segunda-feira, 30 de julho de 2018

Lição 81 à 83 - Alma 17-20 (seminário diário)

Pessoal,
Seguem algumas sugestões para as aulas da semana:

Lição 81 - Alma 17

Vou compartilhar algumas sugestões de dinâmicas que vocês podem usar para essa aula:

  1. Pedir que os pais dos seminaristas que serviram uma missão de tempo integral, enviem fotos de suas missões. Com ela, o professor pode montar um painel.
  2. Pedir para irmãos e irmãs da ala que serviram missão gravar pequenos vídeos contando como a missão mudou suas vidas. (Ideia de Arilson Cirilo)
Lição 82 - Alma 18

A ideia seguinte é da Karla Lima:

Para a parte de Amon, deixar uma espada de brinquedo pendurada na sala e escrever nela ou em um cartaz próximo "O que preciso 'cortar' da minha vida?". Fazer uma analogia com os braços que Amon teve que ter coragem de cortar, que não temos que cortar braços ou matar alguém, mas às vezes precisamos cortar amizades, programas de TV, vícios, hábitos que vão nos matar espiritualmente. Pode-se cruzar com a escritura Mateus5:29-30.
Para Mateus 18, pode-se enviar uma charada por meio do Whatsapp: O que podem representar os "cavalos" que aparecem no capítulo 18 na minha vida?
Resposta: Minha responsabilidade e prontidão em obedecer. Os cavalos podem representar as coisas que o Senhor, os pais e líderes pdem para fazer e qe devemos fazer prontamente se formos compelidos como aprendemos em D&C 58:26-27.
Complete a resposta com a frase do Élder David A. Bednar: "Obediência não a primeira lei dos céus, é a única".
Quem encontrar a solução da charada, envia a resposta para o professor no Whatsapp no privado e no dia seguinte ganhará um chocolate.
Seguindo a mesma linha, pode-se complementar a aula usando a Dinâmica - Você Sabe Seguir Instruções?. Tem que imprimir uma para cada aluno. A primeira instrução do teste é ler tudo antes de começar a preencher, como o professor promete uma recompensa para quem acabar primeiro, eles passam a fazer com pressa e não prestarem atenção.
O ensinamento é obediência.  Assim como Amon foi acatar todas as ordens  com obediência e precisão.

Lição 83 - Alma 19-20

A ideia da dinâmica é da Karla Lima:

Ela irá subistituir a analogia com as ondulações na água pelo efeito dominó. Os jovens irão assistir um vídeo das peças de dominó caindo uma por cima da outra (link do vídeo no Youtube):


Após o vídeo ela perguntará o que o vídeo relaciona-se a aula do dia.
Ela usará a analogia do manual para as ondas na água, só que colocará os nomes das pessoas que Amon influenciou em peças de dominó. Depois passará o seguinte vídeo (link do vídeo no Youtube):


Para o debate sobre como influenciamos as pessoas compartilhando o evangelho:

"Pensando em pedir pra alguns relatarem quem foi o primeiro " dominó" que influenciou a conversão deles: missionários , amigos...
Como a história de conversão da família deles começou.
Comprei joguinhos de dominó em um armarinho. Foi bem baratinho. Ainda pensando em bolar uma dinâmica interativa, tipo eles escrevem nas pecinhas os nomes que influenciaram eles, e quem eles podem influenciar.... E montamos uma sequência pequena na mesa juntos pra derrubar..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.