segunda-feira, 20 de maio de 2019

Lições - Domínio Doutrinário (A Restauração - Parte 1) à Doutrina e Convênios 52 (seminário diário)

Pessoal,
Seguem as aulas que preparei para minha classe:

Domínio Doutrinário - A Restauração (Parte 1)

No dia enviei para os grupos do Whatsapp e Messenger o arquivo para lembra-los do que deveriam estudar:


Como no dia da aula usamos a maior parte do tempo para montar a programação de um serão que faremos (irei compartilhar posteriormente no blog), apenas debatemos sobre o que foi restaurado desde que Joseph Smith teve a Primeira Visão.
No final, dei de lembrancinha para eles um BIS duplo:


Esses são os modelos:




Depois que eles foram embora, enviei nos grupos do Messenger e Whatsapp o cartaz que montei no site Canva avisando sobre o estudo para a aula do próximo dia:


Lição 55 - Doutrina e Convênios 47-48
Lição 56 - Doutrina e Convênios 49

Estou com alunos novos na turma que não tem as escrituras, então imprimi as seções da aula do dia (arquivo aqui) para eles usarem.
Minha ideia primordial era entregar folhas para os alunos falando sobre cada pessoa citada nas seções e dar um tempo para eles fazerem a atividade. Porém acabei dando a aula conforme o manual.
Como o arquivo já estava pronto, vocês podem baixar aqui.
A única atividade que acabei fazendo foi dividir eles em duplas e cada dupla acabou estudando sobre os shakers:







Depois que eles foram embora, enviei nos grupos do Messenger e Whatsapp o cartaz que montei no site Canva avisando sobre o estudo para a aula do próximo dia:


Lição 57 - Doutrina e Convênios 50

Na aula anterior entreguei para os novos alunos a Seção 50 impressa (arquivo aqui).
Preparei tudo para dar uma aula silenciosa, então montei um arquivo todo voltado a essa aula:



Porém, pouco antes senti que deveria mudar o método de aula, então usei os slides apenas para me orientar.
Quanto ao hino, entreguei a letra feita pela Juliane Rodrigues Lopes para eles acompanharem o áudio:



Usei o vídeo da Virada Cultural:



Depois da oração, perguntei quais trechos do hino relacionavam-se com a aula. Daí eles compartilharam os trechos dos hinos e os versículos, foi muito bom!
Como parte da aula, montei a tabela sugerida:



Como na aula fala "hipócrita", pesquisei na internet para compartilhar com eles:


Como parte da aula, entreguei para eles uma citação da aula. Imprimi a página 2 do arquivo que a Joana Rios fez:



No final da aula, pedi que eles compartilhassem quais versículos poderiam facilmente serem aplicados hoje em nossas vidas.
Depois que eles foram embora, enviei nos grupos do Messenger e Whatsapp o cartaz que montei no site Canva avisando sobre o estudo para a aula do próximo dia:


Lição 58 - Doutrina e Convênios 51-52

No ano passado usei com meus alunos uma aula feita pela Mara Moreira que eles amaram! Foi um jogos que tinha um painel onde eles escolhiam os pontos e a ordem, daí tinha  pergunta.
E agora no meu curso de informática aprendi como fazer esse jogo, então montei um:



O painel dos pontos para as perguntas é como esse:


São perguntas valendo 10, 20, 30 e 40 pontos. Eu dividi os jovens em 3 quartetos, daí pedi que o primeiro grupo escolhesse quantos pontos queriam e se era a primeira, segunda, terceira ou quarta pergunta. Ao clicar em cima do número desejado, o slide vai pra pergunta. São vocês que cronometram o tempo, aqui eu dava 1 minuto para responderem, caso o grupo não soubesse a resposta eu passava a  pergunta para o grupo seguinte. O mesmo acontecia se o grupo respondesse errado.
Quando vocês quiserem ver a resposta da pergunta, é apertar "enter" que a resposta vai ficar colorida (laranja) e a referência vai aparecer.
Depois é só clicar no botão "inicio" do slide pra ele voltar para esse painel principal.
A pergunta escolhida anteriormente, ficará com o número "laranja", dessa forma vocês saberão que aquela pergunta já foi feita.
O legal é vocês fazerem "potes surpresas" com os números, daí quando os jovens escolherem por exemplo uma pergunta de 10 pontos e acertarem, vocês abrem o pote e cada um do grupo pega um doce desse pote. Ao todo são 4 pontos, os doces "melhoram" de acordo com os pontos. O que colocar nos potes?
Seguem alguns exemplos:

  • 10 Pontos - balas ou chicletes;
  • 20 Pontos - pirulitos, Dadinho ou balas de gomas;
  • 30 Pontos - paçocas ou marshmallows;
  • 40 Pontos - Bis, Hersheys, Diplink ou chocolate.
Eu não fiz esse dos doces porque não deu tempo, mas no final montei um ranking e dei doces para o grupo que ganhou:


Editei o arquivo pra que vocês possam usar?


Depois que eles foram embora, enviei nos grupos do Messenger e Whatsapp o cartaz que montei no site Canva avisando sobre o estudo para a aula do próximo dia:




As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente. Caso desejem que eu personalize o arquivo com nome da ala, estaca ou outra informação, cobro apenas R$ 5,00. Vocês podem entrar em contato comigo por e-mail. Não esqueçam de enviar o link da publicação para que eu saiba qual material vocês desejam.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.