terça-feira, 30 de abril de 2019

Lição 47 - Doutrina e Convênios 42:1-29 (seminário diário)


Pessoal,
A Aline Sankari (Curitiba-PR) preparou uma aula silenciosa para sua classe do seminário e enviou para ser compartilhada no blog (arquivo aqui).
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Ela avisou que os hinos que usou podem ser achados no Youtube.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Lições Domínio Doutrinário (A Expiação) à D&C 41 - Doutrina e Convênios (seminário diário)

Pessoal,
Seguem os recursos que preparei para as minhas aulas do seminário diário:

Domínio Doutrinário - A Expiação (Parte 1)

Nessa aula usei uma dinâmica sugerida no manual. Dividi os alunos em duplas e pedi que estudarem os parágrafos 1 à 5 do tópico 3. A Expiação do Documento Principal do Domínio Doutrinário e anotassem as partes que consideraram importantes para explicar para pessoas não membros o que é a expiação. Depois de alguns minutos, cada grupo falou sobre suas observações.
Para trabalhar a escritura Doutrina e Convênios 18:10-11, imprimi em papel vergê a escritura (duas por folha):



Depois de impressa, cortei a escritura em pedaços, estilo e coloquei em um saquinho de geladinho.
Entreguei para cada dupla um saquinho e pedi que colocassem a escritura em ordem. Na primeira vez, poderiam usar as escrituras. Depois de montada, pedi que lessem a escritura por 3 vezes, misturassem os pedaços e colocassem a escritura na ordem novamente. Após montarem, abriam as escrituras e conferiam se estava certo. Fiz isso mais duas vezes.
Combinei com eles que em todas as aulas, eles irão montar esse quebra-cabeças até o próximo Domínio Doutrinário.
Eu queria passar um vídeo para eles, mas não consegui porque minha televisão não estava funcionando, mas segue a dica para vocês:


Link do Youtube - Nossa Verdadeira Identidade
Link do Site da Igreja - Nossa Verdadeira Identidade

Depois que eles foram embora, compartilhei o cartaz do estudo da próxima aula:


Lição 42 - Doutrina e Convênios 38:1-17
Lição 43 - Doutrina e Convênios 38:17-42

Para essa aula fiz uma dinâmica um pouco diferente para trabalhar a questão de meus alunos terem mais facilidade de identificarem os princípios e ordenanças do evangelho. Então na lousa anotei a divisão de versículos como está no manual. Dividi os alunos em duplas e cada dupla teve que escolher dois blog de escrituras.
Depois entreguei para cada dupla uma folha que faz parte do manual "Recurso de Treinamento para Novos Professores - Auxílio de Aperfeiçoamento para o Professor do Manual Ensinar e Aprender o Evangelho" chamada Entender, Sentir e Aplicar a Doutrina e os Princípios.
Cada dupla teve que ler os blocos escolhidos e preencher a ficha. Depois falamos sobre os princípios que eles identificaram e como aplicá-los em nossa vida.
Após a aula, compartilhei com eles um cartaz avisando qual seria a próxima aula:


Lição 44 - Doutrina e Convênios 39-40

Como essa aula é bem curta, aproveitei a oportunidade pare ensinar os meus alunos sobre os momentos que nas escrituras tem o "se... então..." que é até uma sugestão da própria lição. Então montei uma tabela que foi entregue para cada aluno:



Vou compartilhar com vocês a lista de versículos que usamos:

  1. D&C 39:4,22
  2. D&C 39:5
  3. D&C 39:6,10
  4. D&C 39:8
  5. D&C 39:11-13
  6. D&C 39:18
As duas primeiras escrituras li com eles e juntos identificamos o "se... então...". Os demais, eu citava os versículos que deveriam ler e um tempo depois perguntava qual era o "se... então...". Eles conseguiram compreender muito bem.
No final conversamos sobre essas revelações serem totalmente aplicáveis para nossas vidas hoje. E contei o que aconteceu com James Covill (Biography - Covel, James).
Após a aula enviei no grupo do Messenger o cartaz sobre o estudo da próxima aula:



Lição 45 - Em Ohio
Lição 46 - Doutrina e Convênios 41

Antes de entrarmos na lição sobre Ohio, recapitulei com eles o que aconteceu até aquele momento durante a restauração.
Como dou aula na minha casa e adaptei minha sala de estar para a classe do seminário, coloquei na parte superior da lousa as gravuras plastificadas, assim eles sempre podem ver e lembrar sobre o que já estudamos. Coloquei as seguintes gravuras em ordem:











Falta uma gravura que arranquei de uma Liahona, mas não tem no site da igreja e não achei na internet. É uma gravura em que Oliver Cowdery impõe as mãos sobre a cabeça de Joseph Smith.
Passei por cada gravura e eles falaram sobre cada um dos eventos. Depois apontei para a lousa e mostrei outras gravuras que estavam na seguinte ordem:



 



Fiz uma breve introdução do que estudaríamos a partir desse momento. E falei que como introdução faríamos um resumo sobre o que aconteceria em Ohio, daí dividi os alunos em duplas e cada dupla recebeu uma das miniaulas que foi sugerida no manual (arquivo aqui).
Dei 15 minutos para estudarem e depois em ordem cada grupo compartilhou sobre seu estudo com os demais alunos. Quando necessário, fiz algumas observações.
Em seguida, falei sobre alguns dos desafios que Joseph Smith e outros santos passaram em Ohio.
Lemos a introdução da Seção 41 para saber qual as condições que Joseph Smith viu ao chegar em Ohio. Como complemento, lí um trecho do manual Santos (último parágrafo da página 112).
Assim que todos entenderem os desafios que encontravam-se entre os membros, lemos D&C 41:5 de debatemos brevemente sobre o versículo.
Depois que eles foram embora, enviei no grupo do Messenger o cartaz da próxima aula:





As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Sociedade de Socorro - Cartaz de Aniversariantes

Meninas,
Seguem os cartazes que montei no Canva:



As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Lições 35 à 41 - Doutrina e Convênios (seminário diário)

Pessoal,
Seguem os recursos que preparei para cada aula:

Lição 35 - Doutrina e Convênios 29:1-29
Lição 36 - Doutrina e Convênios 29:30-50

Como ainda estou com algumas aulas atrasadas, acabei juntando as duas lições e fazendo a brincadeira do Scripture Man:

Depois montei no site Canva um cartaz com o ranque:


No dia seguinte entreguei para o primeiro colocado um pacote de bolacha recheada e para o segundo e terceiro um pacote de pão de mel.

Algumas aulas atrás meus alunos questionaram essa questão da mão direita, daí hoje decidi fazer a pergunta para eles. Achei dois materiais na internet que pode ajudar vocês caso seus alunos façam o mesmo questionamento:
  1. Lado Direito de Deus - Wikipédia
  2. O Simbolismo do lado “direito” nas Escrituras - Mais Fé
Ambos sites não são oficiais da igreja, mas as respostas condizem.
Outra coisa que acabei achando por acaso, foi a Oração Dedicatória feita pelo apóstolo Ezra Taft Benson em uma visita ao Brasil, abrindo o "campo para a ceifa" e como nessa aula falou muito sobre isso, acabei imprimindo e entregando para os jovens lerem em casa.
Vocês podem acessar a oração no site oficial da igreja nesse link aqui e baixar o arquivo para impressão aqui.
Como estou sem celular e não consigo enviar as fotos dos quadros de aula, comecei a preparar no site Canva cartazes que avisam sobre a próxima aula, daí envio no grupo do Messenger o arquivo todas as noites logo depois que eles vão embora e no dia seguinte pela manhã:



Domínio Doutrinário - O Plano de Salvação (Parte 3)

Como estou tendo muitos problemas com meus alunos em relação a respeito de uns com os outros e irreverência, acabei usando boa parte da aula para elaborar um projeto com eles que irei compartilhar posteriormente no blog.
O pouco tempo que sobrou para a aula, pedi que montassem o quebra-cabeças do Plano de Salvação que usei em uma aula posterior.
Entreguei para as duplas um quebra-cabeças do Plano de Salvação e dei alguns minutos para eles montarem:


O arquivo, peguei de uma tradução feita pela página Primariando:

Na aula anterior (publicação aqui) eles demoraram para montar e colocaram algumas partes fora de ordem, já hoje conseguiram montar perfeitamente. Daí perguntei o que sentiram enquanto estudaram sobre o Plano de Salvação em casa.
Lemos a única escritura de Domínio Doutrinário de Doutrina e Convênios do tópico. Depois entreguei para eles o adesivo que montei do mapa geográfico onde Joseph Smith recebeu cada revelação das escrituras de Domínio Doutrinário (publicação com arquivo aqui). Eu imprimi praticamente um de cada modelo para que eles pudesse escolher:



Depois que eles foram embora, montei um cartaz no site site Canva e enviei no grupo do Messenger avisando sobre o estudo da próxima aula:


Lição 37 - Doutrina e Convênios 30
Lição 38 - Doutrina e Convênios 31-32

Para essa aula preparei uma atividade chamada "Quem Sou Eu?", pois durante as revelações o Senhor chama 6 homens para servirem uma missão. Então montei um cartaz com impressão frente e verso. Onde na frente era uma silhueta e na parte de trás a foto e nome do "missionário".
Quando eles chegaram na sala a lousa já estava preparada com os cartazes dessa forma:


Após a abertura, expliquei a atividade: Eu começaria pela ordem (missionário 1), daí li algumas informações sobre a pessoa e eles teriam que adivinhar quem era. A dupla que quisesse chutar o nome da pessoa, levantava a mão e respondia. Quem adivinha-se o nome primeiro recebia uma folha com perguntas sobre os versículos que foram revelados para aquela pessoa.
Enquanto essa dupla respondia, eu virava a folha com a foto e nome do personagem e lia o restante das informações daquele missionário e respondia alguma dúvida que eles tinham.
Depois passava para o missionário seguinte e fazia a mesma coisa até alguém acertar.
Como tinham 6 missionários e eu tinha 4 duplas, significa que sobraram dois missionários. Então assim que uma duplas terminava de responder a folha, eles entraram na brincadeira novamente. O que fez com que duas duplas pegassem duas folhas de perguntas.
A brincadeira não teve o intuito de ganhar ou perder.
No final a lousa ficou dessa forma:


Metade dos perfis não tem foto porque não existe nenhum foto deles que seja considerada oficial.
Segue os cartazes que montei com o frente e verso:














O arquivo com os tópicos que fui citando para eles adivinharem quem era o missionário pode ser baixado aqui. Para montar os tópicos, usei informações do próprio manual do professor e do site oficial da igreja chamado The Joseph Smith Papers que infelizmente não tem em português. Acabei fazendo uma tradução dos perfis: David WhitmerPeter Whitmer JuniorJohn WhitmerThomas B. MarshParley P. Pratt e Ziba Peterson.
E a folha que montei para eles responderem foram com questões do manual do professor. Vocês podem baixar aqui.
No final da aula pedi que na ordem eles falassem o que aprenderam sobre cada missionário. E depois que cada um escolhesse uma escritura e dissesse porque ela serve para nossos dias.
Essa parte vou dizer que foi um poço de risadas e experiências. Vou compartilhar a sabedoria deles:
  • D&C 30:1 - Uma moça e um rapaz escolheram essa escritura e falaram sobre a importância de colocarmos o Senhor em primeiro lugar e sempre ouvir os líderes, não o achismo dos outros;
  • D&C 31:2 - Uma moça que não tem a família na igreja e sofre muito com eles tanto pelas escolhas deles como por ser julgada por ser membro da igreja, disse que esse versículo foi um conforto para o coração dela porque pela manhã tinha tido uma experiência muito ruim com o irmão mais velho que estava bêbado. E que ao estudar a aula, tinha sentido o Senhor falando com ela e confirmando algo que Ele já havia lhe revelado anteriormente. Outra moça citou o caso de jovens que vão servir missão que seus familiares não são membros da igreja, acabamos inclusive falando sobre um rapaz de nossa ala que atualmente está servindo a missão Porto Alegre Norte e que sua mãe é totalmente contra;
  • D&C 31:9 - Um rapaz que estava com medo de ir para casa por conta das notas que tirou na escola falou que chegaria em casa e leria para a mãe essa escritura pra tentar amansar ela. Só que ele só lembrou do trecho "Governa tua casa com mansidão". Daí eu falei pra ele que ela retornaria com o trecho "e sê firme.".rsrsrsrsrss Por fim ele desistiu de tentar amansar a mãe e entendeu que o gesto dela é a preocupação para que ele tenha um bom futuro;
  • D&C 31:12-13 - Uma moça compartilhou a importância da oração e de lembrarmos que o Senhor sempre estará ao nosso lado.
Conversamos brevemente sobre os desafios que virão na época de irem servir como missionários de tempo integral.
Como estava com o tempo muito curto, não entreguei no dia para eles, mas montei no site Canva cartões com algumas escrituras da aula para que eles guardem. No caso substitui o nome do versículo pelo deles.
Vou compartilhar dois modelos com vocês, o que está como em Doutrina e Convênios e o modelo para escreverem o nome de seus alunos. Só fiquem atentos porque alguns estão na versão feminina e masculina. Outra coisa, quando na escritura tem apenas o primeiro nome, coloco apenas o primeiro nome do meu aluno, quando tem o nome completo, coloco o nome completo do aluno:















Eu imprimo todos os cartões em papel fotográfico no tamanho de 9 cartões por folha A4 porque fica pequeno, mas legível e fácil para eles guardarem dentro das escrituras.
Também montei um cartão com uma citação da aula:


Imprimi o cartão em papel vergê no tamanho de 4 por folha A4.
Depois que eles foram embora, montei no site Canva um cartaz e enviei no grupo do Messenger para lembrá-los do estuda da próxima aula:


Lição 39 - Doutrina e Convênios 33-34

Como hoje foi feriado e dei aula para tirar o atraso do calendário, montei uma atividade de Passa ou Repassa (arquivo aqui). Os jovens de minha ala tem adorado fazer atividades com torta na cara.
Depois entreguei mais um cartão para eles guardarem em suas escrituras que montei no site Canva:


Essa foi a versão que entreguei para eles onde substitui o nome do Orson pelo nome de cada aluno:




Eu imprimi os cartões em papel fotográfico, 9 por folha A4.
Assim que eles foram embora montei no site Canva um cartaz avisando qual a designação de leitura da próxima aula e enviei no grupo do Messenger, porém me enrolei e acabei montando um segundo cartaz:



Lição 40 - Doutrina e Convênios 35
Lição 41 - Doutrina e Convênios 36-37

Eu dou aula na minha casa, porém essa dei na capela o que foi perfeito para a dinâmica que preparei. Montei um jogo de "Qual é a Escritura?".
Dei a aula na sala da Primária e colei os cartões na lousa da Sociedade de Socorro (a sala mais longe da Primária). Na lousa separei os cartões por seção.
Na sala onde dei a aula, dividi os alunos em 3 grupos de 4, cada grupo escolheu um nome e um jovem para correr até a outra sala para pegar o cartão da escritura. Esse jovem deveria prestar atenção à qual seção o cartão pertencia.
Esses foram os cartões que preparei:



O grupo tinha que adivinhar qual o versículo e anotar no cartão, se acertassem qualquer membro do grupo corria para pegar outro cartão e eu colava o cartão na lousa próximo ao nome do grupo para depois contar os pontos.
Esse foi o resultado:


Depois da dinâmica, lemos alguns dos versículos, conversamos sobre o ensinamento contido e li algumas citações que faziam parte da aula (arquivo aqui). Também entreguei um cartão com um versículo da aula em que substitui o nome deles:





Eu imprimi 9 por folha A4 em papel fotográfico.
Também montei um cartão com uma citação da aula:


Esse cartão eu imprimi em papel vergê no tamanho de 4 por folha A4.
Depois da aula enviei no grupo do Messenger o cartaz sobre a designação de leitura da aula seguinte:



As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.