As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Primária - Hinos do Esboço 2013

Meninas,
Seu que muitas de vocês ainda estão a "caça" do hino "Se Ao Meu Lado Estivesse o Salvador" cantado. Então tenho uma boa e uma má notícia....
A má notícia é que é muito difícil de achá-lo na net, principalmente cantado e em português, até porque em alguns sites ele está com outro nome, que eu não me recordo agora... Só sei dizer pra vocês que quando descobri que ele estava com outro nome achei uma versão cantada.
Não sei se é uma má noticia, mas encontrei ele cantado por um irmão. É lógico que pra quem não tem nada é excelente, a parte ruim é que a líder de música da Primária vai ter que ralar um pouquinho com as crianças pra aprender esse hino, já que eles estão acostumados a ouvir os hinos cantandos por crianças ou irmãs.
Então vou compartilhar aqui com vocês todas as músicas que pedem no esboço, é primeira vez que faço isso, pois já sei que muitos sites e blogs fazem esse tipo de compartilhamento, mas como até os que conheço, estão sentindo um pouco de dificuldade, lá vai os hinos de 2013:


Espero ter ajudado vocês!!!!
Ah, só uma coisa... eu não entendo porque as irmãs escolhem hinos para os meses de Setembro a Dezembro se no Esboço não tem.... Esses meses são para ensaiar os hinos anteriores para se prepararem para a Sacramental da Primária.
Pois no próprio esboço na página 1, no tópico "Diretrizes para a Apresentação na Reunião Sacramental", diz: "Os ensaios não devem tomar desnecessariamente o tempo das aulas ou da família". Ou seja, chega perto da apresentação dá um "pânico na Primária" e as irmãs ficam usando todo o período do Tempo de Compartilhar com ensaios. Então reflitam um pouco sobre isso...

02/01/2013
Meninas,
A Dani Queiroz, postou no blog Primária SUD Online o hino "Se Ao Meu Lado Estivesse o Salvador" cantado por uma irmã de Manaus. Para baixar link aqui.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Dinâmica - De Mãos Dadas

Meninas,
Já falei e repito... eu amo quando vocês me mandam suas ideias!!!!!!!
Hoje vou compartilhar com vocês uma dinâmica que a irmã Micaela Moreira me enviou. Ela já fez várias vezes com as crianças da Primária, mas pode ser feita em qualquer organização e em qualquer lugar. Vou compartilhar com as próprias palavras dela:


Pedi as crianças que dessem as mãos e formassem um circulo.Após isso deveriam prestar atenção em quem estava do lado direito e esquerdo, soltar as mãos e andar pela sala. Quando eu dissesse estatua eles deveriam parar por um tempo e depois, sem sair muito do lugar (alguns vão para o canto mais longe da sala) deveriam segurar novamente as mãos do amigo.
 
Isso vai formar um belo "nó" e o desafio é que eles formem o circulo novamente sem soltar as mãos do amigo.
 
Já fizemos várias vezes e ainda não conseguimos desfazer o nó perfeitamente, pois sempre tem uma criança (normalmente os mais pequenos) que segura a mão do colega de forma errada. Os maiores entram em ação para arrumar as coisas e explicar o pq não deu certo...  Aproveito sempre para lembrá-los de que nossa vida é um nó mais complicado e que muitas vezes precisamos de ajuda de alguém ou que alguém precisa de nossa ajuda, por isso devemos estar mais atentos ao dia-a-dia e aos nossos amigos. Perseverança e otimismo também é algo que sempre vem a tona quando fazemos isso.
 
É bem interessante e divertido.

Então tentem e depois me digam como foi!!!!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Primária - Capa e Etiqueta para CD - Músicas para Crianças

Meninas,
Pensei muito no que fazer com as crianças do C.T.R. nesse domingo, então depois de muita reflexão, pensei em algo que fizesse as crianças serem como Cristo. Infelizmente algumas vezes os pais não ensinam as crianças a serem como Cristo, um exemplo é quando na igreja aprendemos por meio das escrituras que quando alguém nos ofender devemos dar a outra fase (uma forma de dizer que não devemos agir da mesma forma), mas os pais quando sabem que alguma outra criança encomoda seus filhos na escola, qual é a primeira coisa que ensina? Ensina que quando baterem nele, devem revidar. Isso é seguir a Cristo? Não é só em relação a isso, mas as vezes os pais são muito criticos aos líderes que eles mesmos tem ou aos líderes de seus filhos. Acredito que desde pequenos as crianças devem aprender que seus líderes foram chamados por meio de inspiração, que foram chamados por Deus. E com Deus não se discute, não devemos agir como se soubessemos mais do que ele.
O Senhor chama quem ele quer e qualifica. Nós devemos procurar aprender com nossos chamados por quanto mais difíceis sejam e também devemos ter a paciência pra saber que aqueles que o Senhor chamou, ele lhes ensinará algo.
Outra coisa que toda pessoa deve aprender, principalmente os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é olhar menos os defeitos das pessoas e ver mais as qualidades.
Então pensando nessas coisas, vou fazer uma dinâmica que foi feita uma vez numa atividade da Sociedade de Socorro de minha ala.
Todas as crianças se sentarão em círculo. Vou entregar um novelo de lã da mão do meu ajudante do dia, ele escolherá uma outra criança do círculo, falará uma qualidade dela. Ficará em seu lugar segurando a ponta do novelo de lã e entregará o novelo para a criança que escolheu. Essa nova criança segurará a lã e entregará o novelo para outra criança do círculo na qual falará a qualidade dela. Vai chegar uma hora que terão vários fios entrelaçados. No final daria uma mensagem sobre o exemplo que Cristo nos deixou, ele não criticava as outras pessoas, não as ofendiam, mesmo quando era ofendido. Ele orava por elas e demonstrava amor e respeito.
E que nós também devemos ser assim, devemos sempre procurar ver as qualidades e elogiar as outras pessoas, para que elas possam se sentir bem e que a Igreja possa ser como Sião. Assim como a lã uniu todos eles. Nossas atitudes também devem unir as pessoas dentro da Igreja e eles podem começar com a sala do C.T.R., procurando ajudar e elogiar seus colegas ao invés de criticá-los ou serem agressivos.
No final eu entregarei para cada um um CD que gravei com todos os hinos cantados da Primária. Minha vontade era dar o oficial da Igreja, mesmo ele estando barato (R$ 3,20), ficaria caro pra mim pagar do meu bolso para 12 crianças. Então baixei todos do site da igreja em MP3 (cabem tudo em um único CD) e montei a capinha.
Vou pedir que eles procurem sempre ouvir esse CD e aprenderem por meios dos hinos da Primária o que devemos fazer, lembrar-nos do exemplo que Cristo no deixou e sempre termos a companhia do Espírito Santo.

Primária - Agenda do Tempo de Compartilhar

Meninas,
Eu já fiz várias versões de uma agenda do Tempo de Compartilhar, dessa vez fiz uma bem atualizada:



Onde está escrito "Ensino do Evangelho" é só colocar o nome de quem será responsável pela mensagem. Essa folha é para a secretária, mas a presidência inteira pode andar com uma, assim não tem aquela coisa de ficarem perdidas no domingo sem saberem o que vai acontecer, caso a secretária não apareça ou não saibam onde está a ata.

Dica de Face - Moda SUD

Meninas,
Sei que algumas de vocês gostam de dicas de blog com moda SUD, então a dica do dia é o facebook Moda SUD.
Lá tem dicas fantásticas de vestidos, saias, blusas, sapatos, esmaltes e outras coisintas mais!!!
O mais bacana é que lá não tem aquela história de colocar uma foto de um modelo fora dos padrões só pra verem o estilo. Não... lá realmente é tudo dentro dos padrões, sem transparências, nada curto ou com os ombros aparecendo. O mais bacana, é que se tem um modelo fora dos padrões, do lado já tem a foto nos padrões e escrito: "fora dos padrões" e "dentro dos padrões".
Acho isso super bacana porque se uma pessoa que está conhecendo a Igreja entra no face, vai entender de forma clara os padrões que seguimos. Então corram para conferir!!!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mais Recursos para Aulas das Moças - Janeiro 2013

Meninas,
Esses recursos foram enviados por e-mail pela Dany Alves, só o cartão inicial que ela pegou de um blog, o restante foram de criação dela:





Aulas da ORM - A Trindade - Janeiro 2013

Galera,
Eu estava vendo o esboço das aulas dos jovens e dá pra fazer apenas uma lembrancinha. Hoje por exemplo, fiz sobre a trindade, foi algo unissex que pode ser usado tanto nas moças, rapazes e escola dominical. Como duvido muito que em alguma ala as três organizações usem os meus recursos, vocês podem escolher aquele que gostem mais. 
Só no arquivo em PDF eu coloquei os três modelos, vejam como ficaram:




Para a Organização das Moças eu também fiz os cartões de metas do Progresso Pessoal que o esboço sugere para Janeiro.
As molduras que usei são de outro blog que infelizmente não estou me lembrando, eu só coloquei o texto:






terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Atividade - Árvore da Vida ou Barra de Ferro



Galera,
A irmã Patricia Torres me perguntou sobre uma atividade chamada "Árvore da Vida" que para muitos é conhecida como "Barra de Ferro". Eu nunca fiz essa atividade e nem participei dela, mas encontrei em dois blogs, cada um dá uma forma diferente de fazer a atividade, então vou compartilhar as duas que foram feitas durante uma mutual. 
Ouvi dizer das moças de minha estaca que certa vez essa atividade foi feita em uma conferência de jovens, durante a noite e no meio do mato.
Os jovens não sabiam qual era o nome da atividade e nem o objetivo. Só foram avisados que deveriam ir para o baile com suas lanternas.
É evidente que muitos nem se lembraram ou não deram atenção, pois pensaram, pra que uma lanterna no baile?
Até que no meio do baile todos eles foram chamados para participar de uma atividade e deveriam usar suas lanternas para ver o caminho. Os que chegaram até a "Árvore da Vida" participaram do restante do baile e os que não chegaram, ficaram em uma quadra. Tiveram que ficar acho que 1 hora lá e em pé, não podiam se sentar.
Lembro-me que a moça que me contou disse que nós costumamos falar que o inferno é quente. Mas é mentira, que o inferno era frio e doia as pernas. Todas as vezes que lembro dela contanto isso, começo a rir sozinha... Ela disse que durante o caminho tinha coisas bem atrativas e que em alguns pontos tinham algumas pessoas que ficavam puchando eles pelos braços. Daí quem se soltasse da corda, raramente conseguia achá-la novamente por conta do escuro.
Daí parece que quem chegava até a Árvore da Vida, teve uma mensagem explicando o objetivo da atividade e falando sobre permanever firme e agarrar a barra de ferro e depois voltou para o baile onde tinha uma mesa com doces e coisas que eles gostavam.
Os que não chegaram, também ouviram a explicação sobre a atividade, mas ouviram uma mensagem um pouco diferente dos outros.
Se possível vocês podem montar salas com computadores para usarem a internet, sala com roupas, sala com comidas (bastante doces) e assim por diante.
Bom, mas vamos para os dois modelos de atividade:

Atividade "Árvore da Vida" 1

Para essa atividade você vai precisar de:
  •  Uma corda beeeeeeeeeeem comprida
  • Cadeiras que você pode pegar na capela mesmo
  • A rede de volei ou outra rede que estiver disponível
  • Cestas de lixo
  • Papéis (jornais velhos, por exemplo)
  • Uma árvore (pode ser desenhada tá!? kkkkkk)
  • Bombons "Ouro branco"
  • O bispado em peso!
  • Vendas
Como preparar a atividade

  • Faça um percurso na quadra ou salão cultural, mas que seja "difícil", deve ter curvas e obstáculos (aí que entram as cadeiras, papéis, redes, cestos de lixo, e o que mais você imaginar). A idéia é que a corda siga, mas que os obstáculos atrapalhem a passagem, porém que permitam que o jovem o ultrapasse com uma certa dificuldade. Em cada obstáculo deve ser colocada uma placa com algumas dificuldades que os jovens enfrentam no dia a dia, como "Pornografia", "fofocas e mentiras", "Drogas", e coisas do tipo.
  • A árvore deve estar posicionada no final da corda, com os bombons colando. Eles vão representar os frutos da Árvore da Vida.
Como vai funcionar a atividade
  • Os jovens devem estar em uma outra sala que não deixe que eles vejam o esquema da atividade. Irão chamar um jovem de cada vez. Esse jovem será vendado antes de entrar no caminho, e o líder que vendar seus olhos deve dizer somente "Segure na corda". Então o bispo ou outro mebro do bispado irá chamar o jovem, e esse irá segui-lo devendo ouvir somente a voz do bispo ou conselheiro. Os outros líderes tem que chamar e atrapalhar o outro jovem, para que ele solte da corda.
  • O jovem tem que entender que não deve soltar a corda (SOZINHO, não vale ajudar! Só quem estiver o guiando corretamente pode ajudá-lo). Quando ele chegar na árvore, tira a venda, ganha um bombom, e pode ver por tudo o que passou! Ele é então levado para uma sala com um pouco de lanche, ou um filme bem legal.
  • O jovem que soltou a corda deve ser imediatamente levado para uma sala isolado, sem tirar a venda, só podendo tirar quando entrar lá. Ele deve ter um "castigo", como por exemplo ficar contando quantos feijões tem num saco. Deve ficar um líder segurando a porta, sem deixar ninguém sair e nem dizer que eles estão de castigo, ele deve atrapalhar esses jovens também. Do lado de fora da porta tem que ter uma placa escrito "castigo".
Conclusão
  • Depois que todos os jovens tiverem ido para suas respectivas salas eles serão reunidos no local da atividade, para que vejam o que foi que enfrentaram. Depois os líderes e jovens podem se reunir e discutir o que a barra de ferro representa na vida deles. No caso, com a 13ª regra de fé, iremos identificar quais são os meios de superar os "obstáculos" que temos no nosso dia-a-dia.
Blog: Garota SUD


Atividade "Árvore da Vida" 2


Materiais necessários para a atividade em uma Mutual:
No dia da atividade, os líderes ou os pais deverão ter os seguintes itens, preparados:
  • 200-400 metros de corda
  • Vendas para os Olhos (um para cada jovem)
  • Maçãs (um para cada jovem)
  • Um conjunto de escrituras
  • Música e letra de um hino sobre a barra de ferro
Os adultos devem também preparar tiras de papel com as seguintes escrituras:
1.      1 Néfi 11: 21-22 – “Sabes o significado da árvore que teu pai viu E eu respondi-lhe, dizendo: Sim, é o amor de Deus, que se derrama no coração dos filhos dos homens; por isso que é a mais desejável de todas as coisas. “
2.      1 Néfi 11: 25 – “. E aconteceu que vi que a barra de ferro, que meu pai tinha visto, era a palavra de Deus, o que levou … a árvore da vida”
3.      1 Néfi 12: 16 – “Eis a fonte de água suja que pai viu … as profundezas do mesmo são as profundezas do inferno.”
4.      1 Néfi 12:17 – “E as névoas de escuridão são as tentações do diabo, que cega os olhos e endurece os corações dos filhos dos homens, e os conduz em estradas largas, que perecem e se perdem.
5.      1 Néfi 12: 18 – “E o grande e espaçoso edifício, que teu pai viu, é vã imaginação eo orgulho dos filhos dos homens”.
Preparação para a Mutual:
A atividade será uma re-criação da visão de Leí da árvore da vida para os jovens. Encontre uma área com muitas árvores e arbustos, mas nenhuma pista pavimentada, se possível. O melhor local é um parque público com uma área arborizada, mas um grande quintal ou o jardim da capela podem quebrar o galho.
Escolha uma árvore para representar a árvore da vida e amarrar a corda até ela ele, cerca de 1 metro e meio do chão. Em seguida, tecer a corda através da área em zig-zag, amarrando-o ao redor de árvores em quatro ou cinco pontos diferentes.
A corda não deve seguir em linha reta e não deve ser fácil de seguir, tentar criar um caminho que conduza os jovens através de arbustos, galhos baixos, e outros obstáculos é o ideal.
Participação dos Jovens na Atividade:
Mantenha o objetivo da atividade em segredo, e os jovens devem usar sapatos fechados.
Na visão de Leí, as pessoas tinham que seguir a barra de ferro, porque eles estavam cegos pela névoa da tentação. Peça a cada jovem que ponha uma venda nos olhos antes de sair para percorrer o percurso enquanto segura a “barra de ferro”. Os pais ou os líderes irão desempenhar o papel de influências boas e ruins de cada lado.
Papel dos líderes e pais na Atividade:
Antes do tempo, certifique-se de atribuir pelo menos um adulto para ser uma boa influência e um ou mais para ser más influências. As boas influências devem incentivar os jovens, falando coisas como:
  • “Basta manter a seguir a corda e ele o levará exatamente ao lugar certo.”
  • “Você está quase lá! Continue!”
  • “Estou tão orgulhoso de você, você está fazendo um ótimo trabalho.”
  • “Não deixe de ir a corda! Siga-o até o fim!”
  • “Eu sei que você pode fazê-lo. Continue aguentando”.
Simultaneamente, os adultos que fazem o papel de más influências vão chamar a juventude e desencorajar com observações do tipo:
  • “Pra que pagar tanto mico?”
  • “Você parece ridículo. Porque você não deixar ir já?”
  • “Essa corda é apenas ficar em seu caminho. Deixe isso e você encontrará o fim mais rápido do seu próprio jeito.”
  • “Solte a corda! Vem cá!”
  • “É muito difícil Apenas desista. – Você nunca vai chegar lá.”
  • “Não vai ter nada na ponta da corda, então pare de desperdiçar seu tempo.”
A juventude pode fica confusa no início sobre a qual voz ouvir, mas vai aprender rapidamente quem está levando-os até o fim do curso e que está tentando despistá-los do caminho.
Sugestão de Lição para a mutual:
Uma vez que todos os jovens tenham terminado o curso e receberam maçãs (que representa o fruto da árvore da vida) para comer, ler trechos da visão de Leí a partir de 1 Néfi 8, parando em pontos apropriados para os jovens, ler também as interpretações dos aspectos da visão.
Os pais ou líderes podem compartilhar histórias de um tempo eles superaram a pressão negativa ou prestar seus testemunhos sobre a apegar-se à barra de ferro. Cante o hino e  convide um jovem para a oração de encerramento.
Jovens podem se sentir um pouco confusos num primeiro momento, mas caminhar para o vazio, com apenas uma corda para guiá-los ao seu objetivo fará uma impressão duradoura sobre eles nos próximos anos, as lições que aprenderemos nesta Mutual podem fazer um grande impacto na vida deles.




Hinário do Tempo de Compartilhar 2013

Meninas,
Olhem o hinário de bolso que fiz para ser entregue de presente para as crianças da Primária:













Arquivo em Formato de Bolso

OBS.: Não envio arquivos por e-mail. Para baixa-los é necessário fazer um cadastro gratuito no 4Shared e estar logado. Caso não queiram fazer o cadastro, salvem em formato de imagem.
Para receber as novidades do blog diretamente no e-mail, basta colocar o e-mail na "caixinha" do lado esquerdo da tela.

Cartaz do Hino - Se Ao Meu Lado Estivesse o Salvador



Meninas,
A pedido da Marcelly Alves, fiz os cartazes do hino "Se Ao Meu Lado Estivesse o Salvador", que o hino para o Tempo de Compartilhar de 2013.
Para baixar, cliquem aqui.


OBS.: Não envio arquivos por e-mail. Para baixa-los é necessário fazer um cadastro gratuito no 4Shared.
Para receber as novidades do blog diretamente no e-mail, basta colocar o e-mail na "caixinha" do lado esquerdo da tela.

Calendários de Aulas da Primária 2013



Meninas,
A pedido da turminha do face, fiz os calendários de aulas da Primária para 2013. Vou postar em formato de  Power Point, para que vocês façam as modificações necessárias para suas alas e estacas. Pois cada estaca tem sua conferência em data diferente.
Espero que gostem!!!!!
Ah, só não fiz para o Berçário porque as líderes são quem escolhem as ordem das aulas. Pois, ao contrário das demais salas que devem dar as aulas de forma sequencial, o Berçário pode dar na ordem que quiser e até repetir aulas.

Canetas do Fé em Deus



Meninas,
Essas canetas são aquelas que postei a etiqueta outro dia. São do Fé em Deus da Primária.
Quem me mandou a foto foi a Luciane Costa de Florianópolis-SC (lugar que eu amo de paixão, fico até em dúvida se amo lá mais do que minha cidade), ela fez para as crianças da Primária da ala dela. Me disse que os Valorosos adoraram.
Pra quem não viu ou quer rever o post, é só clicar aqui.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Onde me Encontrar e Encontrar Meus Arquivos?


Galera,
Como algumas pessoas são novas no meu blog e no meu Facebook, acho que devo dar uma nova explicada para os que são antigos e explicar para os novos!!!
Bom, a maioria dos arquivos postados aqui no blog são de minha autoria. Podem baixar a vontade, mas quando for para postar em outros blogs ou face, pesso que coloquem a origem do arquivo. Pois já tive muitos problemas com isso. Outra coisa, peço que não façam quaisquer mudanças em meus arquivos. Se quiserem alguma coisa diferente, tirar dúvidas ou dar sugestões, fiquem a vontade para me mandarem um e-mail (souumadastontas@gmail.com). 
Só vou pedir que não fiquem me mandando e-mail coletivos, pois meu tempo é bem reduzido pra poder ficar lendo cada um deles.
Ah, fiquem a vontade pra me mandar também os arquivos e fotos de suas atividades. Pois são mais ideias para serem compartilhadas.
Alguns arquivos do blog, não são de minha autoria, são de seguidoras. Quando elas me enviam eu sempre coloco o nome da irmãs que me enviou, então pesso que também mantenham os arquivos delas no formato original.
Quem quiser me adicionar no face pode me mandar um convite. Pois lá eu compartilho coisas legais que acho em outros blog, as vezes não tenho tempo pra ficar abrindo os blogs, copiando e colocando no meu. Então acabo compartillhando apenas no face.
Também estou no Pinterest!!!!
Eu havia me tornado colaboradora do blog Menina Mórmon, mas não sei o que aconteceu, não sei se ela me bloqueou ou cancelou o blog e face. Não recebi qualquer noticia, só fui tentar postar algo novo e cadê o blog?
Então não sou mais colaboradora dele, mas agora estou em um outro blog. Diz aí quem amava as ídeias que a Brenda postava no blog Amo a Organização das Moças?
Pois é, ela está procurando pessoas que possam colaborar no blog dela. Então agora eu sou responsável pela parte das aulas. Não se preocupem, caso vejam o texto que eu postar aqui, por lá também. Sou eu mesma!!!!
Pra finalizar, no face estou sempre postando meus arquivos em alguns grupos: Blogueiras SudCompartilhando Ideias SUDIdeias e Recursos Organizações SUDOrg das Moças Gopouva e por fim Mulheres SUD Online.
A querida Ana responsável pelo face Margem Sud, também me deu a liberdade de postar minhas ideias por lá. Até recomendo vocês a darem uma olhada no face dela que é super bacana, tem várias ideias!!!

Carta para Pais e Líderes Sobre Curriculo 2013 da ORM

Galera,
A Dany Alves, me mandou uma carta que sua ala entregará para todos os pais, líderes e consultores dos jovens, para ajudar na escolha dos temas a serem dados nas aulas da ORM.
Pra quem quiser baixar e também usar na própria ala, segue o link aqui.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sociedade de Socorro - Convite para Pão do Sacramento com Receita de Pão Caseiro

Meninas,
A irmã Regiane Campos da Ala Passos (Minas Gerais) me mandou um e-mail pedindo convites ou lembretes para as irmãs que levam o pão do sacramento aos domingos. Eu me recordo que uma vez vi um modelo em algum blog, mas não achei, então fiz do meu jeito...




A ideia é entregar o lembrete com a receita de pão caseiro. Caso não seja muito bem o que agrada.... Vocês podem dar no lugar da receita esse marcador feito pela Nádia Dorneles do blog Organizações Valiosas SUD:


Espero que tenham gostado!!!!


Sugestões de Atividade das Moças como Tema "Permanecei em Lugares Santos" para Mutuais ou Acampamentos



Meninas,
Estou recebendo e-mails e recados no Facebook com pedidos de ideias de atividades para acampamento das moças com o Tema da Mutual 2013.
Então seguem algumas ideias de atividades, não vou me comprometer com vocês de fazer um cronograma porque isso leva tempo e acredito que vocês receberão inspiração do Senhor. Lembrando que postei anteriormente como Fazer um Acampamento Bem Sucedido.
As dicas que vou dar, são links de blogs e páginas do Facebook, na dúvidas em relação as atividades, entrem em contato com as próprias líderes. Na maioria das dicas tem fotos de como foram feitas as decorações, lembrancinhas e tudo mais:
  • Diário do Batistério = eu fiz um modelo que já postei aqui, mas vocês podem fazer com que as próprias moças confeccionem a capa dos seus diário. Tem um modelo muito legal no blog Moças SUD Ala Freguesia, nesse link aqui.
  • Atividade O Cabide Branco = foi uma mutual que foi postada no blog Moças SUD Ala Freguesia,, mas que vocês podem adaptar para o acampamento, para ver a atividade e as fotos cliquem nesse link aqui. Só tomem cuidado para que o vestido de noiva esteja dentro dos padrões: sem decote cavado, com as costas e ombros cobertos e sem transparência.
  • Atividade - Preparar-se para um Casamento no Templo = essa atividade foi feita pela antiga liderança de minha estaca e postei ela em dois posts: 1 e 2.
  • Atividade - Aprecie a Viagem = as líderes do face Moças SUD Estaca Sumaré, postaram muitas fotos dessa atividade, que eu amei porque elas trabalharam muito com a questão de valorizar cada etapa que passamos na vida mortal, desde o nascimento, batismo, organização das Moças, casamento no templo... Vocês podem ver nesse link aqui
  • Acampamento - Este é o Lugar = as líderes do face Moças SUD Estaca Sumaré, postaram muitas fotos dessa atividade, que eu amei porque elas focaram muito o casamento no templo e os valores do Progresso Pessoal. A última atividade foi tão legal, que a atividade foi feita como se fosse um casamento. O convite da atividade era um convite de casamento e as moças tiveram que ir vestidas com trajes. Elas fizeram três albuns de fotos com esse acampamento, pois foram várias etapas, quando vi as fotos fiquei morrendo de vontade de ter participado... Vocês podem ver as fotos nesses links: 12 e 3. Antes da atividade do "casamento", vocês podem fazer uma antes, onde as moças irão aprender a se maquear e podem até fazer penteados diferentes (podem convidar as próprias moças para fazerem essas coisas), daí quando todas estiverem lindas, falasse sobre a importância de ter uma boa aparência e liberá-las para terminarem de se arrumarem para o "casamento". Lembrem-nas de que devem estar com os convites. Esses convites podem ser mandando antes para as alas. No "casamento" vocês podem fazer uma parábola de que os convites, assim como a parabola das 10 virgens. De que devem estar sempre preparadas para o momento que aparecer o rapaz certo. Só tomem muito cuidado com o tema das Princesas Disney, não adianta falarmos para elas se vestirem nos padrões e usarmos imagens das princesas que usam vestido tomara que caia. Usar por exemplo a Branca de Neve é legal porque ela está sempre nos padrões.
  • Atividade - Estação Futuro = aconteceu na Estaca Itaquera, o objetivo dessa atividade foi fazer as moças entenderem a importância de fazer escolhas certas para que possam usar o terceiro vestido branco. Para verem todos os recursos e fotos, cliquem aqui, Essa atividade foi como uma gincana que rede a dinâmica relacionada a história da Alice no País das Maravilhas. Eu amei!!!!
  • Atividade - Ali Eu Hei de Entrar = essa atividade foi feita com as lauréis e postado pelo face Moças SUD Estaca Sumaré. Mas pode ser adaptada para o acampamento, para ver clique aqui. Como essa atividade não poderá ser feita no templo, vocês podem pegar no templo aqueles folhetos de apresentação, dar uma gravura do templo ou  comprar aquela revista Templos (ela está custando R$ 1) e dar para as moças.
  • Atividades Academia de Princesas Real e Lembre-se da Viagem = foram atividades que uma amiga da Sarah Souza preparou para um acampamento. A Sarah me enviou e postei no blog no começo do ano, para ver, clique aqui.
  • Capsula do Tempo do Templo = para ver a explicação da atividade eu indico o link do blog Menina de Valor - O.M. Madureira, mas como lá não tem o arquivo, eu armazenei no 4shared e vocês podem baixar aqui.
  • Atividade - Meu Caminho Pessoal para o Templo - ideia do blog Bela Sião, que pode ser vista aqui. E já adianto dizendo que a lembrancinha é muito fofa!!!
Bom, espero ter conseguido ajuda-las. Se quiserem que eu faça as lembrancinhas pra vocês, me mandem um e-mail ou recado no face, mas com bastante antecedência, pois agora minha filha está de férias da escola e o meu tempo de net reduziu bastante, já que tenho que dar bastante atenção para ela!!!!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Como Fazer um Acampamento das Moças Bem Sucedido?


Bom... A minha ideia é ajudar aquelas que estão se preparando para um acampamento só das moças e ainda estão um pouco na dúvida do que fazer e como fazer. Espero que consiga ajuda-las a colocar as ideias em ordem... Vou numerar para ficar mais fácil para vocês:

  1. Decidir se será um acampamento com alojamentos ou barracas e se a alimentação será feita pelo sítio ou por membros;
  2. Decidir data e quantos dias serão;
  3. Visitar sitíos para o acampamento;
  4. Após a locação, se a alimentação for por parte da estaca, convidar as pessoas que ficarão responsáveis por isso, pelo preparo do cardápio, orçamento, compra dos alimentos e preparo;
  5. Calcular qual o valor que cada moça pagará para o acampamento e o prazo máximo de pagamento;
  6. Definir a data de saída e chegada, assim como os horários, local de saída e quem irá custiar os ônibus;
  7. Com base no espaço para o acampamento, decidir as regras, tipo:
  • As moças que não participarem das atividades ficarão com uma líder da ala dentro do alojamento
  • Moças e líderes não podem andar no meio da floresta, a menos que seja uma atividade
  • A partir de determinado horário não pode sair de dentro do alojamento
  • Moças que desrespeitarem líderes voltaram para casa
  • Quantidades de líderes por ala (tipo 1 líder a cada 4 moças ou se poderão ir todas as líderes)
  • Se será permitido líderes com crianças no acampamento
  • E assim por diante...
8. Se for um acampamento de barracas, vocês poderão usar o Manual de Acampamento das Moças e Guia para Líderes das Moças e Sacerdócio. Ele tem diversas atividades de escotismo e primeiros socorros. Dá pra fazer todo o acampamento com ele. Inclusive dando para as moças no final o certificado que é comprado pelo bispado. A única coisa a fazer é definir atividades com sabe nos horários de chegada ao sítio, horários de alimentação, horários de acordar e saída do sítio. E quem ficará responsável por cada uma das atividades. No final, se reunam com as líderes das alas para passar as regras, calendário de atividades e valor do acampamento.

  Se o acampamento for de alojamento, defina em quais alojamentos cada ala ficará ou se será feito um sorteio, fazendo assim as moças ficarem de forma sortida nos alojamentos. Também podem ter regras de alojamento, tipo:
  • Ao acordar, cada moça arruma sua própria cama
  • Tempo de banho
  • Revezamento para a limpeza do banheiro
  • Se quiserem podem até definir em que cama cada moça ficará
As informações seguintes, são apenas para acampamento com alojamentos e que não serão usados o Manual de Acampamento das Moças.
  1. Escolher o tema do acampamento, objetivo e propósito;
  2. Definir atividades com sabe nos horários de chegada ao sítio, horários de alimentação, horários de acordar e saída do sítio. Essas atividades devem acompanhar o tema do acampamento e todas elas deve ter objetivo e propósito. Algumas sugestões de atividades, independente do tema do acampamento: amiga secreta, serão (domingo), caça ao tesouro, campeonato esportivo (vôlei, futebol e queimada), corrida de saco, jogral, homenagem a uma ala escolhida por meio de sorteio, correio, cumprimento de metas do Progresso Pessoal, artesanato, caminhada da Primeira Visão...
  3. Definir quais atividades serão feitas pelas alas ou as alas que receberão designações e quais tipos de designações.
  4. Definir quem ficará responsável por cada atividade e o orçamento do material, o que as próprias moças irão levar, as lembrancinhas e onde será feita cada atividade. Essa parte dá bem mais trabalho porque vocês terão que trabalhar uma por uma das atividadades, mas não se desesperem porque é praticamente a última etapa do acampamento.
  5. O próximo passo é se reunir com as líderes das alas para rever as regras do acampamento, apresentar as atividades e receber sugestões de atividades. Se quiserem, também podem passar o valor estimado do acampamento, assim as moças já podem começar a correr atrás dos projetos de serviço;
  6. Depois dessa reunião, finalizem o cronograma do acampamento, baseado em tudo o que foi tratado na reunião com as alas.
  7. Com base no valor do sítio, transporte (se for pago pela estaca), alimentação (se também for feita pela estaca) e demais gastos, calculem o valor a ser pago por cada moça.
  8. O penúltimo passo é se reunir novamente com as líderes das alas para a passar as informações do valor do acampamento, designações e se quiserem até a entrega do cronograma.
  9. Finalmente o último passo... preparar tudo o que for possível antes do acampamento, tipo a compra dos materiais, preparo das lembrancinhas, atas das atividades, entrega das designações.
Obs.: Tenham sempre um plano B para caso chova ou faça muito frio.

Espero ter conseguido ajudar todas que estavam se sentindo perdidas quanto a isso e que me mandem muitas fotos dos acampamentos!!!!!!!

Hinário da Mutual 2013

Galera,
A pedido de algumas líderes de minha estaca, fiz um hinário só com os hinos da Mutual 2013 que vocês podem imprimir em versão de bolso e dar de presente para as moças, também fiz um modelo que pode ser entregue para os rapazes.
A ideia inicial era só fazer um modelo, mas conforme fui procurando um modelo de capa, fui fazendo e no final são 4 modelos.
Mas antes que vocês se empolguem muito, as capas estão bem legais, mas a parte de dentro está bem simples porque usei uma moldura que a Nádia Dorneles do blog Organizações Valiosas SUD fez com o templo.
Eu não vou postar tudo em formato de imagem porque demoraria muito por conta de ser muitas páginas. Então vocês terão que baixar o arquivo por meio do 4Shared. Façam seus cadastros gratuitamente.








Blog de Desenhos do Evangelho


Gostaram da gravuras? Então visitem o blog Susan Fitch. Lá tem várias gravuras que ela mesma faz e são uma mais linda que outra.



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Primária - Relatório de Entrevista do Fé em Deus

Meninas,
Esse relatório é a última etapa da pasta individual das crianças. Caso não se lembrem, já postei a capinha das pastas individuais, as fichas de relatórios individuais e hoje mesmo postei as folhas de acompanhamento para líderes (essas folhas são as únicas que não ficaram nas pastas das crianças, essas ficaram com as líderes).
Essa última deve ser preenchida cada vez que a crianças é entrevistada. Daí na próxima vez que ela for entrevistada, é só a líder pegar a pasta, ler os relatórios anteriores e ficar a par com que deve conversar com a criança.
Fiz essa ficha, também com o intuito de ajudar as novas presidentes. Como assim? Por exemplo, em minha ala faremos as pastas com esses relatórios. Quando formos desobrigadas, a nova presidência não ficará perdida pra saber o que estava acontecendo em relação ao programa.
E quando uma criança sair da Primária para ir para a O.R.M., a pasta pode ser dada de presente para ela como uma lembrança do que aconteceu enquanto esteve nos Valorosos.


Primária - Folha de Acompanhamento do Fé em Deus

 Meninas,
Eu fiz essas folhas de acompanhamento do Fé em Deus para ficar com a presidente da Primária e com a Líder do Fé em Deus. Infelizmente não vou conseguir postar o arquivo em PDF e nem mandar por e-mail porque quando coloco o design que o próprio Power Point me oferece e tento salvar em PDF, não aparece nada, além do design.
E não mando e nem posto arquivo no formato Power Point para poder mandar a integridade dos meus arquivos, além de que algumas das fontes que uso são baixadas da net e abrem desconfiguradas em outros computadores. Mas acredito que em formato de imagem também ajuda vocês.



Organização das Moças, Sociedade de Socorro e Escola Dominical - Atividade 7 Dias de Presentes para Jesus Cristo

Organização das Moças





Sociedade de Socorro





Escola Dominical