segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Lições 1 à 5 - O Novo Testamento (seminário diário)

Pessoal,
Voltamos as aulas do seminário essa semana, minha classe está com uma aula atrasada, mas seguem os recursos que preparei para cada aula:

Domínio Doutrinário - Adquirir Conhecimento Espiritual (Parte 1)

Antes da aula, enviei para meus alunos nos grupos do Whatsapp e Messenger um cartaz que montei no aplicativo 82 Quotes para lembrarem do estudo do dia:


Comecei a aula como indicado no manual, porém, ao invés de passar o vídeo "Descobrir a Verdade", vendei dois alunos voluntários (um rapaz e uma moça), depois um por vez, entreguei a pelúcia de uma foca para eles e pedi que tentassem adivinhar o que era.
Usei a pelúcia que minha filha ganhou de presente:


Depois de algum tempo a moça acabou adivinhando o que era e depois que ela falou, foi que o rapaz percebeu que realmente era o que ela tinha falado.
Tirei a venda de ambos e debatemos sobre o quanto foi difícil adivinharem e que depois da moça falar ficou mais fácil para o rapaz.
Após o debate, dei continuidade à aula conforme o manual.
No momento de prestar meu testemunho, expliquei que usei a foca para a dinâmica porque ela será nosso novo mascote e que ela será um símbolo para que eles se lembrem de manterem o foco na aula. Conseguem entender o trocadilho?rsrsrssrsrs "foco", "foca", "focar"...
Estamos em plena votação para escolher o nome da foca, meus alunos são bem criativos com os nomes:






















Eu queria ter entregue para os alunos como "lembrancinha" um cartão, como não tive tempo de preparar para eles, vou compartilhar com vocês o arquivo.
Montei no site Canva um marcador de páginas que a ideia é colar uma moeda de chocolate no alto do marcador como destaque do trecho "grande valor". Como talvez vocês não queiram fazer o mesmo, tem o modelo sem o espaço para colar:




Tive um aluno que faltou a aula, então editei a aula do manual do professor para tornar-se uma recuperação. Vocês podem baixar o arquivo aqui.

Lição 1 - Introdução ao Novo Testamento
Lição 2 - O Plano de Salvação

Antes da aula, enviei para meus alunos nos grupos do Whatsapp e Messenger um cartaz que montei no aplicativo 82 Quotes para lembrarem do estudo do dia. Pedi que estudassem o Plano de Salvação baseado no Domínio Doutrinário e Guia de Estudo das Escrituras:



Comecei a aula falando um pouco sobre a introdução do manual do professor:


Salvei algumas imagens que vocês podem usar para falar sobre a parelha de bois:



Também salvei os gráficos sugeridos na aula:


Como um aluno está doente e terá que fazer as recuperações da semana inteira, mas essa aula não tem no manual do seminário do lar e acho ela muito importante. Acabei fazendo um arquivo como recuperação que vocês podem baixar aqui.
Para a segunda parte da aula, entreguei a tabela sugerida no manual:


Segui o manual, porém selecionei apenas algumas escrituras de cada tópico e lemos todos juntos.
Conforme lemos sobre cada uma deles, fui colando na parede e na lousa alguns recursos:




Lição 3 - O Papel do Aluno
Lição 4 - O Estudo das Escrituras
Lição 5 - Conteúdo e Visão Geral do Novo Testamento

Antes da aula, enviei para meus alunos nos grupos do Whatsapp e Messenger um cartaz que montei no site Canva para lembrarem do estudo do dia:


Abortei apenas a primeira parte da aula que fala sobre o papel do aluno e desenhei na lousa o gráfico sugerido na aula:


Na parte sobre o estudo das escrituras, entreguei a folhinha onde eles devem marcar sobre seus estudos:


Eu coloquei uma linha para os alunos colocarem os nomes deles:


Eu imprimi 4 por folha de sulfite:


Como estava sem internet em minha casa, usei o celular para passar o vídeo sugerido chamado A Bênção das Escrituras - 400º Aniversário da Versão do Rei Jaime da Bíblia, porém conectei a caixa de som para que eles ouvissem. 
Segui como sugerido no manual a questão das pausa, debate e retorno ao vídeo. Em seguida fiz a dinâmica dos canudos.
Na minha casa não tinha canudos descartáveis, então usei canudos que vem naqueles copos plásticos. Na parte que usa vários, enrolei com elástico 5 canudos.
Após a dinâmica, fizemos o debate sugerido. Depois entreguei para eles o calendário de aulas que imprimir em formato de marcador de páginas em papel vergê:


Sei que vocês gostariam desse arquivo, mas não vou poder disponibilizar pelo seguinte... esse calendário é o que meu coordenador passou, já com a data em que devemos aplicar a avaliação que varia de coordenador para coordenador. Então vocês vão precisar entregar o calendário que foi passado pelo seu coordenador.
Quero aproveitar para fazer uma observação sobre esse assunto... Eu participo de dois grupo do seminário onde está rolando um pouco de confusão de calendários em que alguns não estão com as aulas batendo. É importante tomarmos cuidado com esses calendários porque a data para inicio das aulas é padrão para todo o Brasil, porém alguns coordenadores modificaram quais aulas dar em cada dia por conta da data da avaliação. Daí tem gente salvando calendário com data de avaliação de outra região.
É extremamente importante usarmos o calendário que foi passado por nosso próprio coordenador para não fazermos "confusão".
Também entreguei para eles um cartão com perguntas que foram passadas por meu coordenador em um treinamento:


Imprimi 9 por folha em papel reutilizável porque posteriormente preparei algo mais bonito:


Depois montei esses cartões que vou entregar na próxima aula:

Frente e Verso

Para montar o cartão usei como frente uma arte que achei no Google. Achei muito linda:


Daí coloquei do lado crianças que são os bonequinhos que representam cada um dos meus alunos na atividade de Domínio Doutrinário (publicação aqui).
Os desenhos de crianças foram encontrados no Google e Pinterest,
Vou compartilhar o arquivo em dois formatos para vocês:
  • Modelo 1 - Cartão apenas com perguntas;
  • Modelo 2 - Cartão com frente e verso como os da foto.
Eu usei o segundo modelo que compartilhei acima, daí imprimi em folha de sulfite e cortei:


Dobrei no meio e plastifiquei. Eu tenho a máquina de plastificação em casa, porém vocês podem comprar as lâminas de plastificação na Kalunga e usar ferro de passar roupas para plastificar, tem vários vídeos ensinando no Youtube.
Caso vocês comprem as lâminas de plastificação, devem comprar do tamanho Título de Eleitor (66mm x 99mm).


Como parte final da aula, usei apenas a parte "Breve apresentação prévia do Novo Testamento" da Lição 5 e entreguei o mapa sugerido na aula (link do site da igreja para baixar).
No final da aula, minha lousa ficou dessa forma:



Assim que terminou a aula, montei um cartaz no site Canva e enviei para os grupos do Whatsapp e Messenger lembrando o que devem estudar para a próxima aula e pedindo que respondam durante o estudo em uma folha as perguntas dos cartões que foram entregues durante a última aula:



As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

2 comentários:

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.