As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Escola Dominical - Capitulos 05 e 06 do Princípios do Evangelho

Galerinha,
Na semana passada não compartilhei nada sobre a minha aula porque eu realmente não tinha nenhuma ideia boa.rsrsrsrs
Mas hoje vou compartilhar a ideia que literalmente tive no domingo pela manhã do capitulo 05 e o que já preparei para o capítulo 06:

Capítulo 05 - A Criação

Para essa aula, tem dois posts no blog que podem ajudar: primeiro post e segundo post.
O que acabei fazendo lembra muito o primeiro post. Eu comecei a aula perguntando sobre o que aprendemos nas aulas passadas. Conforme eles foram falando sobre o Plano de Salvação, eu fui colando na lousa as figuras. Não montei todo o plano, foi bem resumido e só até a parte que viemos a Terra. Também perguntei qual era o proposito de virmos a Terra. Eu usei as seguintes gravuras (arquivo do Plano de Salvação):


Depois distribui essas folhinhas para cada um dos alunos com uma caneta:


Pedi que abrissem Gênesis 1 e dei algumas minutos para que estudassem individualmente sobre a criação e marcassem em suas folhinhas o que aconteceu em cada dia. Eles acabaram ficando em duplas por conta da falta de escrituras, o que foi muito bom porque a dupla se sentiu mais tranquila para procurar!
Uma super dica que estou tendo muita dificuldade em minha sala e provavelmente vocês também tem ou terão... Estamos vivendo em uma era tecnologia maravilhosa, mas isso ainda tem muitos pontos ruins... Na sala do Princípios do Evangelho os missionários de ala e demais líderes, na maioria das vezes estão com o celular para abrir o manual e escrituras (na verdade apenas o Livro de Mórmon). Por vezes, peço para lerem uma escritura, daí o membro que enrola todo pra achar ela ou simplesmente me diz que não tem porque a tal escritura fica na Bíblia e o membro não comprou nenhum aplicativo... Então se possível, conversem com o Presidente da Escola Dominical para que a ala compre alguns exemplares das escrituras. Em último caso, peçam que os líderes possam levar.
Dos meus alunos e pesquisadores, a maioria não enxerga as letras pequenas do celular, então fica difícil para eles compreenderem. E o celular só dá pra compartilhar entre 2 pessoas. E na maioria das vezes é necessário que seja compartilhada em trio ou grupo.
Pra vocês terem ideia do quando isso está prejudicando minha aula, nesse domingo eu acabei por achar 2 bíblias aqui em casa, então levei elas. Mas na hora do estudo, além de dar essas duas, tive que dar a minha própria bíblia para ser usada. Daí fiz confusão e marquei na lousa que era para eles estudarem Gênesis 2 para marcar sobre as criações. Uma missionária de ala viu a confusão, mas ao invés de me falar, ficou apenas cochichando com o Líder da Obra Missionária que eu estava errada. Minutos depois foi que o Líder da Obra Missionária decidiu me avisar!
Tenho dificuldade em acompanhar a leitura das escrituras porque as minhas próprias na maioria das vezes estão nas mãos dos alunos...
Bom, mas voltando à aula. Após os minutos que disponibilizei para estudo. Pedi que os próprios alunos dissessem o que aconteceu em cada dia da criação e em seguida lessem a escritura referente ao que aconteceu. Conforme eles falavam, eu colava acima da lousa dos números com os desenhos do que foi criado a cada dia, são os que estão na foto acima.
Esse número é u arquivo que em algum momento eu achei em um blog evangélico e salvei. Então vou disponibilizar aqui para vocês baixarem, porém deixo bem claro que não é um arquivo meu e que não lembro de onde peguei ele: arquivo em PDF.
No final distribui papéis, li para eles o primeiro parágrafo do tópico "As Criações de Deus Evidenciam Seu Amor" e pedi que escrevessem na folha pelo menos uma das coisas que foram criadas pelo Pai Celestial que eles são gratos. No papel eles tiveram que colocar o nome e data.
Os papéis foram colocados no Pote de Bênçãos:




Esse pote de bênçãos teve inicio na primeira aula do ano (post aqui) e na medida do possível tem dado certo!
Dos 6 potes que foram entregues na primeira aula, apenas 3 estão rodando entre os alunos. Então nesse domingo, levei potes de plástico para substituir os anteriores ou complementar:

Parte de cima e dentro da tampa

Para montar eu fui em uma loja de literalmente R$ 1,00 que tem pertinho da minha casa e comprei um conjuntinho com 3 potes. Daí só colei as etiquetas:



A meta era eles escreverem a cada dia as bênçãos recebidas. Mas a maioria deles lembram do pote do domingo pela manhã e acabam escrevendo um resumão.rsrsrsrs

Capítulo 06 - A Queda de Adão e Eva

No ano passado eu não dei essa aula porque tive um problema na Primária com a Rafaela e tive que ficar lá, mas quem deu a aula foi a esposa do Presidente da Escola Dominical da época, Délia Karla P. R. Romero. Ela fez uma lembrancinha muito fofa que eu queria fazer esse ano (post aqui), mas infelizmente eu não tenho o papel adequado para montar a maça e essa semana está um pouco corrido. Então montei o seguinte:

Fica perfeito se vocês fizerem maça do amor e no palito colarem as folinha! Mas se preferirem só dar a maça, comprem aquelas bem vermelhas e atrativas! Essa eu montei com uma que tinha em casa que é a fuji!
O arquivo da folhinha é esse:



Para montar é só imprimir em papel mais durinho, eu usei o vergê de 180 grs. Cortei, furei com o furador e amarrei com fita de cetim vermelha, mas fica muito melhor se for com a marrom ou fio encerado:



Ah, eu imprimi duas páginas por folha para que as folhinha ficassem nesse tamanho e coloquei a maça dentro de um saquinho transparente de 11x19cm.
Antes de fazer a folhinha, fiz um teste com a maça de um outro arquivo postado no ano passado (post aqui):



Mas acabei optando pela folha que ficou mais bonito!
Se vocês não quiserem dar a maça, podem dar o cartão de maça com duas balinhas de maça verde coladas atrás do cartão.
Quanto a aula em si, vou dividir os alunos em 4 grupos. Para cada grupo deixarei um dos missionários responsável. Eles ganharam esses papéis:


Eu fiz a impressão em papel color 7 preto, pra deixar as maças com essa corzinha. O arquivo é esse:



Cada grupo terá alguns minutos para estudar e depois falar resumidamente o que aprendeu. No final, vou entregar para quem desejar, uma cópia da aula!

4 comentários:

  1. adorei... sempre que tenho dúvidas venho aqui.. e vc como sempre... mãos de fada... abençoada...pelo Senhor. Obrigada eternamente.

    ResponderExcluir
  2. Essas ideias que nos inspiram.... Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.