segunda-feira, 31 de março de 2014

História Pessoal na Igreja

Pessoal,
Como já faz um tempo que não compartilho nada sobre História da Família, e ainda estou organizando os meus materiais e aguardando o bispado me dar a data de inicio da próxima turma, lembrei que tirei algumas fotos que podem servir de ideia quanto a incentivar os membros a fazerem sua história pessoal. Eles só terão amor a História da Família a partir do momento que fizerem a sua.
Já compartilhei com vocês sobre incentivar as crianças a fazerem seus próprios diários e a guardarem suas recordações. Hoje vou compartilhar com vocês, como incentivar todos os membros da família à fazerem sua História Pessoal em relação ao que vivem na Igreja.


Aqui em minha ala, todos os anos as crianças ganhavam um caderninho da liderança da Primária para colarem todas as recordações das aulas e atividades. Então a Rafaela tem tudo organizadinho desde 2011 que foi quando a Rafaela entrou na Primária. Esse ano foi proibido a liderança dar esses caderninho, então fiz um a parte para que a Rafaela possa colar tudo o que ganha na Primária e nas atividades (não está nas fotos). Ela gosta muito, de todos, o que ela mais gostou, foi o de 2013 porque tinha a foto dela, então essa é uma super dica!!!


Para quem tem filhas na Organização das Moças, uma coisa extremamente importante na vida dela é cumprir com o programa do Progresso Pessoal. Esse da foto acima são os meus diários de quando cumpri com o programa.


Para quem tem filhos da ORM, também podem montar um caderno com os tema da Mutual 2014 para colar todos os recursos que ganhar nas atividades e nas aulas dominicais.
No caso dos cadernos da foto, são os "diários" de chamado da Organização das Moças. Eu colava tudo quer preparava para as atividades, aulas e o que ganhava quando visitava as alas.




Já os adultos, podem fazer um caderno com o tema da Escola Dominical ou personalizar de alguma outra forma. Eu tenho diários de quando fui professora. O primeiro foi quando fui secretária do MAS e depois líder feminino (acho que o nome hoje é diferente). Foi meu primeiro chamado na igreja e cada vez que olho as páginas dele, vejo o quando evolui dentro do evangelho e me lembro de cada dia que chorei porque não conseguia fazer com que os jovens estivessem nas aulas e participassem. Porém, me lembro de uma irmã maravilhosa que quando eu tinha que dar aula, ela me ajudava muito!!!
O segundo caderno foi feito no Curso de História da Família, foi quando desafiei os alunos a encaparem um caderno e falarem sobre sua vida.
O terceiro, foi quando fui professora da classe do MAS na escola dominical. Colei tudo o que preparava para os alunos de lembrancinhas das aulas.


Para os que frequentam o seminário e o instituto, nada como manter o seu diário de estudo das escrituras e anotações das aulas. Como nunca uso todo o caderno que ganho no instituto, eu reutilo ele no ano seguinte.


Outra ideia bem bacana, é o Diário de Professora Visitante. Esse foi dado em minha ala em uma convenção e pedido que cada vez que recebecemos visitas e fizessemos, marcassemos nossos sentimento. Eu achei a ideia maravilhoso e o meu está ativo!!!


Uma ideia para quem não gosta muito de escrever, é montar pastas. Esse foi o primeiro método que usei de história pessoal na igreja. Eu pegava tudo o que fazia e ganhava (convites, lembrancinhas e afins) e colava em folhas de sulfite e colocava em pastas com nome da organização e período.


Para aquelas lembrancinha maravilhosas que ganhamos nas atividades, uma opção são caixas de sapato.




Meu novo método de armazenar essa lembrancinhas são as pastas que a Prefeitura de Embu das Artes são para as crianças das escolas municipais. Saí pedindo para algumas irmãs da minha ala e ganhei uma quantidade legal para armazenar as lembrancinhas e outras coisas. Ainda não montei capinhas personalizadas, mas já estou fazendo um ótimo uso delas e ainda são super práticas para guardar porque posso coloca-las na parte de baixo das estantes de alumínio. Usei um espaço que até então era inutil.



Bom, como vocês puderam ver eu tenho caderninhos de todos os chamados que exerci na igreja e um pouqinho mais.rsrsrsrsrs Minha história pessoal não se resumi apenas na igreja, assim como vocês, então também não, então tenho diários (primeira foto) e agendas (segunda foto), que também fazem parte de minha história e guardo com o maior carinho!!!

Daí vocês devem estar se perguntando como faço para guardar tudo isso... Bom,  ficavam todos na estante de aluminio que tenho em meio aos livros, mas chegou um momento que a situação se tornou difícil, não só pela quantidade de coisas da minha história, como dos livros. Então olhei para uma caixa dos Correios que estava parada...



Ela é uma caixa bem grande, então coloquei literalmente tudo nela e deixei encostada em minha estante. Essa caixa eu paguei R$ 12,00 para enviar uma encomenda, que no final acabei entregando pessoalmente, então achei uma utilidade para ela!! Mas vocês podem fazer caixas decoradas!!!

Esse ano eu decidi não montar um caderno voltado para a Igreja, então fiz de outra forma que também pode ser mais eficaz para vocês.
Não gosto de mudanças de ambiente, mas de tarefas e rotinas, tenho que sempre estar renovando. Então sempre tive meu diário escrito em um caderno ou até agenda, só teve um ano que fiz no Word. E no ano passado fiz ele totalmente digital. Só que já estava ficando saturada... Até que ganhei um caderno muito fofo da Celia Machado (Quebec-Canadá):


Quando vi a capa não resisti, colei só o meu nome e personalizei na parte interna:


Ele acabou no dia anterior ao acampamento da ORM, então lá eu usei de diário o caderno que montamos na atividade, colei tudo e escrevi tudo:


Acreditem, eu escrevo tanto e tudo nos detalhes que o caderno de 48 folhas só deu pra falar literalmente do acampamento.rsrsrsrsrsrs


Agora estou usando o caderno que ganhei na brincadeira da Anja da Vanessa Coelho do grupo Mulheres SUD Online!!!
Então ao invés de ter um caderno para cada coisa, estou usando meu diário para anotar as reuniões, atividades e colar as lembrancinhas. Estou compactando tudo em um único lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.