terça-feira, 30 de outubro de 2012

Como Preparar um Novos Inícios das Moças



Meninas,
Sei que algumas de vocês já estão se preparando em relação aos Novos Inícios do próximo ano, então achei importante dar algumas explicações de como ele deve ser feito, pois algumas de vocês estão trabalhando nas moças pela primeira vez e estão se sentindo um pouco perdidas. E para as líderes que á conhecem a organização, talvez seja uma grande descoberta.
Vi que quando fiz a explicação sobre a como fazer uma Excelência das Moças, ajudou muitas de vocês, principalmente porque usei como base o Manual de Administração da Igreja, então vamos mais uma vez recorrer ao manual de administração da Igreja, onde dá uma breve explicação de como dele deve acontecer:


10.8.3 Novos Inícios
“Novos Inícios” é o evento anual para as moças e seus pais, líderes do sacerdócio e líderes das Moças. As meninas que completarão 12 anos no ano seguinte também são convidadas a participar com seus pais. Esse evento pode ser realizado no início do ano letivo ou do ano do calendário. Pode ser realizado durante a Mutual.
Esse evento ajuda as moças e seus pais a informar- se a respeito do programa das Moças. Inclui uma explicação do Progresso Pessoal, a apresentação do tema, emblema e lema das Moças e a declaração de propósito e o símbolo de cada faixa etária (ver 10.1). Os Novos Inícios devem ajudar as moças e seus pais a fazer planos para os eventos que acontecerão no ano que se inicia.
Os Novos Inícios dão às líderes a oportunidade de expressar amor pelas moças, incentivar os pais a ajudarem as filhas nas experiências do Progresso Pessoal, apresentar as meninas que completarão 12 anos no ano que se inicia, e dar boas-vindas às moças que se filiaram à Igreja ou se mudaram para a ala. É um momento de reconhecer as moças e suas realizações no Progresso Pessoal. A presidência das Moças convida um membro do bispado para fazer o último discurso.
As presidências de classe planejam o programa sob a direção da presidência das Moças. A presidência das Moças pode pedir a especialistas que ajudem (por exemplo: reger um coro ou grupo instrumental, treinar as oradoras ou dirigir uma breve encenação teatral). Um membro da presidência da classe das Lauréis pode dirigir a reunião.

Manual 2 de Administração da Igreja 2010, p. 86, tópico 10.8.3

Agora vamos para a explicação... Prestem muita atenção nas partes que coloquei em vermelho, pois elas são preciosas... Vou colocar por tópicos:
  1. Os Novos Inícios é planejado pelas presidências de classes (Abelhinhas, Meninas-Moças e Lauréis) e não pela presidência das Moças. A única coisa que a presidência das Moças faz, é superviosar e aprovar esse planejamento. Além de escolher qual membro do bispado dará a mensagem final da atividade.
  2. Quem dirigi a atividade é um membro da Presidência da Classes das Lauréis.
  3. As moças que completarão 12 anos no ano seguinte são convidadas a participar, esse participar, quer dizer que elas são convidadas para ASSISTIR o Novos Inícios e não participarem na preparação e coral, pois elas ainda são membros da Primária.
  4. A programação é bem simples:
  • Hino de Abertura
  • Oração
  • Mensagem de um membro da Presidência das Moças (normalmente é a presidente) sobre o Progresso Pessoal. Essa mensagem não é a história do programa, realmente é uma explicação de quando a moça começa a cumpri-lo, por que faze-lo, quais são os reconhecimentos e tal.
  • O Tema, Lema e Emblema das moças pode ser apresentado de diversas formas. Não precisa ser necessariamente uma moça ir a frente cita-lo. A própria líder que estiver dando a mensagem pode explicar sobre eles. Uma moça pode ser convidada a explicar o próposito de cada um deles. Aí vai da criatividade de cada ala, mas lembrando que deve ficar bem claro para os pais o que são essas coisas.
  • A declaração de propósito de cada classe são feitas pelas moças. Pode ser feito por apenas uma moça de cada classe ou todas as moças de cada classe. E elas mesmas devem podem explicar o símbolo de cada faixa etária, ou se preferirem, uma líder.
  • Dar boas-vindas as moças que entrarão na Organização das Moças no ano seguinte. Entenderam bem? É para as moças que farão parte da organização no ano seguinte e não para as que entraram naquele ano (isso acontece em muitas alas). E essa boas-vindas são palavras, se vocês quiserem dar alguma lembrancinha, fiquem a vontade, desde que não seja o kit com o Progresso Pessoal, pois ele deve ser entregue quando a moça realmente entrar para a organização e entregue em uma entrevista com ela e os pais para que seja explicado como o programa funciona e para que a mãe seja convidada a fazer o programa junto com sua filha.
  • Bar boas-vindas para as moças que se mudaram para a ala durante o ano e reconhecimento das realizações das moças em relação ao Progresso Pessoal. Essa informação vai ser bem dificil para muitas líderes, mas basta ler o Manual de Administração da Igreja e o próprio livreto do Progresso Pessoal... Essas boas vindas são apenas uma forma de dizer para os pais, como em um relatório anual, quais moças chegaram na ala, quais receberam as fitinhas por concluir valores, quais receberam o reconhecimento do Progresso Pessoal. Não é o momento de entrega de medalhão, fitinhas, abelhinha, certificados e presentes. Pois onde já se viu? Uma moça chega em sua ala num domingo e ao invés de vocês "darem presentes" e faze-las bem vindas no próprio domingo ou na mutual seguinte, vocês esperam meses para fazer isso. Tem sentido isso? Quanto ao medalhão é super complicado, pois já ouvi algumas irmãs dizerem que se mudaram e na nova ala o bispado e líderes não entregaram o reconhecimento, ou a nova liderança da ala. Irmãs pensem um pouco... No próprio livreto diz que a moça recebe esses reconhecimento durante uma reunião sacramental ou mutual. Até os Novos Ínicios muitas coisas podem acontecer. E a nova liderança não tem como saber se de fato a moça recebeu ou não esses tipos de reconhecimento. Não impeção (não sei se escrevi a palavra certo) que as moças continuem motivadas, só pra que elas tenham reconhecimento nos Novos Inícios. Quando uma moça recebe logo o seu reconhecimento, ela continua animada para continuar seu Progresso. Também não é pra fazer o caus quando ao reconhecimento, quando digo logo é depois da entrevista com a presidente das moças, o bispo e a autorização do bispo.
  • Um membro do bispado uma mensagem.
  • Hino de encerramento
  • Oração.
5. No meio dessa programação, vocês podem acrescentar os hinos que quiserem. Se o tema for da Mutual, podem colocar os hinos da mutual ou do Canto do Coração (hinário das Moças). Quanto a isso, é livre.
6. Quanto a decoração, sintam-se também a vontade de fazerem da forma como quiserem. Só tomem cuidado com o tema das Princesas Disney, como já disse, eu particularmente acho totalmente inadequado e detesto. Pois todas as princesas estão com roupas fora dos padrões e faz parte ensinarmos para as moças a andarem dentro dos padrões.

21 comentários:

  1. Muito bom, obrigada pelas dicas. Só pra lembrar, até numa outra postagem sua vc lembrou que não tem mais as declarações de cada classe, pq não tem no novo progresso pessoal, então não precisa das a declaração mas só explicar os simbolos, neh?
    E ainda não achei essa parte que fala que é para as lideres de cada classe organizarem o novos inicios, onde fica?

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    1. Oi Bianca,
      Sim, as moças só irão explicar sobre os "novos" símbolos.
      Quando a organização das atividade, está no Manual 2 de Instruções da Igreja, agora estou sem o acesso ao manual pra te dar a página certinho. Mas na seção das moças, tem um tópico que fala sobre as atividades das moças e em especial sobre o Novos Inícios, é lá que vc vai encontrar essa informação!

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    2. na página 86, onde tem Novos inicios, ultimo paragrafo do tópico Novos inicios, lado direito da página.

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  2. Obrigada irmã! Foi de grande ajuda essa explicação.

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  3. pode ser feito um teatro no novos inicios?

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  4. Os Novos Inícios dão às líderes a oportunidade de expressar amor pelas moças, incentivar os pais a ajudarem as filhas nas experiências do Progresso Pessoal, apresentar as meninas que completarão 12 anos no ano que se inicia, E DAR BOAS-VINDAS ÀS MOÇAS QUE SE FILIARAM À IGREJA OU SE MUDARAM PARA A ALA.

    Isso está no manual, pode dar as boas vindas pra moças que se mudaram sim.

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    1. Sim, eu também li isso no manual, realmente pode dar boas vindas ás moças que se filiaram a igreja. Obrigado por confirmar aqui, é importante. Estou preparando os Novos Inícios na minha ala.
      Ah, aproveitando a oportunidade, obrigado aos responsáveis pelo blog, eu amo muitas das ideias postadas aqui, nos ajudam muito.

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  5. Muito obrigado pelas dicas
    amei

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  6. Muito obrigada
    Amei demais essas ideias

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  7. Muito detalhista, amei.
    Obrigada 😘

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