As Tontas Vão ao Céu

sábado, 31 de dezembro de 2011

Um novo Progresso Pessoal

Daqui a poucas horas acontecerá a entrada de um novo ano. Muitos querem saúde, dinheiro, alegria, felicidade, paz e tantas outras coisas espirituais e materiais.
Confesso que não estava esperando tantas novidades agora para o finalzinho do ano. Alguns dos meus seguidores sabem que no dia 11/12 meu marido foi chamado bispo de nossa ala. Fiquei em choque quando o presidente de nossa estaca me perguntou se eu apoiava esse novo chamado no dia anterior. Muitas coisas passaram por minha cabeça: agora não vou poder ir para o acampamento, o que farei para apoia-lo?
Eu sabia que o Senhor estava nos preparando para grandes coisas, mas não pra isso...
O interessante é que eu já havia combinado com a presidência das moças da minha ala de ganhar meu medalhão no mesmo dia que elas. No primeiro domingo do Demétrius como bispo, a Eugirlane Guimarães e eu ganhamos nosso segundo medalhão das mãos dele.



A Iara Ribeiro é a conselheira responsável pelas alas Santa Tereza e Jardim Clementino, então ela ficou responsável por separar os medalhões e fitas. Ela montou essa bolsinha para a Eugis e eu. É lógico que amei!!!

Rebeca Rodrigues (primeira conselheira), Michele Romero (presidente) e Luciara Ribeiro (segunda conselheira)

Aí na foto sou eu com minhas conselheiras. Chegar a essa liderança levou meses... Pois a Rebeca era a secretária da antiga presidência e permaneceu como secretária por cerca de 6 meses, até ser chamada como conselheira.
Eu tenho uma secretária que não está na foto, porque estamos com uma dificuldadezinha...
Detalhe... o novo medalhão não apareceu...
Eu já havia terminado o segundo Progresso Pessoal algum tempo, mas foi muito bom receber com a presidente de minha ala.
Agora já terminei o terceiro Progresso Pessoal e minha meta eterna é trabalhar com esse programa o resto de minha vida, independente de estar ou não na organização.
Quero começar o quarto, pois cada um tem me ajudado a ser uma pessoa melhor. Eu brinco muito com a Rebeca falando que foi necessário 3 Progressos e uma Busca da Excelência para que eu aprendesse a ter paciência.
Voltando ao assunto do ínicio do meu post... Ao contrário das outras pessoas, eu só queria de presente um Progresso Pessoal especial. Vocês já viram os kits que amo montar para as novas líderes das moças. Eu queria ganhar algo especial assim, pois o meu primeiro foi especial porque tive que correr muito atrás dele. Já os outros, fui na lojinha do templo e comprei. Montei os Livros de Mórmon e fiz os diários...
Para esse quarto vou usar um diário que ganhei da Alessandra Ramos da ala Jardim Trianon. Eu gostaria de sentir-me incentivada por outras pessoas.
Ah, a Inaê Silva da ala Jardim Roberto me incentivou com a leitura do Livro de Mórmon. Ela me desafiou a lê-lo em apenas 30 dias. Foi uma meta muito legal!!! Nós terminamos oficialmente ontem e fiquei muito feliz comigo mesma.
Mas é agora? Tenho um diário especial, mas o que posso fazer para que tudo se torne mais especial?
O que cada uma de nós estamos fazendo para que o Progresso Pessoal seja algo interessante e especial para as moças e as líderes?

Flores com Forminhas de Doces

Eu quero ser como Maria...



Sua fé:

Ela nunca duvidou, perguntou ou vacilou no anúncio do Anjo para ela. Maria não sabia os detalhes de como ela iria cumprir a missão que lhe foi dado, nem ela compreender o pleno significado do mesmo. Mas ela confiou, acreditou e agiu sobre ele.

Sua natureza divina:

Ela claramente tinha um testemunho de que a vida existia do outro lado do véu, tanto como neste lado. Ela não mostrou nenhuma necessidade de reunir o rumo que um anjo realmente existiu. Ela teria entendido que Gabriel era um espírito, assim como ela era. Ambos os filhos espirituais do Pai Celestial com potenciais divinos.

Seu valor INDIVIDUAL:

Maria nunca disse, como outros tiveram, que ela não tinha a capacidade de fazer essa atribuição. Ela ofereceu-se totalmente: " Eis aqui a serva do Senhor ". Ela acreditava que ela poderia, mesmo que ela não sabia como ela iria. Este é o maior sinal de humildade. Às vezes, coisa que que dizer que não podemos fazer alguma coisa é a humildade, mas talvez seja realmente orgulho. Dizendo que não pode é duvidar quem realmente somos, eo que a Expiação é realmente capaz de fazer em nossas vidas. Podemos dizer é totalmente apresentação e, em seguida, rezando como um louco para o ajudar a fazê-lo.

Seu conhecimento:

Ela claramente sabia sobre anjos, sobre o Messias, e as profecias em torno da vinda do Senhor.Depois que ela chegou à casa de Elisabeth, ela foi capaz de citar várias profecias, no que hoje é comumente conhecido como Magnificat de Maria (Lucas 1:4655). Além disso, o conhecimento profundamente enraizado em sua era capaz de la estável em um momento inesperado. Sua reação ao anjo era tão revelador de coisas que ela já sabia. Que mesmo conhecimento, certamente dar-lhe força durante a gravidez inesperada, quase perdendo José, seu longa viagem para Belém, a menos de circunstância parto favoráveis, tendo estranhos aparecem de repente para ver seu filho, e seu anúncio repentino de fugir de Belém por causa do mal de Herodes obras.

Sua escolha e responsabilidade:

Quando Gabriel apareceu pela primeira vez com ela, foi sua saudação: " Salve tu que és altamente favorecido, o Senhor é contigo: bendita sois vós entre as mulheres "  (Lucas 1:28). Você não ganha esse título sem uma longa história de provar a si mesmo. Ela deve ter sido tão justo, e da vida pré-mortal de mortalidade! Para ela foi escolhida muito antes de ela já veio à terra. O que um espírito poderoso ela era. Ela usou sua agência para se tornar mais forte e mais forte, não mais fraco. O que é um grande exemplo para todas as mulheres! Além disso, Joseph havia escolhido ela para ser sua esposa! A melhor descrição de José é que ele era um homem "justo" (Mateus 1:19). Se você é "apenas", então a justiça ou a lei está do seu lado - você não está dependendo de misericórdia, de ter feito o que é certo. Portanto, Joseph era um homem muito justo, aquele que muito valorizado leis e mandamentos de Deus. E ele escolheu Maria para ser sua esposa. Ele não iria querer nada além do que alguém como ela.

Suas boas obras:

No início de sua gravidez, ela viajou para onde Elisabeth foi e ficou com ela por três meses. Antes de estar grávida eu mesmo, eu não apreciar o quão difícil de uma viagem que poderia ter sido para ela, mas não parece que alguma coisa ser difícil já parou Mary. Ela fez coisas porque eles estavam certos, porque eles não eram convenientes.

Sua integridade:

Muitas vezes me pergunto o quão difícil teria sido para ela começar a mostrar a sua gravidez.Certamente algumas cabeças se voltaram e algumas interpretações fofocando foram trocadas. Para alguém tão puro e tão comprometida com seus padrões, como é que ele sentiu ao saber que os outros pensavam tais coisas de você? Integridade vem da palavra "inteiro", que significa "todo". Então, se você tem a integridade, você viver totalmente o que você acredita. E quem é o melhor exemplo disso do que Maria? Então, para saber que você está sendo acusado de algo tão sagrado para você ... ela deve ter mantido um monte de sentimentos dentro

Sua virtude:

Saudações e introduções de seu destaque sua pureza. "A uma virgem, desposada com um homem" (Lucas 1:27), "E vi a cidade de Nazaré, e na cidade de Nazaré vi uma virgem (1 Néfi 11:13). E é sua pureza, que a qualificou para este papel sagrado. Se ela teria perdido sua pureza, ela teria perdido essa oportunidade. Eu me pergunto o quão difícil Satanás tinha trabalhado com ela, como ele está constantemente a tentar desvendar o plano de Deus. Maria, porém, era puro, e pureza traz poder. E que a confiança que vem quando você se sentir pura diante de Deus, teria um impacto como se sentia diante do Anjo, e em aceitar este convite. A sua não apenas sobre ser virtuoso, o seu sobre ser confiante diante de Deus.

Fontes:

Livreto - Conhecendo o Progresso Pessoal



Meninas,
A Tati que é conselheira da ala Jardim Clementino pensou em dar nos Novos Ínicios para as moças que estarão entrando na Organização das Moças um livrinho explicando para a moça o que o é o Progresso Pessoal, qual o objetivo, como cumprir com o programa entre outras informações importantes.
Então elaborei um livrinho baseado em todas as informações contidas no próprio livreto do Progresso Pessoal e no Mnaual de Instruções da Igreja.
Espero que curtam e possam usar, para baixar clique aqui.
Outra coisa bem legal foi a mensagem que a Kakau Cavalcanti do blog Sociedade de Socorro Virtual deu na Excelência das Moças da sua ala. Vale a pena dar uma olhada!!!

Lista de Materiais para Mesa da História das Moças (Dia Mundial das Moças)


Meninas,
A Flávia Sphair vai fazer uma mesa nos Novos Ínicios da ela dela parecida com a que fiz no Dia Mundial das Moças, então vou listar para vocês o tipo de coisas que usei na minha mesa:


  • Pôster - Tema das Moças (antigo e atual);
  • Pôster - Emblema das Moças (antigo e atual);
  • Pôster - Declarações das classes (antigo);
  • Cds das mutuais (2007 a 2011);
  • Partituras das mutuais - em formato de bolso (2006 a 2011);
  • Pingente da Tocha (antigo e atual);
  • Medalhões (prateado e dourado) - também pedi que as líderes que cumpriram o Progresso Pessoal quando jovens levassem o delas, tive na mesa 4 tipos de medalhões diferentes, uma das irmãs até levou as medalhinhas que as moças ganhavam quando passavam de classe;
  • Fitas dos valores;
  • Marcadores;
  • Manuais de Aulas (antigos e atuais);
  • Progresso Pessoal (antigos e atual);
  • Diário do Progresso Pessoal (antigo e atual);
  • Certificados de Reconhecimento do Progresso Pessoal (antigos e atual);
  • Para o Vigor da Juventude - livreto e bolso (antigo e atual);
  • Certificados de Grupo Etário das Moças - aqueles que as moças recebem quando passam de uma classe para outra (antigo e atual);
  • Cartão - Tema das Moças;
  • Guias de Recursos para Manuais de aulas (2009-2011);
  • Manual de Acampamento (coloquei o único que conheço, mas uma irmã me disse que tem um bem antigo);
  • Encarte do Valor Virtude;
  • Cartela de adesivos da Tocha;
  • Cartela de emblemas de Reconhecimento do Progresso Pessoal;
  • Pingente - Honra da Abelhinha (coloquei só o dourado, mas tem o prateado também);
  • CD - Seleção de Músicas para as Moças;
  • Hinário - Canto do Coração;
  • Folheto - Às Moças da Igreja (é um folheto antigo na cor rosa em que contém um discurso do Presidente Ezra Taft Benson);
  • Certificado de Reconhecimento de Acampamento das Moças;
  • Distintivo da Líder de Acampamento das Moças (é o único que tenho, pois ganhei da Eugirlane Guimarães, mas tem um outro que é dado para as moças);
  • Folha de Acompanhamento do Progresso Pessoal (antigo e atual);
  • Livreto - Acampamento das Moças - Guia para os Líderes do Sacerdócio e das Moças;
  • Livreto - Guia para Pai e Líderes dos Jovens.
Vocês também podem acrescentar nessa mesa, outros dois manuais que até agora não vi nenhum líder usar apesar de ser ótimo para as atividades com os jovens:

  • Livro de Atividades;
  • Manual de Teatro.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Hinos de Ensaio da Sociedade de Socorro

Meninas,
Recebi alguns e-mails de algumas irmãs me informando sobre a abertura da Sociedade de Socorro, outras estão em dúvida sobre essa questão do hino de ensaio. Então vamos a explicação....
Segundo o Manual de Instruções da Igreja de 2010 "a reunião começa com as boas-vindas (...), um hino, uma oração e breves anúncios (...)" (pg. 69, tópico 9.4.1).
Eu já perguntei em minha ala para toda a presidência e bispado (antigo, pois o novo disse que verificará sobre isso), até perguntei em outras alas para as líderes. Pois na minha ala todas as irmãs citam a declaração e o lema da Sociedade de Socorro e têm o hino de ensaio.
Como a Sociedade de Socorro não é minha praia a muito tempo, pois participei das aulas apenas no primeiro ano de membro, depois casei-me e passei a ter chamados nas Moças e Primária. Então não sei informar além do que está escrito no manual e transmitir as informações que recebi por e-mail.
As irmãs informaram-me que antigamente existia um tempo para a música que acontecia na abertura, mas agora não tem mais esse tempo.
Eu vou tentar verificar com a líderança da Sociedade de Socorro de minha estaca o porque dessas coisas estarem acontecendo aqui, pelo menos em minha ala. Pois sei que em outra ala de minha estaca as irmãs não fazem essas coisas.
Mas a ideia do Hinário para o Tempo de Música, pode ser usado em atividades ou outras coisas. As irmãs da Sociedade de Socorro é que podem responder se esse tempo pode existir nas atividades. Ou quem sabe vocês criam um tempo todos os domingos após as reuniões para ensaios e uma vez por mês cantam esses hinos na reunião sacramental ou atividades das alas. Dá pra criar bastante com base nessa ideia.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dia Mundial das Moças - Estaca Pq. Pinheiros (Taboão da Serra-SP)

Agora em novembro aconteceu o Dia Mundial das Moças de nossa estaca, vejam algumas fotos da decoração:


De lembrancinha nós demos o livrinho que fiz com A História da Organização das Moças e do Progresso Pessoal. Foi aquele que lancei a gincana aqui no blog e confesso que foi bem decepcionante poque apenas a Magna Negreiro me mandou a resposta. Então ela recebeu através do correio o livrinho impresso. Esse link que postei está com ele atualizado.



Nessas caixas ficaram as "coisinhas" que as moças escolhiam quando acertavam as perguntas da gincana.
Era assim, eu fazia uma pergunta e a ala que respondesse primeiro podia escolher uma caixa e todas as meninas e líderes daquela ala podiam pegar algo. Tinha lacinhos de cabelo, brincos, cadernetas, lápis de olho, presilhas, piranhas, pulseiras....


A última pergunta era a mais difícil, quem acertasse o nome primeiro nome e um dos sobrenomes de toda a liderança das moças da estaca e os seus chamados, ganhava o prêmio surpresa. Que eram capinhas de celular e espelhinhos com pentes.
Quem acertou foi a Inaê Silva da ala Jardim Roberto.
Ah, pra quem quiser baixar as perguntas da gincana: aqui.


Estas são as folhinhas que entregamos para todas quando chegaram com os hinos que cantamos na abertura e encerramento da atividade. Pra baixar, clique aqui. Não se preocupem porque tirei o nome da minha estaca.






Montei uma mesa com toda a história da Organização das Moças, tudo antigo e novo: manuais de aulas, Progresso Pessoal, CDs das mutuais, partituras das mutuais, hinário das moças, certificados de reconhecimento, livretos.... Se vocês quiserem fazer isso em suas alas ou estacas, sendo de São Paulo forneço todo o meu material para a atividade.
Quando tive essa ideia, achei que só chamaria a atenção das líderes, mas as moças ficaram super empolgadas em ver materiais que elas nem sabiam que um dia existiu.
Pra decorar a mesa colocamos estrelas de origami que foram feitas com ajuda extra: Wellington dos Santos (meu irmão), Vitor Rodrigues (irmão da Rebeca, minha conselheira) e Tati (Jd. Clementino).



Nas cortinas amarramos as flores de fuxico que fizemos na noite anterior. Pois eu ainda ponderava sobre como seria nossa decoração em relação as janelas. E quando veio a ideia, fizemos!!




No fundo montamos a mesa com as comidas: gelatina, refrigerantes, brigadeiros, balas de coco, pão (feitos pela Iara Ribeiro com suas sobrinhas) e os bolos forão feitos pela Rebeca e eu. Nós fizemos o Bolo Arco-Íris.


Entre as cortinas colocamos esses cartazes das presidentes gerais das moças. Para baixar os cartazes, clique aqui.

Ala Santa Tereza

Ala Jardim Clementino

Ala Jardim Trianon

Ala Jardim Roberto

Ala Jardim Record

Foi muito legal ver as alas com suas designações, canções e gritos de guerra!!!!

Serão - O Senhor Tem um Plano para Nós


No dia 20/11 em nossa estaca aconteceu o Serão - O Senhor Tem um Plano para Nós que foi preparado pelo conselheiro da estaca, Elson Araujo e a minha primeira conselheira, Rebeca Gouveia. Eu só montei o livrinho com a programação que foi entregue para todos os jovens.
Caso tenham curiosidade, montei um arquivo sem o nome dos jovens para que vocês possam usar em suas alas ou estacas. Clique aqui.
Para a regente e a pianista montei uma encadernação com todos os hinos que usamos no serão. Esse não tem arquivo porque fui abrindo os arquivos das partituras e imprimindo na ordem.
Para as moças e líderes, foi pedido que fossem vestidas com as cores dos valores e lhes entregamos um broche de coração:


Super Sábado - Estaca Pq. Pinheiros (Taboão da Serra-SP)

Galera,
Em outubro aconteceu o Super Sábado de nossa estaca, onde foram dadas algumas designações para as alas: estandarte, grito de guerra, canção, camiseta, comercial ao vivo e telejornal gravado.

De lembrancinha no final entregamos o seguinte:



Caso queiram baixar o livrinho de domínio das escrituras, é só clicar aqui. Nesse livrinho eu coloquei todo o material que encontrei no blog Juventude da Promessa. Só montei a capa e contra-capa.
Quando eu achar as fotos aqui na minha bagunça virtual, coloco pra vocês verem!!!!

Aula 01 do Manual 1 das Moças



Meninas,
Eu já postei a Aula 01 que fiz, e hoje dou a dica de recursos que as meninas do blog ORM Estaca Pajuçara Mcz fizeram. Pra ver o material clique aqui.
Não sei dizer como será na estaca de vocês, mas aqui no dia 01/01 só acontecerá a reunião sacramental, então no dia 08/01 acontecerá a Aula 02.
Mas de qualquer forma, eu adoro guardar arquivos!!!

Hinos de Ensaio - Sociedade de Socorro 2012



Meninas,
A presidência da Sociedade de Socorro de minha ala está cheia de ideias para esse ano de 2012. Hoje só vou apresentar uma.... Elas pediram para a Eugirlane Guimarães montar um hinário de bolso com todos os hinos de ensaio do ano. Está super lindinho e caso queiram imprimir, tirar a ideia e divulgar. É só baixar aqui.

Potes de Sorvetes Decorados


Vi potes como esses na Excelência dos Jovens da Estaca Guarulhos, que inclusive... depois vou postar as fotos aqui!!!!
Por enquantos esses são do blog Ateliê Mundo da Lua!
Esses potes podem ser feitos numa mutual ou atividade das moças ou como lembrancinha numa atividade da Sociedade de Socorro.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Espelho de luz reformado

Dinâmica - Oito presentes que custam 1 centavo


Para realizá-la  vai precisar de 8 caixinhas (pode ser demadeira ,papelão etc...)á sua escolha 
essas que utilizei são de papelão eram brancas então colei adesivos de borboleta (desses que usamos para decorar caixinhas de madeira) e finalizei com um laço de fita lilás .
Dentro de cada caixinha tem uma mensagem falando dos presentes que não custam 1 centavo e que todos podem dar ....numerei cada uma ,e devem ser abertas em ordem  ,cada presente pode ser comentado ou não .....no final lemos :hoje entregamos 8 presentes que podem ser dados e que não custam 1 centavo ,se dermos esses presentes a nossas moças nosso  relacinamento com elas  pode ser muito melhor ,nos trará paz e alegria e,laços eternos de amizade e nos aproximaremos mais  delas .


Oito Bons Presentes Que Não Custam um Centavo

 MENSAGENS PARA CADA CAIXINHA:

1)     1- O PRESENTE ESCUTAR... Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.


2) O PRESENTE AFEIÇÃO... Seja generoso com abraços, beijos, tapinhas nas costas e aperto de mãos. Deixe estas pequenas ações demonstrarem o amor que você tem por família e amigos.



2)     O PRESENTE SORRISO.... Junte alguns desenhos. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente será dizer, "Eu adoro rir com você."


4) O PRESENTE BILHETINHO... Pode ser um simples bilhete de "Muito
obrigado por sua ajuda" ou um soneto completo. Um breve bilhete escrito à mão pode ser lembrado pelo resto da vida, e pode mesmo mudar uma vida.



5) O PRESENTE ELOGIO... Um simples e sincero, "Você ficou muito bem de vermelho", "Você fez um super trabalho" ou "Que comida maravilhosa" faz o dia de alguém MAIS .


6) O PRESENTE FAVOR... Todo dia, faça algo amável.



7) O PRESENTE SOLIDÃO... Tem momentos em que nós não queremos nada mais do que ficar sozinhos. Seja sensível à esses momentos e dê o presente da solidão ao outro.


8) O PRESENTE DISPOSIÇÃO... A maneira mais fácil de sentir-se bem é colocar-se à disposição de alguém, e isso não é difícil de ser feito.




Fontes:

Atividade - Preparar as Moças Para o Templo

Essa atividade pode ser realizada na capela com o objetivo de ensinar as jovens a importancia da preparação para o templo.

 Faça uma decoração toda na cor branca,eu ja fiz uma atividade parecida e cubri até o quadro negro de branco.Faça capinhas para as cadeiras,use toalhas,arranjo,cortinas tudo em branco. Voce tambem pode colocar na sala pendurado em um cabide ou vestido em alguem um vestido de noiva.
  Dê de lanche chocolate ou cupcake branco como este:
   As jovens devem vir vestidas de branco assim como as lideres e todos que participarem.Peça a um casal recem casados no templo para discursar .Deve ser um casal que seja um exemplo para os jovens,que a esposa tenha passado pela om ,tenha feito progresso pessoal e recebido o medalhão.Que o esposo tenha servido uma missao de tempo integral.Mas que se casaram a pouco tempo para que entendam a realidade dos jovens,suas tentações e fraquezas tendo passado por isso a pouco tempo.A esposa pode falar sobre a importancia de manter-se digna de entrar no templo e fazer convenios sagrados e como o progresso pessoal lhe ajudou nessa preparação.O esposo pode falar quais são as qualidades que todo rapaz digno procura em uma moça .
  Preparem alguem para cantar o hino: sou uma princesa.
  De a cada joovem uma foto do templo,uma copia da carta a jovem dos meus sonhos e um carretel de linha branca junto com esse poema:

           Meu carretel de linha especial

 Um carretel de linha branca tem um significado muito especial.O branco representa pureza em palavras,pensamentos e ações.
 E também uma cor especial usada na casa do senhor.
 Essa linha poderá ser usada para fazer meu vestido de noiva,que usarei no templo.Manterei minha vida tão limpa e pura como o branco desse carretel de linha.Seguirei o conselho de meu pai celeste e obedecerei seus mandamentos.Farrei todas essas coisas,não somente para me preparar para entrar no templo.mas para me manter digna de voltar ao pai celestial.

Adesivos Para Moças


É só salvar, mandar imprimir na gráfica em papel adesivo e sair colando! 


Transição das Moças para a Sociedade de Socorro


"Em minha antiga ala tem uma irmã chamada Marli Alves que foi presidente da soc soc e ela tinha uma maneira toda especial de receber uma moça em sua organização.Ela presentiava a jovem com uma grinalda de noiva que ela mesma fazia.É algo muito facil de fazer,pode utilizar flores artificiais ou até mesmo comprar uma ,pois ja encontramos em um bom preço.não esqueça de colocar o véu para que fique bem bonita.O objetivo é mostrar a moça qual deve ser sua maior meta no momento que se vai para soc soc.Tambem voces podem confeccionar um lindo cartão com a foto do templo.Fica lindo!! Essa ideia pode ser feita pela presidente das moças ou da soc soc,o que vale é fazer com que esse seja um momento especial!! coloque em uma caixa como esta:


      Essas  grinaldas são simples e pode ser feita com biju,só não esqueça do véu que pode ser feita com tule."







quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Jornalzinho Para Liderança das Moças das Alas



Meninas,
Ontem minha primeira conselheira, Rebeca Rodrigues, fez um jornalzinho muito lindo para entregarmos para as líderes das alas. Vou postar aqui, pra servir de ideia pra vocês.
Aqui em nossa estaca a Sara Vasconcelos da ala Santa Tereza fazia um jornalzinho para dar todos os meses para as moças, era muito legal.
Como o blog de nossa estaca não teve continuidade, nossa ideia foi criar um jornalzinho mensal. Daí a Rebeca elaborou e criou. Esta muito fofo. Querem conferir?
Então cliquem aqui.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Aulas 01, 02 e 03 do Manual 1 das Moças


Meninas,
Eu já havia preparado as primeiras aulas à algumas semanas, mas como não tinha acesso ao Complemento do Manual, fiquei segurando os arquivos afim de poder completar. A parte ruim é que o material que foi enviado para a estaca, não tem o Complemento de Aulas do Manual 1, então fiz baseado no de 2009 que também é desse manual.
A diferença nesse ano nas aulas é que cada aula vou colocar um cartão que deve ser entregue para as moças com a meta que ela pode cumprir durante a semana baseada na aula que teve.
Percebi em minha estaca que as líderes não usam esse complemento, exceto uma consultora que no final da aula falava sobre a meta que poderia ser cumprida. Mas não surgia efeito em nenhum moça. Então a tática é, no final da aula a consultora entrega o cartão, fala sobre a meta e durante a semana dá uma ligada, manda um e-mail ou vai na casa da moça pra verificar se ela está cumprindo com aquela meta. Daí na aula seguinte, antes de iniciar, a consultora verifica quais moças cumpriram com a meta e anota na Folha de Acompanhamento das Líderes que deve ficar com a secretária.
Pode parecer muito trabalhoso, mas é super rápido, prático e com maior eficiência. Agora vocês devem estar se perguntando o porque de a consultora fazer isso, não é?
Acontece que a função das consultoras não é dar aula, essa é uma coisa que pode acontecer. A responsabilidade primordial delas é ajudar a presidência das moças e de classe a planejar e realizar atividades, inclusive as mutuais.
Outras coisas nas quais elas podem ajudar:

  • Ensinar técnicas de liderança para as presidências de classe;
  • Ajudar a registrar o progresso individual de determinadas moças no programa de Progresso Pessoal.
Como a maioria das consultoras só são responsáveis por dar aulas, aconselho a usarem elas para ajudar no acompanhamento do Progresso Pessoal.
Se a líder da presidência estiver dentro da sala com a consultora, enquanto uma moça conta como foi cumprir com aquela meta, a líder da presidência verifica o Progresso Pessoal das moças para verificar que a meta realmente foi cumprida e assinada por alguém.
Se ambas trabalharem juntas, ficará mais fácil de ajudar as moças a cumprirem suas metas, nós como líderes cumprirmos e o acompanhamento será mais intenso. Pois a líder da presidência e a consultora podem dividir as moças entre elas para "cobrar" o cumprimento da meta durante a semana. E se for o caso, no final das reuniões de cada domingo, a líder da presidência entrevista uma das moças.
Nos primeiros domingos erá um pouco complicado porque elas não levarão o Progresso Pessoal e darão as desculpas mais esfarrapadas do mundo. Mas quando elas começarem a ver os resultados, automaticamente farão as metas sem serem "cobradas" e o melhor de tudo, farão com ânimo e vontade.
Lembrando que essa parte deve ser feita brevemente, para não tomar muito tempo da aula que deverá ser dada em seguida.
Agora chega de explicações... vamos ao que interessa....
Espero que entendam o meu objetivo e que os recursos que preparei sejam de alguma utilidade para vocês!!!