As Tontas Vão ao Céu

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tema do Tempo de Compartilhar da Primária 2014


Meninas,
Pra quem queria saber sobre o tema de 2014, a Dani Souza fez uma tradução do site da igreja e postou no blog Primária SUD Online:

Tema: As Famílias Podem Ser Eternas
Janeiro: Ele enviou Seu Filho
Fevereiro: Vou cumprir o plano de Deus
Março: Assombro me causa 
Abril: A Família é do Senhor
Maio: Canção de nossa escolha do Música Para crianças, Hinos ou revistas da Igreja
Junho: Canção de nossa escolha do Música Para crianças, Hinos ou revistas da Igreja
Julho: Batismo
Agosto: Eu buscarei cedo ao Senhor

Lembrando que em novembro e dezembro estarei providenciando os recursos para o próximo ano!!!
Alguma sugestão de recursos?

Seminário - Lembrancinhas para Aulas do Novo Testamento (Ala Villa Flora)


Galerinha,
A irmã Maisa Marques é professora do seminário da Ala Villa Flora (Sumaré-SP) a 9 anos, então por trocas de e-mail, eu exerci o dom de pedir.rsrsrsrsrs Pedi para ela compartilhar aqui no blog as lembrancinhas que ela prepara para suas aulas do seminário, mesmo que as aulas já tenham passado, sei que vocês podem usar os recursos para aulas de recuperação, revisão e até para atividades especiais do seminário, então seguem todos os recursos que ela me mandou até o momento:
Pra quem quiser, pode também ver também os recursos que preparei e postei no blog das duas primeiras semanas do seminário, nesse link aqui.

Instituto - Recursos para Aulas do Novo Testamento

Galerinha,
Eu frequento o Instituto Caxingui (São Paulo-SP), participo das aulas das 6hs de quarta-feira, onde o professor é o irmão Carlos Yamaguchi. Três meses atrás, ele descobriu sobre o meu blog e  entrou em contato comigo, afim de compartilhar os recursos que ele usa em suas aulas, esses recursos são de aulas passadas, mas podem ser usados em diversos momentos. Ele me enviou os arquivos em Power Point, mas como o Instituto já teve problemas com modificações de arquivos, eu transformei em PDF para não correr esse risco, já que é um material usado em diversas aulas e deve-se manter a integridade do material. As aulas mais simples, foram feitas pelo próprio professor.
Ah, cada aula do Novo Testamento, são estudados duas lições do manual, por isso, vou colocar no título das aulas o nome das duas lições que são ensinadas em cada lição. Outra coisa, em algumas das lições foram passados vídeos, mas como não tenho eles no pc, não me recordo o nome dos vídeos, mas vocês professores devem identificar:



  • Aula 01 - Introdução e Eu Sou o Caminho nessa aula foi usado o seguinte vídeo:


  • Sei que estão faltando algumas aulas do primeiro semestre, mas como teve uma troca de coordenador, esses recursos ficaram se ser feitos. Agora seguem os recursos desse segundo semestre, todos eles foram feitos pelo Yamaguchi, pois o novo coordenador do Instituto Caxingui não faz esses recursos para a aula:

    Nessa semana, eu não sei o que aconteceu, mas o professor acabou pulando a Lição 31 do manual, daí ele deu as aulas seguintes juntas, daí vocês coordenam os recursos.... Pois tem outras que já estão normal:

    quinta-feira, 29 de agosto de 2013

    Dica de Blog de Gravuras


    Galerinha,
    Essas duas gravuras acima, são apenas um pedacinho do que aconteceu no blog Wendy Design. É um blog muito fofo onde a ilustradora Wendy Burns compartilha os desenhos que ela cria. Vale super a pena dar uma passada no blog dela e conferir todos os desenhos maravilhosos que ela posta.

    quarta-feira, 28 de agosto de 2013

    Aulas da ORM em Português e Espanhol: Os Mandamentos (setembro 2013)

    Galerinha,
    Seguem as lembrancinhas das aulas da ORM que fiz para o mês de setembro:
















    Para a Organização das Moças, eu indico vocês a entrarem no blog Ocupar-se Zelosamente, ontem a Erica postou jornalzinhos para todos os temas das aulas de setembro. Os jornalzinhos dela são lindos e são recursos que merecem ser usados. Depois que ela passou a fazer os jornalzinhos eu fiquei mais tranquila em relação a fazer arquivos para as aulas.

    terça-feira, 27 de agosto de 2013

    Convite - Chá da Amizade

    Meninas,
    A irmã Valdirene Torres foi chamada recentimento para ser presidente da Sociedade de Socorro da ala, então em uma reunião com suas conselheiras, elas decidiram fazer uma atividade com as irmãs chamada "Chá da Amizade" para ajudar da integração das irmãs. Eu fiquei com a parte de fazer os convites, vou postar aqui no blog porque achei a ideia legal e vocês podem também usar em suas alas: 





    Eu usei todas as molduras do blog Fazendo a Nossa Festa.
    A ideia é imprimir a parte estampada e depois na parte de dentro o convite, ou pode imprimir o convite direto em algum papel bacana, se quiserem dar uma encrementada, podem atém colar com um pedacinho de fita um sachê de chá na parte de dentro do envelope.

    Carta Sobre o Tema da Mutual 2014

    A Edianne Moreira acabou de me enviar essa carta com o tema da mutual de 2014:




    Reunião de Treinamento das Professoras Visitantes (Ala Chácara Santana)

    Meninas,
    A Eugirlane Guimarães me mandou toda a programação do Treinamento que fizeram na Ala Chácara Santana (São Paulo-SP). Vou colocar toda a explicação com as próprias palavras, depois vou postar todos os arquivos e por último as fotos: 

    "A atividade foi bem especial, a primeira parte foi na sacramental, na porta colocamos a ovelhinha com as  boas, o primeiro hino foi Ama o Pastor seu rebanho, aí teve um treinamento com a conselheira sobre as visitas e o material do diário e propósito dele, depois foi uma mensagem espiritual da presidente, a líder de prof foi apresentada, pois havia sido chamada naquele dia. Depois da mensagem, passamos aquele filme curtinho dos vários tipos de visitas e cantamos como último hino o das professoras visitantes.
    Aí passamos para o salão cultural, onde arrumamos uma mesa com os diários, outra com as xícaras e mais duas com doces, patês, torradas, sucos e chás e a liderança cantou para as irmãs a versão do hino pipocas no pé de jasmim que escrevi."



    Esse foi o cartaz colocado na porta e a ovelhinha que ela tirou do blog Oficina de Criatividade


    Foi entregue para cada irmã um Diário de Professoras Visitantes e uma ponteira. No diário, as irmãs devem escrever seus sentimentos em relação as suas visitas e compartilhar suas experiências.
    Eu não sei em que formato ela fez as capas do Diário das Professoras Visitantes, então não consegui salvar em formato de imagem, vocês terão que baixar o arquivo no formato que ela fez, nesse link aqui
    Dentro do diário, foram colados vários cartões para as irmãs se lembrarem do quando esse trabalho é importante, todo o material foi impresso em preto e branco, mas em folhas coloridas e duas páginas por folha para caber no caderninho de brochura:

    Esse arquivo foi feito por mim e postado anteriormente, mas quem quiser baixar em PDF é só clicar aqui.


    Esse arquivo também foi feito por mim e postado anteriormente, para baixar em PDF, clique aqui.



    Esse cartão foi colado dentro do caderno de cada irmã, dizendo quem era a companheira dela e as irmãs que deveriam visitar. Arquivo em PDF aqui.


    Essa é a ovelha que foi colocada na nas ponteiras.


    O vídeo que elas usaram, acredito que foi esse, que foi usado também em uma atividade da Ala Gopouva (Guarulhos-SP).

    O último hino que elas cantaram, foi uma versão escrita pela Eugirlane, o ritmo é como o hino da Primária "Pipocas No Pé de Jasmim". Elas cantaram com o acompanhamento (instrumental):

    Olhei lá fora e o que vi no jardim
    Minhas professoras sorrindo pra mim
    Que alegria sua mensagem trás
    Elas não imaginam o bem que me faz
    É bom ouvir e poder falar
    Pensava eu ao me aproximar
    Fico tão feliz ao vê-las chegar
    São os meus anjinhos que de mim vem cuidar.

    Para a decoração do salão cultural, a Eugirlane fez flores de EVA para amarrar nas cortinas. E para decorar a mesa, ela fez essa ovelinhas que achou na net:


    Bom, agora vejam as fotos das lembrancinhas e decoração:






    Caderneta de Frequência da Primária 2013



    Meninas,
    A duas semanas atrás, recebi um e-mail da Luciene Manduca dizendo sobre o problema de frequência e pontualidade que está acontecendo em sua ala. Após uma reunião de presidência e uma conversa durante o conselho de ala, a Primária decidiu fazer uma mini caderneta de frequência para ser entregue as crianças, o trabalho deverá ser feito em família, já que as crianças não poder ir para a capela sozinhas.
    Cada vez que a criança chega no horário, ela ganhará um adesivo para colar em sua cadernetinha, a intenção é fazer os pais verem que precisam melhorar.
    A Sociedade de Socorro da ala já tem um projeto parecido na ala, por isso a Primária está introduzindo esse método.
    Eu não consegui fazer o arquivo para ela, mas a Eugirlane Guimarães fez de setembro a dezembro e com vários modelos de capinhas, quem quiser baixar o arquivo, é só clicar aqui.

    Novos Inícios - Permanecei em Lugares Santos (Ala Santa Marta)



    Galerinha,
    Recebi essa foto pelo Facebook pela irmã Edianne Moreira, é dos Novos Inícios da Ala Santa Marta (Manuas-AM). Como esse ano o tema é Permanecei em Lugares Santos, muitas alas usaram o Templo para simbolizar o tema.

    CD com Tema do Tempo de Compartilhar 2013 - Sou Um Filho de Deus (Ala Neves)


    Meninas,
    Esse CD com o tema do Tempo de Compartilhar de 2013 (Sou Um Filho de Deus) foi feito pela Ala Neves (Ribeirão das Neves-MG) com o arquivo que postei no ano passado, onde fiz a capa e etiquetas para CD. Elas deram de lembrancinha para as crianças nesse mês de agosto.
    Quem quiser mandar fotos e arquivos das lembrancinhas para a Reunião Sacramental da Primária, fique a vontade para me mandar por e-mail com nome da ala, cidade e estado. Ou se quiserem, compartirem comigo no Facebook.

    segunda-feira, 26 de agosto de 2013

    Jornalzinho da Primária - Servirei a Deus com Todo Meu Coração, Poder, Mente e Força (setembro 2013)

    Meninas,
    Hoje consegui fazer o jornalzinho de setembro da Primária:





    Também achei esses recursos em outros blogs que podem ser adaptados. Infelizmente eu não me lembro dos blog porque fui salvando os recursos para ver quais eu poderia usar:















    Para quem quiser fazer uma dinâmica bem legal com as crianças, recomendo essa que encontrei no blog A Arte de Ir Mais Alem. Vou postar a própria explicação da dona do blog, assim não preciso ficar digitando. Ela fez essa dinâmica para jovens, mas vocês podem fazer pequenas adaptações para fazer com as crianças:

    Dinâmica: AMOR EM MOVIMENTO

    Número mínimo 10 pessoas ( quanto mais jovens, mais interessante fica.)

     Confeccionar um dado grande, de papel cartão. E um saquinho com os nomes dos integrantes da Mocidade.

    Este dado é um dado especial: em cada face há uma ação de carinho a ser realizada (abraço, elogio, aperto de mão...). Você pode inventar outras ações se desejar. Abaixo você encontrará as figuras para serem coladas.


    Como se joga?


    Deve se escolher alguém para iniciar a dinâmica. 

    Sugerimos o próprio evangelizador, pois seu nome não está incluído no saco de nomes. 
    Um nome será sorteado pelo evangelizador no saquinho de nomes e após, ele deverá jogar o dado. Feito isso, ele deverá aplicar o gesto tirado no dado na pessoa sorteada no saco de nomes.

    Após aplicar o gesto, a pessoa que foi cativada deverá ficar de braços dados com quem a cativou. (começa a se formar um elo. Uma corrente)


    E o cativado fará o mesmo, jogará o dado e sorteará um nome. A ação que sair no dado deverá ser executadapelo par na próxima pessoa a ser cativada e assim por diante. Os cativados devem se juntar a corrente e todos deverão realizar a ação tirada no dado, juntos.

    Teremos assim uma enorme corrente de cativadores e cativados ao final da dinâmica. O que queremos demonstrar é que o amor contagia e conquista, como uma verdadeira corrente. 


    Abaixo as figuras para você colar nas faces do seu dado:




    As irmãs que quiserem compartilhar no blog as lembrancinhas e ideias que irão fazer em suas alas no mês de setembro, podem me mandar um e-mail que compartilho com o maior prazer.