Meninas,
Faz algumas semanas que embarquei na busca por receitas simples de bolos, então hoje montei ao montei um caderno onde pretendo marcar essas receitas preferidas.
Olhem como ficou:
Para montar o caderno, comprei na Kalunga folhas de fichário coladas (a nova moda), daqueles bem antigos que tem as laterais coloridas:
Escolhei esse por conta do preço (R$ 5,80) e por conta das divisórias, pois posso colocar em cada cor um tipo especifico de receita, por exemplo: bolo, tortas, salgados, sobremesas diversas...
A capa, montei no site Canva e editei para que vocês possam usar:
Para salvar o arquivo é só clicar em cima da imagem e salvar no computador.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado.
Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas.
Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Lição 09 - Joseph Smith - História 1:27-54; Doutrina e Convênios 2
Lição 10 - Joseph Smith - História 1:55-65
Para a parte de Joseph Smith, segui o manual e foquei em alguns versículos que considerei importantes pra minha classe. Conversamos muito sobre o exemplo de Joseph sobre ele falar da sua juventude e arrepender-se de algumas escolhas. Complementei a leitura com trechos do livro Santos.
No final, lemos um trecho que dei como meta eles ponderarem sobre suas escolhas.
Acabei montando um cartaz com o trecho da escritura no site Canva:
Na parte de Doutrina e Convênios 2, trabalhei em cima da dinâmica sugerida no manual do professor. Separei os alunos em três grupos, eles receberam uma folha de sulfite com a escritura, pergunta e citação:
Eles tiveram que ler, adivinhar sobre o que o versículo ensinava e escrever na folha, depois debatemos todos juntos.
Lição 11 - Doutrina e Convênios 3
Lição 12 - Doutrina e Convênios 10
Como estou recebendo novos alunos no seminário, imprimi os capítulos de estudo e entreguei para que eles pudessem acompanhar. Vou disponibilizar caso queiram usar (arquivo aqui).
Antes da aula escrevi em post-it a escritura D&C 3:9 substituindo o nome de Joseph por cada um dos meus alunos, colei em uma pequena lousa e conforme eles foram chegando, pedi que pegasse o seu bilhete:
Eles leram a escritura, mas nem perceberam que tinha uma referência. Percebi que ficaram um pouco preocupados com o texto.
Depois como introdução para a aula, entreguei uma folha de labirinto para eles fazerem:
Expliquei que durante a aula falaríamos sobre aqueles momentos representados nas gravuras e que deveriam ficar bem atentos para os ensinamentos que o Senhor deixou não só para Joseph Smith, mas para cada um de nós.
Então dei a aula com alguns trechos do manual e em um determinado momento foquei sobre revertermos as escrituras para nós. Pedi que lessem Doutrina e Convênios 3:9. Foi aí que entenderam o bilhete que foi entregue no começo da aula e que alguns se manifestaram dizendo que quando entreguei ficaram pensando no que eles tinham deixado de fazer ou o que eu estava sabendo.rsrsrsrs Teve até aluno que achou que o bilhete foi porque eles não tinham estudado a designação de leitura no dia anterior ou não tinham entregue as recuperações.
Depois que eles foram embora,montei um arquivo no siteCanva com a escritura e enviei no grupo do Whatsapp:
Fiz outra versão em eu coloquei o nome de cada jovem, imprimi em papel fotográfico (9 por folha) e entreguei para eles no dia seguinte para deixarem no meio de suas escrituras:
Editei o arquivo e deixei o espaço em branco para que vocês possam escrever o nome de seus alunos:
Lição 13 - Doutrina e Convênios 4
Lição 14 - Doutrina e Convênios 5
Antes da aula, imprimi para os visitantes as seções 4 e 5 de Doutrina e Convênios (arquivo aqui).
Assim que os jovens chegaram, entreguei para eles uma folha pra estudarem em casa sobre o contexto histórico da revelação que Joseph Smith teve para seu pai em relação a Seção 4:
Eu imprimi em tamanho A4 porque achei que as letras ficariam muito pequenas, mas não ficaram, então sugiro que imprima 2 por folha:
Encontrei esse texto no manual Revelação em Contexto:
Começamos a aula lendo D&C 4:2 que foi a escritura tema da Mutual de 2015 (anúncio do tema no site da igreja), em seguida entregue para cada aluno um cartão com o cartaz do tema da mutual:
Para fazer os cartões usei o cartaz que tem no site da igreja. Imprimi em 4 por folha em papel vergê e no verso coloquei a escritura:
Depois de entregar o cartão, dividi eles em duplas e tiveram alguns minutos para tentarem descobrir como os desenhos das velas representam uma forma de serviço. Depois debatemos sobre cada um deles. Esse foi um resumo do resultado:
Após o debate, entreguei uma pequena lembrancinha para cada jovem:
Dentro de cada saquinho tinha um adesivo de escritura com o símbolo da mutual de 2015 e um chaveiro de âncora:
Montei um adesivo com o símbolo oficial da mutual:
Vou compartilhar com vocês como fiz os adesivos... Comprei na Kalunga um pacote de papel adesivo transparente tamanho Carta:
Montei o arquivo e quando fui imprimi, mudei a qualidade para alta e escolhi o papel de saída como tamanho Carta. Essa opção fica na Propriedades da Impressora quando abrirem a caixa de impressão:
Por fim é só recortar e colar nas escrituras:
Quanto ao chaveiro, eu usei coisa que já tinha em casa. A argola com corrente e o pingente de âncora foram comprados na loja Água Viva Comércio Importação e Exportação Ltda. que tem duas lojas nos seguintes endereços:
Matriz - Rua Ladeira Porto Geral, 52 - 5º andar - Salas 55 e 56 - Centro - São Paulo-SP - Telefones: (11) 3229-6563 / 3311-9414
Eu fui na matriz. É uma loja especializada em materiais para montagem de bijouterias em atacado. Na época paguei R$ 10,00 em um pacote com 100 âncoras. Não tenho anotado o preço que paguei nas argolas com as correntes, mas acredito que o pacote com 100 foi em torno de R$ 7 à R$ 10.
Infelizmente a loja não tem venda online, mas vou indicar outra loja que inclusive vende em menor quantidade e tem redes sociais. Conheço ambas as lojas pessoalmente e já comprei material por lá, a resposta pelo WhatsApp é bem demorada:
Então sugiro ligarem direto na loja ou fazerem a compra nos site deles (Facebook aqui ou site aqui) caso sejam de outros estados.
A loja chama-se Canto do Encanto e tem duas unidades:
Matriz - Ladeira Porto Geral, 52 - 2º andar - Sala 25 - Centro - São Paulo-SP - Telefone: (11) 3313-3031
Filial - 25 de Março, 641 - 1º andar - Sala 105 - Centro - São Paulo-SP - Telefone: (11) 3326-4704
Nessa loja, já comprei as argolas com corrente no pacote de 30grs por R$ 2,50 e pingentes por unidade.
Depois que tudo estava pronto, coloquei em saquinhos pequenos:
Para abordarmos a Seção 5, entreguei para estudarem em casa uma folha que complemente o contexto histórico para eles estudarem em casa que também foi retirada do manual Revelação em Contexto:
Dessa seção abordamos os versículos 2 e 6. Debatemos como essa escritura se aplica a nós hoje. No final entreguei cartões em que substitui o nome de Martin Harris pelo de cada um dos meus alunos:
Segue os modelos que fiz para que vocês coloquem os nomes de seus jovens:
No meu caso imprimi 9 por folha A4 de papel fotográfico para que eles montem dentro do livro de Doutrina e Convênios uma coletânea de versículos que são aplicáveis de forma nominal na vida pessoal deles.
Lição 15 - Joseph Smith - História - 1:66-67; Doutrina e Convênios 6-7
Antes da aula, imprimi para os visitantes as seções 6 e 7 de Doutrina e Convênios (arquivo aqui).
Após a abertura, dividi os alunos em duplas e cada um deles escolheu um cartão de um jogo que montei chamado "Qual é a Escritura?":
Eu imprimi em papel fotográfico, mas vocês podem imprimir em folha de sulfite.
Os jovens amaram essa atividade, a briga foi pelo cartão do Velozes e Furiosos, apesar de apenas um rapaz ter "sacado" que a resposta para a charada era Dom (nome do personagem do filme).rsrsrsrs
Depois que eles descobriram as charadas tiveram que procurar a escritura correspondente e fizemos uma debate sobre os princípios ensinados em cada uma dela:
Focamos um pouco mais na escritura de Domínio Doutrinário.
Com a meta de direcionar as escrituras para nossa vida pessoal, montei um cartão com a escritura de Doutrina e Convênios 6:20 nominalmente:
Segue o arquivo com espaço para vocês colocarem os nomes dos seus alunos:
Eu imprimi em papel fotográfico tamanho A4.
Domínio Doutrinário - Adquirir Conhecimento Espiritual - Parte 3
Para esse Domínio Doutrinário fiz um resumo das três primeiras partes. Então vou dividir por partes o que fiz:
Parte 1
Começamos lendo o segundo parágrafo do tópico Adquirir Conhecimento Espiritual do livreto Documento Principal de Domínio Doutrinário e debatendo sobre o que aprendemos.
Parte 2
Lemos a escrituras Tiago 1:5-6 e conversamos brevemente sobre ela.
Expliquei que foi a escritura escolhida como tema da Mutual de 2017 e em seguida passei o vídeo tema:
Falamos sobre a importância de orarmos e sobre o que cada jovem do vídeo orou.
Daí entreguei para cada um deles um adesivo com o tema da mutual para colarem em suas escrituras:
Para montar o arquivo usei o símbolo oficial que peguei no site da igreja (link aqui):
Vou compartilhar com vocês como fiz os adesivos... Comprei na Kalunga um pacote de papel adesivo transparente tamanho Carta:
Montei o arquivo e quando fui imprimi, mudei a qualidade para alta e escolhi o papel de saída como tamanho Carta. Essa opção fica na Propriedades da Impressora quando abrirem a caixa de impressão:
Por fim é só recortar e colar nas escrituras.
Parte 3
Lemos Doutrina e Convênios 6:36 e fiz a pergunta sugerida no manual "Qual você acha que é a diferença entre fazer perguntas e duvidar?". Após ouvir as respostas dos alunos, entreguei um cartão que na frente tinha o cartaz oficial com o tema da mutual de 2017 (link com o cartaz aqui) e no verso a citação do Dieter F. Uchtdorf do manual:
Baseados nas folhas que receberam, cada grupo teve que fazer um desenho de como aquele texto e escritura se aplicam a nossa vida hoje em dia.
Esses foram os desenhos que saíram:
Depois coloquei os desenhos deles no painel de recados como um lembrete de como podemos adquirir conhecimento espiritual.
Lição 16 - Doutrina e Convênios 8
Lição 17 - Doutrina e Convênios 9
Antes da aula, imprimi para os visitantes as seções 8 e 9 de Doutrina e Convênios (arquivo aqui).
No começo da aula, entreguei uma folha para os jovens com contexto histórico afim de esclarecer o que aconteceu entre essas duas seções, já que em um instante o Senhor dá o dom de traduzir para Oliver Cowdery e na seção seguinte diz que ele perdeu esse dom. Dá uma sensação que está faltando o "porque", então encontrei no livro Santos (volume 1) o que aconteceu e entreguei para eles lerem em casa (arquivo aqui).
Como meus alunos adoram o jogo Scripture Man que foi traduzido pela Mara Maria Moreira em 2018, fiz essa atividade com eles nessa aula, porém personalizei a tabela para o livro que estamos estudando:
Fiz a brincadeira em dupla porque tenho alunos que são recém-conversos e pesquisadores, assim eles não se sentiram excluídos da aula.
Foi muito divertido e no dia seguinte entreguei como premiação para a dupla que mais ganhou pontos saquinhos de balas de goma.
Lição 18 - Doutrina e Convênios 11-12
Para essa aula, optei fazer uma atividade chamada batalha das escrituras. Fiz uma vez no ano passado e achei que não atingiu o seu propósito, mas eles disseram que gostaram muito e pediram para que eu fizesse novamente.
Como fiz? No dia anterior avisei qual seria a aula e pedi que durante o estudo pessoal, eles escolhessem um versículo preferido. Daí no dia da aula montei duplas, onde um leu para o outro a escritura que escolheu e eles depois passaram a defender suas escrituras e explicar porque das duas aquela era mais importante. Depois de alguns minutos, pedi que a dupla escolhesse apenas uma das escrituras.
Em seguida montei quartetos, onde cada dupla teve que defender sua escritura. Depois de um tempo, esse quarteto escolheu uma das duas escrituras.
Por fim, ficaram dois quartetos e eles defenderam suas escrituras. Até por fim, ficar apenas uma escritura.
Eles podem usar manuais, outras escrituras e discursos para defenderem suas escrituras.
Não consegui terminar essa atividade em uma aula porque eles realmente se empolgaram.
Na minha classe ficou uma dupla solitária de moças, mas elas arrasaram! Criaram até música com as escrituras. Infelizmente no dia seguinte uma delas não pode comparecer a aula porque ela estuda a noite, mas fez a tarefa de casa e procurou discursos com o tema da escritura delas e defendeu ferozmente.
Vou compartilhar a foto que tirei da lousa da forma como a batalha ficou no final da aula:
Esse não foi o resultado porque por fim, apareceram alguns alunos que não tinham ido na aula da batalha.rsrsrs Então tive que fazer algumas remanejadas.rsrsrsrs
No final, a escritura que ganhou foi Doutrina e Convênios 11:21. Daí dei pirulito para todos e ficaram felizes.rsrsrsrs
Montei mais um cartão para eles nominal de Doutrina e Convênios 11:23:
Segue o arquivo com espaço para colocarem os nomes de seus jovens:
Também montei um conforme a escritura original:
Lição 19 - Joseph Smith - História 1:68-75; Doutrina e Convênios 13
Para essa aula fiz uma brincadeira de perguntas e respostas.
Dividi os jovens em 2 grupos, cada um com 6 jovens. Eles tiveram que escolher um para ser o primeiro para ser o arqueiro. Após serem escolhidos um por grupo, eles tiraram impar ou par.
Eu tenho um arco e flechas indígena que comprei no ano passado durante os estudos d'O Livro de Mórmon, o arco ainda está intacto, mas as flechas já estão com as pontas quebradas, perdeu penas e um deles está bem torto de tanto que eles já brincaram com eles:
Como dou aula em casa, enchi um lado do quintal de pelúcias, daí o arqueiro que ganhou no impar ou par foi o primeiro a tentar acertar uma pelúcia, ele errou e passou a chance para o segundo arqueiro e foi assim até um deles acertarem uma pelúcia.
Logo que cada um deles acertaram a pelúcia, pegaram dentro de uma lata uma pergunta e corriam para a sala até seu grupo para procurar a resposta. Assim que encontravam a resposta, o próximo arqueiro ia até o quintal com o cartão da pergunta e me passava a resposta. Se ele errasse, voltava para o grupo afim de acertar.
Assim que passasse a resposta correta, tentava acertar as pelúcias pra poder pegar outra pergunta.
Foi uma super agitação, como a maioria deles gostam de brincar com o arco e flechas, eles se revezaram para acertar os bichos. Foi muito legal!
Falamos sobre cada uma delas. Usei trechos do manual de aula que sugere como explicar sobre as chaves do sacerdócio e cada uma delas. Foi muito bom!
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Os arquivos que não tem link para baixar, podem ser salvos apenas clicando em cima da imagem e salvando no computador.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado.
Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas.
Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.