quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Lições 134 à 146 - 3 Néfi 28 - Éter 5 (seminário diário)

Pessoal,
Seguem as sugestões para aulas do seminário:

Folhas de atividades da Dayse Teles:

E para cobrir vários livros de Éter a Mara Maria Moreira fez um jogo no Kahoot: Kahoot! (Éter 1-6). Caso não saibam como jogar, tem um tutorial aqui.


Lição 134 - 3 Néfi 28
Sugestão da Karla Lima:

Para a aula de amanhã vou usar dois trechos do discurso do Elder Uchtdorf. A aula de 3 Néfi 28 fala sobre Desejos... Vou usar a primeira história que ele conta do cachorrinho que andou milhares de km pra voltar pra casa... Vou passar o vídeo do discurso. Depois vou usar uma citação do discurso também:


Site da Igreja - O desejo de retornar ao lar

Vou usar esse vídeo da galinha boiando rsrs
Pra ilustrar de que precisamos agir pra alcançar nossos desejos justos:



Outra Sugestão da Karla Lima:

Em 3 Néfi 28 tem a parte da aula que fala sobre como os 3 Nefitas foram abençoados por escolher servir. Usei o seguinte vídeo: ( muito lindo!!)



Lição 135: 3 Néfi 29–30

Sugestão da Karla Lima:

Por que vocês acham que algumas pessoas podem duvidar de que Deus manterá Suas promessas?Como vocês sabem que Deus cumpre Suas promessas?

Lição 135: 3 Néfi 29–30

Nesse trecho da aula vou debater algumas escrituras, citação do Elder Bednar .... Precisamos esperar e ter paciência no Tempo do Senhor pra ver suas promessas se cumprirem. Mórmon compilou os registros e aguardou pacientemente mesmo sabendo que não estaria vivo pra ver o Livro de mórmon ser publicado. Vou falar sobre escolhas que eles fazem hoje e aguardam as bençãos no futuro...
Segue escrituras e vídeo:

14 Espera no Senhor, sê corajoso, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor (Salmos 27:14)

25 Mas, se esperamos o que não vemos, esperamo-lo com paciência (Romanos 8:25)

Elder Bednar ensinou:

"Crer Nele é confiar que suas inumeráveis bênçãos estão disponíveis e são aplicáveis em nossa vida individual e familiar. Crer Nele com toda a nossa alma acontece quando prosseguimos no caminho do convênio, submetemos nossa vontade à Dele e nos submetemos às prioridades e ao tempo que Ele determina para nós. Crer Nele — aceitar como verdadeiros o Seu poder e as Suas promessas — traz perspectiva, paz e alegria à nossa vida."

Debater 3 pontos que Elder Bednar cita



Lição 136: 4 Néfi 1

Sugestão da Karla Lima:

Peça aos alunos que pensem em como o orgulho de uma pessoa pode influenciar os outros nos seguintes exemplos:
Apesar do incentivo da família, um irmão mais velho decide dedicar-se a interesses egoístas em vez de servir missão.
Um membro de uma classe das Moças ou de um quórum do Sacerdócio Aarônico atrapalha as aulas de propósito, recusa-se a participar e rejeita as instruções recebidas.
Um rapaz (ou uma moça) importuna ou menospreza persistentemente outro membro de seu grupo de amigos.

Lição 136: 4 Néfi 1

Pra este trecho da aula vou usar parte do Discurso do Presidente Oaks na última conferência geral sobre bondade/bullying. Segue trecho: ( talvez use o vídeo)


Youtube - Pais e filhos
Site da Igreja - Pais e filhos

Vídeo: vou usar a partir de 8 minutos e 18 segundos
Até o final...

15 E aconteceu que não havia contendas na terra, em virtude do amor a Deus que existia no coração do povo. (4 Néfi 1:15)

Pra este trecho aqui, vou usar o discurso do Elder Uchtdorf da última conferência. Vou ler a citação e entregar o "óculos da bondade" pra eles. ( Vou dar um óculos daqueles de festa, que são coloridos, divertidos e baratinhos RS). Vou falar pra eles pensarem em alguém com quem tem dificuldade de se relacionar. Alguém que os irrita ou magoa. E pra eles orarem por aquela pessoa e tentarem identificar coisas boas sobre ela nos próximos dias,pra enxerga-las pelas lentes do amor... Vou pedir semana que vem pra compartilharem o que sentiram...

Citação:

"As escrituras revelam que quanto mais amamos a Deus e a Seus filhos, mais felizes nos tornamos. (...) Não é um amor do tipo “se precisar de alguma coisa, é só falar”.
O amor sobre o qual Deus fala é o tipo de amor que entra em nosso coração quando acordamos pela manhã, permanece conosco durante todo o dia e faz com que nosso coração fique pleno ao elevarmos nossa oração de gratidão ao final do dia. 
Esse é o inexprimível amor que o Pai Celestial tem por nós.
É essa compaixão infinita que nos permite ver com mais clareza as outras pessoas como elas realmente são. Pelas lentes do puro amor, vemos seres imortais com potencial e valor divinos e amados filhos e filhas do Deus Todo-Poderoso.
Após vermos por essas lentes, não podemos ignorar, negligenciar ou discriminar ninguém.

Acreditar, amar, fazer (link do site da igreja)

Estou tentando seguir o conselho do Presidente Nelson de usarmos as mensagens da conferência em nossas aulas, estudo... Em tudo... Por isso separando trechos de discursos pra cada aula.

Vou tentar comprar esses óculos aqui:



Mais uma ideia pra 4 Néfi. Temos que ser um povo feliz!! Somos os mais abençoados de toda a Terra. Vídeo com momentos divertidos da última Conferência. Porque sorrir faz muito bem:



Sugestão de dinâmica da Karla Lima:

Depois que a classe ler os versículos que falam que o povo era feliz e próspero a professora pega um novelo de lã e amarra a ponta em seu dedo, escolhe um aluno e fala algo que o aluno faz de bom ou uma qualidade e passa o novelo para esse aluno. Ele por sua vez, amarra a lã em seu dedo, escolhe outro aluno e fala algo que esse segundo faz de bom ou uma qualidade e passa o novelo pra ele. Faz-se isso até que todos os alunos tenham participado.
No final da dinâmica ela encerrou dizendo que todos estavam de alguma forma conectados pelo amor, bondade e gentileza, mas que algo poderia acabar com essa conexão. Depois de perguntar para os alunos o que poderia ser, ela mostrou uma tesoura em que estava escrito "orgulho":


Fez um paraleto do orgulho e foi cortando alguns pedaços da lã, por fim, contou o exemplo dos nefitas que tornaram a cometer pecados por conta do orgulho.
Também explicou para os jovens que nós "cortamos" esses laços quando nos tornamos orgulhosos, zombamos dos outros, participando de fofocas...

Lição 137: Mórmon 1-2

A Mara Maria Moreira preparou um jogo muito legal de perguntas e respostas que abrem os capítulo 2 à 6: Jogo Rápido. Tem um painel de perguntas, o jovem escolhe o capítulo e os pontos, o professor clica em cima dos pontos, vai abrir a pergunta, após dar um tempo para os jovens responderem, ele passa a resposta clicando em qualquer local da tela. Para voltar ao painel inicial, é necessário no slide da resposta, clicar em cima do desenho da casinha no canto direito da tela.
As perguntas escolhidas, depois ficam em cinza.

Sugestão da Karla Lima:

Em Mórmon 1:2 fala sobre percepção rápida...
Vou iniciar a aula mostrando figuras que exigem "percepção rápida " pra vc perceber as imagens ocultas nelas. Vou mostrar as imagens na TV:




Depois deles decifrarem as imagens vamos debater o que essa percepção rápida de mórmon era... Vou usar o discurso do Elder Bednar sugerido na lição do manual...
É mais do que ver, perceber... É agir, mudar rapidamente...

Para o capítulo 2:12-13 vou usar este vídeo:



Para encerrar a aula vou usar essa ilusão de ótica desse site: BLOG MAIS – MUDANDO A INTERNET!!
Nessa ilusão ótica, se vc olhar a imagem fixamente por 30 segundos, fechar os olhos, abrir e olhar para o teto fixamente, vc vê o Salvador direitinho.
Vou encerrar prestando meu testemunho que com percepção rápida podemos  perceber do que precisamos nos  arrepender, mudar e assim mesmo em meio a iniquidade, focar no Salvador. Vamos vê-lo e segui- lo.

Lição 139: Mórmon 5-6

Sugestão da Fabiane Freitas: Vídeo para Mórmon 6:16-22


Youtube - O Vós Formosos

Lição 140: Mórmon 7-8

Sugestão da Mara Maria Moreira:

Ela fará o jogo Scripture Man:
E usará os seguintes vídeos:





Sugestão da Raquel Estork:


Youtube - Ouse Ficar Sozinho

Lição 141: Mórmon 9

Sugestão da Mara Maria Moreira:

Passar o vídeo e as folhas de perguntas (arquivo aqui) para os alunos responderem durante a reprodução.
Pra eles se manterem alertas.



Lição 144 e 145: Éter 2-3

Sugestão da Karla Lima: "À Tona d'Água", Liahona, outubro de 2014.
Outra sugestão que a Karla deu foi cobrir os capítulos do 2 ao 5:

Hoje na aula de Éter 2-5, os alunos fizeram uma analogia entre nossa vida e a viagem dos jareditas à Terra Prometida.
Fizeram seus barquinhos.
Escreveram dois sonhos ou metas neles.
Discutimos como nossos esforços de fundir as pedrinhas para nossos sonhos, não são suficientes. Deus precisa tocar nosso barco, nossas pedras. Com a ajuda dele, nossos sonhos , nossa jornada pode ser " doce e iluminada". ( Dei brigadeiros brancos pra simbolizar as pedrinhas de cada embarcação da história de Jarede:



Analogia que fizemos juntos da história:

Analogia viagem nossa vida:

Vers. 16 Barco: eu! Minha vida :leve, dirigível!
Vers. 17: vida ajustada pra conter água : Cristo , água viva
Vers. 20 abertura em cima: comunicação com os céus
Versículo 22: escuridão, se contentar com faíscas, sem a luz de Deus, revelação
24-25 ondas, ventos da adversidade. Necessárias para impulsionar o barco. Necessárias pra nós levar aos céus!

Também coloquei um pano branco cobrindo a entrada da sala. Eles cruzaram esse pano, ou véu quando entraram.
Durante a aula, vimos que o véu do esquecimento foi rasgado para o irmão de Jared, e no capítulo 4 aprendemos que nosso véu de incredulidade também precisa ser rasgado. Precisamos invocar o Senhor e ter o desejo de ver mais e acreditar, obedecer, pra sermos realmente conduzidos por nosso Deus

Ver Éter 4:13-15

Também mostrei uma vassoura pra eles ontem, e perguntei o que teria a ver com a aula de hoje...
A resposta :

E em sua ira havia jurado ao irmão de Jarede que todos os que habitassem esta terra da promissão, daquele tempo em diante e para sempre, deveriam servir a ele, o verdadeiro e único Deus, ou seriam varridos quando sobre eles caísse a plenitude de sua ira.

Éter 2:8

Podemos ser varridos ou conduzidos pelo Senhor.
É nossa escolha!

Lição 146: Éter 4-5

Dinâmica da Mara Maria Moreira: Dê Uma, Ganhe Uma


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