconteceu com o povo ...
Se tornaram orgulhosos.

Vou mostrar um espelho e uma moeda pra ilustrar a história

17 Pois eis que o Senhor os havia abençoado com riquezas do mundo por tanto tempo, que não haviam sido instigados a irar-se nem a guerrear nem a derramar sangue; por conseguinte começaram a pôr o coração nas riquezas; sim, começaram a visar a lucros, para elevarem-se uns acima dos outros; portanto, principiaram a cometer assassinatos secretos e a roubar e a saquear, a fim de obter lucros.

Helamã 6:17

Lição 110 - Helamã 8-10

Sugestão da Karla Lima:

Scripture Man

1.  povo começou a esperar com grande ansiedade o sinal que havia sido anunciado pelo profeta. Que sinal era esse?

A. Não haveria noite

B. Não haveria dia.

C. trevas durante três dias na face da terra.

2.Qual profeta predissera isso?

A. Néfi

B. Samuel

C. Isaías

3. Quanto tempo durou tudo isso?

A. Um dia inteiro

B. Três dias

C. Três horas

4.Porque ocorreu aquela destruição? Marque todas as alternativas que se aplicam:

A- Iniqüidade do povo

B- Apedrejaram os profetas

C- Tiraram todos os justos do meio deles.

D- Porque eles não queriam ser governados por Reis

E- Destruíram o governo e a paz


5. Como Satanás reagiu àquela destruição?

A- Desapareceu com medo

B- Lamentou a destruição de seus seguidores e desejou vingança

C- Ele riu e se regozijou juntamente com seus anjos.


6. O que isso ensina sobre como Satanás trata aqueles que o seguem?

Ler Alma 30:60


7.De quem era a voz que ouviram?

A- Satanás

B- um anjo

C- Jesus Cristo


8. Qual sacrifício seria requerido no lugar do sacrifício de animais?

A- Um coração quebrantado e um Espírito Contrito

B- Ir a Igreja todas as semanas para partilhar do Sacramento.


9.Porque aquelas pessoas sobreviveram a destruição?

A- Foram mais rápidos para escapar

B- Tiveram sorte

C- Eram os mais justos do povo.


10.Após as palavras de Cristo houve:

A- Muito choro e lamentações

B- Silêncio absoluto.


11. A que o Salvador comparou a si mesmo?

A- um cordeiro

B- uma galinha tentando ajuntar seus pintinhos

C- Um leão que luta e dá a vida por seus amigos.


12.Após essas palavras o pranto dos justos se transformou em:

A- Desespero

B- Alegria


RESPOSTAS:

1. C

2. B
( Ver capítulo 8:1-5)

3. C ( ver 8:19)

4. A, B, C e E (ver capítulo 9: 1-12)

5.C ( ver capítulo 9:2)

6. Resposta pessoal do aluno

7.C ( versículo 15)

8. A ( versículo 20)

9. C ( cap. 10:12)

10. B ( cap. 10:1)

11. B ( capítulo 10:5)

12. B ( ver capítulo 10:10)

Sugestão da Kassia Resende:

E eu peguei as perguntas do scripture man da Karla e fiz em fichas e coloquei em envelopes e em dupla eles va o responder ou repassar.
Sempre faço isso com torta na cara.

Lição 111 e Lição 112 - Helamã 11

Sugestões da Karla Lima:


Youtube - Este é o Cristo


Youtube - One by One (música escrita pelo Élder David A. Badnar)

Sugestão da Katrine:



Usei como vídeo para aula de 3 Néfi 11: 1-17  "Os testamentos " os últimos 7 minutos , onde mostra  Jesus Cristo quando vem as Américas e curando Helã . Muito emocionante

Lição 112 - Helamã 12

Sugestão da Karla Lima:



É o vídeo do Sermão da Montanha, mas vou passar porque são as mesmas palavras. Vou explicar que Cristo repetiu para o povo Nefita

Lição 113 - Helamã 13




Sugestão da Karla Lima:

Ideia 1



Vou utilizar com a história de Samuel o Lamanita. Teve fé! Mesmo parecendo muito difícil pregar aos Nefitas, mesmo sendo impossível entrar na cidade e pregar, ele deu um jeito! Encontrou uma solução!! "Equilibrou-se" na muralha, apoiado na palavra de Deus
Como os garfos da dinâmica😉
Mandei a seguinte mensagem e foto pra eles hoje:


O que será que estes objetos tem a ver com nossa aula de amanhã?🤔
Descubra amanhã às 5:45😉

Ideia 2


Muralha de Samuel o Lamanita ( na verdade é o boneco de Néfi, mas meus alunos têm imaginação)

Comparamos a história de Néfi com a de Neemias no Velho Testamento. Ele estava reconstruindo os muros de Israel , e enquanto estava lá em cima, seus inimigos tentavam convence-lo a descer... Tramavam emboscadas...
Mas ele respondia:
" Estou fazendo uma grande obra de modo que não posso descer".

Discurso do Presidente Uchtdorf que conta a história de Neemias:



Usei a partir do minuto 8. ( Em vídeo)
Os alunos selecionaram " tijolos" que os deixam lá no alto , como luzes para o mundo.
Alguns princípios eles tiraram deste vídeo:



E para 3 Néfi 1, após estudarmos sobre os sinais da vinda de Cristo que finalmente surgiram, debatemos quais sinais minha vida demonstra de que eu sigo o Salvador.

Passei este vídeo que fala sobre isso pra encerrar a aula:


Youtube - Sigamos a Jesus

Lição 114 - Helamã 14

Sugestões Karla Lima:

30 E agora, meus irmãos, lembrai-vos, lembrai-vos de que os que perecem, perecem por culpa própria; e todos os que praticam iniquidades o fazem contra si mesmos; pois eis que sois livres; tendes permissão para agir por vós mesmos; porque eis que Deus vos deu o conhecimento e vos fez livres.
31 Ele permitiu-vos discernir o bem do mal e permitiu-vos escolher a vida ou a morte; e podeis fazer o bem e serdes restituídos ao que é bom, ou seja, ter o que é bom restituído a vós; ou podeis praticar o mal e fazerdes com que o mal vos seja restituído

Helamã 14:30–31


Youtube - Reflexões

Vídeo que pode ser usado no capítulo 14 de Helamã, nos versículos que coloquei acima.
Como escolhemos agir e reagir... Colheremos felicidade ou infelicidade de acordo com nossas decisões...



Vou fazer uma analogia com os pontos que o Élder Bednar citou neste vídeo, sobre tornar-se um grande missionário.
Vou fazer uma pilha de doces ( pé de moleque, pé de moça ou outro doce que dê pra empilhar e fazer uma " muralha").
Cada doce vai representar 1 item na preparação para sermos grandes missionários .
Samuel estava lá no alto, sendo a luz.
Vou fazer a analogia que podemos estar lá no alto, sendo uma luz ( Mateus 5: 14-16) se seguirmos esses passos.
Imagem que me inspirou a ideia:



Lição 115 - Helamã 15-16

Sugestões Karla Lima:



Vou usar este discurso também! Mas nos capítulos 15 e 16.
Assim como Neemias, Samuel não desceu da muralha. Terminou seu trabalho.


Lição 117 - 3 Néfi 2-5

Sugestão 1 da Karla Lima:



Sugestão 2 da Karla Lima:

31 E aconteceu que, em uníssono, romperam em cânticos e louvores a seu Deus pelo muito que havia feito por eles, tendo evitado que caíssem nas mãos de seus inimigos.
32 Sim, eles clamaram: Hosana ao Deus Altíssimo! E eles clamaram: Bendito seja o nome do Senhor Deus Todo-Poderoso, o Deus Altíssimo!
33 E seus corações estavam cheios de alegria, a ponto de verterem muitas lágrimas em virtude da imensa bondade de Deus, livrando-os das mãos de seus inimigos; e sabiam que era por causa de seu arrependimento e de sua humildade que haviam sido livrados de uma destruição eterna.


3 Néfi 4:31–33

Pra esse pedaço falei um pouquinho sobre gratidão com meus alunos... Encerrei a aula com este vídeo:


Youtube - Grato

Lição 123 - 3 Néfi 13

Sugestão da Karla Lima:


Ideia bem simples pra aula dos capítulos 13 e 14


Alguns objetos pra eles acharem os ensinamentos correspondentes do Salvador na designação. Alguns objetos servem para mais de um versículo.

Ovelhinha: cuidado com lobos em pele de cordeiro.
Fita métrica: com a medida que medires...
Pão: qual homem dará uma pedra no lugar de pão para seu filho.
Colar: não jogueis pérolas aos porcos
Lanterna: a luz do corpo são os olhos...

Só alguns exemplos

Lição 124 - 3 Néfi 14

Sugestão da Raquel Estork:


Youtube - Olhar pela Janela

Lição 125 - 3 Néfi 15-16

Sugestão da Karla Lima:



Usei dois trechos do discurso do Presidente Uchtdorf na minha aula:

O Caminho do Discípulo

Meus queridos irmãos e irmãs, considerem estas perguntas como um teste pessoal:
Você guarda ressentimento contra alguém?
Você fala da vida dos outros, mesmo que possa ser verdade?
Você exclui, afasta ou castiga outras pessoas por algo que tenham feito?
Você inveja alguém secretamente?
Deseja causar mal a alguém?
Se você respondeu sim a uma dessas perguntas, talvez queira aplicar o sermão de duas palavras que preguei antes: Pare já!

Amai-vos Uns aos Outros

Irmãos e irmãs já existem pesar e tristeza suficientes nesta vida sem precisarmos acrescentar a isso teimosia, amargura e ressentimentos.
Não somos perfeitos.
As pessoas ao nosso redor não são perfeitas. Às vezes fazem coisas que nos incomodam, decepcionam e enraivecem. Nesta vida mortal sempre será assim.
No entanto, devemos livrar-nos dos ressentimentos. Parte do propósito da mortalidade é aprender a nos livrar de tais coisas. Este é o caminho do Senhor.
Lembrem-se de que o céu está cheio de pessoas que têm em comum o seguinte: Elas foram perdoadas. E elas perdoam.
Depositem sua carga aos pés do Salvador. Parem de julgar. Permitam que a Expiação de Cristo mude e cure seu coração. Amem uns aos outros. Perdoem uns aos outros.
Os misericordiosos obterão misericórdia

( discurso: Os misericordiosos obterão misericórdia) de 2012

Fizemos o teste acima individualmente pra avaliar nossa conduta.

Expliquei que em inglês, Presidente Uchtdorf disse STOP IT! ( ficou " PARE Já" em português)
Fizemos meta de parar algum comportamento ou pensamento ruim e como lembrancinha, dei uma plaquinha pra eles colar em no espelho, quarto ou geladeira, pra se lembrarem de STOP IT!


Uma amiga imprimiu as partes pra mim, e eu colei com fita banana pra deixar em relevo...

Usei em 3 Nefi 14, mas serve em muitas partes do Sermão da Montanha .

Terminei com o desafio de ouvirmos a voz do Salvador na Conferência Geral, sermos contados como suas ovelhas, porque a voz Dele e de seus profetas é o mesmo. ( D&C 1:38)

Criamos a rashtag:
#EuOuçoAvozDele

Eles vão postar foto de cada seção de Conferência que assistirem ( antes de começar) no grupo do Seminário. E vamos na terça debater como cada um Ouviu o Salvador

Eles não sabem, mas vou dar 1 doce por cada seção que eles assistirem pra cada um na terça


Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Um comentário:

  1. OLÁ BOM DIA! GOSTARIA DE AGRADECER IMENSAMENTE PELAS POSTAGENS, POIS NOS AJUDAM DEMAIS. PODERIA POSTAR NOVAMENTE A LIÇÃO "FOLHA DE ATIVIDADE" DO SEMINÁRIO 137 POIS ESTÁ IGUAL A 136 POR FAVOR. ESTE BLOG VEM ME AJUDANDO DEMAIS COM MINHA ADOLESCENTE.
    MUITO OBRIGADA NOVAMENTE. QUE O NOSSO PAI CELESTIAL POSSA CONTINUAR A ABENÇOÁ-LAS POR TODO AMOR E CARINHO QUE CUIDAM DESTE BLOG.

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