As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Convite e Caderno para Crianças que são apresentadas e abençoadas na Reunião Sacramental

Galera,
A irmã Suelanea Souza me deu a ideia e coloquei em prática. Pra mim foi um pouco difícil porque ainda não vi esse tipo de arquivo na net.
Bom, a ideia é a seguinte.. o casal entrega o convite para aqueles que não são membros ou que são de outra ala para poderem ver a apresentação do bebê durante a Reunião Sacramental. E depois, os pais podem pedir para essas pessoas deixarem um recadinho no caderninho que fiz.
Muitos pais costumam convidar uma galerinha pra almoçar em casa, então esse pode ser o momento do caderninho.
Espero que gostem!!!!




Deixei uma folha do caderno em branco para que a família escreva uma mensagem de agradecimento ou escreva como foi a benção.


























Convite para Discursar na Sacramental Especial da Primária 2012

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Primária - Ideias e Material com o Tema do Tempo de Compartilhar 2013

Meninas,
Quero lembra-las dos arquivos que já fiz para o próximo ano:

Esses cartões podem ser utilizados de diversas formas, aqui em minha ala e em várias outros que conheço, no final do ano cada crianças ganha um CD com os hinos do Tempo de Compartilhar do ano seguinte e um caderninho onde ela cola todas as lembrancinhas e designações que recebe durante o Tempo de Compartilhar e as aulas da Primária. Algumas delas também registram nesse caderninhos seus discursos.
Como desde que sou membro da Igreja conheço esses caderninhos, eu não me atentei que cada local e região é diferente e que em muitos lugares do Brasil e do mundo, não existe essa história de caderninhos para as crianças da Primária.
Eu acho a ideia bem legal, pois acaba sendo um diário da criança na Primária e é mais fácil e pratico para os pais poderem ver o que acontece com seus filhos na Primária. Porém, também já vi uma ala que os caderninhos não deram certo porque as crianças pediam e os pais não olhavam. Os pais só se atentavam as desiginações quando eram entregues nas mãos das crianças. Em minha ala já é o contrário, quando entregamos as designações nas mães das crianças, elas não chegam até os pais, quando entregamos nas mãos dos pais, eles perdem e nem se lembram. E quando colamos nos caderninhos eles ficam mais atentos. É lógico que existem crianças e mais crianças... Alguns deles perdem, não costumam levar... Mas na maioria dá super certo.
Não é uma regra da igreja esses caderninhos, mas quem quiser pode fazer!!!
Para que vocês possam entender melhor como ele funciona... Nós compramos cadernos de bruchura de capa dura, os mais baratos. Tem presidentes que gostam de comprar com 98 folhas, já outras com 48 folhas. Daí é só emcapar com papel de presente e na capa colocar um dos cartões que fiz com o tema do ano e escrever o nome da criança (pra facilitar para a secretária) e se quiser o nome da ala.
Seguem alguns modelos que tenho em casa:



Esse foi o caderninho de minha ala em 2008 quando o tema do Tempo de Compartilhar foi "Sou Filho de Deus". Foi meu primeiro chamado na Primária... secretária da ala.
Todas as semanas eu fazia bilhetinhos com o tema e escritura semanal e colava no caderninho das crianças.
Dá pra ver pela forma crotesca dos arquivos o quanto eu evolui e aprendei que criança não gosta de papel cheio de letras. rsrssrsrsrs



Em 2009 o tema era Minha Família Eterna e na capa de cada caderninho eu coloquei uma foto da criança com a família dela. No meu foi uma foto minha com meu marido. Ela está desbotada porque eu havia imprimido na impressora da capela que é a laser e ela acaba desbotando a tinta, só depois que passei um contact.
Nesse ano eu continuei como secretária por pouco tempo, depois fui chamada professora dos Valorosos (que foi o chamado que mais amei nessa vida, acho que foi porque estudamos o livro de Doutrina e Convênios).
No meu caderninho eu sempre colocava de onde era a lembrancinha (tempo de compartilhar ou aula) e quem havia entregue.



Em 2010 eu fiquei como professora dos Valorosos até o começo de dezembro, e alguns dias depois fui chamada como Líder do Berçário da Estaca. Nesse ano, em minha ala as crianças não ganharam caderninhos, então eu fiz um pra mim igual a Fátima Ananias (que na época era presidente da Primária), fez para sua ala, Jd. Clementino.



Em 2011 eu fui chamada para ser Líder de Acampamento das Moças da Estaca em fevereiro, nem deu tempo de fazer um caderninho para mim, mas tem o que minha filha recebeu quando entrou no Berçário. Como meu marido era sumo conselheiro da estaca e eu também era da estaca, cada domingo estavamos em uma ala diferente e o caderninho da minha filha esta bem pobre de lembrancinhas. Pois, tinha ala que as líderes do Berçário não faziam lembrancinhas a mais, para caso recebessem visitantes, daí já sabem quem ficava sem!
Aproveitando esse momento, quero dar um conselho... Irmãs, sempre tenham xerox a mais das atividades que vocês dão durante o Tempo de Compartilhar e nas aulas, para poderem dar para os visitantes, principalmente quando eles não forem membros da Igreja.
Quando eu estava na estaca ficava super chateada, mas chegava em casa tirava uma xerox e dava pra ela pintar...
Na minha ala é interessantes, falou de datas comemorativas (Dia das Pães, Pais, Natal e Dia das Crianças), aparecem muitos visitantes. Eu normalmente faço 5 cópias a mais, mas no dia em que dei o Tempo de Compartilhar que foi exatamente no Dia dos Pais, nós tivemos 10 visitantes e nenhum deles eram irmãs. Eu havia montado um kit por família com algumas coisinhas bem bacanas. O que fiz? Pensei: "Vou deixar os visitantes sem, o importante são os que são membros.  "
Que nada...Escolhi algumas crianças, algumas delas eram irmãos, chamei eles de canto e contei o que havia acontecido e perguntei se podia trazer o deles na semana seguinte e que eu compesaria eles. Todos concordaram e assim eu fiz.
Imaginem como uma criança se sente, está na Primária, vê todas as outras ganhando alguma coisa e a líder virá pra ela e diz que não tem mais. Como os pais irão se sentir ao pegar seu filho na Primária e ver que ele é o único que não recebeu nada?
É muito melhor se chamar aqueles que já são da Primária e perguntar se você pode levar pra eles na próxima semana, daí coloca uns doces para compensar.
Já tive que fazer isso, e garanto para vocês é que uma experiência única pra você como líder e um grande gesto de humildade por parte da criança. As vezes elas aprendem os principios do evangelho dessa forma, do que adianta falarmos em todas as classes da Primária sobre amor ao próximo e humildade e no momento da pratica evitarmos que a criança aprenda?
Aquelas crianças que não são membros da Igreja, merecem uma atenção especial. Os pais precisam ver que a Igreja se preocupa com as crianças e precisam sentir que elas foram bem tratadas.
Ah, nesse caderninho da minha filha tem uns adesivos de borboletas que foi ela quem colou.






Esse já é o caderninho que minha filha ganhou esse ano no Berçário. As líderes do Berçário colam as lembrancinhas datadas e eu coloco a data, ala, aula e líderes que estavam presentes. Quando uma líder é desobrigada ou chamada eu também escrevo a data. Ah, nele eu também colo os convites de conferência da estaca.
Quando ela é designada para fazer oração no Berçário na semana seguinte, as líderes colam um convitinho que já postei aqui no blog.





Quando fui chamada 1ª conselheira da Primária de minha ala, corri pra fazer o meu caderninho igual ao das crianças da ala, usei a capa do CTR, porque em uma reunião, decidimos que eu seria responsável por essas classes (pois tinhamos duas classes do CTR).
Nesse ano eu fiquei mais esperta e aperfeiçoei o meu caderninho. Eu coloco de onde foi a lembrancinha, data, quem deu, qual o tema da aula ou do Tempo de Compartilhar, colo as lembrancinhas de atividades da Sociedade de Socorro, convites de conferência e tudo o que recebo em relação a Igreja. Até faço um breve resumo de como foi o Tempo de Compartilhar quando eu dou a mensagem.

Organização das Moças - Desfile dos Padrões


Meninas,

Essa atividade eu achei no blog da Elisangela, Amar, Servir e Partilhar. Elas achou no blog americano Sisters in Zion, copiou o texto e jogou no tradutor do google.
Parece que a ideia original se chama Desfile do Progresso Pessoal, mas pensando na Organização das Moças, dá pra fazer essa atividade em formato de desfile no Dia dos Padrões. Fugiria do tradicional e seria lindo!!!!!


  → Uma apresentação das cores dos valores
  →Historia do programa das moças,apresentado através de um desfile.
  →E uma celebração de sua beleza pessoal.


   Cada moça ou grupo de moça deve ficar responsável por um ano da historia para pesquisar como as jovens se vestiam.

EM 1869
MODA: vestido de pioneira

Em novembro de 1869, um pai queria fazer algo específico para ajudar a suas meninas.Acontece que o pai foi Presidente Brigham Young. E a maneira como ele organizou suas próprias filhas logo se espalhou por toda a Igreja. Uma noite, ele pediu aos seus filhas mais velhas de ficar para trás após a oração em família. Havia 10 deles na adolescência. Ele ressaltou que outras moças na Igreja olhou para as meninas jovens como exemplos. Ele lhes perguntou se eles iriam formar a Organização Retrenchment. Pediu-lhes que se reúnem para estudar o evangelho e para manter suas roupas simples e atraente.


1900
MODA:saias longas,chapeus grande com aba e luvas abotoadas

    → 1902 as aberturas da mutual das moças começam ser conjunta com os rapazes.

1910
MODA: vestidos longos ,golas altas e manga compridas

  • Neste momento, a Igreja estabeleceu o seu primeiro programa de premiação sistemática para as meninas.
  • Primeiro acampamento de verão para as meninas foi realizada em 1912.  100 meninas anos
    MODA PRAIA

    1920
    MODA: look melindrosa,um vestido disforme.Cabelos curtos e muito elegantes


    • Em 1920, todas as mulheres jovens que pertenciam aos Moças Mutual Improvement Association foram chamadas as meninas da colmeia, independentemente da sua idade.Eles foram organizados em grupos chamados "enxames", e seus líderes foram chamados de apicultores. O programa incluiu três fileiras Beehive: Construtores do Hive, coletores de mel, e Guardiões das abelhas.
    • Em 1922 tornou-se ouro e verde as cores oficiais da MIA ea primeira Ouro e Bola Verde foi realizada.
    • Em 1929, eles combinaram Jornal moça e Improvement Era , para fazer uma revista para homens e mulheres jovens.
    1930
    MODA:Blusas e saias bem combinadas com combinações de blusa e jaquetas



    • Em 1930, o hino "Carry On" foi introduzido como o hino para a juventude LDS.
    • Meninas idades 12-13 não se tornou parte do MIA até 1934.
    • Na década de 1930, os líderes deu nova ênfase à música, da dança e das artes do espectáculo. Eles publicaram um livro de música recreativa, e cantando sociável tornou-se popular. Eles patrocinaram dez minutos de programas musicais ou "road shows" que foram criados localmente e ensaiada e, em seguida, apresentado em enfermarias sucessivas em cada jogo LDS.

    1940
    MODA:saia e vestidos foram uma linha em forma,não muito apertado e abaixo do joelhos
    • Símbolos de classe da colméia, rosa, e feixe de trigo são introduzidos em 1943.
    • Em 1944, o programa Big Sister foi iniciado por mulheres jovens e mães que precisavam ir para o trabalho durante os anos de guerra.
    1950
    MODA:saias caximiras,camisolas,sandalias ou mocassim
    • Em 1950, a classe Rosas foi renomeado Maids Mia.
    • Também em 1950, as meninas da colmeia se tornaram os primeiros dois anos de Moças. A próxima faixa etária foi chamado Maids Mia. Naquela época, os 16 - a 18 anos de idade foram chamados Gleaners Júnior. 
    • Você marcaria o seu progresso, anexando selos senti a tua faixa azul brilhante.
    • Em 1959, o nome Gleaner Júnior foi mudado para Laurels.
    • Foi um momento emocionante para a Mutual, porque a cada ano você tem que estar no show da sua ala estrada com os rapazes. :)
    • Você provavelmente também amam os bailes de sábado à noite por colocar em alas e estacas. Estas danças são uma oportunidade divertida para se misturar com homens jovens, desfrutar de boa música e saborear a boa comida.
    • Se você gostou de jogar basquete, você teria sido animado com as equipes de basquete feminino, você pode jogar, desde que você tinha um treinador do sexo feminino e seguiu meninas regras.

    1960
    MODA:ternos e vestidos
    • Na década de 1960, alguns dos requisitos para ganhar emblemas para o bandalo Beehive incluídos:
      • Esforce-se para obter a sua plena beleza nove horas de sono todas as noites deste mês. Faça disso um hábito!
      • Aumente a sua auto-confiança através da aquisição de uma boa postura (sentado, em pé e andar.)
      • Polidez em todas as coisas é a marca de uma senhora. Pratique em casa sendo atencioso e educado. Aprenda a aceitar graciosamente as direções.Conscientemente tentar melhorar.
      • Faça a hora do jantar alegre, melhorando maneiras à mesa de toda a família.
      • Procure algo bonito todos os dias durante dois meses.
    • A primeira Para o Vigor da Juventude panfleto foi impresso em 1965.
    1970
    MODA: calça boca de sino,sandalias planta forma
    • Bandelos foram interrompidas no início de 1970.
    • Em 1974, o nome é alterado para Mulheres Jovens, ea Nova Era começa.
    1980
    MODA:calça jeans clara,ombreiras,acessorios grandes e vistosos
    • O programa de Valores foi iniciado em 1985.
    • Na primeira Igreja atividade Mulheres gama Young, (em 11 de outubro de 1986) um estimado 300.000 reunidos em sites ao redor do mundo a lançar balões de hélio contendo mensagens pessoais das mulheres jovens.  Eu me lembro disso!

      1900-2000
      MODA:calça jeans,camisas brancas,bleizer marinho


      • Um manual novo acampamento foi introduzido em 1993, com foco em serviço, espiritualidade e os valores das Moças.
      • Em 2002, a  Young Women Progresso Pessoal programa foi revisto e Medalhão Reconhecimento das Moças nova introduzida.
      • As palavras "fortalecer o lar ea família" também foram adicionadas ao tema das Moças, em 2002.
      • Em 2008, o valor Virtude foi adicionado ao Tema das Moças.

        HOJE
        MODA:
        Termine com uma apresentação de todas as mulheres jovens. Cada um com uma faixa que representa uma das cores de valor. Meu pensamento seria deixar as meninas se vestem de sua própria maneira.Celebrando a sua própria beleza única.
        *

      • Ao longo dos anos, as classes, requisitos e prêmios mudaram dramaticamente. Mas o objetivo de aprender a fazer do mundo um lugar melhor através do serviço e auto-aperfeiçoamento tem sido a mesma em toda a história de jovens mulheres. 
    • *

  • Susan W. Tanner, Presidente Geral das Moças, "Se as mulheres jovens sabem do amor de Deus para eles , ele irá influenciar e moldar todos os seus pensamentos, sentimentos e ações. Eles vão entender que eles têm uma missão a cumprir nesta vida. Eles terão confiança na sua capacidade de fazer decisões responsáveis, justos. Eles serão capazes de resistir à tentação , a fugir das coisas mundanas, vestir-se modestamente como está se tornando de uma filha divina de Deus. "